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Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3941Q1078373 | Informática, Software, Auxiliar de Serviços Gerais Serviços Braçais, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao que significa a função de "OCR" quando um documento está sendo digitalizado em uma máquina de scanner.
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3942Q1071996 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2024

Considere a seguinte cena:
Em uma peça teatral, um personagem está sozinho no palco e começa a falar em voz alta sobre seus pensamentos e dilemas internos, revelando ao público suas intenções e sentimentos mais profundos. Não há outros personagens presentes para ouvir, e o discurso é direcionado apenas para si mesmo, permitindo que a audiência entenda melhor seu conflito interno e seu estado emocional.
Essa situação é um exemplo do seguinte recurso dramático:
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3943Q912770 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquinas CNH Categoria C, D ou E, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Observe as alternativas, leia com atenção e assinale aquela que melhor descreve o que é uma Via de Trânsito Rápido, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
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3944Q1022085 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 2, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

An English teacher wants to improve students' ability to infer meaning in complex reading passages. She decides to use a combination of strategies, including teaching context clues, analyzing tone, and practicing identifying theme. Which of the following approaches would bestalign with these strategies?
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3946Q980108 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Um paciente em sala de espera apresenta movimentos involuntários do corpo, perda da consciência e liberação de urina. Após cessar a crise, permanece sonolento. É CORRETO afirmar que a conduta adequada da equipe é:
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3947Q980116 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Uma técnica de enfermagem em um hospital, está realizando o banho no leito de uma paciente acamada após cirurgia abdominal. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a atitude de acordo com os princípios da higiene e prevenção de infecção.
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3948Q982935 | Português, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



A estrada construída para a COP30 em Belém na Amazônia



Uma nova rodovia de quatro faixas que corta dezenas de milhares de hectares de floresta amazônica protegida está sendo construída para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em Belém do Pará.



O objetivo é facilitar o tráfego para a capital paraense, que receberá mais de cinquenta mil pessoas — incluindo líderes mundiais — na conferência em novembro.



O governo estadual promove a rodovia como sustentável, mas moradores e ambientalistas criticam impacto ambiental.



A Amazônia desempenha um papel vital na absorção de carbono para o planeta e na preservação da biodiversidade, e críticos dizem que esse desmatamento contradiz o próprio desígnio de uma conferência climática.



Ao longo da estrada parcialmente construída, a densa floresta tropical se ergue dos dois lados — um lembrete do que já esteve ali.



Toras de madeira estão empilhadas nas áreas desmatadas, que se estendem por mais de treze quilômetros floresta adentro até Belém.



Escavadeiras e máquinas abrem caminho pelo chão da floresta, aterrando áreas úmidas para pavimentar a estrada que cortará uma área protegida.



Claudio Verequete mora a cerca de duzentos metros de onde a estrada passará. Ele costumava ganhar a vida colhendo açaí de árvores que antes ocupavam o local.



"Tudo foi destruído", diz ele, apontando para a clareira.



"Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família."



Ele afirma que não recebeu nenhuma compensação do governo estadual e que, atualmente, vive com suas economias. Também receia que a construção da estrada leve a mais desmatamento no futuro, agora que a área se tornou mais acessível a empresas.



"Nosso medo é que um dia alguém chegue aqui e diga: 'Toma esse dinheiro. Precisamos dessa área para construir um posto de gasolina ou um galpão.' E então, teremos que sair daqui", diz.



Sua comunidade não terá acesso à estrada, devido aos muros que a cercam em ambos os lados.



"Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Os benefícios serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, não conseguirá usar a estrada."



A via deixa duas áreas de floresta protegida desconectadas. Cientistas estão preocupados com o risco de fragmentação do ecossistema e de interrupção no deslocamento da fauna.



A professora Silvia Sardinha é veterinária especializada em vida selvagem e pesquisadora em um hospital universitário de animais que fica de frente para o local onde a nova estrada está sendo construída.



Ela e sua equipe reabilitam animais silvestres feridos, principalmente por causas humanas ou atropelamentos.



Depois de recuperados, eles são devolvidos à natureza; algo que, segundo ela, será mais difícil com uma rodovia logo ao lado.



"Animais terrestres não poderão mais atravessar para a outra direção, reduzindo as áreas onde podem viver e se reproduzir."



O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e apresentar o que tem feito para protegê-la.



A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam "em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais", quem vive na Amazônia "não está sendo ouvido".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8v44gdjr2o.adaptado.

A tipologia textual classifica os textos conforme sua estrutura e finalidade. Os principais tipos são: narrativo (relato de eventos), descritivo (detalhamento de características), dissertativo-argumentativo (defesa de ideias), expositivo (transmissão de informações) e injuntivo (orientação de ações).

No texto base, a tipologia textual predominante é:
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3949Q1022616 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

YOUNG MINDS Number of children facing mental health crisis soars 53% in 4 years − 16 signs your child is at risk

Some 32,521 under-18s were referred for emergency care at mental health services in 2022 to 2023, up from 21,242 in 2019 to 2020.

Doctors at the Royal College of Psychiatrists said the shocking numbers "cannot become the new norm".

The college said many of these under-18s have suffered worsening mental health while on NHS waiting lists for treatment.

Dr Elaine Lockhart, chair of the college's child and adolescent faculty, said: "It's unacceptable that so many children and young people are reaching crisis point before they are able to access care.

"Severe mental illness is not just an adult problem. The need for specialist mental health services for children and young people is growing all the time.

"The evidence shows us that children who receive support quickly are less likely to develop long-term conditions, that negatively affect their education, social development and health in later life.

"Government and integrated care boards must commit to reducing the rate of mental illness among children by setting an achievable target.

"This needs to be backed by an expansion of the mental health workforce and additional funding for services.

"Investing in children's mental health will ultimately free up NHS time and resources, while ensuring the country has a healthy and productive population in the years to come."

The college said around half of mental health conditions arise before the age of 14 and three-quarters before the age of 24.

Data shows under-18s who are waiting for follow-up after a GP referral for mental health problems have already waited on average five months and, in the worst case, almost two years.

The Royal College of Psychiatrists said last year's Government announcement of an extra £5million to improve access to existing early support hubs was welcome.

But it said it predicts an extra £125 to £205million is needed to establish hubs in every local authority, with running costs of at least £114m per year.

It comes as the Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) published a statement outlining the "changing role" for paediatricians in being involved in identifying and helping children with poor mental health.

RCPCH officer for mental health Dr Karen Street said: "The entire children's workforce has a role to play in tackling the current crisis in children's mental health but as paediatricians we are particularly well placed to make a difference.

"Research shows paediatricians are the most trusted profession for secondary school children, across all ethnicities and backgrounds and that children see doctors as a key group to support their mental health.

"We know that paediatric settings and emergency departments are not ideal for children and young people experiencing a crisis in their mental health, but they cannot be left without support.

"If we are ever to get out of this dire situation then we need meaningful support for health services and staff, as well as child focused polices that can improve the physical, emotional, social and educational wellbeing of young people.

"The responsibility to tackle this growing mental health emergency cannot be left to healthcare professionals alone."

Liberal Democrat health and social care spokesperson Daisy Cooper said: "This devastating explosion of mental ill health among children should be a wake-up call for the government.

"Conservative ministers have neglected children's mental health during and after the pandemic, leaving mental health services and families in crisis.

"We have seen a litany of broken promises from this government including the failure to deliver maximum waiting times for children, ending out of area placements or reforming the Mental Health Act."

https://www.thesun.co.uk/health/25760424/children-mental-health-crisis -soars/
According to the text, why does Dr. Elaine Lockhart believe that the current situation regarding children's mental health should not be normalized?
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3950Q1019044 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

En las clases presenciales, las actividades son:
I. Transmitidas con conceptos de contenidos; II. Practicas; III. Realizadas con debates; IV. Tradicionales.
Está correcta la alternativa:
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3951Q1019045 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

Con relación al aprendizaje invertido: I. Los ambientes son flexibles; II. Los estudiantes pueden elegir dónde y cuándo aprender; III. Los contenidos y los métodos son seleccionados de manera intencional; IV. Los docentes no deben ser cualificados, observadores y comunicativos.
Está correcta la alternativa:
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3952Q1089447 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As leis da educação no Brasil estabelecem a estrutura e os princípios do sistema educacional, garantindo o direito à educação, assegurando a qualidade do ensino e regulamentando desde a educação infantil até o ensino superior. Relacione os documentos legais (Coluna A) às suas respectivas contribuições para a Educação Infantil (Coluna B):

Coluna A

(1)Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

(2)Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(3)Base Nacional Comum Curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

(4)Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI).

Coluna B

(A)Define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, orientando o currículo e as práticas pedagógicas.

(B)Garante a proteção integral da criança e o direito à educação como prioridade absoluta.

(C)Estabelece as normas gerais da educação nacional, incluindo a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

(D)Apresenta orientações e princípios para subsidiar o trabalho docente na Educação Infantil.

Assinale a alternativa com a associação correta:

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3953Q1075880 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Operador de Equipamento Leve CNH categoria C, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2024

Avalie as proposições tendo como base o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

I.Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
II.As disposições do CTB são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais, exceto estrangeiros.
III.O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

Assinale a alternativa correta:
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3954Q1075881 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Operador de Equipamento Leve CNH categoria C, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2024

Avalie as proposições sobre as técnicas de direção defensiva na operação de veículos:

I.Em situações de deslizamento do veículo, o motorista deve evitar movimentos bruscos do volante para recuperar o controle.
II.Em condições de baixa visibilidade, como neblina ou chuva forte, o uso dos faróis baixos é preferível para evitar ofuscamento de outros motoristas.
III.Durante uma frenagem de emergência, é recomendável usar o freio de forma brusca e constante para garantir a parada imediata do veículo.

Assinale a alternativa correta:
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3955Q1075882 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Operador de Equipamento Leve CNH categoria C, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2024

Considere uma via que há duas faixas com fluxos opostos. Sabendo que em apenas umas das faixas é permitido a ultrapassagem, então pode-se afirmar corretamente que a sinalização horizontal será uma:
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3956Q1089450 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 13.005/14) estabelece diretrizes e metas para a educação brasileira com vigência de dez anos. No contexto da Educação Infantil, o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe metas específicas relacionadas à ampliação do acesso e à garantia da qualidade dessa etapa de ensino. Considerando esse documento, assinale a alternativa que expressa corretamente uma das metas voltadas à Educação Infantil:
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3959Q1075397 | Legislação de Trânsito, Segurança dos Veículos Requisitos, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O Código de Trânsito Brasileiro, Lei n° 9.503/1997 estabelece alguns procedimentos de segurança para oveículo destinado ao transporte de passageiros, sobre esse assunto, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):



(__)Não é obrigatório o cinto de segurança no transporte de passageiros em percursos, pois é permitido que se viaje em pé.


(__)É obrigatório equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.


(__)Inspeção bianual para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.



Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

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3960Q982982 | Engenharia Civil, Regimento Interno da Câmara Municipal de Dom Viçoso, Engenheiro Civil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O concreto é amplamente utilizado na construção civil devido à sua versatilidade, resistência à compressão e durabilidade. Sua composição, propriedades no estado fresco e endurecido, bem como o comportamento frente a agentes ambientais, são aspectos fundamentais para o desempenho das estruturas. Nesse contexto, é necessário compreender como diferentes variáveis interferem em suas características técnicas. Assinale a alternativa correta.
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