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Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q834647 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Prefeitura de Itapiranga SC Farmacêutico Bioquímico, AMEOSC, 2021

As manifestações culturais de Itapiranga/SC preservam os costumes e divulgam um pouco da história da colonização deste município. Entre elas podemos destacar:

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822Q840812 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

No processo de ensino de atividades gímnicas, na unidade “flexibilidade, giros, equilíbrios, formas de andar e correr”, é objetivo de conhecimento:
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823Q833723 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Advogado, AMEOSC, 2021

Com relação ao tema Improbidade Administrativa, assinale a afirmativa INCORRETA.
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824Q831708 | Direito Tributário, Extinção do crédito tributário, Prefeitura de Bandeirante SC Fiscal de Tributos, AMEOSC, 2021

Marque a alternativa CORRETA conforme o artigo 12 da Lei nº 366/2003, de 22/12/2003 (Legislação Tributária do Município de Bandeirante).

Para efeitos do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, considera-se:

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825Q844262 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Prefeitura de Descanso SC Médico, AMEOSC, 2020

No paciente esquizofrênico, a negligência quanto a si mesmo, que se revela:
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826Q834541 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Prefeitura de Princesa SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

A literatura sobre a educação de crianças com altas habilidade/superdotação nos apresentam seis principais características que podem servir para generalizar o perfil de um ambiente familiar. Assinale a alternativa que NÃO representa uma destas seis generalizações.
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827Q833042 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, AMEOSC, 2021

Para um profissional realizar um relatório de pedidos de material de consumo, limpeza e gêneros alimentícios que constam em um depósito, quais itens é preciso que sejam analisados. Marque a alternativa INCORRETA.
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828Q833856 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

A respeito do Programa Estratégia de Saúde da Família - ESF, marque a alternativa CORRETA:
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829Q833857 | Português, Morfologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar Dentista, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma crônica sobre o vazio deixado pelas festas de Natal durante a pandemia

domingo 03 janeiro 2021 0:00 Por Italo Wolff

Pela primeira vez em minha vida, eu passei a noite do dia 24 de dezembro distante de minha família. Sendo órfão e tendo sido criado pelos avós em uma casa marcada pela tragédia, o Natal sempre foi para mim uma reafirmação dos laços de parentesco e da normalidade. Nunca fomos religiosos, mas o pinheiro cheio de enfeites, o presépio com seus pequenos camelos de plástico e o forro de mesa verde e vermelho e dourado pareciam querer dizer que, apesar de tudo, estávamos juntos - éramos uma família unida por tradições estranhas, mas capaz de demonstrar o amor que sentimos uns pelos outros.

Neste ano, a celebração seria mais do que bem-vinda. A estoica matriarca da família, de 94 anos, hoje viúva e solitária, disse que não se importava com pandemia alguma; preferia contrair uma doença mortal do que admitir em seus últimos anos que o caos e a tragédia do mundo haviam vencido. Na­tura­lmente, o restante da família desconsiderou a ideia e obrigou o amor, desajeitado, a procurar outras vias para se manifestar: telefonemas, chamadas de vídeo e entrega de presentes a distância.

Entretanto, percebemos - eu percebi, na voz da matriarca da família - que alguma coisa se rompeu neste Natal. Não houve o reassegurar de normalidade nenhuma - porque nada está normal - e nem a tranquilização da presença dos parentes que, de uma forma ou outra, calharam de sobreviver juntos e decidem continuar unidos. Talvez a matriarca não esteja mais por aqui no ano que vem; talvez os primos decidam aproveitar essa suspensão temporária para interromper o Natal de vez, passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges.

Famílias que vivem espalhadas em duas casas ou mais precisam de oportunidades para elaborar sua identidade enquanto grupo. Ainda que o afeto esteja presente no dia a dia, as datas comemorativas fazem parte de quem somos. Individualmente, sei que o núcleo de minha família perdeu membros demais e começou a ganhar novos integrantes distantes demais para que consiga permanecer unida por mais muito tempo, com pandemia ou sem. Mas, em larga escala, me pergunto o impacto geral que um ano de Natal proibido teve na sociedade.

https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/o-ultimo-natal-304313/ Acessado em 29/03/2021

A partir da análise da progressão textual do tema principal da crônica, é correto afirmar que a mesma ocorre por meio da seguinte classe de palavras:
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830Q834694 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Os____________________são uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa. Esse material foi elaborado a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula.
Após análise, marque a alternativa CORRETA que complete o espaço acima referente a Lei que está relacionado ao contexto.
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831Q835214 | Odontologia, Anatomia Dentária, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar de Dentista, AMEOSC, 2021

Durante a vida, a arcada humana compreende 3 dentições. Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
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832Q840602 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, AMEOSC, 2020

¿Qué es el aprendizaje invertido?

    El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

    El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

    Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

Lee el trecho para contestar la pregunta: “Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo ‘¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?’ o ‘El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo’.”
Este trecho tiene el mismo significado en:
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833Q832932 | Ciências, Química, Prefeitura de Bandeirante SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2021

Esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido da água, decorrente do resfriamento (arrefecimento). Trata-se da:
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834Q832943 | Direito Urbanístico, Estatuto da Cidade Lei 10257 2001, Prefeitura de São José do Cedro SC Procurador Municipal, AMEOSC, 2021

A respeito da Lei nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), assinale a alternativa CORRETA.
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835Q856794 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Língua Portuguesa, AMEOSC, 2020

Assinale a alternativa que representa corretamente um exemplo de oração coordenada sindética explicativa:
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836Q834297 | Português, Fonética e Fonologia, Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A MENSAGEM NO ATO DA COMUNICA HYPERLINK

(1º§) A mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio. A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem.
(2º§) A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. (...)
(3º§) Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem - eis aí os três propósitos fundamentais da leitura, que em muito ultrapassam quaisquer aspectos utilitários ou meramente "livrescos", da comunicação leitorintro-texto. Ler é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.

(Silva (2002, p. 45) - (https://conceitos.com/mensagem/)
Sobre a composição do (3º§), analise as assertivas:
I.No trecho: "Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem" - temos duplo exemplo de próclise.
II.As contrações prepositivas usadas em: "compreender-se na¹ mensagem" e "compreender-se pela² mensagem" - sugerem ideias diferentes: (1) "Fazer parte da mensagem"; (2) "A compreensão ocorre ou então é propiciada através da mensagem".
III.A série numérica da frase nominal: "eis¹ aí² os três propósitos fundamentais da leitura³" - permite identificar: - em (1 e 3) ditongos decrescentes idênticos; em (2) um advérbio de lugar dissílabo oxítono.
IV.Na expressão: "propósitos fundamentais" - temos concordância nominal de polissílabos, sendo o substantivo proparoxítono e adjetivo oxítono.
V.Os monossílabos da série: "na"; "ler"; "mas"; "só"; "de" são todos invariáveis.
Estão corretas, APENAS:
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837Q854087 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

De acordo com a Lei nº 10.520/02, nos termos de regulamentos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando-se de recursos de tecnologia da informação é:
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838Q833361 | Serviço Social, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

Acerca do enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( )Ao longo do tempo no cenário brasileiro, as expressões da questão social que mais se destacam apesar de suas metamorfoses são a desigualdade social e o desemprego desde o ressurgimento do liberalismo clássico denominado de neoliberalismo, mais especialmente na década de 90 e que trazia consigo novos ideários.

( )As estratégias para o enfrentamento da questão social têm sido tensionadas por movimentos sociais, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais e públicas e que convivem em luta no seu interior.

( )A Lei Nº 11.648, de 31 de março de 2008 garante a resolução de algumas expressões da questão social como o desemprego, analfabetismo, falta de moradia, fome e desigualdade social.

( )A questão social foi considerada como eixo central da intervenção do assistente social até o ano de 1988, período em que foi promulgada a Constituição Federal de 88.

( )Uma vez que o neoliberalismo expressa relação com um Estado mínimo, as políticas sociais sofrem uma significante precarização, além de uma mudança na dinâmica do Estado, onde este não expressa uma execução direta dessas políticas, e para isso usa de uma técnica destinando a classe subalterna ao Terceiro Setor. Essa substituição dos deveres do Estado quanto às responsabilidades sociais para o Terceiro Setor, vem com o objetivo de tornar cada vez mais seletivo, condicionado e precário os recursos oferecidos à classe que demanda, pois são oferecidas medidas consideradas compensatórias.

Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

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839Q832612 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Em consonância com a Lei Nº 8.080/90, em relação aos princípios e diretrizes as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
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840Q847460 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2020

Nas planícies e serras da costa de Santa Catarina, condições ambientais específicas, marcadas intensamente pela influência oceânica, com elevado índice de umidade e baixa amplitude térmica, permitiram o desenvolvimento de uma floresta peculiar, grande variedade de espécies e vida. Assinale a alternativa correspondente à descrição:
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