Início

Questões de Concursos Vegetação

Resolva questões de Vegetação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q939135 | Geografia, Vegetação, PPL, ENEM, INEP

De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.
SAINT-HILAIRE, A. Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (adaptado).
No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q938227 | Geografia, Vegetação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas.

CONTI, J. B. Ageografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente, que diz respeito ao processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q936046 | Geografia, Vegetação, PPL, ENEM, INEP, 2019

As águas das precipitações atmosféricas sobre os continentes nas regiões não geladas podem tomar três caminhos: evaporação imediata, infiltração ou escoamento. A relação entre essas três possibilidades, assim como das suas respectivas intensidades quando ocorrem em conjunto, o que é mais frequente, depende de vários fatores, tais como clima, morfologia do terreno, cobertura vegetal e constituição litológica. LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).
A preservação da cobertura vegetal interfere no processo mencionado contribuindo para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q943330 | Geografia, Vegetação, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

“Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical [...].”

Ab’ Saber, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003. p.101.

O excerto acima faz referência ao domínio morfoclimático brasileiro conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q949855 | Geografia, Vegetação, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

O crescimento econômico da China está sendo ameaçado pela horrível qualidade do ar. Felizmente, existem muitas maneiras de reverter o problema. O problema do smog é enfrentado por todas as áreas urbanas que têm apresentado elevado crescimento econômico com base industrial e com o uso de energias não renováveis. O problema apresentado tem uma ligação, principalmente, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q946007 | Geografia, Vegetação, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças. É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula. <https://tinyurl.com/y23jnyg9> Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.
Essa descrição caracteriza corretamente o bioma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q936696 | Geografia, Vegetação, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

TEXTO I

O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.

SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano:

agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).


TEXTO II

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.



Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q947786 | Geografia, Vegetação, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Leia o texto a seguir:
Ocorre ao longo dos rios sendo permanentemente atingida pelas cheias. Sua área amplia-se muito no baixo Amazonas, onde a sedimentação é intensa. É uma formação vegetal rica em palmeiras, mas em comparação com outros tipos de florestas da região é a mais pobre em espécies, sendo constituída pelas árvores de menor porte. O extrato arbustivo é inexpressivo, e o extrato herbáceo praticamente não existe
(adaptado de CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geografia para o mundo atual. Análise ambiental do Brasil).
A que formação vegetal o autor está se referindo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q936410 | Geografia, Vegetação, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.

A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q938224 | Geografia, Vegetação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q948953 | Geografia, Vegetação, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

“Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados, vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo (...). Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vem atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os ‘marginais’ e os sem-teto”. Enclaves fortificados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livro circulação.

(CALDEIRA, Teresa Pires do R., Enclaves fortificados: a nova segregação urbana, in: Novos Estudos CEBRAP, mar.1997, n.47, p.155-156)

• A autora, ao tratar dos enclaves fortificados, refere-se, em especial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q946921 | Geografia, Vegetação, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais.
O bioma descrito refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q947954 | Geografia, Vegetação, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

Oficialmente, os partidos políticos já existem no Brasil há mais de 160 anos. Nenhum deles, porém, durou muito tempo. No Brasil não existem partidos com mais de cem anos, como é comum em outros países. Sempre que acontecia alguma grande mudança na política brasileira, os partidos eram forçados a começar uma nova história do zero. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o início da República, em 1889, que acabou com os partidos da época monarquista.
Disponível em: <https://plenarinho.leg.br/index.php>. Acesso em: abr. 2018. Adaptado
A fragilidade da organização e da composição partidária brasileira, como sugerida no texto, pode ser identificada historicamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q951253 | Geografia, Vegetação, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Leia o excerto e analise as três afirmações a seguir.

Todas as moléculas de uma parcela de ar contribuem para a pressão atmosférica. Como o vapor d’água é um gás, ele também contribui com um valor de pressão parcial, conhecido como pressão de vapor (e), aumentando ou diminuindo a pressão atmosférica. Quando a pressão de vapor (e) atinge seu valor máximo possível para uma determinada temperatura do ar, diz-se que o ar está saturado de umidade ou, em outras palavras, que o ar está cheio de vapor. Tem-se, portanto, a pressão de vapor de saturação (es ). A umidade relativa é a razão entre a pressão de vapor (e) e a pressão de vapor de saturação (es ).

(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)


I. A temperatura caracteriza uma variável para determinarmos a pressão de vapor de saturação.

II. Os valores relativos à umidade do ar expressam a real quantidade de vapor d’água existente no ar, em milímetros.

III. Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera está próxima do ponto de saturação.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q883931 | Geografia, Vegetação, Condutor Socorrista do Samu, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Em relação ao bioma da Caatinga, analise os itens a seguir:
I - É um bioma exclusivamente brasileiro, que se estende por cerca de 90% da região Nordeste e 30% do território nacional.
II - A Caatinga é marcada por um clima semiárido, quente e seco, e por espécies endêmicas que se adaptaram à escassez de chuva.
III – A vegetação da Caatinga apresenta características que se adaptam ao clima, como a queda das folhas durante a seca.

É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q996145 | Geografia, Vegetação, Área 10, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Trata-se de bioma exclusivamente brasileiro, caracterizado por clima semiárido com chuvas irregulares e temperaturas elevadas. Sua vegetação xerófila apresenta árvores e arbustos com folhas pequenas, espinhos e cascas grossas, além de cactos que armazenam água. A fauna rica e diversificada inclui animais adaptados à aridez, como répteis, aves e mamíferos noturnos. Sua planície circundada por grandes elevações serranas que impedem a passagem da umidade vinda do oceano, sendo o fato determinante do clima. Essas características referem-se ao bioma conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q946651 | Geografia, Vegetação, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

“Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas.”

Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas.html


O texto acima trata da conservação da vegetação como recurso natural. A partir dessa premissa, aponta-se, como uma das práticas de conservação dos recursos naturais, a criação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q946629 | Geografia, Vegetação, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Há vários critérios para classificarmos as paisagens, dependendo dos elementos analisados pelos pesquisadores. No que diz respeito ao nosso país, o professor Doutor Aziz Ab’Saber propôs uma classificação das paisagens naturais brasileiras com base no conjunto do quadro natural, composto pelo relevo, clima, solo, vegetação e hidrografia. Essas paisagens naturais foram denominadas de Domínios Morfoclimáticos. Uma dessas paisagens naturais ocorre na porção próxima ao litoral oriental do país, indo do Nordeste até o Sul, adentrando para o interior na Região Sudeste. Ocupado em sua maioria pela Mata Atlântica, destaca-se como o segundo maior complexo de floresta com maior biodiversidade do país. O relevo é o grande elemento dessa paisagem, pois esse domínio é afetado por uma forte erosão causada pelas chuvas locais. (MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: HARBRA, 2017. Adaptado.)
O Domínio Morfoclimático descrito no segundo parágrafo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q915346 | Geografia, Vegetação, Auxiliar de Serviços Gerais Feminino, Prefeitura de Manfrinópolis PR, Faculdade Alfa Umuarama PR, 2023

A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional. Qual vegetação é um bioma presente em grande parte da costa litorânea brasileira, sendo considerada a vegetação mais devastada do Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.