Questões de Concursos Verbos

Resolva questões de Verbos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q261126 | Português, Verbos, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
Sete milhões deixam a classe média A classe média está menor. Entre 1980 e 2000, sete milhões de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos e não conseguiram ______. Em conseqüência, tiveram seu poder de compra reduzido, o padrão de vida rebaixado e, assim, saíram forçadamente da classe B para passar a tomar parte na classe C. Segundo o IBGE, em 1980 os assalariados que participavam do estrato social respondiam por 31,7% da População Economicamente Ativa (PEA). Vinte anos depois, porém, essa participação caiu para 27,1%. A perspectiva é de que o número de pessoas expulsas da classe média aumente nos próximos anos, diz o economista Márcio Pochman, professor do Instituto de Economia da USP. O ajuste do mercado de trabalho se deu principalmente nas profissões tipicamente de classe média, e esse ajuste continua.
(Istoé Online, 15.03.2006. Adaptado)

Nas orações – A classe média está menor. e – ... perderam seus empregos... – os predicados definem-se pela presença de verbo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q200356 | Português, Verbos, Especialista em Metrologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08.

Que será do mundo com o avanço exponencial da informá- tica e da robótica tomando de assalto todas as áreas, da comunicação à política, em todos os países, da economia e das finanças à guerra entre nações? Como será esse mundo em que a maioria das pessoas estará conectada, por computadores ou telefones, às redes de comunicação, com notícias em tempo real, com possibilidade de interferir na política de seu país?

Que mundo será o de amanhã, quando hoje, segundo o secretário-geral adjunto da ONU, já existem 6 bilhões de telefones celulares, enquanto apenas 4,5 bilhões dos 7 bilhões de habitantes do planeta dispõem de instalações sanitárias em suas casas?

Há poucos dias, entraram em vigor no Brasil as primeiras leis que tratam de "crimes cibernéticos", contra condutas ilícitas mediante uso de sistemas eletrônicos, digitalizados ou similares, assim como invasões de computadores, roubo de senhas conectadas a redes de computadores.

O volume de informações que circula na internet é brutal, estimado pela IBM em 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia, o equivalente a 450 bibliotecas do Congresso norte-americano a cada 24 horas. No Brasil já são 53,5 milhões de usuários da internet. Em cada um dos pontos, a média diária de uso é de quase dez horas e meia. Em cinco favelas do Rio de Janeiro, outro levantamento indicou que mais de 80% dos habitantes têm acesso a esse meio de informação.

Tudo isso quer dizer que há mais possibilidades de participação na vida política e nas decisões? Não necessariamente. Pode depender da qualidade da informação e até da repressão. Significará mais segurança? Pouco provável, pois as gigantes do setor já recorrem a "arquivos nas nuvens", desligados dos computadores físicos, para se livrarem de ataques.

São rumos incertos – até mesmo porque ninguém consegue prognosticar os próximos estágios. Porém pode ser complicada a trajetória, que não avaliamos no todo, quando optamos por um mundo de tecnologias sem fronteiras e sem limites. Não se trata de ser "contra o progresso." Nem de manter a informação controlada apenas por uma "elite." Mas vem a tentação de citar o pensamento do filósofo, físico e matemático René Descartes, citado por Jorge Luis Borges (O Livro dos Seres Imaginários): "Os macacos poderiam falar, se quisessem; mas resolveram guardar silêncio para não serem obrigados a trabalhar."

(Washington Novaes, O Estado de S.Paulo, 12.04.2013. Adaptado)

A frase – Os macacos poderiam falar, se quisessem ... – está corretamente reescrita, de acordo com os tempos verbais, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q860429 | Português, Verbos

(FMPA-MG) Identifique a alternativa em que o verbo destacado NÃO é verbo de ligação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q261463 | Português, Verbos, Técnico em radiologia, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Se você __________ amanhã, __________ realizar o exame. Para responder às questões 9 e 10, leia a letra da música abaixo.
Linha Tênue
Maria Gadu
Todo lugar que chego, você não fica
Tudo o que eu te peço, você não dá
Se dou opinião, você implica
Toda vez que ligo você não está
Por que fazer questão deste jogo duro?
De me mostrar o muro a nos dividir?
Seu coração de fato está escuro
Ou por de trás do muro
Tem mais coisa aí?
Toda vez que passo você não nota
Eu conto uma lorota você nem ri
Me faço fina flor vem e desbota
Me boto numa fria não socorre
Eu cavo um elogio isso nem te ocorre
A indiferença escorre fria a me ferir
Será porque você não me suporta?
Ou dentro desta porta
Tem mais coisa aí
Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q854055 | Português, Verbos, Auxiliar Administrativo, GUALIMP, 2020

Texto associado.

O Meu Guri - Chico Buarque

Quando, seu moço, nasceu meu rebento

Não era o momento dele rebentar

Já foi nascendo com cara de fome

E eu não tinha nem nome pra lhe dar

Como fui levando, não sei lhe explicar

Fui assim levando ele a me levar

E na sua meninice ele um dia me disse

Que chegava lá

Olha aí

Olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí, é o meu guri

E ele chega

Chega suado e veloz do batente

E traz sempre um presente pra me encabular

Tanta corrente de ouro, seu moço

Que haja pescoço pra enfiar

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

Chave, caderneta, terço e patuá

Um lenço e uma penca de documentos

Pra finalmente eu me identificar, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí, é o meu guri

E ele chega

Chega no morro com o carregamento

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Rezo até ele chegar

Cá no alto

Essa onda de assaltos

Está um horror…

Eu consolo ele

Ele me consola…

Boto ele no colo

Prá ele me ninar...

De repente acordo

Olho pro lado E o danado

Já foi trabalhar

Olha aí! Olha aí!

Aí o meu guri

Olha aí!

Olha aí!

É o meu guri

E ele chega…

Chega estampado

Manchete, retrato

Com venda nos olhos

Legenda e as iniciais…

Eu não entendo essa gente

Seu moço

Fazendo alvoroço

Demais…

O guri no mato

Acho que tá rindo

Acho que tá lindo

De papo pro ar

Desde o começo

Eu não disse

Seu moço

Ele disse que chegava lá…

Olha aí! Olha aí!

Olha aí!

Aí o meu guri

Olha aí!

Olha aí

É o meu guri…(3x)

Os termos destacados, são classificados correta e respectivamente, sintaticamente, como: "Um lenço e uma penca de documentos Pra finalmente eu me identificar, olha aí ..."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q846600 | Espanhol, Verbos, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

“El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado (…)”
el trecho “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo” el verbo en destaque, respectivamente, es el infinitivo de y está conjugado en:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q834237 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Irati SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2021

Turn the following sentence into Reported Speech: The doctor said to the nurse: Where is our patient?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q55147 | Português, Verbos

O verbo haver NÃO É impessoal em:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q116484 | Português, Verbos, Analista de Sistemas, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Julgue os itens subsequentes, referentes às estruturas linguísticas e
à organização das ideias do texto acima.

A expressão "de forma a reduzir" (L.8) poderia ser substituída pela forma verbal reduzindo sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical do período sintático em que ocorre.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q118999 | Português, Verbos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Assinale a alternativa cuja sequência verbal destacada constitui um exemplo de tempo composto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q849716 | Inglês, Verbos, Professor de Educação Básica PEB II Inglês, Avança SP, 2020

Read the following sentences and complete, respectively, with the appropriate verbs.

I. “At the touch of love everyone ______ a poet.”
II. “Don’t let yesterday ______ up too much of today.”
III. “Blessed are the curious for they ______ have adventures.”
IV. “The journey, not the arrival _______.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q860438 | Português, Verbos

(FGV) Os chamados verbos de ligação expressam estado permanente, estado transitório, continuidade de estado, mudança de estado e aparência de estado. Assinale a opção em que o verbo de ligação sublinhado indica estado transitório.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q847472 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

Analyze the excerpts below regarding verb tenses respectively in the order they appear:
i. “[…] that’s how we’re going to meet those targets.” (line 12) ii. The Aichi biodiversity goals for 2020 included removing all incentives or subsidies harmful to nature (line 19, 20) iii. […] which will now be opened to signatories worldwide […] (line 24) iv. […] but the UK is not yet meeting the targets […] (lines 34, 35)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q860443 | Português, Verbos

(F. Objetivo – SP) Em “Se descobrissem a desmoralização que reina dentro de mim”, temos, respectivamente, verbos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q852046 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

The worldwide effort to combat critical levels of biodiversity loss will fail without far greater involvement from local communities, according to an international declaration. (lines 1, 2)
Which verb tense is seen in the excerpt?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q842819 | Espanhol, Verbos, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

“El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado (…)”
La conjugación “hayan comprendido” pertenece al:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q832991 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Ermo SC Professor de Inglês, PS Concursos, 2021

Complete a frase abaixo com a opção CORRETA: Your dad will be mad when he ____ you didn’t go to school. Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q848101 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de Inglês, GUALIMP, 2020

Complete the sentence below with the correct verbs. Choose the CORRECT answer.


“The plane _________ to make a strange noise when we _________.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q848902 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

“The current approach is bust,” said Prof Des Thompson, principal science adviser at NatureScot, Scotland’s conservation agency, which contributed to the declaration process run by the Scottish government. “What we need to do is work with local communities, local governments and local communities - that’s how we’re going to meet those targets.” (lines 9 - 12) 
After reading the extract, choose the best option:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.