Questões de Concursos: Urologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Urologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q832742 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Em urologia feminina, uma das queixas mais frequentes em mulheres com vida sexual ativa são as infecções do trato urinário.
Usualmente, na maioria das vezes, o agente etiológico envolvido é a(o):

22 Q59996 | Medicina, Urologia

São cálculos decorrentes de infecção do trato urinário. Predominam em mulheres, associam-se a bactérias produtoras de urease que elevam pH urinário.

O texto acima refere-se a cálculos de

23 Q44095 | Medicina, Urologia, Médico cardiologista, HC UFPR

Um paciente com nefropatia membranosa apresenta-se ao hospital com dor súbita em flanco, deterioração da função renal e hematúria. A principal hipótese diagnóstica é:

24 Q831985 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A postectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo, principalmente na população pediátrica para o tratamento da fimose.
Não é indicação cirúrgica para a realização desse procedimento:

25 Q58475 | Medicina, Urologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.
No referido paciente, devem-se investigar como possíveis causas dessa doença renal o mieloma múltiplo, o hiperparatireodismo primário, o uso de aminoglicosídeos e a síndrome de Fanconi.

26 Q833699 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

As hidronefroses podem ser caracterizadas como obstrutivas e não obstrutivas. Nas obstrutivas, a possibilidade de boa recuperação ou de interrupção da perda de função renal após correção da obstrução torna importante o diagnóstico precoce dessa condição.
A cintilografia renal que a apresenta melhor resolução do córtex renal, além de permitir quantificação mais adequada da função tubular renal é feita com:

27 Q835161 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Urologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Analise as afirmativas abaixo quanto ao acompanhamento clínico do paciente com dosagem do antígeno prostático específico total (PSA).
1. O PSA analisado isoladamente pelo método de quimioluminescência tem como padrão de referência internacional de até 4,0 ng/ml. 2. O resultado do PSA deve sempre ser interpretado em conjunto com várias variáveis, como por exemplo, a idade, história familiar e resultado do exame digital da próstata. 3. Os níveis de PSA podem se elevar transitoriamente após toque retal, exame digital da próstata, ultrassom retal e biópsia da próstata. 4. A dosagem do antígeno prostático livre deve ser interpretado pelo médico, junto com resultado do PSA Total e outros exames complementares de avaliação prostática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

28 Q657199 | Medicina, Urologia, GUALIMP, 2020

A Infecção do Trato Urinário (ITU), definida como a multiplicação microbiana com invasão tecidual de qualquer segmento do aparelho urinário, desde a uretra até os rins, constitui uma das principais causas de consulta médica e de prescrição de antimicrobianos, o que acarreta grandes impactos socioeconômicos individuais e sociais.


Sobre a ITU, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):


? A cistite de repetição ocorre quando a paciente apresenta pelo menos dois episódios de cistite por ano ou um a cada seis meses. Geralmente acomete mulheres jovens, sexualmente ativas e com anatomia do trato urinário normal.

? O diabético também merece um olhar diferenciado, pois nesse grupo de indivíduos a ITU pode evoluir mais rapidamente para complicações que podem prejudicar a função renal significativamente (sobretudo em mulheres).

? O tratamento deve ser iniciado apenas após o resultado da urocultura.


A sequência CORRETA é:

29 Q834403 | Medicina, Urologia, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Clínico Geral, AMEOSC, 2021

Em relação a Infecção do Trato Urinário, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição abaixo. "Clinicamente, costuma se diferenciar da cistite pela presença de sintomas clínicos mais significativos e sistêmicos."

30 Q836300 | Medicina, Urologia, Prefeitura de Piratuba SC Médico, OMNI, 2021

A Nefropatia por IgA (NIgA) é considerada uma das formas mais frequentes de glomerulopatia primária no adulto, com grandes variações em sua distribuição geográfica. Sobre algumas recomendações sobre o tratamento assinale a alternativa INCORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.