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51Q1016285 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADMTEC, 2025

Pesquisas sobre a história da população surda e muda revelam tradições comunitárias, abrangendo valores culturais que repercutem em práticas linguísticas próprias. Assinale a alternativa que reconhece essa herança sociocultural:
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52Q1016286 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADMTEC, 2025

A consolidação da Libras como língua plena e independente envolve aspectos culturais e identitários da comunidade surda. Nesse contexto, como se define a relação entre Libras e língua portuguesa em ambientes bilíngues?
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53Q1016291 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADMTEC, 2025

O Intérprete de Libras atua como mediador linguístico, promovendo entendimento entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Qual a conduta que é compatível com esse papel profissional?
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54Q1016076 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Um instrutor de Libras está preparando uma aula avançada focada na semântica e pragmática da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a aula, o instrutor planeja explorar como os sinais em Libras podem variar em significado com base no contexto e na intenção do falante. Considerando a semântica e pragmática da Libras, qual das seguintes situações melhor exemplifica a variação de significado de um sinal em função do contexto e da intenção comunicativa?
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55Q1013319 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto apresenta uma perspectiva em que a surdez e a mudez são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, vista como castigo e punição.

II. O texto sugere que a sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças.

Marque a alternativa CORRETA:
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56Q1013322 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. A ideia principal do texto é a de que a população de surdos e a população de mudos são desprovidas de uma cultura própria, uma linguagem própria ou mesmo de meios particulares de se comunicar.

II. O texto leva o leitor a inferir que, quando a surdez é vista como um problema, os surdos se tornam desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Marque a alternativa CORRETA:
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57Q1014377 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Das alternativas abaixo, assinale a que corresponda ao ano de fundação do antigo Imperial Instituto de Surdos-Mudos, atualmente conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no Rio de Janeiro.
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58Q1013931 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A presença do povo surdo é tão antiga quanto a humanidade. Sempre existiram surdos. O que acontece, porém, é que nos diferentes momentos históricos nem sempre eles foram respeitados em suas diferenças ou mesmo reconhecidos como seres humanos.
II. Há exaustivos registros sobre as pessoas com deficiências na Pré-história. Essa grande quantidade de registros indica que a vida inóspita enfrentada pelos seres humanos sugere que a sobrevivência dos integrantes dos grupos e tribos dependia quase exclusivamente da força e resistência físicas, e surdos, assim como ouvintes, possuíam essas semelhanças físicas.

Marque a alternativa CORRETA:
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59Q1013937 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. O Congresso internacional de educadores surdos na cidade de Milão, na Itália, em 1880, foi a maior derrota do oralismo puro e uma das maiores vitórias da história para a comunidade surda.
II. O Congresso de Milão de 1880 foi organizado, patrocinado e conduzido por muitos especialistas ouvintistas, com maioria contrária ao oralismo puro.

Marque a alternativa CORRETA:
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60Q1013939 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A língua de sinais não é um legítimo sistema linguístico, pois lhe falta a característica essencial para ser considerada língua: a oralidade, dado que é essa característica que a faz ser estudada pelos linguistas e por atender eficazmente às necessidades de comunicação entre os indivíduos.

II. A língua de sinais se difere das línguas orais-auditivas, uma vez que elas se realizam pelo canal visual e da utilização do espaço, por expressões faciais e movimentos gestuais perceptíveis pela visão.

Marque a alternativa CORRETA:
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