Questões de Concursos Urgência e emergência

Resolva questões de Urgência e emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q841022 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Jaguapitã PR Enfermeiro, FAUEL, 2020

A administração de drogas vasoativas durante e após o atendimento ao paciente adulto em parada cardiorrespiratória - PCR - deve ser pensada e praticada por equipe de saúde treinada para esta atuação. A American Heart Association - AHA - considerou, em 2018, a reutilização de uma segunda opção de antiarrítmico no tratamento da PCR. Diante das opções descritas a seguir, marque aquela que se refere à droga que foi inserida como alternativa à Amiodarona.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q840698 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Jaguapitã PR Enfermeira, FAUEL, 2020

Paciente B.M.L., 4 anos de idade, sexo masculino, sofreu queda em escada com 15 degraus, apresentando trauma em diversos locais do crânio. No que se refere aos sinais e sintomas apresentados por um paciente com suspeita de fratura de base de crânio, assinale a alternativa CORRETA:
I- saída de líquor ou liquorreia em cavidade oral, nasal ou auricular. II- hematoma retroauricular ou “sinal de batalha”. III- hematoma periorbitário conhecido como sinal do “olho de guaxinim”. IV- em casos mais graves, o paciente pode evoluir com mau ajustamento psicológico, coma e morte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q845604 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Para a realização do Atendimento Pré-Hospitalar do politraumatizado, a avaliação da segurança da cena deve ser a primeira prioridade do profissional e deve anteceder o início da abordagem do paciente. Sendo assim, sobre a avaliação da cena segura, analise as assertivas a seguir:
I. Identificar rapidamente os diferentes fatores de risco que estão relacionados com a ocorrência, com vistas a tomada de decisão para seu controle e inicio da abordagem. II. A primeira prioridade da equipe deve ser sua segurança. O desejo de ajudar não deve se sobrepor à própria segurança da equipe. III. Em cenários seguros, é útil o uso de sinais ou palavras previamente combinadas para situações que exijam saída estratégica.
Está incorreto o que se afirma em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q361608 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Docas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

No caso de socorro a vítima com parada respiratória, as vias respiratórias do socorrido deverão ser desimpedidas, se estiverem obstruídas, e a cabeça deve ser virada para o lado.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q362434 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.

Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Ao preparar a nebulização para a paciente, o profissional de enfermagem necessitará de uma máscara facial acoplada ao copo do nebulizador (com a solução prescrita), e este ao tubo corrugado (conector), que será adaptado ao fluxômetro de oxigênio ou de ar comprimido.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q368591 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Realizar o transporte de pacientes é uma atividade freqüente e complexa, que demanda experiência e competência dos profissionais envolvidos e requer que os materiais e os equipamentos encontrem-se em perfeitas condições de uso. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ambu® ou bolsa auto-inflável com reservatório de oxigênio, cânula de Guedel, laringoscópio, cânulas de intubação traqueal e fio-guia são exemplos de alguns equipamentos que devem estar incluídos na maleta para as vias aéreas, ou maleta de intubação.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q841012 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

De acordo com os Protocolos do SAMU 192 (BRASIL, 2016), são citados os 3 “S” do atendimento de suporte avançado de vida. Das alternativas, qual a que discorre CORRETAMENTE sobre os protocolos dos 3 “S”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q846856 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Coronel Freitas SC Enfermeiro, FEPESE, 2020

O protocolo no atendimento de uma Parada Cardiorespiratoria (PCR) segue uma sequência lógica e fundamentada de condutas que melhoram as taxas de reversibilidade do processo inicial que desencadeou o evento.
No contexto do atendimento intra-hospitalar diante de uma PCR, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q363567 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O atendimento inicial aos acidentados, por ser crítico para a evolução do trauma, deve ser realizado por profissional com preparo e conhecimento. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Ao chegar no local do acidente, o socorrista deve, imediatamente, realizar a avaliação inicial de trauma do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q140001 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

As emergências clínicas são um enorme desafio, uma vez que necessitam de atendimento rápido e sistematizado que vise à estabilização inicial do paciente para posterior avaliação. Em relação às emergências neurológicas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q841385 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Atendimento de urgência e emergência frente a distúrbios respiratórios pode acontecer a pacientes com exacerbação da crise asmática que precisará realizar abordagem medicamentosa. Nessa situação, é necessário realizar 300mg de hidrocortisona IV. No entanto, na viatura de atendimento só há frasco-ampola de 500mg. Sabendo-se que a diluição deve ser feita com 10 ml de água destilada, quantos ml devem ser administrados no paciente para que seja cumprida a prescrição médica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q839321 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Catanduvas PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2021

No âmbito pré-hospitalar, em situações de suspeita de acidente vascular encefálico (AVE), deve-se aplicar a escala de Cincinnati para avaliação rápida do paciente. Sobre esta escala, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q846522 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Abatiá PR Enfermeiro, FAUEL, 2020

O traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que geralmente tem como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva ou funcional. A causa do TCE está relacionada a traumas decorrentes de causas externas, como por exemplo: acidentes automobilísticos, arma de fogo, armas brancas, violência doméstica, acidentes ocorridos durante a realização de esportes e quedas de própria altura. Hoje em dia é notável que este trauma está relacionado como uma problemática de saúde pública, incapacitando ou levando à morte muitas pessoas. Sobre o TCE, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q364897 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são condutas iniciais que devem ser rapidamente tomadas, visando atenuar ao máximo os danos sofridos por pessoas acidentadas ou mesmo garantir sua sobrevida. Com relação aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

A síncope caracteriza-se pela perda súbita e transitória da consciência e do tônus postural. Nessa situação emergencial, a vítima deve ser mantida deitada e com as pernas elevadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q364315 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são condutas iniciais que devem ser rapidamente tomadas, visando atenuar ao máximo os danos sofridos por pessoas acidentadas ou mesmo garantir sua sobrevida. Com relação aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Uma vez constatada uma situação de parada cardiorrespiratória, as diretrizes internacionais da American Heart Association recomendam que a primeira manobra a ser adotada é a massagem cardíaca externa, para se promover uma rápida e efetiva perfusão sanguínea cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q838745 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Bombinhas SC Enfermeiro, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

Sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestações de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor) são indicativos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q34404 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de lesões abertas e fechadas, de outras complicações de causas diversas e de condutas de enfermagem, julgue o próximo item.
Ao confirmar a presença de corpo estranho — uma espinha de peixe, por exemplo — na garganta de um paciente, o auxiliar de enfermagem deve realizar, como medida preventiva, o procedimento de remoção desse corpo estranho para evitar complicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.