Início

Questões de Concursos ACAFE

Resolva questões de ACAFE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q205074 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Considerando o que se afirma no texto 1, infere-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q106519 | Química, Analista de Comercialização, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 30 e 31. O petróleo é formado majoritariamente por hidrocarbonetos. Compostos sulfurados estão presentes em pequenas quantidades, porém são causadores de corrosão, envenenamentos de catalisadores e poluição do meio ambiente. Uma das técnicas utilizadas para se reduzir a quantidade de sulfurados no petróleo é o chamado tratamento merox, que consiste na extração de compostos sulfurados corrosivos (I), utilizando-se solução de hidróxido de sódio e posterior transformação em compostos sulfurados menos agressivos (II), como fica evidenciado nas reações apresentadas abaixo.

2014_08_25_53fb1d717bae8.jpg

As funções químicas presentes nos compostos I e II são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q560623 | Informática, Hardware, Escrivão, Polícia Civil SC, ACAFE

Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos ao computador sem que o mesmo tenha que ser reinicializado. Através de uma porta USB é possível conectar, utilizando-se hubs especialmente concebidos, até 127 dispositivos.

Relacionadas às funcionalidades da porta USB é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q215897 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Com relação ao uso das luzes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece as seguintes con-dições ao condutor:

I Quando sob chuva forte, neblina ou cerra-ção deverá manter acesas pelo menos as luzes de posição.

II Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas e os ciclos moto-rizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

III O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa ou alta, opcionalmente durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública.

IV Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

V O condutor utilizará o pisca-alerta somente em imobilizações ou quando a regulamenta-ção da via assim o determinar.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q357502 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais, Contador, MPE SC, ACAFE

Na demonstração das variações patrimoniais de 2003, as Variações Passivas Resultantes da Execução Orçamentárias é da ordem de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q106141 | Química, Analista de Comercialização, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 30 e 31. O petróleo é formado majoritariamente por hidrocarbonetos. Compostos sulfurados estão presentes em pequenas quantidades, porém são causadores de corrosão, envenenamentos de catalisadores e poluição do meio ambiente. Uma das técnicas utilizadas para se reduzir a quantidade de sulfurados no petróleo é o chamado tratamento merox, que consiste na extração de compostos sulfurados corrosivos (I), utilizando-se solução de hidróxido de sódio e posterior transformação em compostos sulfurados menos agressivos (II), como fica evidenciado nas reações apresentadas abaixo.

2014_08_25_53fb1d71b420a.jpg

A transformação da substância I na substância II é caracterizada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q214950 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Com relação ao Sistema de Suspensão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q204718 | Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

A conduta de quem utiliza local de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, para uso indevido de drogas, segundo a legislação penal brasileira é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q180929 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil SC, ACAFE

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Considerando o previsto constitucionalmente acerca do assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I Ao militar são permitidas a sindicalização mas, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.
II O oficial perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível por decisão de tribunal militar especial, em tempo de paz ou de guerra.
III As mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de guerra, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.
IV Não caberá "habeas-corpus" em relação a punições disciplinares militares.
V Os membros das Forças Armadas são denominados militares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q203695 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Com base no texto 1, é correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q399650 | Direito Administrativo, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Para que um ato administrativo seja considerado perfeito, válido, acabado e eficaz, todos os seus requisitos devem estar presentes. Para tanto existem elementos estruturais necessários para que o ato seja confirmado.

Assinale a alternativa que contempla todos esses elementos necessários.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q205114 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Sobre o texto 1, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q438588 | Direito Constitucional, Ministério Público, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e F as falsas.

( ) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

( ) Ao Ministério Público está assegurada autonomia funcional e administrativa, sendo incompetente, contudo, para pro-por ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares.

( ) O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária fora dos limites estabele-cidos na lei de diretrizes orçamentárias, vez que esta norma não é aplicável a tal instituição.

( ) A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta, após sessão conjunta do Congresso Nacional.

( ) O Ministério Público MP abrange: o MP da União (que compreende o MP Federal; o MP do Trabalho; o MP Militar; o MP do Distrito Federal e Territórios) e os Ministérios Públicos dos Estados.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q113759 | Direito Penal, Dos Crimes Contra o Patrimônio, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Sobre os crimes contra o patrimônio previs-tos no Código Penal, analise as afirmações:

Imagem 020.jpg

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q201150 | Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

A prisão temporária, sobre a qual dispõe a Lei nº 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos na Lei dos Crimes Hediondos (Lei n.º 8.072, de 25 de julho de 1990), terá o prazo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q201438 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Quanto ao Chamamento ao Processo é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q237848 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Segundo Enrique Pichon Rivière (1998) "podemos resumir as finalidades e propósitos dos grupos operativos dizendo que a atividade está centrada na mobilização das estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagens e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança".

Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

l A ansiedade depressiva é criada pelo vínculo novo e pela consequente insegurança.
ll O esquema conceitual, referencial e operativo é instrumental e operacional, pois é aplicável em qualquer setor de tarefa e de investigação.
lll A unidade ?ensinar e aprender? caracterizase como uma contínua e dialética experiência de aprendizagem em espiral.
lV A ansiedade paranóide é consequência do abandono do vínculo anterior.
V A técnica desses grupos está centrada na tarefa.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q176531 | Designer Gráfico, Designer Gráfico, MPE SC, ACAFE

A representação correta de uma área textu-rizada pode passar determinada sensação.

Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q323516 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q342687 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Sabendo-se que o desempenho de uma equipe de engenharia composta por cinco pes-soas é de dez projetos por ano, quantos proje-tos são realizados em três anos por quatro equipes de cinco pessoas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.