Início

Questões de Concursos Violência

Resolva questões de Violência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q722502 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Policial Penal Agente Penitenciário, SUSEPE RS, Fundação La Salle, 2017

Analise as afirmações a seguir considerando informações veiculadas pelas Revistas da Susepe, em especial nos ?balanços das principais ações? de 2011 e 2013 e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( )0 Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) é a maior casa prisional da América Latina, e tem ala para dependentes químicos funcionando desde abril de 2011.

( )A Susepe instalou a primeira Coordenadoria Penitenciária da Mulher do Brasil, que tem a função de desenvolver ações que melhorem as condições das mulheres presas.

( )0 condenado do regime fechado ou semiaberto não poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q152110 | Psicologia, Violência, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

Em geral, há grande demanda de casos de violência intrafamiliar à procura de atendimento em instituições. Uma forma imprescindível para avaliar e definir o caminho a ser percorrido no trabalho de avaliação dos envolvidos é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q721429 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Médico Legista, Polícia Civil RO, FUNCAB

No mês de maio de 2012, um representante oficial de um país sul-americano, alegando ser vítima de perseguição política e de correr risco de vida, pediu asilo político à embaixada brasileira. Após 50 dias, ainda não recebeu o salvo-conduto e por isso continua sem poder deixar o país rumo ao Brasil. O referido pedido de asilo político foi feito por um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q725280 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região.

A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

Anchieta, padre jesuíta, destacou-se na história colonial do Espírito Santo.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q721973 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Investigador de Polícia, Polícia Civil MA, CESPE CEBRASPE, 2018

No Brasil, muitos trabalhadores estão submetidos a relações e condições de trabalho, se não iguais, análogas àquelas estabelecidas pelo antigo sistema escravista, embora a escravidão tenha sido oficialmente abolida há mais de cem anos. Atualmente, o trabalho caracterizado como forçado ou escravo é uma prática que afeta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q723591 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Agente de Serviços Operacionais, CEB DF, EXATUS PR

Como é denominada a operação de fiscalização que está sendo realizada desde Janeiro deste ano, pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal em casas noturnas da capital federal, com o intuito de verificar o cumprimento das novas regras para funcionamento das mesmas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q722228 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

Sobre o preconceito racial no Brasil na atualidade, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q722985 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Administrador, AGU, IDECAN, 2019

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a crise migratória na Venezuela poderia atingir o mesmo "momento de crise" observado no Mediterrâneo em 2015. A respeito da situação dos refugiados e da atuação do Brasil na resolução da crise, analise as afirmativas a seguir:

I. Por sua posição de líder geopolítico e principal economia da região, o Brasil acabou se tornando o país que mais recebeu fluxo de imigrantes venezuelanos.

II. Relatos de tensões entre alguns cidadãos brasileiros e imigrantes venezuelanos foram evidenciados em 2018, principalmente na fronteira com o Estado de Roraima.

III. Entre as diversas medidas propostas pelo então presidente Michel Temer, pode-se mencionar a adoção de câmbio fixo entre pesos bolivarianos e reais para permitir que imigrantes se ajustem à realidade econômica brasileira e não sofram efeitos da inflação em seu país.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q723547 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Analista de Pessoal, COFEN, CONSULPLAN

Levantamento apresentado no final de 2010 pela organização não-governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública causou espanto entre os brasileiros, pois, ao mesmo tempo em que apontou o estado de São Paulo como o que mais investiu nesta área, também identificou como estado que mais cortou gastos com a segurança pública justamente aquele que mais se destaca na imprensa por problemas nesta área, principalmente no que tange ao crime organizado. Trata-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q724597 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Taquígrafo Parlamentar Apanhador, Assembléia Legislativa ES, NCE

" Fobópole... Criei esta palavra a partir de duas palavras gregas – phóbos, que significa medo, e polis, que significa cidade – com o objetivo de expressar o sentimento que cada vez mais temos perante as ... grandes cidades".

Marcelo Lopes de Souza, 2006.

Com relação ao texto, analise as afirmativas apresentadas a seguir:

I - Muros, cercas eletrificadas, guaritas com vigias armados, cancelas para fechar ruas, câmaras de TV: quem pode, paga por um aparato de segurança cada vez mais sofisticado, nas grandes cidades brasileiras.

II - O medo, em algumas grandes cidades, se associa à criminalidade "ordinária", enquanto em outras se vincula ao terrorismo ou à violência de raiz religiosa ou étnica.

III - Nas grandes cidades brasileiras, as quadrilhas organizadas, cujos "comandos" têm suas raízes nas prisões, funcionam como "cooperativas criminosas", capturam as favelas e atemorizam seus moradores.

Relaciona(m)-se corretamente com o texto a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q725022 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O 6.º Fórum Social Mundial, que terminou no dia 29 de janeiro de 2006, em Caracas (Venezuela), além de criticar a posição brasileira, que junto com a Índia trabalhou pela criação do G-20 para, segundo o documento final, "conquistar um posto de poder", também exigiu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q724089 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

A atuação do crime organizado parece não obedecer a fronteiras. Trata?se de fenômeno globalizado a se manifestar por distintas vias, entre as quais podem ser mencionados o narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas, a corrupção e a lavagem de dinheiro. Em larga medida, a ação desses grupos criminosos se faz acompanhar pelo uso indiscriminado da violência.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema a que ele se refere, julgue os itens subsequentes.

Os setores de inteligência das polícias estaduais informam ser reduzido o número de crianças, adolescentes e jovens que, vivendo nas chamadas comunidades, aceitam trabalhar para facções criminosas.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q725266 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Há um cheiro podre de Colômbia no ar brasileiro. Não temos ainda, é evidente, um Estado paralelo corrupto e criminoso atuando em função do narcotráfico. Mas a comparação com o desgoverno colombiano já soou mais forçada. E o que importa, como gosta de dizer o presidente, é o rumo que o país vai tomando. Em que, exatamente, está se transformando esta sociedade? O seqüestro e assassinato inomináveis de Celso Daniel acrescentam uma pedra triste à gangsterização da sociedade brasileira. A expressão é dura, decerto, mas o que foi a era Collor se não um filme B de gangsterismo de Estado patrocinado pelas elites do Sudeste rico do país?

Será que o crime no Brasil chegou aos níveis de sofisticação e planejamento das grandes famílias mafiosas? Em vez de "crime organizado", não será o Brasil, definitivamente, desorganizado e, portanto, incapaz de enfrentar o crime, a fome, a miséria, a injustiça e o que mais vier? A polícia é que é desorganizada. A Justiça é desorganizada. Depois da morte do prefeito Celso Daniel, anunciam grupos de trabalho, aumento do efetivo policial, Exército e Polícia Federal na investigação. Mas de polícia inteligente ninguém fala. De Justiça eficiente e dura ninguém diz nada.

Tendo os textos acima por referência, julgue os itens seguintes, que focalizam a violência que, no Brasil dos dias atuais, atinge elevadas proporções e mobiliza distintos setores da sociedade para debatê-la e enfrentá-la.

Em ambos os textos, transparecem a revolta dos autores com a onda de violência que assola o país e a opinião quanto à responsabilidade de estratos superiores da sociedade — quer sob a forma de poder público, quer sob a forma de elites empresariais — para a ocorrência de um quadro de tamanha gravidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q722620 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CEB DF, EXATUS PR

De acordo com os dados informados pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias, do Ministério da Justiça, a população carcerária no Brasil cresceu aproximadamente nos últimos cinco anos em que percentual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q723765 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Escrivão de Polícia, Polícia Civil RS, FUNDATEC, 2018

Publicado no portal de notícias G1, em 06/04/2017, conforme revela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, o Brasil foi o país com maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016. Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, oito no México, sete na Venezuela, quatro nos Estados Unidos, quatro na Colômbia, três na África do Sul, duas em Honduras, uma em El Salvador, uma na Guatemala e uma na Jamaica. Na décima posição do ranking, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes, qual cidade brasileira foi considerada a mais violenta do país para a ONG?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q723893 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Fiscal em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

O incêndio na boate Kiss, onde 242 jovens morreram, foi um dos mais chocantes acontecimentos do ano passado.

Assinale a alternativa que indica o local onde essa tragédia ocorreu.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q723303 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Em junho deste ano, milhares de pessoas – em sua maioria jovens – ocuparam as ruas de várias cidades brasileiras, com faixas e cartazes, sacudindo o país. Iniciadas contra o aumento da tarifa de ônibus, as manifestações logo se abriram para outras questões consideradas importantes. NÃO figurou entre as reivindicações dos manifestantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q725215 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

Pesquisas de opinião pública (após o início da guerra contra o Iraque), realizadas no Brasil e no mundo apontam como a pessoa mais perigosa à estabilidade mundial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q725019 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Há um cheiro podre de Colômbia no ar brasileiro. Não temos ainda, é evidente, um Estado paralelo corrupto e criminoso atuando em função do narcotráfico. Mas a comparação com o desgoverno colombiano já soou mais forçada. E o que importa, como gosta de dizer o presidente, é o rumo que o país vai tomando. Em que, exatamente, está se transformando esta sociedade? O seqüestro e assassinato inomináveis de Celso Daniel acrescentam uma pedra triste à gangsterização da sociedade brasileira. A expressão é dura, decerto, mas o que foi a era Collor se não um filme B de gangsterismo de Estado patrocinado pelas elites do Sudeste rico do país?

Será que o crime no Brasil chegou aos níveis de sofisticação e planejamento das grandes famílias mafiosas? Em vez de "crime organizado", não será o Brasil, definitivamente, desorganizado e, portanto, incapaz de enfrentar o crime, a fome, a miséria, a injustiça e o que mais vier? A polícia é que é desorganizada. A Justiça é desorganizada. Depois da morte do prefeito Celso Daniel, anunciam grupos de trabalho, aumento do efetivo policial, Exército e Polícia Federal na investigação. Mas de polícia inteligente ninguém fala. De Justiça eficiente e dura ninguém diz nada.

Tendo os textos acima por referência, julgue os itens seguintes, que focalizam a violência que, no Brasil dos dias atuais, atinge elevadas proporções e mobiliza distintos setores da sociedade para debatê-la e enfrentá-la.

A comparação do Brasil de hoje com a Colômbia, como está no primeiro texto, remete ao fato de que o poder público brasileiro mostra-se incapaz de exercer sua autoridade sobre a totalidade do espaço territorial do país. Em alguns casos, premido pela ação resoluta e violenta de narcotraficantes, ele se viu na contingência de afastar-se formalmente de determinadas áreas, eximindo-se de administrá-las, em processo semelhante ao protagonizado pelo governo de Bogotá em relação às Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC).

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q723213 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue os itens que se seguem.

Ao final do mês de novembro, policiais apoiados por tropas federais invadiram e ocuparam a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.