Questões de Concursos: AEVSF FACAPE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: AEVSF FACAPE. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q909326 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células e fragmentos citoplasmáticos. No exame de hemograma, tipos dessas células são identificadas como responsáveis por detectar infecções e inflamações. Fala-se, portanto, dos(as):

12 Q909322 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

De acordo com os princípios e diretrizes da BNCC, qual abordagem é mais alinhada com o planejamento e organização do conteúdo na Educação Física Escolar para o Ensino Fundamental?

13 Q909324 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As glândulas são estruturas produtoras de substâncias que podem ser lançadas diretamente na corrente sanguínea ou em outras glândulas, como também fora das células produtoras. Essas estruturas são classificadas em exócrinas, endócrinas ou mistas. Dessa forma, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando os exemplos de glândulas com as suas respectivas classificações.

1ª COLUNA

(1)Exócrina

(2)Mista

(3)Endócrina

2ª COLUNA

( ) Tireóide

( ) Pâncreas

( ) Ovários

( ) Testículos

( ) Hipófise

( ) Parótidas

Assinale a alternativa CORRETA que preenche essas relações:

14 Q909311 | Pedagogia, O Processo AçãoReflexãoAção no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Proveniente das rápidas e múltiplas transformações científicas, tecnológicas e sociais ocorridas na contemporaneidade, as metodologias ativas vêm se constituindo como estratégias pedagógicas para além da concepção e atuação nos processos de ensinar e aprender centrada nos paradigmas tradicionais, ou seja, inverte e reverte o contexto educativo da escola e o papel do aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, de maneira autônoma, criativa, crítica, reflexiva e participativa.

SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para a aprendizagem significativa. In: Metodologias ativas: estratégias de aprendizagem e os paradigmas educacionais. Freitas Bastos Editora, 2022.

Considerando as premissas que embasam as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.

I. Personalização da aprendizagem.

II. Múltiplas Inteligências e Competências.

III. Métodos e atividades focadas na experiência.

IV. Processos Criativos e Colaborativos.

V. Acreditar que todos os alunos irão experienciar da mesma forma e aprender todos da mesma maneira.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

15 Q909318 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Em uma partida de basquete, um time está com a posse de bola e precisa pontuar. Qual das seguintes ações é um fundamento técnico do jogo que pode ser utilizado para isso?

16 Q909319 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Durante uma competição de atletismo, um saltador em distância busca aprimorar sua técnica para atingir maiores distâncias. Analise as afirmações e marque a CORRETA:

17 Q909300 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social de Nº 8.742/1993, a assistência social tem como objetivos:

18 Q909305 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.

Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez. 2023. (adaptado).

I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

19 Q909298 | Informática, Pacote de Aplicativos: Microsoft Office, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Sobre Mala Direta no Microsoft Office, julgue as afirmações abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.

I. Para a criação de mala direta é preciso de um documento modelo (carta, e-mail, etiqueta, por exemplo) e uma fonte de dados, onde esta última pode ser criada no próprio Microsoft Word ou Microsoft Excel.

II. Depois que você tiver uma fonte de dados conectada ao seu documento, adicionar campos de mesclagem é uma maneira de personalizar um documento com as informações da fonte de dados. Os campos de mesclagem vêm dos títulos de coluna na fonte de dados.

III. Mala direta é um recurso do Microsoft Office que permite criação de documentos personalizados a partir de uma fonte de dados criando uma carta modelo no Microsoft Word ou Excel.

20 Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.