Questões de Concursos Zootecnia

Resolva questões de Zootecnia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q916636 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

A fase de cria é o primeiro passo para a produção de carne. No Brasil, a cria é feita, na maioria das vezes, de forma extensiva e caracterizada por baixos índices produtivos. Uma alternativa para elevar o peso no desmame e diminuir a idade de abate é a utilização de suplementação adicional para bezerros em aleitamento com o fornecimento de concentrado suplementar aos bezerros, em cochos privativos, técnica essa conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q917831 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico em Atividades Agropecuárias, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

O desenvolvimento da produção animal de bovinos depende de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q916637 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

A mastite é a doença mais frequente das vacas de leite. É uma inflamação da mama provocada por alguns microrganismos ou germes. Esses microrganismos entram pela abertura dos tetos, principalmente durante a ordenha, mas isto pode também ocorrer entre as ordenhas. Os sintomas da mastite subclínica não são possíveis de serem vistos no leite ou na vaca. É possível detectar a doença somente por meio de testes “ao pé da vaca”. Esse teste dá uma visão rápida da situação no rebanho em relação à mastite subclínica. O trecho refere-se ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q952878 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Decreto nº 4.074/2002, qual é o prazo máximo para que as empresas titulares de registro, produtoras e comercializadoras realizem o recolhimento e a destinação final das embalagens vazias, após sua devolução pelos usuários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q951935 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Assistente de Serviço Agropecuário, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A manutenção preventiva em máquinas agrícolas apresenta várias vantagens. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses benefícios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q952875 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o manejo de desbaste na cultura da bananeira, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q951929 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Assistente de Serviço Agropecuário, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Em relação aos equipamentos utilizados no manejo agropecuário, assinale a alternativa correta:

I - A manutenção preventiva dos equipamentos aumenta sua durabilidade e reduz custos operacionais.
II - Ferramentas de corte, como facas e podões, devem ser afiadas periodicamente para evitar danos aos tecidos vegetais.
III - O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é dispensável no manuseio de equipamentos simples, como enxadas e ancinhos.
IV - A lubrificação de máquinas agrícolas deve ser realizada após cada uso para evitar superaquecimento.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q952879 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No manejo de mastite em rebanhos bovinos, durante o período seco, qual é a prática recomendada no tratamento da vaca seca para reduzir a mastite subclínica e prevenir novas infecções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q979451 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com base nas informações contidas no cenário hipotético apresentado a seguir, responda à questão.


Uma propriedade de 20 hectares, onde 90% da área pode ser utilizada para área de pastagem, solicitou a assistência de um zootecnista para realizar o piqueteamento da área. A espécie forrageira existente é a Brachiaria brizantha cv Marandu e espera-se que o período de descanso seja de 27 dias, com um período de ocupação de 3. A produção da área foi estimada em 5 toneladas de matéria verde/ha, com um teor de MS de 30%, sendo que, após a saída dos animais, espera-se 20% da matéria seca total seja conservada como matéria residual. Os animais criados na propriedade, destinada a produção de leite, tem peso médio de 500 kg, com um consumo de MS de 2,5% do peso vivo.
Com base nas informações do cenário apresentado com as informações resultantes da questão, determine a taxa de lotação do piquete, considerando o peso vivo médio de cada vaca de 500 kg, e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q967441 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Técnico Agrícola, CONAB, IADES

Heterose ou vigor híbrido é o fenômeno pelo qual o desempenho dos produtos de cruzamentos é superior ao desempenho médio das raças paternas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q979442 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As fontes proteicas fornecidas a animais monogástricos representam grande parte do custo total da dieta. Por essa razão, o teor de proteína da dieta deve ser correspondente às exigências do animal em questão, evitando­ -se o fornecimento de proteínas em excesso e sua consequente utilização como fonte de energia.

Sendo assim, sobre o metabolismo proteico e a utilização desse nutriente em casos de excesso do fornecimento de proteína na dieta, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979444 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em ruminantes, a digestão de carboidratos e a manutenção da glicemia possui grandes diferenças em relação a animais monogástricos, estando essas diferenças relacionadas principalmente aos processos digestivos.

Baseando-se nessas diferenças, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979441 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A alimentação fornecida a animais de laboratório em sua grande maioria dos casos é composta por ração peletizada, e isso se deve a inúmeros fatores como praticidade no fornecimento, durabilidade e estabilidade na composição.

Considerando as características da ração fornecida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979439 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A produção leiteira em pequenas propriedades representa uma parcela significativa do total de leite produzido no país. No entanto, apesar desse impacto, ainda é uma atividade marcada por baixos níveis de investimento e uso limitado de tecnologias.

Diante desse cenário, para que a atividade se mantenha economicamente viável, é essencial selecionar animais com níveis produtivos compatíveis com a capacidade de investimento do produtor.

Com base nisso, assinale a alternativa que descreve corretamente as características zootécnicas desejáveis em animais criados em pequenas propriedades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q979445 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Analise as alternativas a seguir, e assinale aquela que é composta apenas por ingredientes considerados como fontes energéticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979443 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O decreto no 12.031, de 28 de maio de 2024, trata sobre produtos comercializados para fins de alimentação animal, e, dentre as exigências dispostas em lei, está a rotulagem dos produtos.

Considerando o disposto no decreto, analise as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa sobre a rotulagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q979436 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um zootecnista foi chamado para prestar uma assistência técnica em uma propriedade de cria de bezerros no município de Itatiba. Após conversa com o proprietário e coleta de algumas informações, ficou evidenciado que esse proprietário não realizava estação de monta (EM) na propriedade. O proprietário apresentou resistência em adotar a prática, contudo, após conversa com o zootecnista sobre as principais vantagens da realização de uma EM, o proprietário foi convencido.

Considerando o possível diálogo entre os dois, assinale a alternativa que pode ter sido decisiva no convencimento do proprietário em estabelecer a EM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979448 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma determinada dieta possui os seguintes níveis de garantia: 22% de Proteína Bruta (PB), 10% de Extrato Etéreo (EE), 9% de Matéria Mineral (MM), 7% de Fibra bruta (FB) e 10% de Umidade.

Utilizando a metodologia de Weende, calcule a quantidade de extrativo não nitrogenado e o teor energético total da dieta, respectivamente, e assinale a alternativa correta.

Considere: 4 kcal/g para carboidratos e proteínas e 9 kcal/g para gordura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q979447 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O diferimento de pastagens é uma prática comum adotada para garantir uma fonte de alimento nas épocas secas do ano.

Em relação a essa prática, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q979438 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Existem diferentes sistemas de produção de leite e cada um apresenta sua particularidade. Um sistema muito difundido é onde o confinamento dos animais ocorre em estábulos com área de repouso coletivo, onde o piso dessas áreas é coberto por cama feita de material orgânico (raspas de madeira ou o próprio esterco já compostado), sendo necessário para sua manutenção o acompanhamento constante da umidade da cama e seu revolvimento constante.

Esse sistema é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.