Início

Questões de Concursos Uso da Vírgula

Resolva questões de Uso da Vírgula comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q868064 | Português, Uso da Vírgula, Motorista Categoria D, Prefeitura de Jeremoabo BA, IBRB, 2024

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o emprego adequado da vírgula está plenamente atendido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q912909 | Português, Uso da Vírgula, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Alimentos orgânicos: emprego do controle biológico

Em vez do uso do agrotóxico, cultivo usa insetos, fungos e bactérias para acabar com os bichos que atacam as plantações.

Insetos, fungos e bactérias: o que esses bichinhos têm a ver com alimentos orgânicos? Eles atuam nas plantações, comendo outros seres vivos que provocam doenças nas lavouras.

Essa reprodução da cadeia alimentar é chamada de controle biológico, um sistema que é usado na agricultura orgânica no lugar dos agrotóxicos, que são produtos químicos proibidos nesse tipo de cultivo.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o controle biológico requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, respeitando a integridade cultural das comunidades rurais. Para isso, é de extrema importância que agricultores se adequem às normas de orgânicos, mas também avaliem estratégias apropriadas às peculiaridades de cada região, entre elas, solo, clima, água e biodiversidade.

Os produtos biológicos de controle, para serem utilizados dentro da agricultura orgânica, precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na ANVISA e no IBAMA, seguindo as especificações de referência para a agricultura orgânica ou certificados por empresas credenciadas. "Esse processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos orgânicos que chegam à mesa do consumidor final", observa Amália Borsari, diretora-executiva da ABCBio.

Em função da sua natureza, os produtos biológicos de controle podem ser categorizados como macro-organismos (insetos, ácaros e nematoides), microrganismos (bactérias, fungos, vírus), bioquímicos (extratos de plantas, algas, enzimas e hormônios) e semioquímicos (metabólitos e feromônios). Em geral, são disponibilizados na forma granulada, suspensão concentrada, em cartela contendo ovos parasitados, em cápsulas contendo microvespas. No caso de macro biológicos, são comercializados ovos, pupas, larvas ou insetos vivos.

Retirado e adaptado de: SALATI, Paula.; TAVARES, Celso.; Alimentos orgânicos: produção envolve 'guerra' de insetos para combater as pragas do campo. G1. Disponível em: notcia/22023/04/199ammentosooggancos-pooduccao-e nvolvegguerra-deinsseoos-paaracoombbaee-aa-pragaa-do-ccamppo.g hmm o-envolve-guerra-de-insetos-para-combater-as-pragas-do-campo.ghtml Acesso em: 10 maio, 2023. PORTAL BDO. Agricultura orgânica: como fazer um controle biológicoadequado? Portal BDO. Disponível em: oloogcoo-de--pragas-edoeenca as-addequuado/ ica-como-fazer-um-controle-biologico-de-pragas-e-doencas-adequado/ Acesso em: 10 maio, 2023.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à pontuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q956728 | Português, Uso da Vírgula, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


A comparação entre as festas realizadas no Dia dos Finados no Brasil e no México demonstrou que a população do país da América do Norte associou mais a tradição indígena do que o país da América do Sul. O Dia dos Mortos, como é conhecida a celebração mexicana para o dia 2 de novembro, é uma das maiores celebrações do mundo e demonstra a forte conexão que os mexicanos têm com seus antepassados.

Por meio da análise dos símbolos utilizados na data, a pesquisadora Júlia Batista Alves pôde perceber por que há pouca força do evento no Brasil: “Aqui não vemos nada parecido com o que acontece nas ruas do México”.

Uma possível explicação para as divergências estaria, segundo a pesquisadora, na forma como a cultura indígena foi mais integrada à população não indígena no México, enquanto no Brasil a supressão da cultura indígena parece ter sido mais radical. “Podemos dizer que, nesta comparação, os indígenas no Brasil assimilaram mais a cultura católica europeia, e que os indígenas mexicanos conseguiram fazer com que os jesuítas europeus assimilassem mais sua cultura, ainda que tenha sido por meio de adaptações dos ritos indígenas aos católicos, para uma maior interação entre eles”, afirma Júlia.

A Festa dos Mortos tem proporções muito maiores do que as celebrações relativas no Brasil, que são mais solenes e marcadas pela religiosidade da Europa. No Dia de Finados brasileiro ocorrem missas e outros ritos cristãos, além de idas ao cemitério para homenagear familiares falecidos. Mesmo com o forte sincretismo de culturas e religiões no país, uma festa brasileira para os mortos não acontece. “A celebração aqui tem um viés mais católico”, diz Júlia.

A comparação, para Júlia, se faz interessante porque o México também é um país no qual a maioria se declara católica. Ainda assim, as comemorações apresentam aspectos muito diferentes. Os mexicanos confeccionam altares coloridos, nos quais oferecem alimentos, flores, velas, entre outros artigos, dependendo da região; também ocorrem desfiles e concursos de fantasias. A pesquisadora conta que a Guatemala também apresenta ritos parecidos, mas que não se comparam à grandiosidade da celebração mexicana, que chegou a ser reconhecida como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco em 2003, devido ao seu valor histórico, cultural e artístico.


(Mariana Melo. “Para pesquisadora do Prolam, tradição indígena dá singularidade ao Dia dos Mortos no México”. https://jornal.usp.br. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a vírgula acrescentada ao trecho preserva a norma-padrão de emprego desse sinal de pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q881746 | Português, Uso da Vírgula, Cobrador, CODEPAS, OBJETIVA, 2024

Saber utilizar a vírgula é essencial para evitar problemas de interpretação. Sendo assim, qual alternativa em que o uso da vírgula está INCORRETO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q984421 | Português, Uso da Vírgula, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Gramado RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com as regras de pontuação, assinalar a alternativa que apresenta o uso CORRETO da vírgula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q914104 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Inhacorá RS, OBJETIVA, 2023

Assinalar a alternativa em que o uso da vírgula está CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q912078 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Considerando-se o emprego da vírgula, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q899936 | Português, Uso da Vírgula, Advogado, SEMUL de Recife PE, UPENET, 2024

Texto associado.
Texto 02 para a questão.

Canção das mulheres

Que o outro saiba quando estou com medo e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.
Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.
Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e, se ela for excessiva, saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.
Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim nem se aproveite disso.
Que, se eu faço uma bobagem, o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.
Que, se estou apenas cansada, o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva nem diga que reclamo demais.
Que o outro sinta quanto me dói a ideia da perda e ouse ficar comigo um pouco – em lugar de voltar logo à sua vida.
Que, se estou numa fase ruim, o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo “Olha que estou tendo muita paciência com você!”
Que, quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.
Que, se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.
Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.
Que, finalmente, o outro entenda que, mesmo se às vezes me esforço, não sou nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa – uma mulher.

Lya Luft. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2011. https://www.pensador.com/textos_sobre_a_mulher/. Acesso em 16/07/20da´.Adaptado.
Em: “Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.”, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q864125 | Português, Uso da Vírgula, Motorista, Prefeitura de Roseira SP, AGIRH, 2024

Dentre as frases abaixo, a única correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q974309 | Português, Uso da Vírgula, Área de Apoio Especializado Engenharia Civil, TJBA, FCC, 2023

Texto associado.

(Gente hospitaleira)


Alguns pensadores definiram a hospitalidade como um modo privilegiado de encontro interpessoal marcado pela atitude de acolhimento em relação ao outro. As praticas de hospitalidade deverão marcar todas as situações da vida, ou seja, a hospitalidade não deverá ficar circunscrita à disponibilidade para receber o turista, o visitante que chega de fora e está de passagem pela cidade; é necessário que esta atitude de acolhimento e cortesia se estenda ao próximo em geral, seja o vizinho, o colega de trabalho ou mesmo um desconhecido.


Outros acentuam que a hospitalidade não pode estar condicionada pelas condições da realidade. A hospitalidade seria antes de mais nada uma disposição da alma, aberta e irrestrita. Ela, como o amor incondicional, em princípio, não rejeita nem discrimina a ninguém. É simultaneamente uma utopia e uma prática. Como utopia representa um dos anseios mais caros da história humana: de ser sempre acolhido independente da condição social e moral e de ser tratado humanamente. Como prática cria as políticas que viabilizam e ordenam a acolhida. Mas, por ser concreta, sofre os desafios, os constrangimentos e as imitações das situações dadas.


A hospitalidade é, para outros ainda, uma maneira de se viver em conjunto regida de modo bem definido por certas regras, ritos e leis. Nesse sentido, a hospitalidade é concebida não apenas como uma forma essencial de interação social, mas também como uma rigorosa forma de humanização, uma das formas administráveis de uma socialização verdadeira.


(Disponível em: https://lbhe.com.br/o-que-e-hospltalldade. Adaptado)

A introdução de uma vírgula num segmento do texto é plenamente aceitável no seguinte caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q908883 | Português, Uso da Vírgula, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q949888 | Português, Uso da Vírgula, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

A concordância nominal e verbal da Língua Portuguesa obedece a algumas regras específicas. No trecho: “boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q914381 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Limpeza Pública, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Ah, Isoldaxina!


Era suave o semblante da jovem Isoldaxina. Exceto quando tinha de pronunciar seu nome. Morria de vergonha toda vez que precisava preencher algum cadastro na cidade. Para ela, Isoldaxina faria muito mais sentido se estivesse escrito em uma caixa de remédios.
O sobrenome também não ajudava: Misântera. E quanto aos apelidos… melhor nem comentar.
Certo dia, conheceu um homem gentil, de olhar cândido e palavras tênues. Ele lhe ofereceu uma bebida e perguntou o nome dela. Isoldaxina ruborizou. E agora? Será que ele faria uma cara de estranheza? Tentaria segurar o riso?
Quando ela criou coragem e disse “Isoldaxina”, ele sorriu. Um sorriso gentil e amável. Em seguida, apresentou-se: Rufólgeno Duarte.
Foram felizes para sempre!

(MARTINS, Juliano. Disponível em: https://corrosiva.com.br/cronicas/isoldaxina/. Acesso em: 26/07/2023.)
Em relação à virgula, sinal de pontuação empregado em distintas circunstâncias de um texto, podemos afirmar que seu uso tem como finalidade, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q894890 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Portaria, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa com pontuação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q916496 | Português, Uso da Vírgula, Motorista, Câmara de São José do Belmonte PE, IGEDUC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os estagiários

O estagiário é a alma profissional em formação, a adolescência da carreira, caracterizada pela acne no rosto e pela vontade de ser útil e notado.
Ele sequer possui crachá, sequer é visto como um colega. Encontra-se no purgatório entre o presente de estudante e o futuro do mundo adulto das obrigações.
Seu sonho é agradar e ser efetivado. Seu pesadelo é viver com tarefas secundárias e acabar abandonado num canto qualquer do escritório. Isso, quando não é usado indevidamente para mordomias da privacidade, como servir café e água.
Eu passei maus bocados na minha experiência como estagiário de jornalismo da Secretaria de Educação. Ninguém me explicou como mexer nos programas do computador. Acumulei gafes. A mais inesquecível aconteceu logo no segundo dia.
Cheguei ao serviço e percebi uma fila de cumprimentos dos colegas ao diretor, Antonio.
Entrei quietinho na fila, o último do setor a reforçar o cortejo. As pessoas abraçavam o chefe, comovidas. Concluí que ele estava de aniversário. Não conhecia os rituais, mas, preocupado em me enturmar, não desejava permanecer de fora. Ainda me chamariam de "azeite", alegando que fui o único a não o saudar na data festiva.
Quando fiquei frente a frente com Antonio, enchi o pulmão e gritei, com uma alegria um tanto forçada:
— Parabéns! Você merece ser feliz.
Ele me devolveu um olhar estranho, espantado. Achei que apenas não se lembrava de mim e não havia identificado quem eu era no meio da sala.
De modo lacônico, respondeu:
— Obrigado!
Depois descobri que o povo estava dando os pêsames pela morte da sogra.

Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado.

https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2024/5/31/os-est agiarios
No trecho "Quando fiquei frente a frente com Antonio, enchi o pulmão e gritei, com uma alegria um tanto forçada", o uso das vírgulas é fundamental para a compreensão do sentido. Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa que explica corretamente o uso da primeira vírgula do trecho em referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q869146 | Português, Uso da Vírgula, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 29 fev. 2024.No trecho “Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.”, a vírgula, após o vocábulo “e” foi colocada de forma ">

Leia o texto a seguir.

O bem que Chica Xavier fez ao Brasil

Ernesto Xavier

Eu tinha 8 anos de idade quando Renascer estreou, no dia 8 de março de 1993. Talvez uma novela não fosse a coisa mais atrativa do mundo para uma criança, mas eu sou neto da atriz Chica Xavier, que fazia o papel de Inácia, fiel escudeira do protagonista José Inocêncio, durante a segunda parte da trama. Lembro de ter ficado perturbado com a cena em que Inocêncio – interpretado na primeira fase por Leonardo Vieira – é pendurado de ponta-cabeça em uma árvore, com o corpo ensanguentado depois de ter sido esfolado por jagunços do coronel Belarmino Ferreira (José Wilker). É claro que uma cena como essa não era adequada para um menino da minha idade. Mas era uma novela da Vovó Chica, como eu a chamava.
[...]
A nova versão de Renascer estreou em 22 de janeiro de 2024, dia em que vovó completaria 92 anos. Não acho que seja uma coincidência. Essa novela foi um marco para essa baiana que nasceu em uma vila de 39 casas, com apenas um banheiro, onde a maioria das mulheres eram lavadeiras – entre elas Dionísia, sua mãe. Uma infância muito pobre com uma mãe solo na periferia de Salvador nos anos 1930. Essa mulher virou uma das atrizes mais conhecidas e respeitadas do Brasil, país que escravizou pessoas negras por mais de trezentos anos.
Quando Renascer chegou ao fim e minha avó recebeu a notícia de que seria contratada por tempo indeterminado, ela foi até o quintal e bradou bem alto: “Eparrey Oyá!” É a saudação que se faz a Iansã. Sua segurança financeira estava garantida, mesmo que de forma modesta. Chica nunca protagonizou uma novela. Mas seus personagens ficaram marcados na memória de milhões. “Eu sou sempre Chica nos papéis que faço, não tem jeito. Porque deixam eu fazer gente. Eu sou gente, e aí nessa gente eu me encontro”, ela explicou, em sua biografia. Fosse Inácia, Bá ou Magé Bassã, Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.

Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/bem-chica-xavier-brasil-atrizrenascer-inacia/>. Acesso em: 29 fev. 2024.


No trecho “Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.”, a vírgula, após o vocábulo “e” foi colocada de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q882018 | Português, Uso da Vírgula, Tributador, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com base na frase a seguir, assinale a alternativa que apresenta a função das vírgulas utilizadas. “Os livros, as revistas, os cadernos e os documentos estavam empilhados na mesa.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q889200 | Português, Uso da Vírgula, Assistente Administrativo, Câmara de Porto Ferreira SP, IPEFAE, 2024

(todos os fragmentos foram retirados do site https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Setembro/vereador-conheca-o-papel-e-as-funcoes-desse-representante-politico e adaptados para a finalidade desta questão):

A única alternativa em que a pontuação foi adequadamente utilizada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1004179 | Português, Uso da Vírgula, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Texto associado.
Os mineiros são invencíveis em festa de casamento

Quando organizei meu casamento em Belo Horizonte, o choque cultural foi imediato: eu, gaúcho, e ela, mineira, tínhamos duas tradições muito diferentes para festas de casamento. Como os convidados estavam divididos entre os dois Estados, tivemos que escolher um único modelo.

O dilema não era escolher padrinhos ou organizar os assentos no salão, mas definir a sequência da festa. No Rio Grande do Sul, o bufê é servido no início, para que as pessoas comam antes de beber e evitem exageros. Já em Minas, a comida é servida no final, como o auge da celebração.

Travei um debate com minha noiva. Argumentei que os mais velhos precisavam comer cedo para não passarem mal. Ela discordou, dizendo que isso deixaria os convidados sonolentos e a festa terminaria antes do tempo.

Beatriz explicou com convicção: em Minas, até os mais velhos lideram a dança e ninguém abandona a festa cedo. A música abre a recepção, e a comida só aparece no final, quando os mineiros "ressuscitam" e renovam a energia. Além disso, mineiros felizes comem por três e repetem o prato várias vezes, garantindo que a festa tenha um segundo pico à meia-noite.

Cedi, é claro. E ela estava certa: nenhum mineiro caiu de bêbado ou foi embora antes do fim. Às 4h30 da manhã, eles ainda estavam dançando, contrariados por terem que sair. Enquanto isso, meus amigos gaúchos não resistiram: seis deles estavam abraçados ao vaso sanitário, já sonhando com o voo de volta.

Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/os-mineiros-sao-i nvenciveis-em-festa-de-casamento-1.2226330
Analise o trecho retirado do texto:
"Às 4h30 da manhã, eles ainda estavam dançando, contrariados por terem que sair."
Sobre o uso dos sinais de pontuação nesse trecho, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q920221 | Português, Uso da Vírgula, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Analise as expressões abaixo. Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada de forma incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.