Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3461Q980095 | Psicologia, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o processo de orientação de um estudante de Psicologia que realiza estágio supervisionado em uma instituição de ensino, uma psicóloga percebe que o aluno está conduzindo entrevistas com alunos sem esclarecer os objetivos da atividade nem obter consentimento. A situação exige atenção a normas éticas fundamentais da profissão. Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3462Q912769 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Operador de Máquinas CNH Categoria C, D ou E, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Leia atentamente e selecione a alternativa correta que descreve o significado do termo EPI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3463Q898950 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.005/2014 institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024, estabelecendo 20 metas para o desenvolvimento educacional no Brasil. Essas metas incluem a universalização da educação básica, maior inclusão no ensino superior, valorização dos profissionais da educação e aumento do financiamento público. Além disso, a lei exige que estados e municípios elaborem planos locais alinhados ao PNE e promovam o monitoramento constante para alcançar os objetivos propostos.

A Meta 20, deste referido plano, prevê a ampliação do investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5º (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3464Q1065096 | Português, Sintaxe, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

Assinale a alternativa que possui um verbo transitivo direto e indireto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3465Q1072011 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Considerando o conceito de "teatro do oprimido" de Augusto Boal, qual é o papel do espectador no processo educacional e social que esse tipo de teatro busca promover?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3466Q1079179 | Informática, Software, Assistente Administrativo, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre conceitos básicos de informática:
I.O software é a parte lógica do computador, formada por programas e aplicativos que permitem a execução de tarefas. II.A unidade de medida usada para expressar a capacidade de armazenamento de dados em um dispositivo digital é o hertz (Hz). III.A placa-mãe é o componente de hardware responsável por interligar e permitir a comunicação entre todos os outros dispositivos do computador.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3467Q898956 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A formação básica do aluno é orientada para que ele se torne um protagonista nas futuras transformações da sociedade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter normativo, define os conteúdos e pressupostos essenciais para que todos os alunos desenvolvam seus direitos de aprendizagem ao longo da Educação Básica.

Em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), a BNCC afirma que a Matemática é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3468Q980109 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em relação a Lei nº 7.498/86 que regulamenta o exercício da enfermagem, julgue as afirmativas abaixo:
I.O Técnico de Enfermagem exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente a direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
II.Os locais de repouso dos profissionais de enfermagem devem ser destinados especificamente para o descansoe alimentação dos profissionais de enfermagem.
III.O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de enfermagem.
IV.A programação de enfermagem inclui a prescrição da assistência de enfermagem.

Quais as afirmativas estão CORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3469Q898705 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Uma expressão popular afirma que "quando um não quer, dois não brigam". Apesar de ter vários significados, dependendo do contexto em que é utilizada, a frase é um retrato das inúmeras possibilidades de mediação para que um conflito não termine em violência.

Fonte: Estratégias para mediar conflitos na escola. Disponível em: https://vivescer.org.br/estrategias-para-mediar-conflitos/.

Dentre as estratégias de mediação de conflitos nas escolas, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3470Q980126 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
Auto Riso

Conheci Vitor no trabalho e logo se tornou um conselheiro para mim. Ele tinha mais experiência e equilibrava suas ações com bom senso. Sempre aprendi muito com ele, tanto pela vivência quanto pela forma descontraída de encarar a vida.

Vitor era português e, ao invés de se incomodar com piadas sobre sua nacionalidade, as usava a seu favor. Durante discussões sobre textos no trabalho, propunha

: — Se eu, que sou português, entender, qualquer um entenderá!

Todos riam, e sua frase se tornou uma marca. Ele acabou se tornando referência para textos bem escritos.

Outro episódio memorável foi uma confraternização da sua turma de faculdade. Empolgado, ele reencontrou os amigos e, no dia seguinte, comentou:

— Descobri que sou antiquado. Fui o único que não trocou de carro... nem de mulher!

Rimos muito. Mas o mais valioso era sua capacidade de rir de si mesmo, sem arrogância. Ele me ensinou que a verdadeira autoconfiança permite ver graça em si, sem medo do julgamento.

"Aquele que não consegue rir de si mesmo, deixa esse trabalho para os outros."

Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado
https://cronicaseagudas.com/2022/03/20/auto-riso/
Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:
I.O humor no texto é construído a partir do modo como o personagem Vitor encara a própria identidade e experiências, utilizando-se do riso como estratégia de autoconfiança.
II.A frase "Se eu, que sou português, entender, qualquer um entenderá!" sugere que Vitor se vê como alguém com dificuldades de compreensão, reforçando o estereótipo sobre portugueses.
III.A reflexão final do narrador sobre a importância do riso evidencia que o texto apresenta, além da anedota, um ensinamento sobre autoconfiança e inteligência emocional.
IV.A referência ao reencontro universitário de Vitor sugere um tom crítico, indicando que ele se sente deslocado e insatisfeito em relação ao seu próprio envelhecimento.

Com base na análise do texto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3471Q903071 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas competências específicas do ensino de Ciências da Natureza, deve-se analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para:


I. Melhorar as condições de vida em âmbito local, regional e global.

II. Realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo.

III. Minimizar os impactos socioambientais.

IV. Propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3472Q913569 | Português, Crase, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
Por que tantos adultos tomam remédio para tratar TDAH?


Apesar do aumento da consciência em relação ao TDAH nas últimas duas décadas, a realidade é que muitas pessoas, especialmente mulheres e indivíduos de grupos étnicos minoritários, não recebem diagnóstico de TDAH durante a infância.

Ao contrário da depressão ou ansiedade, diagnosticar o TDAH em fase adulta é uma tarefa complexa. O processo de diagnóstico, seja em crianças ou não, requer, em primeiro lugar, a identificação de traços que se assemelham ao TDAH. Esses traços precisam ser graves e persistentes o suficiente para impactar negativamente a capacidade de a pessoa ter uma vida saudável e funcional.

Um indivíduo comum pode apresentar alguns sintomas que lembram o TDAH, o que torna desafiador distinguir entre características semelhantes ao TDAH - como esquecer chaves, manter uma mesa desorganizada ou ter a mente vagando durante tarefas monótonas - e um transtorno médico que requer diagnóstico.

Uma vez que não existe um teste objetivo para diagnosticar o TDAH, os médicos frequentemente realizam entrevistas estruturadas com os pacientes, coletam informações de familiares por meio de escalas de avaliação e analisam registros clínicos para chegar a um diagnóstico preciso.

Os desafios no diagnóstico também são notados por profissionais de saúde mental, incluindo psiquiatras, devido às semelhanças do TDAH com outras condições. Curiosamente, a dificuldade de concentração é o segundo sintoma mais comum em todos os distúrbios psiquiátricos.

A complexidade é ainda maior porque o TDAH é um fator de risco para várias condições com as quais compartilha características. Por exemplo, a constante exposição a feedbacks negativos pode levar adultos com TDAH a desenvolverem sintomas secundários de depressão e ansiedade.

O diagnóstico preciso exige um profissional de saúde habilidoso e bem treinado, disposto a investir o tempo necessário para coletar minuciosamente o histórico do paciente. Considerando as circunstâncias da pandemia, embora haja alguns fatores evidentes, ainda não está claro o quanto eles têm contribuído para o aumento nas prescrições de estimulantes.

No ano de 2021, os EUA ainda estavam no ápice da pandemia. As pessoas enfrentavam perdas de emprego, desafios financeiros e as complexidades do trabalho remoto, enquanto equilibravam responsabilidades como a educação online de seus filhos. Insegurança e incerteza eram sentimentos generalizados, com muitas famílias lamentando a perda de entes queridos.

A pandemia impactou a todos, mas as evidências sugerem que as mulheres foram afetadas de maneira mais intensa. Isso possivelmente levou a um aumento proporcional na busca por tratamentos estimulantes para auxiliar na adaptação às exigências do cotidiano.

Adicionalmente, com restrições em espaços recreativos presenciais, as pessoas passaram a investir mais tempo nas plataformas digitais. Em 2021, o conceito de "neurodiversidade" ganhou força nas discussões online sobre justiça social. Esse termo, que não possui conotação médica, aborda a vasta gama de processos cerebrais que diferem do padrão convencional.

Na mesma época, a hashtag #ADHD se tornou uma tendência relevante no TikTok, com relatos divertidos sobre perdas de objetos, procrastinação e características do TDAH. Entretanto, mesmo com a proliferação de conteúdo online relacionado ao TDAH, uma pesquisa conduzida no Canadá classificou os vídeos do TikTok com a hashtag #ADHD em categorias baseadas em precisão e utilidade. O achado foi notável: a maioria dos vídeos era imprecisa. Somente 21% das postagens ofereciam informações corretas e úteis.

Dessa forma, em meio à comunidade online em crescimento, muitas pessoas recentemente diagnosticadas com TDAH não estão, de fato, sofrendo desta condição. Pesquisas mostram que outros confundiram TDAH com transtornos surpreendentemente comuns, como leves problemas de atenção que não atingem o nível de gravidade para serem considerados TDAH.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g8d5pj08go. Adaptado.


Por exemplo, a constante exposição 'a feedbacks (1)' negativos pode levar adultos com 'TDAH a desenvolverem sintomas secundários (2)' de depressão e ansiedade.

Em se tratando de sinal de crase, é CORRETO afirmar que, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3473Q898210 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A oximetria de pulso também está associada à avaliação do parâmetro respiratório. Considerada eficaz e de baixo custo, permite a avaliação contínua da oxigenação do paciente, por meio do princípio da espectrofotometria onde a oxiemoglobina (O2 ligado à hemoglobina) e a dioxiemoglobina (CO2 ligado à hemoglobina) são identificadas e diferenciadas por uma luz vermelha e infravermelha, além da pletismografia do sangue arterial nos tecidos periféricos que se diferenciam durante a pulsação. A saturação de O2 reflete o quanto as moléculas de O2 estão ligadas à hemoglobina (Lima, 2024). É CORRETO afirmar que o valor de normalidade inclui SatO2 maior que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3474Q1019046 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

En la frase “Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes (…)”, la palabra en destaque puede ser cambiada, sin perder la intención de la información, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3475Q863911 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Associe cada conceito da Lei nº 9.394/96 com sua descrição correta, correspondendo a coluna 1 com a coluna 2:

Coluna 1
1.Educação Infantil. 
2.Ensino Fundamental.
3.Ensino Médio.
4.Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Coluna 2
A. É obrigatória, e tem como objetivo garantir a formação básica do cidadão.
B. Compreende a etapa da educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral.
C. É destinada às pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada.
D. Compreende a etapa que inclui a formação técnica e profissionalizante, mas não é obrigatória.

Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3476Q1019048 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

El desafío para los docentes es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3477Q898218 | Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A maioria das crises convulsivas cessa após 5 minutos (embora a vítima possa permanecer inconsciente por mais alguns minutos). Em contraste, o estado epiléptico é uma única crise convulsiva que dura mais que ________ou uma série de crises convulsivas que ocorrem sem que a vítima recobre a consciência entre elas (Karren, 2003).
Assinale a alternativa CORRETA que preenche a lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3478Q1023917 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:

Você, como professor da Educação Básica, é convidado para ministrar uma palestra em sua escola sobre "Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento da Oralidade em Língua Inglesa". Durante a palestra, é necessário abordar desafios específicos e estratégias avançadas para promover a proficiência oral em inglês entre os estudantes da Educação Básica.

A partir da situação descrita, identifique a alternativa mais alinhada com as discussões na palestra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3479Q982971 | Meio Ambiente, Engenheiro Civil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A Política Nacional do Meio Ambiente, ao estabelecer diretrizes para o desenvolvimento sustentável, instituiu instrumentos legais para assegurar o controle, a mitigação e a compensação de impactos ambientais gerados por empreendimentos potencialmente poluidores. Tais instrumentos orientam o processo de licenciamento ambiental, exigindo estudos prévios compatíveis com o grau de impacto das atividades a serem licenciadas. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

()O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo composto por etapas distintas, podendo incluir a emissão de licença prévia, de instalação e de operação, conforme o estágio do empreendimento.
()O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é sempre obrigatório para qualquer empreendimento que envolva o uso de recursos naturais, independentemente de seu porte ou potencial de impacto ambiental.
()As licenças ambientais podem impor condicionantes técnicas, incluindo medidas mitigadoras e compensatórias, com o objetivo de minimizar ou neutralizar os efeitos negativos das atividades autorizadas.
()O licenciamento ambiental, além de avaliar a viabilidade técnica e ambiental do empreendimento, pode determinar a necessidade de audiências públicas, especialmente em casos de significativo impacto regional.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3480Q1072060 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Os (as) _______ são instruções que não são faladas pelos atores, mas orientam a encenação. Eles(elas) podem incluir movimentos dos personagens, expressões faciais, entonações de voz e descrições de cenários.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.