Questões de Concursos: Urologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Urologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q833548 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Em uropediatria, o trato urinário é sede de muitas malformações congênitas e o ideal seria o diagnóstico precoce, sabendo-se que muita delas são tempo-sensíveis para a sua correção.
Mediante isso, qual das alternativas abaixo, reflete a melhor forma de se detectar tais defeitos?

12 Q58476 | Medicina, Urologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, o hiato aniônico (anion gap) urinário deve apresentar valor nulo ou positivo.

13 Q833539 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

Chamamos de insuficiência renal a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
É correto afirmar sobre insuficiência renal:

14 Q59993 | Medicina, Urologia

A insuficiência renal aguda relacionada ao uso de contraste iodado endovenoso é um problema frequente em pacientes hospitalizados. A medida preventiva suportada por evidências de boa qualidade é

15 Q59998 | Medicina, Urologia

Um paciente com doença glomerular apresenta níveis de complemento normais. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as abaixo é:

16 Q59999 | Medicina, Urologia

Hipostenúria está presente em quase todos os pacientes com esta doença. Isostenúria, acidose tubular renal e diminuição da excreção de potássio são sinais de disfunção da medula renal.

O texto acima refere-se a

17 Q59989 | Medicina, Urologia

Mulher, 88 anos, tem infecção urinária de repetição, por Candida glabrata. Interna novamente com queda do estado geral, sintomas urinários e dor lombar, além de febre de 37,8 ºC. Foi colhida nova urocultura que revelou a presença do mesmo agente.

A conduta correta, nesse momento, será prescrever

18 Q833596 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

São exames complementares utilizados para avaliação morfológica e funcional da próstata, todos os citados nas alternativas abaixo, exceto:

19 Q59991 | Medicina, Urologia

Uma paciente de 48 anos de idade queixa-se de incontinência urinária aos esforços. Apresenta polifarmácia, utilizando diariamente ciclopenzaprina, baclofeno e amitriptilina para dor crônica, além de ter iniciado acompanhamento com profissional não médico, que recomendou uso de fenilpropanolamina e estradiol.

No que se refere a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o medicamento que pode estar relacionado com as queixas de incontinência da paciente.

20 Q58477 | Medicina, Urologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.
Hipercalciúria, nefrocalcinose e nefrolitíase são alterações que devem ser investigadas no paciente em tela, pois estão frequentemente associadas a essa nefropatia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.