Questões de Concursos ADMTEC

Resolva questões de ADMTEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1014365 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Uma instrutora de Libras, com vasta experiência no ensino da língua para diferentes faixas etárias, enfrenta um novo desafio. Ela está planejando um curso intensivo para profissionais de saúde que desejam aprender Libras para melhorar a comunicação com pacientes surdos. A instrutora busca a melhor abordagem metodológica para garantir que esses profissionais adquiram as habilidades necessárias em um curto período de tempo. Qual das seguintes abordagens metodológicas seria mais eficaz para a instrutora aplicar no ensino de Libras para profissionais de saúde, considerando a necessidade de aprendizado rápido e prático?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1014362 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Um instrutor de Libras está desenvolvendo um programa educacional para crianças surdas, com o objetivo de facilitar a aquisição da leitura e da escrita. Considerando as particularidades linguísticas e cognitivas dos alunos surdos, o instrutor busca a melhor estratégia para apoiar o desenvolvimento da literacia. Qual das seguintes abordagens é a mais indicada para promover efetivamente a aquisição da leitura e da escrita em crianças surdas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1014369 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

O entendimento dos aspectos psicológicos da educação é crucial para instrutores de Libras, especialmente no que diz respeito ao ensino para alunos surdos e ouvintes. Conhecer as teorias psicológicas aplicadas à educação pode ajudar a moldar abordagens de ensino mais eficazes e inclusivas. Sendo assim, relacione as teorias psicológicas com suas aplicações práticas no ensino de Libras.

1. Behaviorismo.
2. Construtivismo.
3. Teoria das Inteligências Múltiplas.
4. Teoria Sociocultural.
( ) Fomentar atividades que promovam a interação social e a aprendizagem colaborativa, valorizando o contexto sociocultural dos alunos.
( ) Aplicar técnicas de reforço e condicionamento, como recompensas para encorajar a participação ativa e o uso correto de sinais.
( ) Criar atividades que permitam aos alunos construir seu conhecimento de Libras por meio de descobertas e experiências significativas.
( ) Implementar estratégias de ensino diferenciadas que atendam às diversas maneiras pelas quais os alunos podem aprender e expressar-se em Libras.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1014375 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Instrutores de Libras, assim como outros educadores, devem ter conhecimento sobre os principais autores e suas teorias em pedagogia, educação e ensino. Este conhecimento é crucial para aplicar as melhores práticas pedagógicas em sala de aula. Sendo assim, relacione os autores com suas principais contribuições ou teorias.

1. Jean Piaget.
2. Lev Vygotsky.
3. Paulo Freire.
4. Howard Gardner.

( ) Teoria das Inteligências Múltiplas.
( ) Pedagogia do Oprimido, enfatizando a educação como prática de liberdade.
( ) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, enfocando estágios de desenvolvimento intelectual.
( ) Teoria Sociocultural, destacando a importância da interação social na aprendizagem.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1015248 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Libras é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão no Brasil, assim como outros recursos de expressão a ela associados.
II. A legislação brasileira determina que o poder público deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1013509 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADMTEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – a Libras – é um meio de comunicação de uso restrito dos indivíduos que comprovadamente possui algum tipo de deficiência auditiva ou motora, sendo impedido o seu uso por pessoas que não compõem esse grupo.

II. É vedado ao município organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, sendo essa responsabilidade restrita ao Ministério da Educação.



Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADMTEC, 2019

• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1013324 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020

Texto associado.
Comunidades de surdos

or I. G. Cardoso, 2016 (adaptado).

As comunidades de surdos de todo o mundo passaram a ser comunidades culturais, “falantes” de uma língua própria. Assim, mesmo quando não vocaliza, um surdo pode perfeitamente “falar” em sua língua de sinais, não cabendo a denominação surdo-mudo. Por outro lado, a mudez é um tipo de patologia causado por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. A surdez não está absolutamente vinculada à mudez. Dizer que alguém que fala com dificuldades é mudo é preconceituoso, na visão de muitos estudiosos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o deficiente auditivo é aquele que tem perda parcial da audição, ou seja, escuta o mínimo de ruído possível.

Mas o termo em voga traz duas vertentes, quando é aplicado de forma a chamar um surdo. Existem surdos que não gostam do termo, como há os que não se opõem.

A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações construídas pela medicina, a qual considera que aqueles são doentes e/ou deficientes e, categoriza-os de acordo com o grau da surdez, entre leve, moderado, severo ou profundo.

Porém, pode-se ressaltar que, contraditoriamente, há pessoas surdas que assumem os termos “deficiente auditivo”, “D.A.” e “pessoa com deficiência auditiva”. Consciente ou inconscientemente, outras os utilizam apenas em determinados espaços sociais para poder usufruir direitos que lhes são garantidos pela legislação e políticas sociais.

Disponível em: https://bit.ly/38Lgs2j
Leia o texto 'Comunidades de surdos' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. A terminologia “deficiente auditivo” tem sido rejeitada pelos surdos por ser fruto de representações nas quais eles são vistos como doentes e/ou deficientes, conforme sugere o texto.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que as comunidades de surdos de todo o país, até o momento, não conseguiram criar quaisquer elementos culturais ou linguísticos próprios.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1014364 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Um instrutor de Libras está enfrentando um desafio em sua sala de aula. Alguns alunos ouvintes têm dificuldade em entender a gramática da Libras, principalmente no que diz respeito à estruturação de frases complexas. O instrutor deseja desenvolver uma estratégia que facilite a compreensão e aplicação prática dessa parte fundamental da língua. Qual das seguintes estratégias seria a mais eficaz para o instrutor de Libras adotar, visando melhorar a compreensão dos alunos ouvintes sobre a gramática da Libras e sua aplicação prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.