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Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2541Q982977 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea estabelece princípios e condutas que orientam o exercício das atividades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, promovendo a valorização da profissão e a proteção do interesse público. Entre os fundamentos da ética profissional estão a qualificação técnica, a honestidade, a responsabilidade social eambiental e o respeito à dignidade humana. Em relação às disposições éticas vigentes, assinale a alternativa correta.
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2542Q978115 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O estudo do desenvolvimento humano envolve a análise das transformações que ocorrem ao longo da vida nos domínios emocional, cognitivo e social. Tais transformações são influenciadas por fatores biológicos, culturais e relacionais, e assumem características específicas em cada etapa do ciclo vital. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A idade adulta apresenta estabilidade cognitiva, com habilidades como raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem mantidas ou ampliadas, embora possam ocorrer variações individuais.
(__)A infância representa um período em que o desenvolvimento social é pouco relevante, pois a criança ainda não interage com grupos sociais amplos nem internaliza normas sociais complexas.
(__)A velhice pode demandar adaptações emocionais decorrentes de perdas afetivas e mudanças de papéis sociais, sendo importante o suporte relacional para a manutenção da qualidade de vida.
(__)A adolescência é marcada pela estabilidade emocional, com foco predominante na consolidação de papéis sociais já definidos na infância e ausência de conflitos internos significativos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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2543Q978117 | Psicologia, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A atuação do psicólogo em contextos sociais exige domínio de estratégias que favoreçam a escuta qualificada e intervenções pontuais, especialmente em situações de vulnerabilidade. Entre essas estratégias, destacam-se modalidades de intervenção breve que se diferenciam quanto ao foco, estrutura e duração do atendimento. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B:

Coluna A (termos):
1.Entrevista motivacional. 2.Intervenção em crise. 3.Psicoterapia focal.

Coluna B (descrições):

(__)Modelo de intervenção breve com foco delimitado em um conflito específico, que orienta o planejamento e número de sessões com base em um objetivo terapêutico central.
(__)Técnica estruturada que visa estimular o engajamento da pessoa na mudança de comportamento, baseada em ambivalência e construção da motivação intrínseca.
(__)Abordagem centrada em eventos agudos, de alta intensidade emocional, com foco no restabelecimento do equilíbrio psíquico imediato.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
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2544Q900042 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O PME de São Miguel do Oeste inclui metas específicas que devem ser monitoradas e avaliadas periodicamente. Assim, avalie as proposições:

I. A Secretaria Municipal de Educação é uma das instâncias responsáveis pelo monitoramento do PME.
II. As metas do PME devem ser cumpridas independentemente dos dados divulgados por órgãos oficiais.
III. O Fórum Municipal de Educação tem a atribuição de promover a articulação das conferências municipais com as estaduais e nacionais.

Assinale a alternativa correta:
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2545Q1019339 | Alemão, Verbos Verben, Habilitado, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Überprüfen Sie die Alternative, bei der keine Temporäle Präposition verwendet wird:
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2546Q982988 | Português, Engenheiro Civil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



A estrada construída para a COP30 em Belém na Amazônia



Uma nova rodovia de quatro faixas que corta dezenas de milhares de hectares de floresta amazônica protegida está sendo construída para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em Belém do Pará.



O objetivo é facilitar o tráfego para a capital paraense, que receberá mais de cinquenta mil pessoas — incluindo líderes mundiais — na conferência em novembro.



O governo estadual promove a rodovia como sustentável, mas moradores e ambientalistas criticam impacto ambiental.



A Amazônia desempenha um papel vital na absorção de carbono para o planeta e na preservação da biodiversidade, e críticos dizem que esse desmatamento contradiz o próprio desígnio de uma conferência climática.



Ao longo da estrada parcialmente construída, a densa floresta tropical se ergue dos dois lados — um lembrete do que já esteve ali.



Toras de madeira estão empilhadas nas áreas desmatadas, que se estendem por mais de treze quilômetros floresta adentro até Belém.



Escavadeiras e máquinas abrem caminho pelo chão da floresta, aterrando áreas úmidas para pavimentar a estrada que cortará uma área protegida.



Claudio Verequete mora a cerca de duzentos metros de onde a estrada passará. Ele costumava ganhar a vida colhendo açaí de árvores que antes ocupavam o local.



"Tudo foi destruído", diz ele, apontando para a clareira.



"Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família."



Ele afirma que não recebeu nenhuma compensação do governo estadual e que, atualmente, vive com suas economias. Também receia que a construção da estrada leve a mais desmatamento no futuro, agora que a área se tornou mais acessível a empresas.



"Nosso medo é que um dia alguém chegue aqui e diga: 'Toma esse dinheiro. Precisamos dessa área para construir um posto de gasolina ou um galpão.' E então, teremos que sair daqui", diz.



Sua comunidade não terá acesso à estrada, devido aos muros que a cercam em ambos os lados.



"Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Os benefícios serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, não conseguirá usar a estrada."



A via deixa duas áreas de floresta protegida desconectadas. Cientistas estão preocupados com o risco de fragmentação do ecossistema e de interrupção no deslocamento da fauna.



A professora Silvia Sardinha é veterinária especializada em vida selvagem e pesquisadora em um hospital universitário de animais que fica de frente para o local onde a nova estrada está sendo construída.



Ela e sua equipe reabilitam animais silvestres feridos, principalmente por causas humanas ou atropelamentos.



Depois de recuperados, eles são devolvidos à natureza; algo que, segundo ela, será mais difícil com uma rodovia logo ao lado.



"Animais terrestres não poderão mais atravessar para a outra direção, reduzindo as áreas onde podem viver e se reproduzir."



O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e apresentar o que tem feito para protegê-la.



A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam "em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais", quem vive na Amazônia "não está sendo ouvido".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8v44gdjr2o.adaptado.

A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais, "quem vive na Amazônia não está sendo ouvido".

A expressão destacada trata-se de uma oração:
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2547Q1045203 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Em relação aos desafios enfrentados por crianças com distúrbios de aprendizagem, qual das alternativas a seguir retrata uma manifestação comum destes problemas?

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2548Q884436 | Português, Análise sintática, Técnico de Enfermagem Socorrista, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Diz Ashley Chung-Fat-Yim, 'professor assistente e pesquisador em bilinguismo e psicolinguística'.
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vertfut-62290636.adaptado)

Sintaticamente, o termo destacado trata-se de:
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2549Q888532 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos:

Fonte: http://portal.mec.gov.br/

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2550Q955860 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças nas comunidades. Dentre as suas atribuições estão:

I.Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, utilizando os princípios da Educação Popular em Saúde, para alcançar tanto ações domiciliares quanto comunitárias.

II.Ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, informações, promoção social e proteção da cidadania, alinhando suas ações com as diretrizes do SUS para a saúde preventiva e atenção básica.

III.Realização de exames médicos e tratamentos de saúde na comunidade, sem a necessidade de envolver ações educativas ou de prevenção.


É CORRETO o que se afirma em:
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2551Q983253 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, composto por ações e serviços oferecidos por órgãos e instituições públicas em âmbito federal, estadual e municipal. Diversas ações estão incluídas no campo de atuação do SUS, marque a alternativa que apresenta uma ação que NÃO está dentro do campo de atuação SUS:
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2552Q913366 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Feche os olhos e tente lembrar: quantas vezes você, quando criança ou mesmo como professor, ouviu e usou a expressão "lápis cor de pele"? Afinal, se existem os amarelos, os azuis e os vermelhos, há de existir também o cor de pele. Até aí, nenhum problema. Porém, a qual pele nos referimos? Estamos falando da cor de quem? Essa é a pergunta que vem dentro do novo livro do ilustrador e escritor paulistano Alexandre Rampazo, "A cor da Coraline". Narrado em primeira pessoa pela personagem Coraline, o livro acompanha um dia aparentemente comum, até que seu amigo Pedrinho pede emprestado um lápis "cor de pele", e uma série de questionamentos, dúvidas e inquietações tomam conta da menina. "A cor da pele é só uma?", reflete a pequena. Para saber de que pele Pedrinho estava falando, era preciso saber de quem ele estava falando. Ela olha para ele, olha para si mesma e para a sua caixa de lápis, certamente um só não poderia pintar todo mundo. E logo começa a imaginar mundos de possibilidades, como um país onde todos fossem vermelhos de vergonha.

Fonte: Renata Panzini. Por mais pluralidade, livro infantil fala sobre cores de pele. Disponível em: <https://lunetas. com.br/por-mais-pluralidade-livro-infantil-fala-sobrecores-de-pele/>.

Portanto, o autor ao colocar uma criança negra para questionar qual lápis é de fato "cor de pele", o autor propõe uma reflexão sobre:
Marque a alternativa CORRETA.
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2553Q888536 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), em seu Art. 29, preconiza que: "A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". Na Educação Infantil, inicia-se a escolarização da criança, há uma integração entre o educar e o cuidar; nesse aspecto, o professor exerce papel fundamental no desenvolvimento da afetividade.

O profissional que atua diretamente com a criança precisa desenvolver competências específicas na área. Identifique algumas dessas competências utilizando V (verdadeiro) e F (falso):

(__)Muita leitura.

(__)Atitudes cooperativas.

(__)Perfil afetuoso.

(__)Solidariedade.

Marque a sequência CORRETA:

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2554Q1022937 | Inglês, Adjetivos Adjectives, Professor de Inglês, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Identify the sentence that correctly uses the comparative form of an adjective:
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2555Q900059 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante a educação infantil, as crianças passam por diferentes fases de desenvolvimento, cada uma com características específicas que influenciam a aprendizagem. Assim, avalie as proposições:

I. O estágio sensório-motor é uma fase do desenvolvimento infantil que ocorre antes do estágiopré-operatório.
II. No estágio operatório-concreto, as crianças ainda não conseguem realizar operações mentais lógicas.
III. O estágio operatório-formal é caracterizado pela capacidade de pensar abstratamente e formular hipóteses.

Assinale a alternativa correta:
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2556Q982235 | Saúde Pública, FaxineiraMerendeira, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Analise os itens abaixo:

I. Boas Práticas de Higiene referem-se às práticas estabelecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até o preparo e consumo dele. Por meio dessas práticas, evita-se a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

II.Contaminação dos alimentos é um processo no qual, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo.

Fonte: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. RDC n° 216/2004. ANVISA.

A partir da análise dos itens, é possível AFIRMAR que:

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2557Q1083100 | Direito Urbanístico, Leis Municipais, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A Lei Complementar nº 77/2018, que consolida as normas de parcelamento do solo em São José do Cedro/SC, estabelece os requisitos mínimos para a aprovação de loteamentos. Um empreendedor pretende lotear uma gleba na zona urbana do município. Qual é a porcentagem mínima da área total da gleba que ele deverá destinar para uso público, conforme a legislação municipal?
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2558Q978140 | Português, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Coceira crônica, distúrbio dermatológico que afeta uma em cada cinco pessoas


A coceira crônica é associada a distúrbios dermatológicos como eczemas, urticária e psoríase, mas também a outras condições médicas, incluindo doença renal crônica, insuficiência renal e linfoma. Em alguns casos, a coceira crônica dura anos e a sensação é enlouquecedora.


No livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321), os pecadores condenados ao oitavo círculo do inferno - os fraudadores - sofriam "a fúria ardente da feroz coceira que nada consegue aliviar".


Muitas pessoas que sofrem de psoríase talvez se identifiquem com a descrição do inferno de Dante. A coceira decorrente dessa condição já foi comparada com um ataque de formigas-de-fogo.


Pacientes com doenças hepáticas chegaram a ser submetidos a transplantes por não conseguirem lidar com a sensação de coceira. E alguns pacientes com câncer param de tomar medicações que salvariam suas vidas por não suportarem a coceira que esses remédios lhes causam.


"Estudos demonstraram que a coceira crônica é tãodebilitante quanto as dores crônicas, mas, na verdade, eu defendo que é ainda pior", afirma o médico e neuroimunologista Brian Kim, da Escola de Medicina em Mount Sinai de Nova York.


"Com a dor crônica, você tem uma sensação de dor monótona, uma espécie de dor nível seis de dez que simplesmente não desaparece", explica ele. "Mas você consegue dormir."


A coceira crônica é diferente porque ela não deixa você descansar. As pessoas afetadas se coçam a noite toda. Deste ponto de vista, ela é consideravelmente mais debilitadora.


Até recentemente, os cientistas não compreendiam, na verdade, o que causa a coceira crônica, mesmo com sua alta incidência. Já as causas da coceira aguda são relativamente bem conhecidas.


Se você for picado por um mosquito ou encostar em hera venenosa, as células imunológicas da pele liberam histamina e outras substâncias, que se ligam a pequenos receptores na superfície dos nervos sensoriais.


Essas substâncias ativam os receptores, que enviam um sinal de coceira para a medula espinhal e para o cérebro.


A coceira aguda é irritante, mas é tratada com anti-histamínicos ou esteroides de uso tópico. Mas os anti-histamínicos não apresentam efeito sobre a coceira crônica.


O resultado é que houve poucos avanços no tratamento da coceira nos últimos anos, desde que ela foi definida pela medicina pela primeira vez.


Um motivo é que os cientistas acreditavam que a coceira seria apenas uma forma suave de dor. Este conceito errôneo pode ser visto em um estudo do início dos anos 1920.


O fisiologista austríaco-alemão Max von Frey (1852-1932) arranhou levemente a pele dos participantes de um estudo de laboratório com objetos pontiagudos chamados espículas. Ele concluiu que a sensação inicial de dor era seguida por outra sensação posterior de coceira.


Em 2007, cientistas liderados por Zhou-Feng da Universidade Washington, identificaram um receptor dedicado à coceira em um subconjunto de neurônios na medula espinhal. Seu estudo concluiu que camundongos que não tinham esse receptor eram incapazes de sentir coceira. Não importa o quanto se fizesse cócegas ou se causasse irritação neles, eles não se coçavam. Mas os animais sentiam dores normalmente.


Em outras palavras, os cientistas descobriram um conjunto de neurônios na medula espinhal que transmitem especificamente a sensação de coceira para o cérebro.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9822p5jz05o.adaptado.
A coceira crônica é diferente porque ela "não deixa você" descansar.
De acordo com as regras de colocação pronominal, a forma correta do pronome oblíquo para substituir o termo destacado é:
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2559Q913375 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Dentre os direitos estabelecidos para as crianças que frequentam a educação infantil estão os cuidados e a sua higiene. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.
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2560Q913382 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Auxiliar de Serviços Gerais Serviços de Limpeza e Copa, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Durante a preparação dos alimentos em uma cozinha industrial, um Auxiliar de Cozinha precisa lidar com diferentes riscos. Qual dos equipamentos de segurança abaixo é essencial para proteção aos risco que o colaborador está exposto durante o corte de alimentos para preparo?
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