Questões de Concursos: Verdades e Mentiras

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Verdades e Mentiras. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q700677 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Fiscal de Patrimônio, Prefeitura de Uberlândia MG, Gestão de Concursos

Em uma reunião com as lideranças de uma empresa, uma das gerentes pediu a palavra e disse as seguintes afirmativas:

I. “Se um funcionário cumpre com todas as suas obrigações, então ele será promovido a um cargo melhor.”

I. “Se um funcionário é promovido a um cargo melhor, então ele receberá um salário melhor.”

Assinale a alternativa que relaciona, de maneira correta, a falsidade ou a veracidade das duas afirmativas ditas pela gerente.

12 Q61036 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, CESPE CEBRASPE

A afirmação “a camisa é branca, a calça é preta, e o sapato é marrom” é falsa. Logo é verdade que “se a calça é preta, então a camisa não é branca ou o sapato não é marrom”.

13 Q839027 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJM SP, VUNESP, 2021

Em um congresso de matemáticos, Marcelo, Patrícia e Sabrina participaram de uma oficina de lógica. Em uma das atividades, eles deveriam ter um diálogo de maneira que cada um ou falasse apenas verdades ou apenas mentiras. O diálogo foi o seguinte:

Marcelo: Patrícia e Sabrina estão falando mentiras.

Patrícia: Amanhã será primeiro de março.

Marcelo: Hoje não é 29 de fevereiro.

Sabrina: Patrícia está mentindo.

Esses três matemáticos sabiam o dia correto da oficina, logo quem mentia era

14 Q61029 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, CESPE CEBRASPE

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.

A assertiva “Sempre que venho aqui, chove. Logo, minha vinda é positiva, pois traz chuva para cá” apresenta um raciocínio falacioso, mediante o qual se define erroneamente um evento como a causa de outro.

15 Q165979 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião, os amigos Arnaldo, Beatriz, Carlos, Danilo e Elaine fizeram as seguintes afirmações:

Arnaldo: — Meu nome é Danilo ou Arnaldo.
Beatriz: — Arnaldo acaba de mentir.
Carlos: — Beatriz acaba de mentir.
Danilo: —Carlos acaba de mentir.
Elaine: — Danilo acaba de mentir.

A quantidade de pessoas que mentiu nessa situação foi igual a :

16 Q61028 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, CESPE CEBRASPE

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Em um diálogo, o acadêmico A disse ao acadêmico B: “Por que você ainda usa a teoria X? Ninguém mais na nossa área usa essa teoria. O que está em voga, hoje em dia, é a teoria Y.”.
Assertiva: Nessa situação hipotética, a declaração de A constitui um exemplo de apelo à autoridade.

17 Q61031 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, CESPE CEBRASPE

      Quatro candidatos a uma vaga de emprego em uma agência de detetives deverão passar por um teste de raciocínio lógico, que consiste em entrar em uma sala e descobrir em qual das duas pastas sobre a mesa, uma vermelha e outra verde, estão seus respectivos contratos de trabalho — os quatro contratos estão em uma mesma pasta. Cada um deles poderá fazer uma única pergunta a um de seus dois possíveis futuros chefes: um responderá sempre com a verdade e o outro sempre mentirá. Os candidatos não sabem, todavia, qual dos dois chefes falará a verdade e qual mentirá.  
      O candidato 1 perguntou a um dos chefes em qual pasta estava o seu contrato; ouviu a resposta e saiu. O candidato 2 fez a mesma pergunta do primeiro candidato só que, casualmente, escolheu o outro chefe, ouviu a resposta e se retirou. O candidato 3 entrou na sala, pegou uma das pastas nas mãos e perguntou a um dos chefes:
      — O seu amigo me diria que nesta pasta se encontra o meu contrato?
      Ouviu a resposta e saiu. Entrou o último candidato e, com o dedo apontado para um dos chefes, perguntou ao outro:
      — Em que pasta ele diria que está o meu contrato?
      — “Na verde”, foi a resposta que ele obteve.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Se os candidatos 1 e 2 seguirem fielmente as respostas que ouviram, somente um deles terá a chance de ser contratado.

18 Q692639 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP

Considere as afirmações e o respectivo valor lógico atribuído a cada uma delas. 
I. Se Bruno é lento, então Aline não é amorosa. Afirmação VERDADEIRA. 
II. Se Cátia não é calma, então Bruno não é lento. Afirmação FALSA. 
III. Se Érica não é pacífica, então Dante não é contestador. Afirmação FALSA. 
A partir dessas informações, é correto afirmar que

19 Q257353 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

Huguinho, Zezinho e Luizinho, três irmãos gêmeos, estavam brincando na casa de seu tio quando um deles quebrou seu vaso de estimação. Ao saber do ocorrido, o tio perguntou a cada um deles quem havia quebrado o vaso. Leia as respostas de cada um.

Huguinho ? “Eu não quebrei o vaso!”
Zezinho ? “Foi o Luizinho quem quebrou o vaso!”
Luizinho ? “O Zezinho está mentindo!”

Sabendo que somente um dos três falou a verdade, conclui-se que o sobrinho que quebrou o vaso e o que disse a verdade são, respectivamente,

20 Q208725 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Estatístico, TJ SP, VUNESP

Considere as frases ditas por Paulo, Roberto e Sérgio. Paulo diz: Roberto é alto.
Roberto diz: Paulo mentiu.
Sérgio diz: Roberto mentiu.
Sabe-se que um, e apenas um deles, não falou a verdade.
Desta maneira, é possível concluir corretamente que

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.