Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q847466 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Câmara de Guarujá do Sul SC Tesoureiro, AMEOSC, 2020

Em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias:
(__) - Conterá, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do documento de que trata o § 1° do art. 4º da Lei complementar 101/2000; (__) - Disporá sobre critérios e forma de limitação de empenho; (__) - Disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos; (__) - Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos no plano plurianual; (__) - Disporá sobre demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q833919 | Legislação Municipal, Legislação do Município de São José do Cedro, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

De acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica do Município de São José do Cedro/SC, qual das opções abaixo descreve um dos objetivos fundamentais do Município e de seus representantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q832154 | Legislação Municipal, Legislação do Município de São José do Cedro, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar Dentista, AMEOSC, 2021

A lei instituidora de regime jurídico, planos de carreira e estatuto para os servidores no município de São José do Cedro, é considerada uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q832679 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

Como o construtivismo encara o erro no processo de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q832699 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Para a elaboração de um evento esportivo, os contratantes do educador físico "Tonistarque" optaram pelo sistema "eliminatória simples". Na modalidade vôlei de praia haviam 16 duplas inscritas, assim sendo quantas partidas dessa modalidade serão realizadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q833754 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Princesa SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

"Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que ele quer"
João Guimarães Rosa
Sobre o enunciado acima, de João Guimarães Rosa, um grande escritor modernista brasileiro, assinale abaixo a alternativa que corresponde à sua interpretação plausível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q835052 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de São José do Cedro SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A LEITURA E SUAS INCRÍVEIS POSSIBILIDADES

(1º§) O hábito da leitura cria infinitas possibilidades, não apenas para o mundo perceptível, como também para o deleite. Já se sabe das múltiplas vantagens que têm os bons leitores, quando selecionam seus bons títulos bibliográficos. Desta forma, é possível conhecer tudo o que se deseja por meio da leitura com seus implícitos, pressupostos e subentendidos, além das analogias que ela propicia.

(2º§) Não se deve esquecer de que muitos seres humanos iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Isto tem enorme valor sempre, servindo de exemplo para muitas pessoas. Todos sabemos disto!

(3º§) Mas, ressalta-se que, no momento da leitura, a palavra se configura e se dispersa, rompe a linearidade, produz resultados indeterminados, imperceptíveis, muitas vezes. Na leitura, a atividade mental de um "EU", como trabalho simbólico é fundamental de pura dialoga, além de polifonia.

Ideias extraídas de: (Bahktin,1981.p. 28); (Henry Thoreau) e (Valéria Thomazini) - (Texto adaptado)
Julgue as enunciações com V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto.
(__)Texto é uma manifestação da linguagem, uma mensagem usada para transmitir informação de um autor para um leitor, representando uma tessitura, entendendo-se que tudo que se pode interpretar com sentido completo constitui um texto.
(__)Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala, podendo-se identificar três tipos de discurso: direto; indireto e indireto livre.
(__)Polifonia tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto.
(__)Vícios de linguagem são alterações defeituosas das normas da língua padrão, provocadas por ignorância, descuido ou descaso por parte do falante; como exemplo de vícios de linguagem temos: barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e pleonasmo vicioso (do tipo: subir pra cima; descer pra baixo).
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q834856 | Arquitetura, Urbanismo, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Arquiteto, AMEOSC, 2021

A duração de precipitação e o período de retorno são alguns dos fatores importantes para o dimensionamento de instalações pluviais. A respeito deste assunto, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q835440 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Câmara de São José do Cedro SC Técnico em Contabilidade, AMEOSC, 2021

Identifique a afirmação CORRETA, concernente a escrituração contábil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q850121 | Direito Tributário, Legislação do Direito Tributário, Fiscal Tributário, AMEOSC, 2020

De acordo com o Código Tributário Nacional, a expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. De acordo com o Código Tributário Nacional, a cominação de penalidades para as ações ou omissões contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela definidas pode ser instituída por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q854287 | Legislação Federal, Lei para Parcerias Publicas, Prefeitura de Palma Sola SC Controlador Interno, AMEOSC, 2020

A Lei nº 13.019/14 institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação. Assinale a alternativa que corresponde à definição de Projeto para a referida Lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q833069 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Bandeirante, Prefeitura de Bandeirante SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2021

A Lei Orgânica do Município de Bandeirante (SC) prevê que ao Município compete suplementara legislação federal e estadual no que couber e naquilo que disser respeito ao seu peculiar interesse, visando adaptá-la à realidade e às necessidades locais. Sobre a possibilidade ou não de celebração de convênios, acordos e outros termos de ajustes pelo Município, assinale a alternativa correta, com base na referida Lei Orgânica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q833425 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Prefeitura de São José do Cedro SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

É INCORRETO afirmar que, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) criado em 1993:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q856031 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q831790 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Não se apresenta como objetivo da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q832117 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Nutricionista, AMEOSC, 2021

No que se refere ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q832942 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

Acerca da Lei nº 11.350/2006, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)O exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.

(__)O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante exclusivamente a ações domiciliares e individuais, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde.

(__)É considerada atividade precípua do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação, a realização de visitas domiciliares rotineiras, casa a casa, para a busca de pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas, de agravos ou de eventos de importância para a saúde pública e consequente encaminhamento para a unidade de saúde de referência.

Após análise, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q834518 | Legislação Municipal, Legislação do Município de São José do Cedro, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

A Lei Orgânica do Município de São José do Cedro, em seu artigo 4º diz que: "São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo", mas o parágrafo único deste artigo deixa claro que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.