Questões de Concursos Vygotsky

Resolva questões de Vygotsky comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q987603 | Pedagogia, Vygotsky, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando o desenvolvimento da linguagem em crianças, identifique a alternativa CORRETA em relação ao papel da teoria sociocultural de Lev Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q984670 | Pedagogia, Vygotsky, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A zona de desenvolvimento proximal é um conceito vygotskiano que define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação; funções que amadurecerão, mas que, no presente momento, estão em processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q902528 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Considerando as diversas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento cognitivo, temos uma teoria que sustenta sobre o desenvolvimento da criança e como ela é influenciada. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal teórico associado a esta abordagem e teoria, bem como o seu argumento central, sobre a interação social no desenvolvimento cognitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q901293 | Pedagogia, Vygotsky, Educação Infantil, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Vygotsky (1978) revolucionou a pedagogia ao propor que o conhecimento é construído por meio da interação social e mediado pelo professor. Tendo isso em mente, como a teoria de Vygotsky pode ser aplicada no ensino de Matemática para superar os desafios da abordagem tradicional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q906647 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Na teoria de Vygotsky, a distinção entre instrumento e símbolo é central para entender como ocorre o desenvolvimento cognitivo. Para ele, os instrumentos e os símbolos são mediadores que influenciam a relação do indivíduo com o mundo. Qual das alternativas abaixo explica corretamente a diferença entre instrumento e símbolo segundo a teoria de Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q895977 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A psicologia histórico-cultural, fundamentada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky, oferece uma visão abrangente sobre o desenvolvimento humano e a apropriação do conhecimento. Esta abordagem enfatiza o papel da interação social e das ferramentas culturais no desenvolvimento cognitivo, particularmente na educação infantil. Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, qual das afirmações apresenta o processo de desenvolvimento humano e apropriação do conhecimento na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q898017 | Pedagogia, Vygotsky, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A mediação do professor na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, facilitando a aprendizagem e promovendo a autonomia dos pequenos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A mediação do professor deve ser constante e direta em todas as atividades.
2.(_) A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky.
3.(_) A escola deve ser um espaço que incentiva a liberdade e a exploração das potencialidades das crianças.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.