Questões de Concursos Vygotsky

Resolva questões de Vygotsky comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q243827 | Pedagogia, Vygotsky, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q899335 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Segundo Vygotsky (1994), “a aprendizagem precede o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, precisa compreender que a criança sempre está aprendendo e antes de desenvolver suas habilidades e capacidades, ela passa pelo processo de construção do conhecimento, na qual ela irá processualmente desenvolver o que foi___________”. A lacuna é preenchida corretamente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q899331 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), a “brincadeira é a principal atividade da criança, por ser a que mais possibilita aprendizagens e desenvolvimento, ao fazer com que ela aja para além do que é capaz de fazer sozinha no momento”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q901134 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Sobre os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934), analise as afirmativas abaixo:

I. Na visão de Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor;

II. Na relação dialética entre o sujeito e a sociedade, o homem modifica o ambiente, porém, o ambiente não pode modificar o homem;

III. Para Vygotsky, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, assim, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o segundo vem antes;

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica.

II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais.

III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas.

IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade.

V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q898698 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a teoria de Lev Vygotsky sobre a mediação social na aprendizagem, como um(a) professor(a) de arte poderia aplicar esses conceitos em uma atividade prática para desenvolver a percepção estética dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q895034 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural (sic) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61.

O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky.

Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q897970 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Vygotsky enfatiza a importância do contexto sociocultural na formação da imaginação na criança e no adolescente. Segundo o autor, é correto afirmar que a criação é um processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q898774 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A teoria de Vygotsky propõe que o aprendizado ocorre em duas zonas de desenvolvimento, destacando-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Sobre este conceito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A ZDP representa as habilidades que o indivíduo pode realizar de forma independente, sem ajuda externa.
(__) A ZDP envolve o que o indivíduo pode realizar com o apoio de um adulto ou colega mais experiente.
(__) A ZDP limita-se às tarefas que o indivíduo não consegue realizar nem com auxílio, pois estão no limbo que o indivíduo não consegue alcançar em seu atual desenvolvimento.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q896513 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A Teoria Histórico-Cultural Vygotskiana pode contribuir para as intervenções psicopedagógicas, tendo em vista que a sua visão teórica trabalha tanto questões voltadas para o desenvolvimento quanto para a aprendizagem, assim como para educação especial. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q899332 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), na “brincadeira, a elaboração de contextos imaginários, a interação com os outros, objetos e humanos, a criação de regras faz com que o desenvolvimento da criança seja impulsionado”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q895035 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da Educação Básica, norteando a elaboração dos currículos nacionais.

Sobre a BNCC, é correto afirmar que(,)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q909393 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

“A educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social.” (SAVIANI, 2019, p. 422).

A concepção pedagógica supracitada refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q907294 | Pedagogia, Vygotsky, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considerando-se que as linguagens oral e escrita visam estabelecer a comunicação em todos os âmbitos da sociedade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q881086 | Pedagogia, Vygotsky, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

A teoria de Lev Vygotsky, é conhecida como a teoria sociocultural ou sócio-histórica do desenvolvimento cognitivo. São conceitos defendidos pela teoria de Vygotsky:

I- Zona de desenvolvimento proximal.
II - Zona de desenvolvimento real.
III - Estágio sensório-motor.
IV - Interação.
V - Mediação.

Qual assertiva NÃO corresponde a um conceito abordado pela teoria de Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q902531 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual o autor que ressalta que a internalização de habilidades, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, é essencial e importante na interação social, como no desenvolvimento da leitura escrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q908944 | Pedagogia, Vygotsky, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da perspectiva de Gobbi e Pinazza (2014), é possível ter uma dimensão da infância e das linguagens carregadas de simbolismo presentes nessa etapa tão importante. “Arte, ciência, infância e suas linguagens constituem por sua vez desafios à nossa compreensão e ainda mais: provocações às práticas pedagógicas daqueles(as) que lidam com a infância [...]”. Assim, são verdadeiras as afirmativas a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q896223 | Pedagogia, Vygotsky, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A teoria interacionista de Lev Vygotsky visa caracterizar aspectos tipicamente humanos de comportamento e como essas características se formam ao longo da história humana e se desenvolvem durante a vida de um indivíduo (OLIVEIRA, 1995). Os princípios da teoria Interacionista de Lev Vygotsky são:


I - A interação social é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Através da interação com outras pessoas, a criança internaliza os conhecimentos e as habilidades da cultura.


II - A linguagem não é considerada relevante para a construção do pensamento.


III - As funções psicológicas humanas se originam nas relações entre os indivíduos e seu contexto social, religioso e político.


IV - Os processos mentais superiores, como o pensamento e a memória, se originam nas interações sociais e são internalizados pelo indivíduo.


Segundo a teoria Interacionista de Lev Vygotsky, estão corretas as afirmativas. Assinale a única alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.