Questões de Concursos Windows Explorer

Resolva questões de Windows Explorer comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q211446 | Informática, Windows Explorer, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

Sobre o funcionamento de um computador, considere as seguintes afirmativas:


1. É o processador que determina a capacidade de armazenamento de informações em um computador.

2. A capacidade de armazenar dados em um HD é medida em GHz.

3. As impressoras multifuncionais (com copiadora e escâner) são exemplos de periféricos de entrada e saída de dados.

4. O Sistema Operacional Windows Explorer tem de ser atualizado constantemente.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q252166 | Informática, Windows Explorer, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao gerenciamento de arquivos.

Para atribuir uma letra a uma pasta (ou computador da rede), a qual será reconectada automaticamente sempre que o usuário efetuar logon, é suficiente executar o procedimento descrito a seguir, na sequência indicada.

I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas;
II clicar em Mapear unidade de rede;
III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q558403 | Informática, Windows Explorer, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 14a Região, FCC, 2018

No Explorador de Arquivos do Windows 10, um profissional observou a existência de um pen drive conectado ao computador, onde, dos 64 GB de capacidade total, há apenas 3,2 GB livres. Nessas condições, será possível armazenar nesse pen drive
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q855127 | Informática, Windows Explorer, Assistente Administrativo, COTEC, 2020

O Windows Explorer possui o recurso de modo de pré-visualização, que é um mecanismo que permite verificar o que seja ou contenha o arquivo/pasta sem necessariamente o abrir. Sobre esse mecanismo, analise as seguintes afirmações e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A forma mais fácil de ativar esse recurso é pressionar Alt + P ou clicar no ícone “Mostrar o painel de visualização” na barra de ferramentas do próprio Explorer. ( ) Com a ferramenta ativada, podem-se ver vários tipos de arquivos, que vão desde imagens até textos, inclusive ouvir músicas. ( ) É possível editar qualquer informação mostrada, como no caso dos textos. ( ) Muitos formatos são simplesmente ilegíveis para o modo, enquanto outros só funcionam caso tenha o programa correto instalado no PC.
A sequência CORRETA é a que consta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q563003 | Informática, Windows Explorer, Auxiliar de Fiscalização Agropecuária, Secretaria de Estado da Gestão e Previdência MA, FCC, 2018

Um Auxiliar de Fiscalização Agropecuária estava utilizando um computador com o sistema operacional Windows 7, em português. Ao listar os arquivos de suas pastas não apareciam as extensões dos arquivos (como .docx, .pdf, .txt etc). Para que as extensões dos arquivos sejam visualizadas, o Auxiliar deve desmarcar a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”, que pode ser acessada a partir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q247664 | Informática, Windows Explorer, Técnico de Gestão Administrativa Taquígrafo, AL MA, FGV

Para fechar a janela do Windows Explorer no Windows, deve-se clicar no X no canto superior direito ou executar o seguinte atalho de teclado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q118786 | Informática, Windows Explorer, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os
itens a seguir.

O Windows Explorer permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q558388 | Informática, Windows Explorer, Assistente de Administração, CODATA PB, FUNCAB

Sobre a movimentação de arquivos no Windows Explorer, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q550325 | Informática, Windows Explorer, Professor de Nível Suporte I, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

No intuito de possibilitar a recuperação de um arquivo apagado, o Windows deposita esse arquivo na Lixeira. Qual é o comando para se excluir definitivamente um arquivo no Windows Explorer, após clicar o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo ou pasta desejado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q555698 | Informática, Windows Explorer, Agente de Proteção, TJ RR, CESPE CEBRASPE

No Windows Explorer, os arquivos e pastas possuem folhas de propriedades que exibem informações, como o tamanho, o local e a data de criação da pasta ou arquivo. As informações exibidas nas propriedades de um arquivo ou pasta não incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q832025 | Informática, Windows Explorer, CRB 14 Região SC Bibliotecário Fiscal, IESES, 2021

Verifique as assertivas e assinale a correta.

I. Diretório ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.

II. Um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Isso pode se estender bastante. Pode-se ter, por exemplo, cinco diretórios, um dentro do outro.

III. As pastas e subpastas permitem agrupar arquivos por dono, tipo ou da forma que for desejada.

IV. Toda essa estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma árvore. Assim, o diretório principal, que não tem nome, é conhecido como a raiz ("root", no original em inglês), os diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q263235 | Informática, Windows Explorer, Técnico Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
informações e arquivos, julgue os itens seguintes.

No Windows, todos os arquivos ficam dentro de pastas, inclusive o diretório raiz das unidades de disco, que fica dentro de uma pasta denominada pasta raiz.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q555532 | Informática, Windows Explorer, Farmacêutico, Prefeitura de Chapecó SC, Objetiva Concursos

Qual é a opção do menu Iniciar do Windows XP que abre uma tela que dá acesso a todos os drives (disquete, HD, CD etc) do sistema e também às pastas de armazenamento de arquivos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q243384 | Informática, Windows Explorer, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Quanto ao Windows Explorer, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q555779 | Informática, Windows Explorer, Assistente em Administração, Universidade Federal de Viçosa MG, UFV

Em relação às instruções para se copiar o arquivo /home/user/documento.pdf para o subdiretório /home/user/projetos/, usando o Konqueror ou Windows Explorer, assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q558850 | Informática, Windows Explorer, Policial Civil Perito, Polícia Civil MA, FCC

Analise os itens abaixo, relativos ao manuseio de diretórios e arquivos no Windows Explorer.

I. Quando um diretório exibe a figura de uma mão abaixo do seu ícone padrão, significa que seu uso pode ser compartilhado com outros usuários.

II. As funções recortar e colar são executadas sucessivamente quando, dentro do mesmo drive, utilizamos o mouse para arrastar um arquivo de um diretório para outro.

III. Uma das formas de se apagar um arquivo diretamente, sem que ele seja transferido para a lixeira do Windows, é selecioná-lo e, em seguida, pressionar as teclas [SHIFT] + [DEL].

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q550850 | Informática, Windows Explorer, Escriturário, Banco do Rio Grande do Sul RS, FDRH

Sobre o gerenciamento de pastas e arquivos com o uso do Wíndows Explorer, é INCORRETO afirmar que, ao se arrastar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q853285 | Informática, Windows Explorer, Agente Administrativo, EDUCA, 2020

Bibliotecas foram criadas para facilitar o gerenciamento de arquivos e pastas. São um local virtual que agregam conteúdo de múltiplos locais em um só. Estão divididas nas categorias:

Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.