Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q843146 | Enfermagem, Imunização, Prefeitura de Descanso SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2020

A vacina contra HPV, disponível no calendário vacinal de 2020, tem a primeira dose administrada em meninos e meninas, respectivamente, aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

742Q856773 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Descanso SC Professor de Língua Portuguesa, AMEOSC, 2020

“Todas aquelas informações, os rapazes conseguiram-nas com o uso de propinas.”.
O termo destacado exerce função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q839882 | Odontologia, Radiologia, Prefeitura de Palma Sola SC Odontólogo, AMEOSC, 2020

Os filmes radiográficos intrabucais podem ser classificados de diferentes formas. Quanto à técnica, os filmes podem ser:
I. Tipo 1: Filme utilizado na técnica radiográfica periapical; II. Tipo 2: Usado na técnica interproximal; III. Tipo 3: Empregado na técnica radiográfica oclusal.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q833857 | Português, Morfologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar Dentista, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma crônica sobre o vazio deixado pelas festas de Natal durante a pandemia

domingo 03 janeiro 2021 0:00 Por Italo Wolff

Pela primeira vez em minha vida, eu passei a noite do dia 24 de dezembro distante de minha família. Sendo órfão e tendo sido criado pelos avós em uma casa marcada pela tragédia, o Natal sempre foi para mim uma reafirmação dos laços de parentesco e da normalidade. Nunca fomos religiosos, mas o pinheiro cheio de enfeites, o presépio com seus pequenos camelos de plástico e o forro de mesa verde e vermelho e dourado pareciam querer dizer que, apesar de tudo, estávamos juntos - éramos uma família unida por tradições estranhas, mas capaz de demonstrar o amor que sentimos uns pelos outros.

Neste ano, a celebração seria mais do que bem-vinda. A estoica matriarca da família, de 94 anos, hoje viúva e solitária, disse que não se importava com pandemia alguma; preferia contrair uma doença mortal do que admitir em seus últimos anos que o caos e a tragédia do mundo haviam vencido. Na­tura­lmente, o restante da família desconsiderou a ideia e obrigou o amor, desajeitado, a procurar outras vias para se manifestar: telefonemas, chamadas de vídeo e entrega de presentes a distância.

Entretanto, percebemos - eu percebi, na voz da matriarca da família - que alguma coisa se rompeu neste Natal. Não houve o reassegurar de normalidade nenhuma - porque nada está normal - e nem a tranquilização da presença dos parentes que, de uma forma ou outra, calharam de sobreviver juntos e decidem continuar unidos. Talvez a matriarca não esteja mais por aqui no ano que vem; talvez os primos decidam aproveitar essa suspensão temporária para interromper o Natal de vez, passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges.

Famílias que vivem espalhadas em duas casas ou mais precisam de oportunidades para elaborar sua identidade enquanto grupo. Ainda que o afeto esteja presente no dia a dia, as datas comemorativas fazem parte de quem somos. Individualmente, sei que o núcleo de minha família perdeu membros demais e começou a ganhar novos integrantes distantes demais para que consiga permanecer unida por mais muito tempo, com pandemia ou sem. Mas, em larga escala, me pergunto o impacto geral que um ano de Natal proibido teve na sociedade.

https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/o-ultimo-natal-304313/ Acessado em 29/03/2021

A partir da análise da progressão textual do tema principal da crônica, é correto afirmar que a mesma ocorre por meio da seguinte classe de palavras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q834890 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Prefeitura de Princesa SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

Sobre os direitos da Pessoa Idosa (Lei Nº10.741, de 1º de Outubro de 2003), analise.
I.Art. 38. Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte: reserva de pelo menos 4% (quatro por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos. II.O cadastramento da população idosa em base Territorial é um dos meios de prevenção e manutenção da saúde do Idoso. (Art. 15). III.Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social. (Art. 14) IV.O art. 3º do Estatuto do Idoso afirma que "é obrigação da família e da comunidade, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar". V.No que diz respeito ao direito ao trabalho, o primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada. (Art. 27).
Após análise, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

747Q832897 | Técnicas de Vendas e Negociação, Qualidade no Atendimento ao Público, Prefeitura de Princesa SC Auxiliar Administrativo, AMEOSC, 2021

Quando somos reconhecidos como profissional de empresa sua marca se transforma em nosso sobrenome, assim temos que zelar pela empresa com nossas atitudes. Estamos falando de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

748Q831910 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

A respeito das relações com a pessoa, família e coletividade, dispostos no Código de Ética do Profissional de Enfermagem, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

749Q834239 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla ECA, prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. Igualmente, estabelece os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei nº 8.069/90 , a pessoa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q846802 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No jogo de Handebol, uma falta de substituição deverá ser penalizada com uma exclusão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

751Q832612 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Em consonância com a Lei Nº 8.080/90, em relação aos princípios e diretrizes as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

752Q833061 | Arquivologia, Prefeitura de Princesa SC Auxiliar Administrativo, AMEOSC, 2021

________________ é a denominação geralmente atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso; denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento; Livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos. PAES (2004, p. 27).
O conceito acima refere-se ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q833958 | Serviço Social, Previdência Social, Prefeitura de São José do Cedro SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

A Constituição Federal de 1988 (artigo 194), mostra como a seguridade social trabalha e quais são os direitos e ações que ela assegura. Marque a resposta CORRETA sobre o que é seguridade social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

755Q852582 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Câmara de Guarujá do Sul SC Tesoureiro, AMEOSC, 2020

A entidade adquiriu serviços de cessão de mão-de-obra no valor de R$ 30.000,00, os quais foram destacados na nota fiscal os seguintes tributos: INSS 11%, 1,5% de IRRF, 1% de CSLL, 3% de COFINS e 0,65% de PIS. Em relação a esse documento fiscal, podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q848521 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Professor de Matemática, AMEOSC, 2020

No dia 30 de junho de 2020, o estado de Santa Catarina vivenciou a passagem de um ciclone extratropical que causou a morte de nove pessoas e deixou um rastro de destruição. O estado reúne características geográficas que favorecem este tipo de fenômeno climático, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q833191 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Bandeirante, Prefeitura de Bandeirante SC Fiscal de Tributos, AMEOSC, 2021

Analise a questão e assinale a alternativa INCORRETA.

Conforme o artigo 8º da Lei nº 121/1998, de 29/12/1998 (Código Tributário do Município de Bandeirante), a incidência do imposto independe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

758Q850868 | Informática, HD, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Informática, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir: “___________: nome dado à divisão do HD em duas ou mais partes.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q849857 | Direito Ambiental, Política Nacional do Meio Ambiente, Prefeitura de Palma Sola SC Engenheiro Sanitarista, AMEOSC, 2020

As licenças ambientais estão estabelecidas no Decreto nº 99.274/90, que regulamenta a Lei nº 6.938/81, e detalhadas na Resolução CONAMA nº 237/97, sendo incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q833849 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Veterinário, AMEOSC, 2021

Ao município de São Miguel do Oeste compete, segundo sua Lei Orgânica, prover a tudo quanto diga respeito ao seu peculiar interesse e ao bem-estar de sua população. Entre as atribuições inerentes à esta competência NÃO se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.