Início

Questões de Concursos Velocidade de Reação

Resolva questões de Velocidade de Reação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q948518 | Química, Velocidade de Reação, Medicina, FAG, FAG, 2018

A soma dos coeficientes de todos os termos do desenvolvimento de (x - 2y)18 é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q950455 | Química, Velocidade de Reação, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Uma solução é preparada com 28.2 g de um ácido monoprótico fraco (MM = 47.0 g/mol), em um balão volumétrico com 1.0 L de capacidade, e complementada com água destilada. Sabendo-se que o ácido se dissociou 5.0 %, a concentração da base conjugada e a constante de dissociação do ácido fraco são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q950143 | Química, Velocidade de Reação, Medicina, UNC, ACAFE, 2017

Na química orgânica, o teste de Tollens pode ser utilizado para diferenciação de aldeídos e cetonas. O teste consiste no aquecimento da amostra em solução de nitrato de prata com excesso de hidróxido de amônio (reativo de Tollens). Caso a amostra contenha a função química aldeído, ocorrerá a formação de um precipitado de prata (espelho de prata).

Baseado nos conceitos químicos e nas informações fornecidas analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l Numa solução aquosa de glicose submetida ao teste de Tollens ocorrerá a formação do espelho de prata.

ll Numa amostra de formol submetida ao teste de Tollens ocorrerá a formação do espelho de prata.

lll Numa amostra de ácido metanóico submetida ao teste de Tollens ocorrerá a formação do espelho de prata.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q939173 | Química, Velocidade de Reação, PPL, ENEM, INEP

Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:
1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos. 2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão. 3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.
Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1,2 e 3, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q943017 | Química, Velocidade de Reação, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

A reação A + 3B → 2C ocorre em um sistema fechado em condições tais que sua velocidade obedece à equação v = k[A][B]3.
Com base nessa reação e expressão para a velocidade e nos conhecimentos sobre cinética, considere as afirmativas a seguir.
I. A adição do reagente B ao sistema resulta no aumento da velocidade da reação. II. A velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de C. III. A velocidade de desaparecimento de B é três vezes maior que a velocidade de aparecimento de C. IV. Os reagentes A e B são consumidos com a mesma velocidade.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q947819 | Química, Velocidade de Reação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O conhecimento da velocidade das reações químicas é de extrema importância em diversos processos utilizados na indústria química em geral. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.

1) A velocidade de uma reação química geralmente diminui com o aumento da temperatura.
2) A velocidade de uma reação química depende da concentração dos reagentes.
3) A velocidade de uma reação química independe da orientação apropriada das moléculas no momento do choque.
4) Para os sólidos, quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação química.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q899215 | Química, Velocidade de Reação, Química, SEEDPR, Consulplan, 2024

A área da química, que está preocupada com as velocidades ou grau de velocidade das reações, é chamada cinética química. A cinética química se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir, com o fato de a formação e a depreciação do ozônio na atmosfera superior estarem em equilíbrio, bem como os problemas industriais, como o desenvolvimento de catalisadores para a síntese de novos materiais. Sobre a velocidade que as reações químicas são feitas, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade de uma reação depende da concentração, mas a constante de velocidade não depende dela.
II. Quanto mais baixa for a energia de ativação, mais lenta a reação.
III. Se a velocidade de aparecimento de O2(g), 2 O3(g) → 3 O2(g), é 9 x 10–4 mol/L em determinado instante, a velocidade de desaparecimento do O3(g) é 18 x 10–4 mol/L.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q946354 | Química, Velocidade de Reação, Econômica e Administração, UFJF, COPESE UFJF, 2018

Em uma garrafa de refrigerante, ou cerveja, há pelo menos uma reação química reversível ocorrendo a todo o tempo: a decomposição do ácido carbônico em meio aquoso, como mostra a equação química abaixo:

H2CO3(aq) ⇌ H2O(l) + CO2(g) ∆H > 0

Segundo o Princípio de Le Châtelier, quando a garrafa é aberta, ocorre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q950482 | Química, Velocidade de Reação, Segundo Semestre, IFPE, IF PE, 2018

Leia o TEXTO 13 para responder à questão.


TEXTO 13


Medicamentos, exames e procedimentos sofisticados são a base da medicina curativa. Mas existe um elemento tão importante quanto esses no processo de melhoria do paciente: simplesmente saber que está sendo cuidado. Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença, mesmo que a pessoa não tome remédios verdadeiros. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as “pílulas de farinha” são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas.

Disponível em: /Acesso em:< https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.


O amido constitui o principal componente químico da farinha e caracteriza-se como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q679509 | Química, Velocidade de Reação, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.


I. São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.

II. Reduzem a energia de ativação da reação.

III. As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.

IV. Enzimas são catalisadores biológicos.



Com base nos conhecimentos sobre cinética química, dentre as afirmações apresentadas estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q678836 | Química, Velocidade de Reação, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

O tempo de meia vida de uma reação é o intervalo no qual metade de sua quantidade ou concentração inicial é consumida. Uma substância, cuja concentração inicial era 0,500 mol L-1, se decompõe em mais de um produto e com cinética de primeira ordem, de tal forma que 0,375 mol L-1 foi consumido em 40 s. Calcule o tempo de meia vida dessa reação de decomposição, em segundos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q950759 | Química, Velocidade de Reação, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

De acordo com a Lei de Hess, a variação de entalpia de uma reação depende apenas dos estados inicial e final.

Considere as afirmações abaixo, sobre a Lei de Hess.

I - A reação reversa de uma reação endotérmica é sempre exotérmica.

II - A reação de combustão de um açúcar produzindo CO2 e água terá a mesma variação de entalpia, caso ocorra em um calorímetro ou no organismo humano.

III- Um catalisador adequado propicia um caminho com menor diferença de entalpia entre reagente e produtos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q947830 | Química, Velocidade de Reação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Numa dada reação química, “2 A + B → Produtos”, o processo se dá em uma única etapa. Dada a constante de velocidade, como sendo k = 0,5 L2 .mol-2 .min-2 e as concentrações de A e B como sendo 2,0 e 4,0 mol.L-1 , qual a velocidade da reação química em mol.L-1 .min-1?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q949948 | Química, Velocidade de Reação, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere a equação química (não balanceada) para a combustão do etanol:


C2H6O(l) + O2(g) ➜ CO2(g) + H2O(l)


Dados: Entalpia de formação de C2H6O(l) = – 66 kcal/mol

Entalpia de formação de CO2(g) = – 94 kcal/mol

Entalpia de formação de H2O(l) = – 68 kcal/mol


A entalpia de combustão em kcal/mol será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q936187 | Química, Velocidade de Reação, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida.
O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q944587 | Química, Velocidade de Reação, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) O valor de H para a equação abaixoé −126kJ. Quanto calor (em kJ) é liberado quando 2,0mol de N αOH são formados na referida equação química?
2N α2O2(s) + 2H2O(l) → 4N aOH(s) + O2(g)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q947822 | Química, Velocidade de Reação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Em 1918, o químico alemão Fritz Haber ganhou o prêmio Nobel, a partir do seu trabalho sobre a possibilidade técnica da síntese da amônia, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio. Carl Bosch, engenheiro metalúrgico da empresa Basf, transformou a possibilidade teórica prevista por Haber em uma realidade prática, que lhe rendeu o mesmo Prêmio Nobel de Química, em 1931. Numa experiência, a reação de formação de amônia (NH3), a partir do N2 e do H2, ocorre com uma velocidade de consumo de 6 mols de nitrogênio (N2) por minuto. Nesse caso, a velocidade de consumo de hidrogênio (H2) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q680597 | Química, Velocidade de Reação, Prova 1, URCA, CEV URCA

A obtenção da amônia (NH3) ocorre a partir de hidrogênio (H2) e nitrogênio (N2). A lei de velocidade para essa reação é V = k [ H2 ]3 [ N2 ].
Quando a concentração de hidrogênio é duplicada e a concentração de nitrogênio né triplicada, mantendo-se constante a temperatura, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q957922 | Química, Velocidade de Reação, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em um laboratório foram feitas três experiências para a reação do óxido nítrico com hidrogênio a 63oC. Os dados das três experiências foram coletados. De acordo com as experiências 1 e 3, a concentração de H2 é a mesma e a concentração de NO é variada. Nessas experiências, quando a concentração de NO é dobrada, a velocidade quadruplica. Nas experiências 1 e 2, a concentração de NO é a mesma e a variação da concentração de H2 dobra. Nessas experiências, quando a concentração de H2 é dobrada, a velocidade dobra também:

NO(g) + 2H2(g) → N2(g) + 2 H2O(g)

Considerando os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.