Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3141Q914987 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

No que se refere às suas noções de higiene pessoal, em relação aos cheiros como, por exemplo, o uso dos perfumes pelos profissionais, nas instituições escolares da Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3142Q898605 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre abordagens diferenciadas, a professora Clara utiliza a metodologia de sala de aula invertida para ensinar conceitos de ciências. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3143Q914990 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Na rede pública de ensino, o livro didático é distribuído gratuitamente aos alunos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Avaliados a cada dois anos, os livros podem ser trocados de acordo com as demandas da escola. Esses livros, exceto para as primeiras séries, são denominados não-consumíveis, não são propriedade do aluno, devendo ser reaproveitados pelos alunos do ano seguinte. Dessa forma, os cuidados de conservação, como o encapamento, o transporte cuidadoso e a não-escrita no próprio livro, garantem sua durabilidade para o aluno seguinte.

Fonte: Freitas, Olga. Equipamentos e materiais didáticos.

Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

O texto acima refere-se à qual dos itens do conteúdo programático? Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3144Q916272 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Em relação ao tratamento de acidentes comuns em creches, qual é a prática correta para um corte superficial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3145Q914993 | Pedagogia, Ética Profissional, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

O que não podemos é agir de forma descuidada em nossa vida profissional, pois somos responsáveis pelas consequências de nossos descuidos, tanto sobre nós mesmos como sobre os outros. Por isso, como trabalhadores, devemos estar sempre nos questionando e nos avaliando sob determinados aspectos, de modo que nos comportemos sempre de acordo com os nossos deveres, orientados pelos princípios da ética profissional e conforme os valores da cidadania organizacional.

Fonte: Barbosa,Carmem Bassi. Núcleo básico: ética profissional e cidadania organizacional. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011.

De acordo com o texto, marque a alternativa CORRETA que reflita uma ação individual para a promoção da ética e da cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3146Q916277 | Português, Coesão e coerência, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Por que a geração Z e os millennials não atendem mais o telefone

"Olá, esta é a caixa postal de Yasmin Rufo. Por favor, não deixe mensagem, pois não vou ouvir, nem ligar de volta."

Infelizmente, esta não é a mensagem da minha caixa postal. Mas eu certamente gostaria que fosse, bem como a maior parte dos jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e dos millennials (nascidos entre 1981 e 1995).

Uma pesquisa recente concluiu que 25% das pessoas com 18 a 34 anos de idade nunca atendem o telefone. Os participantes responderam que ignoram o toque, respondem por mensagens de texto ou pesquisam o número online se for desconhecido.

A pesquisa do site Uswitch envolveu 2 mil pessoas. Ela também concluiu que cerca de 70% das pessoas com 18 a 34 anos preferem mensagens de texto a chamadas telefônicas.

Para as gerações mais velhas, falar ao telefone é normal. Meus pais passaram a adolescência brigando com seus irmãos pelo telefone fixo no corredor, o que só fazia com que toda a família ouvisse as suas conversas.

Já a minha adolescência foi passada em mensagens de texto. Fiquei obcecada por elas desde o momento em que ganhei meu Nokia cor-de-rosa de presente de aniversário, com 13 anos de idade.

Eu passava todas as noites depois da escola redigindo textos de 160 caracteres para os meus amigos.

Eu retirava todas as vogais e espaços desnecessários, até que a mensagem parecesse um grupo de consoantes aleatórias que os próprios serviços deinteligência teriam dificuldade de decifrar. Afinal, eu nunca iria pagar a mais para escrever 161 caracteres.

E, em 2009, as ligações telefônicas do meu celular custavam uma fortuna. "Nós não demos este telefone para você fofocar com suas amigas a noite inteira", relembravam meus pais sempre que recebiam minha conta telefônica, todos os meses.

Foi assim que surgiu uma geração de pessoas que só se comunicam por texto. As ligações por telefone celular eram para emergências e o telefone fixo era usado raramente para falar com os avós.

A psicóloga Elena Touroni explica que, como os jovens não desenvolveram o hábito de falar ao telefone, "agora parece estranho, pois não é o normal".

Por isso, os jovens podem esperar o pior quando o telefone começa a tocar − ou se iluminar em silêncio, já que ninguém com menos de 35 anos de idade tem o toque configurado no seu telefone.

Mais da metade dos jovens que responderam à pesquisa do Uswitch reconheceram acreditar que uma ligação inesperada significa más notícias.

A psicoterapeuta Eloise Skinner explica que a ansiedade em torno das ligações vem de "uma associação com algo de ruim − uma sensação de pavor ou mau presságio".

"À medida que as nossas vidas ficam mais atribuladas e os cronogramas de trabalho mais imprevisíveis, temos menos tempo para ligar para um amigo, simplesmente para saber como ele está", explica ela. "Por isso, as ligações telefônicas ficam reservadas para as notícias importantes das nossas vidas, que, muitas vezes, podem ser difíceis."

Para Jack Longley, de 26 anos, "é exatamente isso". Ele nunca atende ligações de números desconhecidos, pois "ou é golpe, ou é marketing. É mais fácil simplesmente ignorar as ligações, em vez de procurar saber quais delas são verdadeiras."

Nick e Charlie, da série 'Heartstopper', fazem parte da geração das mensagens de texto

Mas não falar ao telefone não significa que os jovens não mantenham contato com seus amigos. Nossos grupos de bate-papo se movimentam o dia inteiro, com uma série de mensagens corriqueiras, memes, fofocas e, mais recentemente, mensagens de voz.

Muitas dessas conversas, agora, acontecem nas redes sociais, particularmente no Instagram e no Snapchat, onde é mais fácil enviar imagens e memes ao lado dos textos. E, mesmo com o consenso de que as ligações telefônicas são indesejadas, o uso de mensagens de voz divide as gerações mais jovens.

Na pesquisa do Uswitch, 37% das pessoas com 18 a 34 anos de idade declarou que as mensagens de voz são sua forma preferida de comunicação. Por outro lado, apenas 1% dos participantes com 35 a 54 anos preferem mensagens de voz em vez de ligações telefônicas.

"A mensagem de voz é como falar ao telefone, só quemelhor", afirma a estudante Susie Jones, de 19 anos. "Você tem o benefício de ouvir a voz dos seus amigos, mas sem pressões. Por isso, é uma forma mais educada de comunicação."

Mas, para mim, é difícil ouvir mensagens de voz de cinco minutos de uma amiga contando as novidades sobre a vida dela. Elas devaneiam, as mensagens ficam repletas de palavras como "tipo" e "ahn" − e toda a história poderia ser contada em duas mensagens de texto.

As mensagens de texto e de voz permitem que os jovens participem das conversas no seu próprio ritmo. E eles podem responder de forma mais atenciosa e ponderada.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyw96x064eo

"À medida que as nossas vidas ficam mais atribuladas e os cronogramas de trabalho mais imprevisíveis , temos menos tempo para ligar para um amigo, simplesmente para saber como ele está, explica ela."
Em relação à coerência e à coesão, identifique a opção que substitui CORRETAMENTE as expressões destacadas no trecho, mantendo o sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3147Q978234 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

A respeito do comparativo entre receita declarada emovimentações financeiras, analise os itens abaixo:

I.A análise do comparativo entre receita declarada e movimentações financeiras é um instrumento eficaz para identificar receitas omitidas, mas sua eficácia depende da correta classificação das operações financeiras na contabilidade do contribuinte.
II.A conciliação entre receita declarada e movimentações financeiras pode ser impactada por operações de crédito e financiamentos, que não configuram receita tributável e, portanto, não devem ser somadas na receita para fins fiscais.
III.Diferenças entre receita declarada e movimentações financeiras sempre indicam irregularidade fiscal, devendo ser automaticamente consideradas como sonegação de tributos.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3148Q978235 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Embora muitas vezes confundidos no cotidiano administrativo, os tributos municipais possuem natureza jurídica própria e finalidades distintas. A adequada compreensão de cada espécie tributária é essencial para a atuação do fisco local, principalmente em fiscalizações, lançamentos e autuações. Considerando as características jurídicas e funcionais do IPTU, ISSQN, ITBI, taxas e contribuições de melhoria, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3149Q1074496 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2025

Analise as afirmações sobre os elementos formais da representação cênica e indique as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
(__)O texto teatral constitui a base narrativa da representação, mas pode ser adaptado durante o processo criativo.
(__)O corpo do ator é instrumento secundário na comunicação cênica, sendo o texto o elemento principal.
(__)O espaço cênico delimita-se ao palco tradicional, não podendo ser modificado ou reinterpretado.
(__)A integração entre texto, corpo e espaço cênico determina a qualidade da representação teatral.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3150Q978241 | Português, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Cientistas chilenos estudam coleta de neblina para fornecer água a cidades secas



A captação de água de neblina em grande escala pode fornecer água potável a algumas das cidades mais secas do mundo.

Foi isso que pesquisadores no Chile concluíram depois de estudar o potencial da coleta de neblina na cidade desértica de Alto Hospicio, no norte do país.

A precipitação média na região é inferior a cinco milímetros por ano. Para efeito de comparação, a pluviosidade média da cidade de São Paulo é superior a mil milímetros.

"A cidade também apresenta muitos problemas sociais", diz a principal pesquisadora do estudo, Virginia Carter Gamberini, da Universidade Mayor, no Chile.

Sem acesso a redes de abastecimento de água, as pessoas nas favelas dependem da água potável que é entregue por caminhões.

Conforme os pesquisadores, as nuvens de neblina que se acumulam regularmente sobre a cidade montanhosa são uma fonte inexplorada de água.

Capturar a água da neblina é extremamente simples. Uma malha é pendurada entre postes e, quando as nuvens carregadas de umidade passam por essa malha fina, gotículas se formam. A água é, então, canalizada para tubulações e tanques de armazenamento.

Este método tem sido usado em pequena escala há várias décadas, principalmente em zonas rurais da América do Sul e Central em locais com as condições adequadas de neblina.

Um dos maiores sistemas de coleta de água de neblinaestá no Marrocos, às margens do Deserto do Saara.

No entanto, Gamberini diz que uma nova era de coleta de neblina em escala muito maior forneceria um abastecimento de água mais seguro e sustentável em ambientes urbanos, onde é mais necessário. Ela e seus colegas realizaram avaliações de quanta água pode ser produzida pela coleta de neblina, e combinaram essas informações com estudos de formação de nuvens em imagens de satélite e com previsões meteorológicas.

A partir disso, concluíram que as nuvens que se formam regularmente sobre o Pacífico, e que são sopradas pela cidade costeira montanhosa, forneceriam aos moradores das favelas de Alto Hospicio uma fonte sustentável de água potável.

A neblina de Alto Hospicio se forma sobre o Oceano Pacífico quando o ar quente e úmido flui sobre a água fria, e depois é soprada sobre as montanhas. As condições confiáveis de neblina permitiram que Gamberini e seus colegas identificassem as áreas onde os maiores volumes de água poderiam ser coletados regularmente das nuvens.

A água de neblina poderia ser usada para agricultura hidropônica, técnica de cultivo sem a necessidade de solo, com a produção de quinze a vinte quilos de verduras e hortaliças em um mês.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cly3lgn712lo.adaptado.
Ela e seus colegas realizaram avaliações de quanta água pode ser produzida pela "coleta de neblina".
Sintaticamente, o termo destacado nesta frase trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3151Q1075523 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Motorista CNH categoria D e ou E, Prefeitura de Dionísio Cerqueira SC, AMEOSC, 2024

A direção defensiva engloba um comportamento seguro no trânsito, onde infrações ou comportamentos ruins podem ocasionar acidentes. Avalie as ações e marque aquela considerada CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3152Q1075525 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Motorista CNH categoria D e ou E, Prefeitura de Dionísio Cerqueira SC, AMEOSC, 2024

A postura durante o trabalho também tem atuação na prevenção de acidentes, portanto, o motorista deverá ter uma postura adequada ao volante, conforme descrito abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3153Q913478 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2023

Marque a alternativa que NÃO está de acordo com o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3154Q1073736 | Informática, Software, Professor de Informática, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2025

A seleção de softwares educacionais impacta diretamente a eficácia das estratégias pedagógicas. Diferentes tipos de aplicativos são projetados para atender a objetivos de aprendizagem distintos, variando desde a exploração aberta até a prática estruturada. Para uma aplicação bem-sucedida, é essencial compreender as características e finalidades de cada categoria. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.


Coluna A (termos):

1. Software de Simulação.
2. Software de Autoria.
3. Software de Tutorial e Exercício.


Coluna B (descrições):

(__) Ferramenta que permite a educadores e designers instrucionais construir, empacotar e distribuir seus próprios materiais de aprendizagem interativos, como cursos, questionários e módulos de e-learning, geralmente em formatos compatíveis com LMS, como SCORM.
(__) Aplicativo que modela um sistema ou ambiente do mundo real, permitindo aos alunos explorar, manipular variáveis e observar os resultados de suas ações em um ambiente controlado e sem riscos, a fim de compreender processos complexos e relações de causa e efeito.
(__) Tipo de aplicativo focado na apresentação de informações de forma sequencial, seguida por repetição e prática para reforçar a memorização de fatos ou a aquisição de habilidades processuais, oferecendo feedback imediato sobre a correção das respostas do usuário.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3155Q1023568 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Identify the sentence with the correct subject-verb agreement.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3156Q979794 | Português, Operador de Máquinas CNH categoria no mínimo C, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Pensei que iria morrer", diz homem engolido por baleia à CNN

Adrien Simancas andava de caiaque no Estreito de Magalhães, Chile, quando foi pego pelo animal e "devolvido" em seguida

Adrian Simancas, o chileno "engolido" por uma baleia jubarte e "cuspido" em seguida, no mar do Chile no sábado (8), conversou com a CNN sobre o que viveu enquanto andava de caiaque com o pai no Estreito de Magalhães.

Em seu relato à CNN, Simancas explicou como foi a sensação de quase ser pego pelo animal: "Naquele momento, pensei que não havia nada que eu pudesse fazer, que eu iria morrer, eu não sabia o que era", relembrou.

O chileno estava andando de caiaque com o pai, Dell Simancas, nos mares da cidade de Punta Arenas quando a baleia surgiu na água e o capturou. O pai que já registrava a atividade, conseguiu filmar o momento e poucos segundos depois o filho foi solto pelo animal, com o caiaque.

"Quando me virei, senti no meu rosto uma textura viscosa; eu vi cores como azul-escuro, branco, algo se aproximando por trás que se fechou e me afundou", relatou o chileno.

Mesmo com a incerteza do que estava acontecendo, Simancas sentiu o colete de salva-vidas "me puxar para cima, e então dois segundos depois eu estava de volta à superfície e comecei a entender o que aconteceu."

Durante a entrevista ele contou que fechou os olhos no momento em que foi capturado, esperando que algo fosse o atingir no rosto. Na realidade, o rapaz apenas teve a sensação de ser atingido por uma onda, e um "furacão que a água forma embaixo quando você está na praia" acrescentou.

Mar do Chile

O Estreito de Magalhães, local em que pai e filho estavam passeando, é um destino turístico popular devido às suas atividades ao ar livre, flora e fauna.

Passeios de caiaque com golfinhos e baleias jubarte são uma das atividades anunciadas no site de turismo do governo.

As baleias jubarte vivem nos principais oceanos do mundo, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

A NOAA afirma que a espécie é popular entre os observadores de baleias, pois são ativas na superfície e frequentemente saltam e batem na água com suas nadadeiras, peitorais ou caudas.


(https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/pensei-que-iria-morrer-diz-h omem-engolido-por-baleia-a-cnn/)
"A NOAA afirma que a espécie é popular entre os observadores de baleias, pois são ativas na superfície efrequentemente saltam e batem na água com suas nadadeiras, peitorais ou caudas."
Em relação à separação silábica e à sílaba tônica da palavra 'observadores', identifique a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3157Q982614 | Segurança e Transporte, Motorista CNH categoria D, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A gestão de frotas é a administração abrangente dos veículos de uma empresa, englobando desde a manutenção preventiva e corretiva até o controle de custos operacionais. Qual das afirmativas abaixo NÃO é uma atribuição direta da Gestão de Frotas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3158Q977241 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

As afirmações abaixo tratam das relações interpessoais no ambiente escolar e seu impacto no desenvolvimento de todo o processo que tem como finalidade principal a aprendizagem do estudante. Classifique cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F) e responda a pergunta a seguir.

(__)A intolerância e a violência no ambiente escolar comprometem os direitos humanos e dificultam os processos de inclusão social pela educação.
(__)Existem experiências concretas que demonstram a possibilidade de melhorar as relações interpessoais na escola, promovendo a convivência e o respeito à diversidade.
(__)Problemas de relacionamento na escola são exclusivamente causados por conflitos pessoais entre alunos e professores, sem relação com a estrutura social.
(__)As relações interpessoais não influenciam diretamente o desenvolvimento local, pois estão restritas ao ambiente interno da escola.

Qual é a ordem correta da classificação, de cima para baixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3159Q913502 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Operador de Equipamentos CNH categoria D, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2023

Leia as afirmativas abaixo sobre inspeção diária em uma retroescavadeira antes da partida.

I.Faça uma cuidadosa inspeção diária na máquina caminhando em volta dela antes de ligá-la.
II.Mantenha todas as proteções e blindagens em boas condições e devidamente instaladas. Repare os danos e substitua peças quebradas ou desgastadas imediatamente. Dedique especial atenção às mangueiras hidráulicas e a fiação elétrica. III.Inspecione os pneus e as rodas quantos a cortes, bolhas, aros danificados ou parafusos de fixação ausentes.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3160Q1065062 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A identificação de situações de risco é essencial para a atuação dos profissionais da saúde, permitindo a intervenção precoce e a prevenção de agravos. São práticas adequadas de acompanhamento de grupos vulneráveis:

I. Acompanhar regularmente portadores de doenças crônicas, verificando adesão ao tratamento.

II. Realizar visitas domiciliares apenas quando solicitadas pela família.

III. Encaminhar todas as crianças para atendimento hospitalar independentemente do quadro clínico.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.