Início

Questões de Concursos ACAFE

Resolva questões de ACAFE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q216320 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Em relação às Normas Gerais de Circulação e Conduta previstas no capítulo três do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) Todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço.

( ) Os veículos que se deslocam sobre trilhos darão preferência de passagem aos demais.

( ) Os veículos mais lentos, quando em fila, de-verão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

( ) O condutor que for ingressar numa via, pro-cedente de um lote lindeiro a essa via, deverá dar preferência aos veículos e pedestres que por ela estejam transitando.

( ) Nas vias providas de acostamento, a conver-são à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, on-de estes não existirem, o condutor deverá aguardar próximo a linha divisória central, para cruzar a pista com segurança.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q171218 | Biologia, Biologia da Conservação, Biólogo, MPE SC, ACAFE

Os critérios para criação e implantação de unidades de conservação são estabelecidos na Lei 9.985/2000. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q232407 | Sistemas de Informação, Bancos de Dados, Programador de Computador, MPE SC, ACAFE

Sobre comandos do SQL, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q113052 | Português, Pontuação, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação à pontuação, assinale a alterna-tiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q214950 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Com relação ao Sistema de Suspensão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q235307 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

São características do Transtorno de Personalidade __________o padrão anormal e mal adaptativo do comportamento, __________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q329900 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, ACAFE

Analise as afirmativas relacionadas à frenagem de veículos:

I- O estado dos pneus altera o tempo gasto ao frear o veículo.

II- Todo veículo tem o mesmo poder de frenagem.

III- O estado da pista altera o tempo gasto ao frear o veículo.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa( s) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q325449 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q112784 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Todos os fenômenos ou ocorrências espaciais estão correlacionados, sejam eles naturais ou sociais, e quanto mais os agentes envolvidos nessas relações estejam separados esta interdependência torna-se mais fraca. Na análise espacial é imprescindível quantificar esta correlação.

A alternativa que indica a expressão computacional do conceito de dependência espacial, derivado do conceito estatístico, utilizado para mensurar o relacionamento entre duas variáveis aleatórias é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q111564 | Português, Morfologia, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q233341 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Considerando pontos teóricos sobre o fenômeno de violência é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q328652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q392498 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Sobre os agentes públicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q398273 | Direito Administrativo, Técnico do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

São requisitos de validade do ato administrativo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q118897 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Com relação ao diagrama de classes em UML, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q216222 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Considerando as competências dos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Encaminhar aos órgãos e entidades execu-tivas de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que ocorram sistematicamente, é uma das suas competências.

( 2 ) Coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, objetivando a integração de suas atividades.

( 3 ) Julgar os recursos interpostos contra deci-sões dos órgãos e entidades executivos estaduais, nos casos de inaptidão perma-nente constatados nos exames de aptidão física, mental ou psicológica.

( 4 ) Organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM.

( 5 ) Planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

( ) Departamento Nacional de Trânsito DE-NATRAN

( ) Órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios.

( ) Juntas Administrativas de Recursos de In-frações JARI.

( ) Conselho Nacional de Trânsito CON-TRAN

( ) Conselhos Estaduais de Trânsito - CE-TRAN e Conselho de Trânsito do Distrito Federal CONTRANDIFE.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q238241 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

O psicodiagnóstico como uma avaliação psicológica clínica pode possuir vários objetivos.

Em relação aos objetivos do psicodiagnóstico, segundo Cunha (2002), é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q367165 | Enfermagem, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, ACAFE

Assinale a alternativa que indica as etapas corretas para a confecção de um curativo simples:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q215897 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Com relação ao uso das luzes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece as seguintes con-dições ao condutor:

I Quando sob chuva forte, neblina ou cerra-ção deverá manter acesas pelo menos as luzes de posição.

II Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas e os ciclos moto-rizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

III O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa ou alta, opcionalmente durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública.

IV Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

V O condutor utilizará o pisca-alerta somente em imobilizações ou quando a regulamenta-ção da via assim o determinar.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.