Questões de Concursos Urgência e emergência

Resolva questões de Urgência e emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q868788 | Enfermagem, Urgência e emergência, Condutor Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a Rede de Atenção às Urgências e Emergências e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.
( ) Têm como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõem, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.
( ) Os principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência estão relacionados a baixa morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, além do aumento relativo às violências e aos acidentes de trânsito.
( ) Têm como prioridade a reorganização das linhas de cuidados prioritárias de traumatologia, cardiovascular e cerebrovascular no âmbito da atenção hospitalar e sua articulação com os demais pontos de atenção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q1037334 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Você está diante de um trabalhador, supostamente vítima de um “mal súbito”. Ao examinar a vítima, você constata ausência completa de consciência, ausência de pulso carotídeo e ausência de movimentos torácicos respiratórios. Assim, pressupondo a ocorrência de uma parada cardiorrespiratória, você precisa iniciar as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e precisa atentar para os critérios de qualidade da RCP.
Segundo as diretrizes de 2020 da AHA (American Heart Association), considera-se critério de qualidade da RCP para adultos, em suporte básico de vida (SBV):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q1051685 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que choque é a situação clínica resultante do desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos, julgue o próximo item, relativo a esse assunto.

O choque hipovolêmico caracteriza-se por volume intravascular insuficiente relativamente ao espaço vascular. Os sinais clínicos desse tipo de choque são: bradicardia, pressão arterial normal (choque compensado) ou diminuída (choque descompensado), aumento da pressão de pulso, pulsos finos, tempo de enchimento capilar prolongado (> 2 s), pele fria, pálida ou marmórea; diaforese; alteração do estado mental e oliguria.

  1. ✂️
  2. ✂️

384Q1073283 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um jovem de 25 anos chega relatando dificuldade respiratóriaaguda, febre alta e dor torácica. O enfermeiro identifica sinais de cianose periférica e uso de musculatura acessória durante a respiração. Durante a anamnese, o paciente menciona que apresentou tosse produtiva por uma semana e relata que fuma cerca de um maço de cigarros por dia desde os 16 anos. Exames laboratoriais indicam leucocitose com desvio à esquerda, e a radiografia de tórax evidencia consolidação no lobo inferior direito, indicando pneumonia bacteriana. No manejo inicial, além da estabilização clínica, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é essencial para organizar os cuidados e priorizar intervenções. Qual deve ser a conduta de enfermagem prioritária nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1071527 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

A enfermagem desempenha um papel fundamental no atendimento a pacientes em situações de urgência e emergência. Os enfermeiros atuam de forma ágil e eficiente para garantir que os pacientes recebam os cuidados necessários no momento crítico, contribuindo para a estabilização e recuperação dos mesmos. Qual das opções a seguir é uma responsabilidade da enfermagem durante o atendimento a pacientes em situações de urgência e emergência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q1029574 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

É privativo do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem, a utilização dos Dispositivos Extraglóticos (DEGs) para acesso à via aérea, exclusivamente, em situação de iminente risco de morte. Acerca desses dispositivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
( ) Os DEGs são dispositivos funcionalmente intermediários entre a máscara facial e o tubo traqueal, dispensando o uso de laringoscópio ou de instrumentos especiais para sua inserção.
( ) A Máscara Laríngea é um DEG que permite a formação de um selo ao redor da laringe, oferecendo uma alternativa eficaz para o manejo das vias aéreas.
( ) Os DEGs são indicados apenas para adultos, não sendo adequados para pacientes pediátricos devido às diferenças anatômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q1029579 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um dos cuidados recomendados nos pós–PCR de um paciente adulto, vítima de parada cardiorrespiratória, visa evitar a ocorrência de hiperoxia ou hipoxemia.
Nesse sentido, deve-se manter uma saturação periférica de oxigênio entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q1040845 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico Judiciário Especialidade Enfermagem, TRF 3 REGIÃO, VUNESP, 2023

Após lesão por picada de cobra não identificada, ao procurar o pronto atendimento, a pessoa deve ser submetida a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q1020934 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Consiste em disfunção cardíaca atribuível a débito cardíaco reduzido e insuficiente, apesar da administração de altas doses de fármacos inotrópicos e vasopressores. Pode ocorrer após infarto agudo do miocárdio, intoxicação por drogas, piora de insuficiência cardíaca crônica, entre outras. Essa descrição representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1039110 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

Em uma situação de parada cardiorrespiratória, toda equipe deve estar preparada para agir rápido e de forma eficiente para salvar a vida do paciente. Acerca da assistência nessas situações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Recomenda-se que a primeira dose de amiodarona seja de 200mg e administrada em bolus. ( ) Uma RCP de alta qualidade inclui, entre outras coisas, realizar de 100 a 120 compressões torácicas/min e permitir o retorno total do tórax. ( ) Deve-se iniciar a RCP em crianças que, mesmo em oxigenação e ventilação, apresentam frequência cardíaca < 60bpm/min.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q1040158 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

A realização dos primeiros socorros a vítimas de maus súbitos ou situações de urgência e emergência podem reduzir a morbidade ea mortalidade, bem como favorecer o alívio do sofrimento desses indivíduos. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.
Ao identificar vítimas adultas com desconforto torácico, osprestadores de primeiros socorros são incentivados a acionar o sistema médico de emergência, bem como aconselhar o paciente consciente a mastigar uma aspirina para adultos ou duas aspirinas infantis de dosagem mais baixa, observando se o paciente não tem histórico de alergia à aspirina ou dehemorragia gastrointestinal recente.
  1. ✂️
  2. ✂️

392Q1073447 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Rafael, 50 anos, foi admitido no pronto-socorro após parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe inicia as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). O técnico de enfermagem é responsável pela ventilação com bolsavalva-máscara. Qual é a frequência correta de ventilação durante a RCP com bolsa-valva-máscara em um paciente adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q1056312 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A American Heart Association,responsável pela publicação científica das Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo. Considerando as Diretrizes de 2020 da American Heart Association, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q1056326 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A assistência de enfermagem à vítima de trauma se resume na avaliação total e imediata desse paciente, uma sequência rápida nas áreas vitais do corpo. Após a avaliação, a equipe de enfermagem conseguirá estabelecer uma classificação da vítima, bem como os critérios para a vigilância. A avaliação primária do paciente com suspeita de trauma consiste em:
I. Garantir a segurança do local. II. Avaliar as vias aéreas, mantendo-as pérvias através de manobras de abertura para o trauma. III. Avaliar o estado neurológico – AVDI (Alerta, Voz, Dor e Inconsciência). IV. Expor com prevenção e controle da hipotermia.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q1039438 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico Judiciário Especialidade Enfermagem, TRF 3 REGIÃO, VUNESP, 2023

Em um atendimento de parada cardiorrespiratória, após detecção do ritmo cardíaco através de um desfibrilador, o choque não é recomendado. É possível que se trate de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q888405 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

Técnicas de Enfermagem
O domínio de técnicas de enfermagem é crucial para a administração segura de cuidados. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.

1. O cálculo correto da dosagem de medicamentos é fundamental para evitar erros de medicação e garantir a eficácia do tratamento (Brunton, 2018).
2. A administração de hemoderivados requer compatibilidade sanguínea rigorosa e monitoramento contínuo durante a infusão (AABB, 2017).
3. A oxigenoterapia deve ser administrada conforme prescrição médica, ajustando a concentração de oxigênio de acordo com a necessidade do paciente (Goldman, 2011).
4. A alimentação enteral deve ser administrada lentamente e em volumes controlados para evitar complicações como aspiração e desconforto gástrico (ASPEN, 2016).
5. A aspiração de secreções deve ser realizada apenas em casos de emergência, evitando a interrupção de outros cuidados de rotina (Pryor, 2014).

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q1039460 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

Durante um treinamento sobre Suporte Básico de Vida a indivíduos adultos e infantis em Parada Cardiorrespiratória - PCR aos servidores de áreas administrativas de um Tribunal Regional do Trabalho, o enfermeiro orienta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q1040229 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

De acordo com a Atualização das Diretrizes 2015 da American Heart Association – AHA para Primeiros Socorros, a posição de recuperação recomendada para uma pessoa enferma ou ferida que não apresenta suspeita de lesão de coluna, quadril ou pelve, é a posição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1028208 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente internado na clínica médica de um hospital apresentou sinais e sintomas característicos da tríade de Beck.

Essa tríade, que indica uma emergência clínica, é composta por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q1073290 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em uma unidade de pronto atendimento, um homem de 45 anos é admitido com dor torácica intensa, irradiada para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese e náuseas. Durante o exame físico, sua pressão arterial é de 180/100 mmHg, e o eletrocardiograma sugere infarto agudo do miocárdio (IAM). O enfermeiro, atuando em conformidade com os protocolos de urgência, inicia medidas de suportee prepara o paciente para intervenção médica. Com base no manejo de enfermagem para casos de IAM, qual intervenção deve ser implementada imediatamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.