Questões de Concursos ADMTEC

Resolva questões de ADMTEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1013320 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADMTEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a concluir que a sociedade atual impôs aos surdos e aos mudos um padrão de vida próximo e absolutamente alinhado às suas expectativas e desejos.

II. O texto procura destacar que, para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses dos surdos e mudos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1013935 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Sistema bimodal é o uso simultâneo de duas línguas distintas.
II. Bilinguismo diglóssico é o uso de duas línguas em momentos distintos.
III. Pidgin, ou língua de contato, é uma palavra de origem inglesa que designa qualquer língua criada, normalmente de forma espontânea, a partir da mistura de duas ou mais línguas e que serve de meio de comunicação entre os falantes.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1013938 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A língua de sinais é também conhecida como língua gestual, pois se utiliza de gestos e sinais em substituição à língua de sons ou oral.
II. A língua de sinais é baseada em gestos ou mímicas, pois não se constitui como uma língua natural, com léxico (conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito) e gramática próprios.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1016292 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADMTEC, 2025

Em uma escola de ensino fundamental, o intérprete de Libras observou dificuldades nos projetos interdisciplinares, pois alguns professores não realizavam planejamento conjunto para alunos surdos. Como o intérprete pode contribuir para a harmonização dessas práticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1016294 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADMTEC, 2025

O planejamento e a organização do trabalho do intérprete de Libras exigem estratégias coordenadas com a equipe docente, incluindo preparação prévia do vocabulário e análise das demandas pedagógicas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1016074 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

Um instrutor de Libras está ensinando um grupo avançado sobre a fonologia da língua de sinais brasileira (Libras). Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre os componentes fonológicos, o instrutor decide focar em um aspecto específico que influencia significativamente a formação dos sinais. Considerando os aspectos fonológicos da Libras, qual dos seguintes elementos é fundamental na diferenciação de significados entre sinais aparentemente similares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1016077 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMTEC, 2024

A escrita dos sinais, conhecida como Signwriting, é uma forma de representar graficamente as línguas de sinais. O Signwriting pode ser uma ferramenta útil para instrutores de Libras, permitindo a documentação e o estudo mais aprofundado dos sinais. Analise as seguintes afirmativas sobre o Signwriting.

I. O Signwriting é uma representação bidimensional que permite indicar movimento, orientação e expressão facial dos sinais.
II. No Signwriting, os sinais são representados exclusivamente por meio de símbolos pictográficos, sem incorporar elementos da escrita alfabética.
III. Uma das limitações do Signwriting é a incapacidade de representar sinais com movimentos dinâmicos e complexos.
IV. O Signwriting pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de Libras, auxiliando na visualização e análise de estruturas gramaticais.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1016243 | Libras, Educação dos Surdos, Inspetor Escolar, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMTEC, 2024

A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, é um marco importante para a comunidade surda no Brasil, porque:

I. prevê a formação e qualificação de tradutores e intérpretes de LIBRAS, mas exclusivamente para atuar em ambientes médicos.
II. assegura que apenas as instituições públicas devem garantir a educação dos surdos por meio de LIBRAS sem exigir a formação de professores para essa modalidade de ensino.
III. estabelece que o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos têm a responsabilidade de apoiar e promover o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
IV. determina que é necessário promover a difusão e o uso da LIBRAS, contribuindo para sua valorização e ampliação de seu uso em diferentes contextos sociais.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.