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Questões de Concursos ACAFE

Resolva questões de ACAFE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q118381 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Um programador Web deseja realizar as operações a seguir.

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Sobre a estrutura de objetos do ASP, a sequência correta de objetos a serem utilizados, considerando os itens de I a V será:

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482Q204679 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Em qual das alternativas a frase não é ambígua, isto é, não tem duplo sentido?

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483Q819654 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, ACAFE

A Lei nº 8069/1990, que dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, prevê que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". A garantia de prioridade significa primazia em:
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484Q187640 | Administração Geral, Comportamento, Administrador, MPE SC, ACAFE

Segundo Edgar Schein, a Cultura de uma organização é o padrão de crenças e pressupostos básicos partilhados por um grupo definido de pessoas e construídos a partir de suas respostas continuadas a problemas de adaptação externa e integração interna.

Para Schein, a Cultura pode ser decifrada a partir de três níveis, sendo um deles Artefatos, cujos exemplos são:

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485Q235807 | Sistemas de Informação, Programador de Computador, MPE SC, ACAFE

As alternativas abaixo representam alguns dos objetos que podem ser utilizados no ambiente de desenvolvimento ASP.NET, exceto a:

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486Q201000 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Assinale a alternativa que representa opinião da autora do texto 1.

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487Q234073 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Segundo o CFP(2010), "A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos."

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

l A validade de um teste refere-se à necessária existência de uniformidade tanto para a aplicação do instrumento, como nos critérios para interpretação dos resultados obtidos.
ll A avaliação psicológica é resultante de três aspectos interdependentes: a medida, o instrumento e o processo de avaliação.
lll Teste psicológico é um instrumento de mensuração padronizado que avalia características ou processos psicológicos fundamentados em uma teoria e precisa atender aos requisitos de validade e precisão.
lV A padronização diz respeito à coerência sistemática, precisão e estabilidade do teste.
V Um teste psicológico é um instrumento ou procedimento que precisa estar articulado a uma fundamentação teórica e este construto precisa estar articulado a aspectos importantes da vida psíquica das pessoas (fundamentação empírica).

Todas as afirmações corretas estão em:

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488Q554616 | Informática, Softwares, Escrivão, Polícia Civil SC, ACAFE

O sistema operacional Windows XP permite que um usuário configure e personalize diversos itens em seu ambiente de trabalho. O Windows XP ainda possibilita que diferentes usuários possam utilizar o mesmo computador com diferentes contas de acesso e, dessa forma, as configurações para cada usuário são mantidas em seu respectivo perfil.

Sobre os usuários do Windows XP, assinale a alternativa correta.

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489Q549038 | Informática, Teclas de Atalho, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo: As funções Recortar e Copiar utilizam _____________ para efetuar suas tarefas.

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490Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

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491Q437551 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Escrivão, Polícia Civil SC, ACAFE

A Constituição da República Federativa do Brasil assegura, dentre outras garantias, o direito do preso. Sobre o exposto, analise as afirmações a seguir.

l Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade policial competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

ll A prisão preventiva será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

lll Ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança.

lV Não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.

Assinale a alternativa correta.

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492Q118626 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Considerando que o objetivo principal do teste de software é torná-lo confiável, analise as afirmações a seguir.

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Todas as afirmações corretas estão em:

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493Q237743 | Sistemas de Informação, Programador de Computador, MPE SC, ACAFE

XMLHttpRequest, DOM, Javascript, CSS, XML e XSLT são alguns recursos que integram o modelo:

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494Q328903 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

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495Q237549 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Acerca dos quadros depressivos, assinale a alternativa correta.

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497Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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498Q739276 | Economia, Elasticidade, Economista, MPE SC, ACAFE

Das alternativas abaixo, a correta é:

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499Q733718 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Com base no disposto no Código de Processo Penal, é correto afirmar que nos crimes:

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500Q949022 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

O termo genética foi aplicado pela primeira vez pelo biólogo inglês William Bateson (1861 – 1926) para definir o ramo das ciências biológicas que estuda e procura explicar os fenômenos relacionados à hereditariedade.

Assim, a alternativa correta é:

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