Questões de Concursos ADMTEC Resolva questões de ADMTEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. ADMTEC Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q1014365 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Uma instrutora de Libras, com vasta experiência no ensino da língua para diferentes faixas etárias, enfrenta um novo desafio. Ela está planejando um curso intensivo para profissionais de saúde que desejam aprender Libras para melhorar a comunicação com pacientes surdos. A instrutora busca a melhor abordagem metodológica para garantir que esses profissionais adquiram as habilidades necessárias em um curto período de tempo. Qual das seguintes abordagens metodológicas seria mais eficaz para a instrutora aplicar no ensino de Libras para profissionais de saúde, considerando a necessidade de aprendizado rápido e prático? ✂️ a) Priorizar o ensino da gramática complexa da Libras, assegurando que os alunos compreendam plenamente a estrutura da língua. ✂️ b) Focar em vocabulário e expressões específicas da área da saúde, complementado com práticas de diálogo e role-playing. ✂️ c) Utilizar uma abordagem imersiva, onde os alunos são expostos exclusivamente à Libras durante todo o curso, sem traduções. ✂️ d) Ensinar Libras por meio de aulas expositivas, com ênfase na memorização de sinais e na repetição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1014362 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um instrutor de Libras está desenvolvendo um programa educacional para crianças surdas, com o objetivo de facilitar a aquisição da leitura e da escrita. Considerando as particularidades linguísticas e cognitivas dos alunos surdos, o instrutor busca a melhor estratégia para apoiar o desenvolvimento da literacia. Qual das seguintes abordagens é a mais indicada para promover efetivamente a aquisição da leitura e da escrita em crianças surdas? ✂️ a) Utilizar predominantemente a leitura labial e a fala como meio principal para o ensino da leitura e escrita, minimizando o uso da Libras. ✂️ b) Enfatizar a memorização de palavras escritas em português, associando-as diretamente a imagens representativas. ✂️ c) Integrar a Libras no processo de ensino, utilizando-a como base para a compreensão dos conceitos e estrutura da língua portuguesa escrita. ✂️ d) Concentrar-se exclusivamente no ensino da gramática da língua portuguesa escrita, sem associação com a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1014369 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024O entendimento dos aspectos psicológicos da educação é crucial para instrutores de Libras, especialmente no que diz respeito ao ensino para alunos surdos e ouvintes. Conhecer as teorias psicológicas aplicadas à educação pode ajudar a moldar abordagens de ensino mais eficazes e inclusivas. Sendo assim, relacione as teorias psicológicas com suas aplicações práticas no ensino de Libras. 1. Behaviorismo. 2. Construtivismo. 3. Teoria das Inteligências Múltiplas. 4. Teoria Sociocultural. ( ) Fomentar atividades que promovam a interação social e a aprendizagem colaborativa, valorizando o contexto sociocultural dos alunos. ( ) Aplicar técnicas de reforço e condicionamento, como recompensas para encorajar a participação ativa e o uso correto de sinais. ( ) Criar atividades que permitam aos alunos construir seu conhecimento de Libras por meio de descobertas e experiências significativas. ( ) Implementar estratégias de ensino diferenciadas que atendam às diversas maneiras pelas quais os alunos podem aprender e expressar-se em Libras. A sequência correta é: ✂️ a) 2 – 3 – 4 – 1. ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4. ✂️ c) 4 – 1 – 2 – 3. ✂️ d) 3 – 4 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos? ✂️ a) Utilizar predominantemente vídeos pré-gravados de Libras, com legendas e interpretação em voz, para facilitar o aprendizado autônomo. ✂️ b) Oferecer aulas ao vivo via videoconferência, com um intérprete de Libras para tradução simultânea, focando na interação em tempo real. ✂️ c) Desenvolver um sistema de ensino baseado em texto, com recursos visuais complementares, para garantir a acessibilidade do conteúdo. ✂️ d) Criar um ambiente de aprendizagem gamificado, com atividades interativas e feedback instantâneo, adaptado para usuários surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1014375 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Instrutores de Libras, assim como outros educadores, devem ter conhecimento sobre os principais autores e suas teorias em pedagogia, educação e ensino. Este conhecimento é crucial para aplicar as melhores práticas pedagógicas em sala de aula. Sendo assim, relacione os autores com suas principais contribuições ou teorias. 1. Jean Piaget. 2. Lev Vygotsky. 3. Paulo Freire. 4. Howard Gardner. ( ) Teoria das Inteligências Múltiplas. ( ) Pedagogia do Oprimido, enfatizando a educação como prática de liberdade. ( ) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, enfocando estágios de desenvolvimento intelectual. ( ) Teoria Sociocultural, destacando a importância da interação social na aprendizagem. A sequência correta é: ✂️ a) 4 – 3 – 1 – 2. ✂️ b) 4 – 3 – 2 – 1. ✂️ c) 1 – 2 – 3 – 4. ✂️ d) 2 – 1 – 4 – 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1015248 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022Analise as afirmativas a seguir: I. A Libras é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão no Brasil, assim como outros recursos de expressão a ela associados. II. A legislação brasileira determina que o poder público deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1013509 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022Analise as afirmativas a seguir: I. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – a Libras – é um meio de comunicação de uso restrito dos indivíduos que comprovadamente possui algum tipo de deficiência auditiva ou motora, sendo impedido o seu uso por pessoas que não compõem esse grupo. II. É vedado ao município organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, sendo essa responsabilidade restrita ao Ministério da Educação.Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADMTEC, 2019• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1013324 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020Texto associado. Comunidades de surdosor I. G. Cardoso, 2016 (adaptado). As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo. Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais. Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações nas quais eles são vistos como doentes e/ou deficientes, conforme sugere o texto. II. Uma das ideias presentes no texto é a de que as comunidades de surdos de todo o país, até o momento, não conseguiram criar quaisquer elementos culturais ou linguísticos próprios. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1014364 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um instrutor de Libras está enfrentando um desafio em sua sala de aula. Alguns alunos ouvintes têm dificuldade em entender a gramática da Libras, principalmente no que diz respeito à estruturação de frases complexas. O instrutor deseja desenvolver uma estratégia que facilite a compreensão e aplicação prática dessa parte fundamental da língua. Qual das seguintes estratégias seria a mais eficaz para o instrutor de Libras adotar, visando melhorar a compreensão dos alunos ouvintes sobre a gramática da Libras e sua aplicação prática? ✂️ a) Focar exclusivamente na teoria gramatical, utilizando exemplos escritos para explicar a estrutura das frases em Libras. ✂️ b) Criar atividades práticas que envolvam a tradução de textos do português para Libras, reforçando a compreensão da gramática. ✂️ c) Utilizar um método comparativo, destacando as diferenças e semelhanças entre a gramática da Libras e a do português. ✂️ d) Promover atividades de imersão total, onde os alunos só se comunicam em Libras, sem apoio de materiais escritos ou falados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11Q1014365 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Uma instrutora de Libras, com vasta experiência no ensino da língua para diferentes faixas etárias, enfrenta um novo desafio. Ela está planejando um curso intensivo para profissionais de saúde que desejam aprender Libras para melhorar a comunicação com pacientes surdos. A instrutora busca a melhor abordagem metodológica para garantir que esses profissionais adquiram as habilidades necessárias em um curto período de tempo. Qual das seguintes abordagens metodológicas seria mais eficaz para a instrutora aplicar no ensino de Libras para profissionais de saúde, considerando a necessidade de aprendizado rápido e prático? ✂️ a) Priorizar o ensino da gramática complexa da Libras, assegurando que os alunos compreendam plenamente a estrutura da língua. ✂️ b) Focar em vocabulário e expressões específicas da área da saúde, complementado com práticas de diálogo e role-playing. ✂️ c) Utilizar uma abordagem imersiva, onde os alunos são expostos exclusivamente à Libras durante todo o curso, sem traduções. ✂️ d) Ensinar Libras por meio de aulas expositivas, com ênfase na memorização de sinais e na repetição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1014362 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um instrutor de Libras está desenvolvendo um programa educacional para crianças surdas, com o objetivo de facilitar a aquisição da leitura e da escrita. Considerando as particularidades linguísticas e cognitivas dos alunos surdos, o instrutor busca a melhor estratégia para apoiar o desenvolvimento da literacia. Qual das seguintes abordagens é a mais indicada para promover efetivamente a aquisição da leitura e da escrita em crianças surdas? ✂️ a) Utilizar predominantemente a leitura labial e a fala como meio principal para o ensino da leitura e escrita, minimizando o uso da Libras. ✂️ b) Enfatizar a memorização de palavras escritas em português, associando-as diretamente a imagens representativas. ✂️ c) Integrar a Libras no processo de ensino, utilizando-a como base para a compreensão dos conceitos e estrutura da língua portuguesa escrita. ✂️ d) Concentrar-se exclusivamente no ensino da gramática da língua portuguesa escrita, sem associação com a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1014369 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024O entendimento dos aspectos psicológicos da educação é crucial para instrutores de Libras, especialmente no que diz respeito ao ensino para alunos surdos e ouvintes. Conhecer as teorias psicológicas aplicadas à educação pode ajudar a moldar abordagens de ensino mais eficazes e inclusivas. Sendo assim, relacione as teorias psicológicas com suas aplicações práticas no ensino de Libras. 1. Behaviorismo. 2. Construtivismo. 3. Teoria das Inteligências Múltiplas. 4. Teoria Sociocultural. ( ) Fomentar atividades que promovam a interação social e a aprendizagem colaborativa, valorizando o contexto sociocultural dos alunos. ( ) Aplicar técnicas de reforço e condicionamento, como recompensas para encorajar a participação ativa e o uso correto de sinais. ( ) Criar atividades que permitam aos alunos construir seu conhecimento de Libras por meio de descobertas e experiências significativas. ( ) Implementar estratégias de ensino diferenciadas que atendam às diversas maneiras pelas quais os alunos podem aprender e expressar-se em Libras. A sequência correta é: ✂️ a) 2 – 3 – 4 – 1. ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4. ✂️ c) 4 – 1 – 2 – 3. ✂️ d) 3 – 4 – 2 – 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos? ✂️ a) Utilizar predominantemente vídeos pré-gravados de Libras, com legendas e interpretação em voz, para facilitar o aprendizado autônomo. ✂️ b) Oferecer aulas ao vivo via videoconferência, com um intérprete de Libras para tradução simultânea, focando na interação em tempo real. ✂️ c) Desenvolver um sistema de ensino baseado em texto, com recursos visuais complementares, para garantir a acessibilidade do conteúdo. ✂️ d) Criar um ambiente de aprendizagem gamificado, com atividades interativas e feedback instantâneo, adaptado para usuários surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1014375 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Instrutores de Libras, assim como outros educadores, devem ter conhecimento sobre os principais autores e suas teorias em pedagogia, educação e ensino. Este conhecimento é crucial para aplicar as melhores práticas pedagógicas em sala de aula. Sendo assim, relacione os autores com suas principais contribuições ou teorias. 1. Jean Piaget. 2. Lev Vygotsky. 3. Paulo Freire. 4. Howard Gardner. ( ) Teoria das Inteligências Múltiplas. ( ) Pedagogia do Oprimido, enfatizando a educação como prática de liberdade. ( ) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, enfocando estágios de desenvolvimento intelectual. ( ) Teoria Sociocultural, destacando a importância da interação social na aprendizagem. A sequência correta é: ✂️ a) 4 – 3 – 1 – 2. ✂️ b) 4 – 3 – 2 – 1. ✂️ c) 1 – 2 – 3 – 4. ✂️ d) 2 – 1 – 4 – 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1015248 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022Analise as afirmativas a seguir: I. A Libras é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão no Brasil, assim como outros recursos de expressão a ela associados. II. A legislação brasileira determina que o poder público deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1013509 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022Analise as afirmativas a seguir: I. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – a Libras – é um meio de comunicação de uso restrito dos indivíduos que comprovadamente possui algum tipo de deficiência auditiva ou motora, sendo impedido o seu uso por pessoas que não compõem esse grupo. II. É vedado ao município organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, sendo essa responsabilidade restrita ao Ministério da Educação.Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADMTEC, 2019• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1013324 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020Texto associado. Comunidades de surdosor I. G. Cardoso, 2016 (adaptado). As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível. Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo. Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais. Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações nas quais eles são vistos como doentes e/ou deficientes, conforme sugere o texto. II. Uma das ideias presentes no texto é a de que as comunidades de surdos de todo o país, até o momento, não conseguiram criar quaisquer elementos culturais ou linguísticos próprios. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1014364 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024Um instrutor de Libras está enfrentando um desafio em sua sala de aula. Alguns alunos ouvintes têm dificuldade em entender a gramática da Libras, principalmente no que diz respeito à estruturação de frases complexas. O instrutor deseja desenvolver uma estratégia que facilite a compreensão e aplicação prática dessa parte fundamental da língua. Qual das seguintes estratégias seria a mais eficaz para o instrutor de Libras adotar, visando melhorar a compreensão dos alunos ouvintes sobre a gramática da Libras e sua aplicação prática? ✂️ a) Focar exclusivamente na teoria gramatical, utilizando exemplos escritos para explicar a estrutura das frases em Libras. ✂️ b) Criar atividades práticas que envolvam a tradução de textos do português para Libras, reforçando a compreensão da gramática. ✂️ c) Utilizar um método comparativo, destacando as diferenças e semelhanças entre a gramática da Libras e a do português. ✂️ d) Promover atividades de imersão total, onde os alunos só se comunicam em Libras, sem apoio de materiais escritos ou falados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro