Início

Questões de Concursos Urgência e emergência

Resolva questões de Urgência e emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q1040229 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

De acordo com a Atualização das Diretrizes 2015 da American Heart Association – AHA para Primeiros Socorros, a posição de recuperação recomendada para uma pessoa enferma ou ferida que não apresenta suspeita de lesão de coluna, quadril ou pelve, é a posição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q1028208 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente internado na clínica médica de um hospital apresentou sinais e sintomas característicos da tríade de Beck.

Essa tríade, que indica uma emergência clínica, é composta por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q1050782 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Na percussão abdominal de um paciente adulto com abdome protuberante, um achado patológico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q1071528 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Na atuação da enfermagem no atendimento à parada cardiorrespiratória. É essencial que os enfermeiros estejam preparados para agir de forma rápida e eficaz diante dessa situação crítica, visando aumentar as chances de recuperação do paciente. Qual deve ser a intervenção primária da enfermagem durante o atendimento na parada cardiorrespiratória?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1060268 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TCE PA, FGV, 2024

A obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE) é considerada uma situação de emergência muito comum e a retomada da permeabilidade das vias aéreas deve ser realizada de forma rápida e eficaz, sob risco de morte caso não haja uma rápida intervenção. Nesta condição de obstrução grave, a manobra de Heimlich pode ser realizada pelo enfermeiro.
Assinale a opção que apresenta a forma correta da manobra a ser aplicada em um paciente responsivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q1034926 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No atendimento a um paciente adulto em parada cardiorrespiratória, as compressões torácicas devem ser aplicadas na frequência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q1055928 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) requer que seu atendimento seja realizado rapidamente, a fim de reduzir complicações decorrentes ao IAM. Por isso, há protocolos específicos de atendimento aos pacientes portadores dessa patologia ou com suspeita. Representam cuidados padronizados ao paciente portador de IAM, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q1040158 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

A realização dos primeiros socorros a vítimas de maus súbitos ou situações de urgência e emergência podem reduzir a morbidade ea mortalidade, bem como favorecer o alívio do sofrimento desses indivíduos. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.
Ao identificar vítimas adultas com desconforto torácico, osprestadores de primeiros socorros são incentivados a acionar o sistema médico de emergência, bem como aconselhar o paciente consciente a mastigar uma aspirina para adultos ou duas aspirinas infantis de dosagem mais baixa, observando se o paciente não tem histórico de alergia à aspirina ou dehemorragia gastrointestinal recente.
  1. ✂️
  2. ✂️

389Q1039460 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

Durante um treinamento sobre Suporte Básico de Vida a indivíduos adultos e infantis em Parada Cardiorrespiratória - PCR aos servidores de áreas administrativas de um Tribunal Regional do Trabalho, o enfermeiro orienta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1081976 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Durante uma crise convulsiva, o profissional de saúde deve adotar condutas seguras para proteger o paciente e evitar complicações. Assinale a alternativa correta quanto à conduta adequada diante de uma crise convulsiva em um paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q1039011 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 4 REGIÃO RS, FCC, 2022

As novas e atualizadas Diretrizes da American Heart Association (2020) recomendam que o tratamento da parada cardiorrespiratória na gravidez deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q1040160 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

A realização dos primeiros socorros a vítimas de maus súbitos ou situações de urgência e emergência podem reduzir a morbidade ea mortalidade, bem como favorecer o alívio do sofrimento desses indivíduos. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.
Com o objetivo de corrigir o quadro de hipoglicemiasintomática leve em paciente diabético incapaz de atender o comando e engolir, o recomendado é que líquidos açucarados sejam administrados na região sublingual.
  1. ✂️
  2. ✂️

393Q1051686 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que choque é a situação clínica resultante do desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos, julgue o próximo item, relativo a esse assunto.

A vítima de choque anafilático apresenta vasodilatação sistêmica, aumento da permeabilidade capilar com hipovolemia relativa e vasoconstricção pulmonar. Nesse caso, os sinais e sintomas incluem agitação, náuseas e vômitos, urticária, angioedema, desconforto respiratório com estridor ou sibilos, hipertensão e bradicardia.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q1073447 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Rafael, 50 anos, foi admitido no pronto-socorro após parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe inicia as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). O técnico de enfermagem é responsável pela ventilação com bolsavalva-máscara. Qual é a frequência correta de ventilação durante a RCP com bolsa-valva-máscara em um paciente adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q1020734 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

Na sala de espera, enquanto aguardava ser chamada para consulta, P.J., 58 anos, sexo feminino, hipertensa, diabética, obesa, apresentou um “desmaio”. Ao chegar no local, o técnico de enfermagem (TE) constatou que P.J. apresentava parada cardiorrespiratória. Frente a essa situação, o TE deve, entre outros cuidados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q1073293 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em uma unidade de pronto-atendimento, uma criança de 5 anos é trazida pelos pais com febre persistente, dificuldade respiratória e tosse produtiva com secreção amarelada há três dias. O exame físico revela taquipneia, retração intercostal e saturação de oxigênio em 88%. A radiografia de tórax confirma pneumonia lobar. O enfermeiro, integrado à equipe multidisciplinar, realiza intervenções iniciais para estabilizar a condição da criança. Qual deve ser a abordagem inicial do enfermeiro neste caso de pneumonia grave?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q1039456 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

Um trabalhador procurou o enfermeiro relatando que é usuário de cocaína e que já foi submetido a diversos tratamentos médicos sem sucesso. O enfermeiro o orienta a beber muita água, usar equipamento próprio, seja para cheirar ou se injetar, a fracionar as doses, lavar as mãos antes de preparar doses injetáveis, usar águadestilada e injetar lentamente para avaliar o efeito. Nessa situação hipotética, o enfermeiro está adotando a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q1085885 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Uma vítima politraumatizada apresentando os seguintes sinais: hipertensão, bradicardia e alteração do ritmo respiratório, apresenta o sinal que se denomina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1085887 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Texto associado.
A pressão de perfusão cerebral (PPC) é definida como a diferença entre a pressão arterial média (PAM) e a pressão venosa jugular (PVJ). Como essa última é difícil de ser medida e é influenciada pela PIC, a PVJ geralmente é substituída pela PIC na avaliação da PPC.
Uma vítima de TCE, com Glasgow 8, apresenta-se ao exame físico com estase de jugular, abafamento de bulhas e hipotensão. Pode-se dizer que a mesma apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q1088571 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de quarenta e sete anos de idade deu entrada em uma unidade de pronto- socorro após sofrer trauma automobilístico. O paciente chegou acompanhado de uma equipe de atendimento especializado pré-hospitalar que, após empregar as medidas de avaliação primária, fez imobilização cervical completa e controle ventilatório com máscara facial. Na admissão, foi realizada avaliação do paciente e confirmado traumatismo craniencefálico (TCE). Após algumas horas, o paciente evoluiu com perda da consciência (escore 5 na escala de coma de Glasgow) e instabilidade hemodinâmica.

Considerando o caso clínico acima apresentado e os cuidados devidos em casos de trauma, julgue os itens


As condutas habituais a serem tomadas no pronto- socorro incluem manter o paciente aquecido e com as vias aéreas desobstruídas, fornecer oxigenação prescrita, verificar os sinais vitais periodicamente, puncionar veia calibrosa e observar e relatar sinais de choque hipovolêmico ou sinais de mudança no padrão de consciência.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.