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Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3701Q898177 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, afirma em seu Art. 5º, parágrafo primeiro, inciso III, que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:
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3702Q895362 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

José Vitor, aluno da Educação Básica, formalizou um pedido de dispensa das aulas de Educação Física (EF), comprovando que cumpre jornada de trabalho de seis horas por dia. O requerimento foi indeferido pelo estabelecimento de ensino. Com base no Art. 26, parágrafo terceiro, inciso I da Lei nº 9.394/96 − Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e de acordo com a situação narrada, é correto afirmar:
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3703Q898178 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A Educação Física possui uma diferença significativa em relação a outras áreas do saber, já que não se limita à lógica científica que normalmente orienta as práticas pedagógicas, mas vai além e oferece experiências mais abrangentes que englobam, entre outras, a cultura, a recreação e a saúde. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas corporais possuem três elementos fundamentais:

I-Movimento corporal: como elemento essencial.
II-Organização interna: com uma lógica específica, de graus variados.
III-Produto cultural: associado a lazer, entretenimento, cuidado e saúde do corpo.

É correto o que se afirma em:
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3704Q912771 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquinas CNH Categoria C, D ou E, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Leia atentamente as alternativas e marque aquela que descreve corretamente o que é uma Via Coletora, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
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3705Q1065093 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, compete ao Ministério da Saúde:

I.Estabelecer, de forma tripartite, diretrizes nacionais e disponibilizar instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de gestão, de formação e educação permanente dos gestores e profissionais da Atenção Básica.

II.Articular com o Ministério da Educação estratégias de indução às mudanças curriculares nos cursos de graduação e pós graduação na área da saúde visando à formação de profissionais e gestores com perfil adequado à Atenção Básica.

III.Apoiar a articulação de instituições, em parceria com as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, para formação e garantia de educação permanente para os profissionais de saúde da Atenção Básica.

É CORRETO o que se afirma em:
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3706Q901509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Um Agente Educacional observa que uma criança de 4 anos tem dificuldade em compartilhar brinquedos. Qual atividade sugerida pela Cartilha Criança Feliz, do Ministério da Saúde, poderia ajudar a desenvolver a socioafetividade dessa criança?
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3707Q888454 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Fiscal de Obras, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2024

Observe os seguintes termos constituintes da oração:

I.Adjunto adnominal.

II.Agente da passiva.

III.Aposto.

IV.Complemento verbal.

V.Predicado.

VI.Sujeito.

Quais deles são considerados termos essenciais da oração?

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3708Q888455 | Português, Sintaxe, Fiscal de Obras, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2024

Leia com atenção a afirmativa a seguir:

Eu gosto muito de corrida de carro, embora não saiba dirigir.

Qual o tipo de oração subordinada empregada acima?

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3709Q980103 | Português, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.
A estrada construída para a COP30 em Belém na Amazônia

Uma nova rodovia de quatro faixas que corta dezenas de milhares de hectares de floresta amazônica protegida está sendo construída para a COP30 (30ª Conferênciadas Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em Belém do Pará.

O objetivo é facilitar o tráfego para a capital paraense, que receberá mais de cinquenta mil pessoas — incluindo líderes mundiais — na conferência em novembro.

O governo estadual promove a rodovia como sustentável, mas moradores e ambientalistas criticam impacto ambiental.

A Amazônia desempenha um papel vital na absorção de carbono para o planeta e na preservação da biodiversidade, e críticos dizem que esse desmatamento contradiz o próprio desígnio de uma conferência climática.

Ao longo da estrada parcialmente construída, a densa floresta tropical se ergue dos dois lados — um lembrete do que já esteve ali.

Toras de madeira estão empilhadas nas áreas desmatadas, que se estendem por mais de treze quilômetros floresta adentro até Belém.

Escavadeiras e máquinas abrem caminho pelo chão da floresta, aterrando áreas úmidas para pavimentar a estrada que cortará uma área protegida.

Claudio Verequete mora a cerca de duzentos metros de onde a estrada passará. Ele costumava ganhar a vida colhendo açaí de árvores que antes ocupavam o local.

"Tudo foi destruído", diz ele, apontando para a clareira.

"Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família."

Ele afirma que não recebeu nenhuma compensação do governo estadual e que, atualmente, vive com suas economias. Também receia que a construção da estrada leve a mais desmatamento no futuro, agora que a área se tornou mais acessível a empresas.

"Nosso medo é que um dia alguém chegue aqui e diga: 'Toma esse dinheiro. Precisamos dessa área para construir um posto de gasolina ou um galpão.' E então, teremos que sair daqui", diz.

Sua comunidade não terá acesso à estrada, devido aos muros que a cercam em ambos os lados.

"Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Os benefícios serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, não conseguirá usar a estrada."

A via deixa duas áreas de floresta protegida desconectadas. Cientistas estão preocupados com o risco de fragmentação do ecossistema e de interrupção no deslocamento da fauna.

A professora Silvia Sardinha é veterinária especializada em vida selvagem e pesquisadora em um hospital universitário de animais que fica de frente para o local onde a nova estrada está sendo construída.

Ela e sua equipe reabilitam animais silvestres feridos, principalmente por causas humanas ou atropelamentos.

Depois de recuperados, eles são devolvidos à natureza;algo que, segundo ela, será mais difícil com uma rodovia logo ao lado.

"Animais terrestres não poderão mais atravessar para a outra direção, reduzindo as áreas onde podem viver e se reproduzir."

O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e apresentar o que tem feito para protegê-la.

A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam "em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais", quem vive na Amazônia "não está sendo ouvido".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8v44gdjr2o.adaptado.
Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Eles serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, nem conseguirá usar a estrada.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
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3710Q1065609 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Câmara de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2022

A Administração indireta é formada pelas entidades administrativas, ou seja, pelas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
I.Fundação pública: pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.
II.Empresa pública: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.
III.Autarquia: instituída pelo Poder Público como o patrimônio, total ou parcialmente público, dotado de personalidade jurídica de direito público ou privado e destinado, por lei, ao desempenho de atividades do Estado de ordem social.
IV.Sociedade de economia mista: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima.

Está(ão) CORRETA(S):
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3711Q980107 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Uma paciente de 67 anos é levada ao pronto atendimento com queixa súbita de fraqueza no lado direito do corpo, fala arrastada e desvio da comissura labial. É CORRETO afirmar que esses sintomas são compatíveis com:
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3712Q898957 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que o ensino de Matemática deve desenvolver o pensamento matemático dos alunos por meio de ideias fundamentais, como equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação. Essas ideias constituem uma base para o ensino de diversos conteúdos matemáticos, conectando-se a situações cotidianas e a outras áreas do conhecimento
Para orientar o ensino de Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, que guiam o desenvolvimento de habilidades ao longo do Ensino Fundamental. Cada unidade temática pode receber uma ênfase específica conforme o ano de escolarização.
Qual alternativa está diretamente ligada à unidade temática "Álgebra"?
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3713Q898704 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ciências, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Competência Específica 2 trata de: Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. Julgue as habilidades que se correlacionam com essa competência:

I.Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

II.Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

III.Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.


É CORRETO o que se afirma em:

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3714Q913561 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

A qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios e dos estabelecimentos que os comercializam desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I. Os produtos alimentícios devem atender a rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores e autoridades de saúde.
II. As autoridades de saúde não são autorizadas a fiscalizar e regular a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e estabelecimentos.
III. Inspeções regulares devem ser realizadas para verificar se as normas estão sendo cumpridas e para identificar possíveis riscos à saúde pública.

É CORRETO o que se afirma em:
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3715Q982937 | Português, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



A estrada construída para a COP30 em Belém na Amazônia



Uma nova rodovia de quatro faixas que corta dezenas de milhares de hectares de floresta amazônica protegida está sendo construída para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em Belém do Pará.



O objetivo é facilitar o tráfego para a capital paraense, que receberá mais de cinquenta mil pessoas — incluindo líderes mundiais — na conferência em novembro.



O governo estadual promove a rodovia como sustentável, mas moradores e ambientalistas criticam impacto ambiental.



A Amazônia desempenha um papel vital na absorção de carbono para o planeta e na preservação da biodiversidade, e críticos dizem que esse desmatamento contradiz o próprio desígnio de uma conferência climática.



Ao longo da estrada parcialmente construída, a densa floresta tropical se ergue dos dois lados — um lembrete do que já esteve ali.



Toras de madeira estão empilhadas nas áreas desmatadas, que se estendem por mais de treze quilômetros floresta adentro até Belém.



Escavadeiras e máquinas abrem caminho pelo chão da floresta, aterrando áreas úmidas para pavimentar a estrada que cortará uma área protegida.



Claudio Verequete mora a cerca de duzentos metros de onde a estrada passará. Ele costumava ganhar a vida colhendo açaí de árvores que antes ocupavam o local.



"Tudo foi destruído", diz ele, apontando para a clareira.



"Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família."



Ele afirma que não recebeu nenhuma compensação do governo estadual e que, atualmente, vive com suas economias. Também receia que a construção da estrada leve a mais desmatamento no futuro, agora que a área se tornou mais acessível a empresas.



"Nosso medo é que um dia alguém chegue aqui e diga: 'Toma esse dinheiro. Precisamos dessa área para construir um posto de gasolina ou um galpão.' E então, teremos que sair daqui", diz.



Sua comunidade não terá acesso à estrada, devido aos muros que a cercam em ambos os lados.



"Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Os benefícios serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, não conseguirá usar a estrada."



A via deixa duas áreas de floresta protegida desconectadas. Cientistas estão preocupados com o risco de fragmentação do ecossistema e de interrupção no deslocamento da fauna.



A professora Silvia Sardinha é veterinária especializada em vida selvagem e pesquisadora em um hospital universitário de animais que fica de frente para o local onde a nova estrada está sendo construída.



Ela e sua equipe reabilitam animais silvestres feridos, principalmente por causas humanas ou atropelamentos.



Depois de recuperados, eles são devolvidos à natureza; algo que, segundo ela, será mais difícil com uma rodovia logo ao lado.



"Animais terrestres não poderão mais atravessar para a outra direção, reduzindo as áreas onde podem viver e se reproduzir."



O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e apresentar o que tem feito para protegê-la.



A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam "em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais", quem vive na Amazônia "não está sendo ouvido".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8v44gdjr2o.adaptado.

A construção da nova rodovia em preparação para a COP30, em Belém do Pará, levanta intensos debates sobre seu impacto ambiental e social.

A respeito das múltiplas implicações da obra, é correto afirmar que:
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3716Q913564 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

As doenças de Notificação Compulsória são aquelas enfermidades que, por determinação legal, devem ser comunicadas às autoridades de saúde competentes assim que forem diagnosticadas. Essas notificações têm como objetivo:
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3717Q913566 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

O controle de zoonoses é um conjunto de medidas e estratégias adotadas para prevenir, monitorar e controlar doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Algumas práticas de controle de zoonoses incluem, EXCETO:
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3718Q913567 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Biossegurança é um conjunto de medidas, procedimentos e práticas adotadas em diversos ambientes, para minimizar os riscos de exposição a agentes biológicos, químicos e físicos que possam representar perigos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. No que diz respeito a biossegurança, assinale a alternativa CORRETA.
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3719Q1019043 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

El aprendizaje invertido es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en:
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3720Q1080744 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Em uma cidade, a prefeitura está planejando a reforma de um parque público para torná-lo acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A reforma deve incluir a adaptação de pelo menos 5% dos brinquedos e equipamentos de lazer para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
2.(_) Os banheiros públicos do parque devem ter pelo menos um sanitário e um lavatório acessíveis conforme as normas da ABNT.
3.(_) A instalação de semáforos sonoros para orientação de pedestres com deficiência visual é obrigatória nas vias públicas em torno do parque.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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