Questões de Concursos Urologia

Resolva questões de Urologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1047089 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Qual opção abaixo contém a correta definição de recidiva bioquímica no câncer de próstata após tratamento definitivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1047090 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta uma das indicações absolutas de tratamento cirúrgico da Hiperplasia Prostática Benigna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1036596 | Medicina, Urologia, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os pacientes adultos do sexo feminino, devido às condições anatômicas, que apresentam a uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus.

Quais são os três agentes bacterianos mais envolvidos nesse processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1047092 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Qual das opções abaixo apresenta uma contraindicação absoluta à Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) para o tratamento de litíase urinária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1047093 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto à litíase urinária.
I. A ocorrência de cálculos é relativamente rara antes dos 20 anos de idade, mas atinge um pico de incidência na quarta a sexta décadas de vida.
II. Afetam mais homens que mulheres, chegando a ser duas a três vezes mais frequentes.
III. O citrato age como um inibidor da formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio.
IV. Os cálculos de oxalato de cálcio são os mais frequentes.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1005622 | Medicina, Urologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 72 anos relata sensação de queimação ao urinar. Está urinando várias vezes em pequena quantidade e notou desconforto no abdômen inferior. Esse é o seu terceiro episódio com os mesmos sintomas nos últimos 6 meses. Tem hipertensão arterial sistêmica bem controlada, com exames complementares sem qualquer alteração. Menopausa há anos.
Com base nas evidências, devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1047094 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A tomografia computadorizada é hoje uma das partes integrantes da prática urológica e a urografia por tomografia substituiu a urografia excretora como a imagem de eleição na urologia moderna para avaliação de hematúria, neoplasias, cálculos renais e planejamento operatório. Em relação a tomografia computadorizada, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é uma excelente escolha de imagem para avaliar o rim, o sistema coletor do trato superior e ureter.
( ) Com exceção de cálculos de indinavir, todos os cálculos urinários são visíveis em tomografia computadorizada não contrastada do abdome e da pelve.
( ) Uma massa renal observada na tomografia computadorizada que contrasta mais de 15 a 20 unidades Hounsfield tem maior probabilidade de ser um câncer renal.
( ) A Urografia por tomografia computadorizada é altamente sensível para diagnósticos de tumores renais e cálculos urinários, porém com baixa especificidade para carcinoma urotelial do trato superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1047095 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Associe as colunas, relacionando os procedimentos cirúrgicos para Hiperplasia Prostática com as respectivas especificidades.
Procedimentos Cirúrgicos (1) Incisão Transuretral da Próstata (2) Ablação da Próstata por Agulha (TUNA) (3) Enucleação de Próstata por Holmium (HoLEP) (4) Ressecção Endoscópica de Próstata Monopolar (RTU-M)
Especificidades ( ) Pode levar à Síndrome de intoxicação hídrica. ( ) Normalmente é indicado(a) para próstatas menores de 30 gramas. ( ) Procedimento pode ser feito com o paciente sob anestesia local. ( ) Procedimento endoscópico que se mostrou superior em relação ao padrão-ouro.

A sequência correta essa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1047096 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a fisiopatologia do cálculo urinário, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A urina deve estar supersaturada para formação de cálculos. ( ) A supersaturação isolada é suficiente para que ocorra a cristalização da urina. ( ) Cálcio e o oxalato urinários contribuem igualmente para a saturação urinária do oxalato de cálcio. ( ) Nefrocalcina, uropontina e proteína de Tamm-Horsfall são fatores essenciais no crescimento de cristais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1047097 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto à indicação absoluta de exploração cirúrgica no trauma renal.
I. Hematoma renal pulsátil e em expansão. II. Diagnóstico tardio de lesão arterial renal. III. Instabilidade hemodinâmica com choque. IV. Suspeita de avulsão de pedículo vascular renal. V. Extravasamento urinário com desvascularização significativa do parênquima renal.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1047098 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a vasculatura renal, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A oclusão ou lesão a um ramo segmentar não causará o infarto renal segmentar devido à extensa anastomose.
( ) A veia renal esquerda pode ficar comprimida entre a artéria mesentérica superior e a aorta, causando a Síndrome do Quebra-Nozes.
( ) Existe um plano avascular longitudinal no rim, chamado linha de Brodel, cuja incisão pode resultar em uma perda sanguínea menor.
( ) Nos casos em que o ramo segmentar posterior passe anteriormente ao ureter, poderá haver uma obstrução da junção ureteropiélica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1047099 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto ao Tratamento com Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) para os tumores de bexiga não-músculo invasivos.
I. O tratamento deve ser iniciado em torno de 2 a 4 semanas após a ressecção.
II. O Southwest Oncology Group (SWOG) indica o tratamento de indução por 6 semanas e três instilações semanais aos 3 e 6 meses e, após, a cada 6 meses, por 3 anos.
III. Após a instilação, o paciente deve reter a solução por aproximadamente 12 horas e em caso de sondagem traumática, deve postergar o tratamento em alguns dias a 1 semana.
IV. De acordo com a American Urology Association (AUA) a aplicação de BCG apresenta bom controle na recidiva e progressão dos tumores de bexiga em relação à ressecção isolada.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1047100 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as afirmativas abaixo quanto aos Tumores Uroteliais das Vias Urinárias Superiores.
I. Os tumores uroteliais ocorrem mais comumente na porção proximal em comparação à distal.
II. O carcinoma in situ das vias superiores está associado a um maior risco de progressão da doença, com maior probabilidade de lesões invasoras.
III. Os pacientes portadores de tumores uroteliais do trato superior correm risco de desenvolver câncer de bexiga com taxas variadas em até 5 anos.
IV. O tratamento padrão-ouro é a nefroureterectomia com ressecção de cuff vesical. Alguns pacientes podem se beneficiar de tratamentos endoscópicos ou, até mesmo, da ureterectomia distal, porém devem ser criteriosamente selecionados.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1047101 | Medicina, Urologia, Urologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as assertivas abaixo quanto aos tumores de testículos.
I. A orquiectomia radical por via inguinal é o procedimento diagnóstico e terapêutico de escolha.
II. A orquiectomia parcial pode ser considerada em pacientes com testículo contralateral anormal ou ausente, com lesões polares de até 2cm.
III. A linfangiografia e tomografia por emissão de pósitrons marcados com fluordesoxiglicose são mais eficazes para acompanhamento pós-operatório.
IV. A mensuração dos marcadores tumorais como alfa-fetoproteína, gonadotrofina coriônica e desidrogenase lática são necessárias após o tratamento cirúrgico.
V. A radioterapia adjuvante é recomendada para prevenir recorrência local em pacientes submetidos a orquiectomia parcial por tumores de células germinativas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1033844 | Medicina, Urologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem com 23 anos de idade tem diagnóstico de nefrolitíase com cálculos de 0,2 e 0,4 cm em rim direito e um terceiro de 0,3 cm em ureter ipsilateral. Vem apresentando cólicas nefréticas com dor moderada nas últimas semanas. Em alguns episódios, foi necessário procurar um serviço de urgência.

O tratamento clínico mais indicado para o caso acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1049768 | Medicina, Urologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 49 anos se apresenta no consultório com queixa de dor no flanco esquerdo e hematúria macroscópica intermitente. Ele relata que os sintomas começaram há cerca de dois meses. Não tem antecedentes pessoais de doenças relevantes, mas é fumante há 30 anos. Quando do exame físico, há dor à palpação do flanco esquerdo com sinal de Giordano positivo, mas sem outras alterações significativas. Os exames laboratoriais mostram hematúria e leve anemia. Uma ultrassonografia abdominal revela uma massa sólida de 8 centímetros no rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirma a presença de uma massa renal com características suspeitas de malignidade, sem evidência de metástases.

Esse quadro clínico tem como diagnóstico mais provável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1067699 | Medicina, Urologia, Cirurgia Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Durante uma cirurgia de orquidopexia, qual é o achado mais comum referente à anatomia do epidídimo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1067971 | Medicina, Urologia, Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher,45 anos, obesa, operada por diverticulite complicada há 6 meses, com necessidade de colostomia, queixa dor periostomal. Ao exame físico direcionado apresenta nódulo rosa firme na borda mucocutânea da pele periostomal.

A hipótese diagnóstica e a conduta correta são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q998357 | Medicina, Urologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A cólica nefrética é causa comum de urgência médica, principalmente no verão. É mais prevalente em homens, e pacientes com episódios prévios têm alta chance de recorrência.
Em relação a essa condição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1067733 | Medicina, Urologia, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 20 anos, saudável, sem comorbidades, apresenta quadro de 2 dias com urina turva, ardor ao urinar, polaciúria e urgência urinária. Não há prurido ou corrimento vaginal. Ao exame físico: sinais vitais normais; abdome sem alterações; Giordano negativo. Teste de gravidez: negativo. Considerando a principal hipótese diagnóstica, o tratamento correto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.