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Questões de Concursos ACAFE

Resolva questões de ACAFE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q116214 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Considerando o desenvolvimento de aplica-ções com UML, assinale a alternativa correta.

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682Q741367 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, MPE SC, ACAFE

Quanto ao oligopólio, é correto afirmar:

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683Q231164 | Regimento Interno, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

De acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 453, de 05 de agosto de 2009, quanto as promoções, analise as afirmações a seguir.

l A promoção Post Mortem tem por objetivo expressar o reconhecimento do Estado ao policial civil falecido.
ll Na promoção por Ato de Bravura é exigido o atendimento dos requisitos para a promoção.
lll A superveniência do evento morte, em decorrência dos mesmos fatos e circunstâncias que tenham justificado promoção anterior por Ato de Bravura, excluirá a de caráter Post Mortem.
lV Ato de Bravura em serviço corresponde à conduta do policial civil que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação da vida de outrem, coloque em risco incomum a sua própria vida, demonstrando coragem e audácia.
V A promoção por bravura, condicionada à existência de vaga, se efetivará pela prática de ato considerado meritório.

Todas as afirmações corretas estão em:

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684Q741392 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, MPE SC, ACAFE

Quanto às políticas de distribuição de renda, é incorreto afirmar:

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685Q615440 | Informática, Técnico, MPE SC, ACAFE

Os números no sistema decimal 1050, 4098 e 9387, transformados no binário podem ser representados, respectivamente, por:

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686Q116388 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Considerando o modelo de gerenciamento PMBOK (Project Management Body of Knowledge), definido pelo PMI (Project Management Institute), marque com V as afirmações verdadeiras e F as falsas.

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A sequência correta, de cima para baixo, é:

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687Q170919 | Biologia, Biólogo, MPE SC, ACAFE

As atividades ou empreendimentos serão submetidos a estudos ambientais diferenciados para o processo de licenciamento, dependendo do seu potencial causador de degradação do meio ambiente.

Considerando o que dispõem as resoluções Conama 001/1986 e Consema 01/06, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Estudo de Impacto Ambiental

( 2 ) Relatório de Impacto Ambiental

( 3 ) Estudo Ambiental Simplificado

( 4 ) Estudo de Conformidade Ambiental

( 5 ) Relatório Ambiental Prévio

( ) Exigível para atividades ou empreendimentos de significativo impacto ambiental e contém, no mínimo: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, considerando o meio físico, biológico, os ecossistemas naturais e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.

( ) É exigível para fins de emissão de licença ambiental para regularização de atividade ou empreendimento em operação, sendo compatível com o seu porte e potencial poluidor tendo, no mínimo: diagnóstico atualizado do ambiente; avaliação dos impactos gerados pela implantação e operação da atividade ou empreendimento, incluindo os riscos e medidas de controle, mitigação, compensação e readequação, se couber.

( ) Reflete as conclusões do estudo de impacto ambiental e contém a descrição do projeto e suas alternativas locacionais e tecnológicas; a síntese dos resultados dos estudos de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; a descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade; a caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência da atividade e a recomendação da alternativa mais favorável, dentre outras informações.

( ) Exigível para o licenciamento de atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental, deverá ser elaborado por equipe multidisciplinar e conterá o diagnóstico integrado da área de influência do empreende-mento, abordando a interação entre os elementos dos meios físico, biológico e socioeconômico; a avaliação dos impactos resultantes da implantação do empreendimento e a definição de medidas mitigadoras, de controle ambiental e compensatórias, se couberem, necessárias à viabilização ambiental.

( ) Exigível para o licenciamento de atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental, deverá ser elaborado por um ou mais profissionais legalmente habilitados, dependendo das peculiaridades do empreendimento, e conterá um diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, como também a proposição de medidas de controle, mitigação e compensatórias, se couberem.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

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688Q817109 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no tocante à adoção, é incorreto afirmar:

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689Q614371 | Informática, Programador de Computador, MPE SC, ACAFE

Sobre um algoritmo, qual das alternativas abaixo está incorreta:

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690Q815605 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

O Estatuto da Criança e do Adolescente define ato infracional para a conduta descrita como crime ou contravenção penal. Sobre ato infracional é correto afirmar:

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691Q206090 | Probabilidade e Estatística, Estatístico, MPE SC, ACAFE

Uma rede de supermercados faz o controle de vendas diárias de duas de suas filiais. No último mês a filial 1 obteve uma média de vendas de R$ 125.000,00 com um desvio padrão de R$ 10.000,00. Já a segunda filial obteve uma média diária de R$ 75.000,00 com um desvio padrão de R$ 7.500,00 no mesmo período.
Com estes dados é correto afirmar que:

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692Q117053 | Informática, Banco de Dados, Analista de Sistemas, MPE SC, ACAFE

Com relação ao PL/SQL, assinale a alterna-tiva correta.

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693Q320094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:
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694Q202598 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Sobre os princípios básicos da Administração Pública, é correto afirmar:

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695Q177727 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil SC, ACAFE

Quanto aos Estados Membros, entes da Federação, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - CRFB/88, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa do Congresso Nacional.
( ) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.
( ) Incluem-se entre os bens dos Estados as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União
( ) Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
( ) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.
( ) São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal.
( ) Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

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696Q170323 | Biologia, Biólogo, MPE SC, ACAFE

A Resolução Conama 303/2002 estabelece parâmetros, definições e limites referentes às áreas de preservação permanente previstas nos artigos 2º e 3º da Lei 4.771/1965.
Com base nessa resolução é correto afirmar, exceto:

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697Q354669 | Contabilidade Geral, Operações com Mercadorias, Contador, MPE SC, ACAFE

A Empresa Rafa S.A., uma companhia que se dedica à compra e venda de mercadorias, contribuinte do ICMS, comprou, em 15/05/01, 70 unidades de mercadoria a R$ 3.000,00 cada uma. Em 20/06/01 comprou mais 180 unidades a R$ 4.000,00 cada, e em 30/05/01 vendeu 100 unidades pelo valor global de R$ 480.000,00. Sabendo-se que: "o estoque final era de 200 unidades;" "o estoque inicial era de R$ 150.000,00;" "o método de avaliação do estoque é o PEPS;" "os valores de compra e venda incluem ICMS de 12%;" Pode-se afirmar que o lucro bruto, em 30/06/01, foi de:

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698Q230275 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Entre as estratégias de avaliação psicológica, que não pertence a categoria de testes, estão as entrevistas.

Sobre as entrevistas semiestruturadas, analise as afirmações a seguir.

l É usada quando o entrevistador não tem clareza sobre seus objetivos.
ll Geralmente é usada para o levantamento de informações definidas por um projeto de pesquisa.
lll Seu uso é útil em situações em que haja a padronização de procedimentos ou de registro de dados, por exemplo, em psicologia hospitalar.
lV A entrevista semiestruturada dificilmente será utilizada em saúde pública.
V Comparada à entrevista livre, o uso da entrevista semiestruturada aumenta confiabilidade e fidedignidade da informação adquirida.
Todas as afirmações corretas estão em:

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699Q205267 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, MPE SC, ACAFE

O controle de poluentes atmosféricos pode ser feito de várias maneiras: com controle da emissão na fonte e com a instalação de equipamentos de retenção. É considerado equipamento para o controle da emissão de gases:

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700Q328177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
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