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Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3521Q1073639 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Oficial Administrativo, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Durante a execução de um projeto social, a coordenação precisa acompanhar os gastos mensais com transporte,alimentação e materiais de apoio, garantindo que o orçamento não seja ultrapassado. Para isso, foi criada uma planilha eletrônica onde os valores são atualizados mensalmente e comparados com o valor total disponível no orçamento. Considerando essa situação, qual recurso da planilha eletrônica é o mais indicado para alertar automaticamente o gestor sempre que os gastos ultrapassarem o limite orçamentário previsto para cada categoria?
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3522Q1076712 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Agente de Apoio Operacional CNH Categoria D, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2025

O sistema de penalidades previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece sanções que se intensificam conforme a gravidade e a reincidência das condutas infracionais. Entre as penalidades mais severas estão a suspensão do direito de dirigir e a cassação do documento de habilitação. Embora ambas resultem na restrição da condução, seus pressupostos de aplicação, consequências e os procedimentos para que o condutor possa voltar a dirigir são distintos e específicos. Combase na estrita previsão legal do CTB sobre as penalidades aplicáveis aos condutores, assinale a alternativa correta.
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3523Q983018 | Português, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Auto Riso



Conheci Vitor no trabalho e logo se tornou um conselheiro para mim. Ele tinha mais experiência e equilibrava suas ações com bom senso. Sempre aprendi muito com ele, tanto pela vivência quanto pela forma descontraída de encarar a vida.



Vitor era português e, ao invés de se incomodar com piadas sobre sua nacionalidade, as usava a seu favor. Durante discussões sobre textos no trabalho, propunha:



— Se eu, que sou português, entender, qualquer um entenderá!



Todos riam, e sua frase se tornou uma marca. Ele acabou se tornando referência para textos bem escritos.



Outro episódio memorável foi uma confraternização da sua turma de faculdade. Empolgado, ele reencontrou os amigos e, no dia seguinte, comentou:



— Descobri que sou antiquado. Fui o único que não trocou de carro... nem de mulher!



Rimos muito. Mas o mais valioso era sua capacidade de rir de si mesmo, sem arrogância. Ele me ensinou que a verdadeira autoconfiança permite ver graça em si, sem medo do julgamento.



"Aquele que não consegue rir de si mesmo, deixa esse trabalho para os outros."


Antonio Carlos Sarmento - Texto Adaptado


https://cronicaseagudas.com/2022/03/20/auto-riso/



Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I.O humor no texto é construído a partir do modo como o personagem Vitor encara a própria identidade e experiências, utilizando-se do riso como estratégia de autoconfiança.
II.A frase "Se eu, que sou português, entender, qualquer um entenderá!" sugere que Vitor se vê como alguém com dificuldades de compreensão, reforçando o estereótipo sobre portugueses.
III.A reflexão final do narrador sobre a importância do riso evidencia que o texto apresenta, além da anedota, um ensinamento sobre autoconfiança e inteligência emocional.
IV.A referência ao reencontro universitário de Vitor sugere um tom crítico, indicando que ele se sente deslocado e insatisfeito em relação ao seu próprio envelhecimento.

Com base na análise do texto, é CORRETO afirmar que:
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3524Q982251 | Engenharia Civil, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Durante o período chuvoso, equipes de manutenção realizam a limpeza de bocas de lobo e canais de drenagem em vias públicas. Essa atividade é essencial porque:
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3525Q913388 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista Categoria D, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qual a velocidade máxima permitida em condições normais de tráfego nas vias urbanas de trânsito rápido, que está disposto no Art. 61:
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3526Q1074158 | Informática, Hardware, Membro do Conselho Tutelar, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre equipamentos de informática usados no trabalho do Conselheiro Tutelar e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__) O scanner é utilizado para transformar documentos físicos em arquivos digitais.
(__) A impressora serve para enviar mensagens eletrônicas e, principalmente, para fazer chamadas de vídeo.
(__) O teclado é um dispositivo utilizado para digitar informações no computador.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
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3527Q1064687 | Português, Ortografia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Limites aos supersalários

O pacote do governo inclui limites para os supersalários no serviço público, que......quando servidores e autoridades conseguem driblar o limite constitucional, atualmente fixado em R$ 44 mil.

Isso geralmente é feito como pagamento de benefícios enquadrados como indenizações, que...... de fora do teto remuneratório — algo especialmente comum no Poder Judiciário.

Uma proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada na Câmara prevê que somente......ser pagos valores acima do limite quando forem indenizações previstas em lei ordinária,...... nacionalmente a todos os Poderes.

Isso visa impedir decisões administrativas criadas pelos órgãos de forma a beneficiar suas categorias.

O texto aprovado na Câmara, no entanto, sofreu mudança em relação à versão enviada originalmente pelo governo.

A proposta inicial falava em lei complementar em vez de lei ordinária — como a aprovada por deputados.

A diferença é que a lei complementar é mais difícil de ser aprovada. Além disso,...... que eventuais benefícios já previstos em leis ordinárias sejam mantidos.

As mudanças atenderam à pressão de categorias afetadas e foram...... por parlamentares que entenderam que elas enfraquecem a possibilidade de limitar os supersalários do funcionalismo público


(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2l8rddd7mo adaptado)
Analise as regras de acentuação dos vocábulos 'prevê','judiciário' e 'câmara', retirados do texto, e identifique a alternativa em que as palavras deverão ser acentuadas pela mesma regra, respectivamente:
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3528Q913391 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista Categoria D, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

José está trafegando em uma via em que o trânsito está lento devido a um acidente de trânsito. Ao chegar próximo ao local do acidente percebe que um agente de trânsito está fazendo o controle do tráfego no local, o agente estava com braço estendido verticalmente e palma da mão para a frente, isso significa:
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3529Q983025 | Direito Tributário, Lançamento Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante uma auditoria fiscal em um órgão público municipal, verificou-se que determinados créditos tributários relativos ao ISSQN ainda não haviam sido formalmente constituídos, apesar de já serem devidos há mais de um ano. O profissional da fiscalização explicou que a simples ocorrência do fato gerador não torna automaticamente exigível o tributo, sendo necessário que a autoridade competente atue para formalizar sua exigência. Nesse contexto, com base na legislação tributária vigente, é correto afirmar que:
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3530Q1072118 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A representação cênica, como manifestação artística, articula diversos elementos para construir a experiência teatral. Considerando os elementos formais − texto, corpo, voz, espaço cênico e iluminação − e tomando como referência uma obra teatral com rica interação entre eles, como o conhecido "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação entre esses elementos na concretização da cena:
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3531Q1045753 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A avaliação no contexto da educação especial deve ser adaptada para atender às necessidades individuais dos alunos, utilizando tanto técnicas de avaliação formativa quanto sumativa. Além disso, o fornecimento de pareceres construtivos e ajustes pedagógicos contínuos é essencial para garantir o progresso dos alunos. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
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3532Q1045754 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) estabelece as diretrizes que regulamentam a educação nacional, garantindo o direito à educação básica como um direito público subjetivo. O Estado tem a responsabilidade de assegurar o acesso à educação e, em caso de falha, o cidadão pode acionar judicialmente o Poder Público. Além disso, a LDB também garante transparência na alocação de vagas e responsabiliza autoridades em caso de negligência. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__) O acesso à educação básica obrigatória é um direito público subjetivo, e qualquer cidadão pode acionar o Poder Público para exigir esse direito.
(__) O Poder Público deve dar prioridade ao ensino superior, antes de garantir o acesso ao ensino básico obrigatório.
(__) A negligência da autoridade em garantir o ensino obrigatório pode resultar em crime de responsabilidade.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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3533Q1083132 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Um Auditor Fiscal, ao analisar os documentos de uma empresa, interpreta uma norma tributária de forma excessivamente rigorosa e aplica uma multa em valor muito superior ao previsto em lei para a infração cometida. O ato do auditor, neste caso, pode ser classificado como um vício relacionado a qual aspecto do poder administrativo?
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3534Q900092 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Compreender do desenvolvimento infantil é essencial, porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional. Nesta abordagem, qual é a relação entre as teorias do desenvolvimento infantil e a aprendizagem na infância?
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3535Q982268 | Português, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A carta é um gênero textual que se caracteriza pela comunicação escrita entre remetente e destinatário, podendo ter diferentes finalidades, como pessoais, comerciais ou oficiais (BECHARA, 2019).

Qual das alternativas a seguir apresenta uma descrição correta sobre a estrutura e a organização de cartas como gênero textual?

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3536Q1083389 | Português, Crase, Farmacêutico, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Considerando as regras de emprego da crase e os casos em que sua utilização é obrigatória, assinale a alternativa em que o seu uso está correto.
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3537Q1090301 | Português, Sintaxe, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Professores gastam mais de 20% da aula para manter a ordem dos alunos em sala, mostra estudo

Tempo gasto pelos docentes brasileiros é acima da média dos países da OCDE, que é de 15%


O tempo dos docentes brasileiros está acima da média dos países da OCDE, em que os professores disseram gastar 15% do tempo de aula para manter a ordem dos alunos.

Segundo o relatório, entre 2018 e 2024, a parcela do tempo de aula dedicada à manutenção da ordem aumentou 2 pontos percentuais — a média da OCDE também aumentou 2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o estudo, 44% dos docentes brasileiros afirmam perder bastante tempo porque os alunos interrompem as aulas. O número também é acima da média da OCDE, que é de 18%. A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%).

Comportamento na sala de aula

No estudo, a percepção dos professores sobre a disciplina em sala de aula é medida pela frequência relatada de quatro situações:

"Perco muito tempo porque os alunos interrompem a aula";

"Tenho que esperar muito tempo para que os alunos se acalmem";

"Há muito barulho e desordem disruptivos";

"Muitos alunos só começam a trabalhar muito tempo depois do início da aula".

Conforme a pesquisa, cerca de um em cada cinco professores afirmam sofrer com ruído e desordem significativos em suas salas de aula, em média.

No Brasil, mais de 50% dos professores relataram os desafios. No Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, esse percentual fica em cerca de 33%.

Já na Albânia, Japão e Xangai, por outro lado, menos de 5% dos professores apontam essas questões disciplinares.

Professores iniciantes

A pesquisa também mostra que os professores em começo de carreira relatam mais interrupções em sala de aula do que os seus colegas mais experientes em quase todos os sistemas educacionais.

No Canadá, Áustria, Chile, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália e Espanha, por exemplo, mais de 40% dos professores iniciantes afirmam "ruído perturbador frequente". Já em Portugal e no Brasil, esses percentuais aumentam para 59% e 66%, respectivamente.

Entre os professores experientes, essas taxas são mais baixas, abaixo de um terço em todos os sistemas educacionais, exceto em Portugal (33%) e no Brasil (53%).

O estudo foi realizado em 2024 e entrevistou cerca de 280 mil professores e diretores escolares em 17 mil escolas de ensino fundamental II em 55 sistemas educacionais. O Talis tem como objetivo auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e os ambientes de aprendizagem.


https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professores-gastam-mais-d e-20-da-aula-para-manter-a-ordem-dos-alunos-em-sala-mostra-estudo, ea20b81839e46ed5ad3f54c718b3bcdaz697ywnm.html?utm_source=cli pboard
"A mesma proporção de brasileiros diz também perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos (a média da OCDE é de 15%)."

Analise a regência dos verbos empregados no trecho e marque com (V) as afirmativas verdadeiras ou (F) as falsas:

(__)O verbo 'esperar' no trecho está com a mesma transitividade do enunciado 'Em Deus espera minha alma'.
(__)O verbo 'ficar' no trecho apresenta transitividade igual da empregada em 'As cortinas beges ficaram muito bem na sala'.
(__)O verbo 'dizer' está empregado como verbo transitivo direto, pois tem como complemento a oração reduzida de infinitivo 'perder muito tempo esperando os alunos ficarem quietos', que funciona como objeto direto oracional.
(__)O verbo 'perder' no trecho possui a mesma transitividade da empregada no enunciado 'Nestasemana, no cassino, ele só perdeu'.

A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
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3538Q1045757 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A identificação e avaliação de distúrbios de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia e TDAH, requerem métodos e instrumentos específicos, envolvendo uma abordagem multidisciplinar. O diagnóstico precoce e a elaboração de um planejamento educacional individualizado são essenciais para garantir que os alunos recebam o suporte adequado para o seu desenvolvimento acadêmico e cognitivo. Como a avaliação multidisciplinar e o planejamento educacional individualizado contribuem para o desenvolvimento do aluno com dificuldades de aprendizagem?
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3539Q1045758 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabelece os direitos e as garantias das pessoas com deficiência, visando promover sua inclusão plena na sociedade. Essa lei redefine o conceito de deficiência e estabelece uma abordagem biopsicossocial para a avaliação da deficiência, considerando não apenas os impedimentos físicos ou sensoriais, mas também os fatores sociais e ambientais que possam obstruir a participação dessas pessoas em condições de igualdade.
Assim, avalie as proposições:
I. A avaliação da deficiência deve ser realizada de forma biopsicossocial, considerando os impedimentos nas funções do corpo, os fatores socioambientais e a limitação nas atividades.
II. A avaliação da deficiência pode incluir a análise de restrições de participação, avaliando como as barreiras sociais afetam a participação plena da pessoa.
III. A deficiência é definida apenas com base nos impedimentos físicos da pessoa, sem considerar fatores sociais ou ambientais.
Assinale a alternativa correta:
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3540Q1083135 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Um Auditor Fiscal de Tributos Municipais, em um processo administrativo tributário, deixa de praticar, injustificadamente, ato de ofício que era de sua responsabilidade, com o propósito deliberado de beneficiar um contribuinte amigo. Com as alterações promovidas pela Lei nº 14.230/2021 na Lei de Improbidade Administrativa. Analise as afirmativas a seguir:

I.A conduta do auditor, para ser enquadrada como ato de improbidade, exige a comprovação do dolo específico, ou seja, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito de beneficiar o contribuinte.

II.O ato de "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício" para satisfazer interesse pessoal constitui, em tese, ato de improbidade que atenta contra os princípios da administração pública.

III.Caso o auditor seja condenado, a sanção de perda da função pública somente poderá ser efetivada após o trânsito em julgado da sentença.


Está correto o que se afirma em:
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