Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q833706 | Legislação Municipal, Legislação do Município de São Miguel do Oeste, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Arquiteto, AMEOSC, 2021

Com base no Código de Obras do Município de São Miguel do Oeste / SC, analise as alternativas a seguir, assinalando a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

902Q834906 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Enfermeiro, AMEOSC, 2021

A respeito do Sistema de notificações em vigilância sanitária - NOTIVISA, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

903Q861289 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

Considerando os aspectos da organização da Administração Pública, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

904Q833230 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, AMEOSC, 2021

Viviane iniciou suas atividades como auxiliar de serviços gerais numa empresa de laticínios. Marque a alternativa abaixo sobre qual atitude comportamental que Viviane deveria evitar em seu ambiente de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

905Q834534 | Português, Fonética e Fonologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar de Dentista, AMEOSC, 2021

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A ESCRITA ATRAVESSA O TEMPO

(1º§) Podemos saber hoje o que se escreveu há milhares de anos, há cinquenta anos, há quatro anos, há dois anos, ontem, e até o que você escreveu há alguns minutos atrás. Enfim, tudo se sabe de uma civilização, de uma cultura por conta da escrita no curso do tempo!

(2º§) Se você guardar as folhas de papel em que escreveu, seus netos, futuramente, poderão saber o que você escreveu hoje! Nessa visão, a escrita se perpetua no tempo, atravessando dias, semanas, meses, anos e séculos!

(3º§) Já a fala, que possibilita emitir uma mensagem mais rápida, não fica registrada, portanto, essa vai mesmo com o vento! Não é mesmo?

(4º§) Sabemos com certeza o que os gregos, por exemplo, escreveram 500 anos antes de Cristo, mas tudo que sabemos sobre o que os gregos falavam entre eles, no dia a dia, são apenas suposições. O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!

(FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003, p.11.) - (Adaptado)
Analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)No período: "O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!", temos a primeira oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta; objeto direto representado pela expressão: "as palavras faladas".
(__)Os numerais cardinais do (1º§) concordam com o substantivo "anos".
(__)O verbo: "poderão" concorda com o sujeito simples: "seus netos".
(__)A série: "você"; "até"; "fala"; "tempo"; "séculos"; "gráficos" - temos, respectivamente: dissílabos oxítonos; dissílabos paroxítonos; trissílabos proparoxítonos.
(__)O texto está escrito com exemplo de pontuação interrogativa e exemplos de pontuação exclamativa.
Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA das informações acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q832236 | Direito Processual Civil, Da Comunicação dos Atos Processuais, Prefeitura de São José do Cedro SC Procurador Municipal, AMEOSC, 2021

Em relação a Fazenda Pública em juízo, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

907Q832506 | Veterinária, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Veterinário, AMEOSC, 2021

A raiva é uma zoonose de grande importância na saúde pública, o paciente com quadro neurológico agudo (encefalite), que apresente formas de hiperatividade, seguido de síndrome paralítica com progressão para coma, sem possibilidade de diagnóstico laboratorial, mas com antecedente de exposição à provável fonte de infecção é tomado incluído como suspeito por critério clínico-epidemiológico. Em termos de prevenção da disseminação e controle da raiva é CORRETO afirmar que faz parte dessa ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

908Q832601 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questões de 21 a 30.

As polêmicas que rondam as grandes plataformas digitais

Comportamento fragiliza publicidade, imprensa e liberdade de expressão

Dudu Godoy, 25.mar.2021


As transformações promovidas pela tecnologia, destacadamente com o surgimento das grandes plataformas digitais, já garantiram a alcunha de que este é o novo capitalismo, composto por gigantes que atuam com buscadores e redes sociais.

Movimentando bilhões de dólares globalmente, essas plataformas tornaram-se não só um negócio bilionário, mas também alvo de questionamentos sobre os deveres e direitos de suas atividades, com implicações nas práticas de concorrência e no cumprimento das regras e normas que regem mercados em âmbito global.

Uma dessas polêmicas diz respeito à remuneração do conteúdo jornalístico por parte dessas plataformas, que reproduzem os conteúdos da imprensa e angariam publicidade e anunciantes com base neles, mas sem remunerar os veículos -batalha que também ocupa a cena nacional devido ao inquérito administrativo aberto pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) contra o Google.

Mas há outra questão que afronta a regra que ajudou a fortalecer essa indústria: a de que a publicidade deve remunerar veículos e agências com base nas normas-padrão estabelecidas pelo sistema de autorregulação do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que, até aqui, impediu a concorrência predatória e garantiu a sustentabilidade da atividade, com transparência e ética.

É conhecido que cerca de 80% do faturamento dessas plataformas provêm da publicidade, e o restante, de serviços. Basta ver o número de anúncios que perseguem os usuários para saber que acessar essas plataformas tem um custo, e ele é coberto pelos anunciantes.

Embora seja visível que atuam como veículos de comunicação -ou seja, veiculam conteúdo e vendem publicidade-, o modelo de operação das plataformas contraria as normas-padrão de remuneração praticadas há mais de duas décadas sob a alegação de que não são veículos. Mas como definir um negócio cuja receita provém 80% da venda de publicidade e veiculação de conteúdo? Se não são veículos, parece se tratar de falácia de nomenclatura -assim como alguns termos mudaram sem que a essência da atividade deixasse de ser a descrita pelas novas nomenclaturas.

Com o agravante de que, aqui, falamos de regras estabelecidas para definir obrigações financeiras com as partes de toda uma cadeia e, assim, evitar que o poder dos mais fortes se sobreponha a um sistema justo e sustentável.

Mesmo ignorando o impacto financeiro sobre os negócios das agências e dos veículos -desfavorecidos por uma concorrência fora do parâmetro da indústria-, ainda temos a questão da liberdade de expressão, ameaçada sob o aspecto econômico, pois a sobrevivência dos veículos e da imprensa depende dos anúncios, e os veículos que seguem as regras acabam ameaçados de perder receita, ao contrário dos que não as seguem.

Está em questão em que medida a disrupção tecnológica que essas plataformas trouxeram justifica a implosão de normas aprimoradas por toda uma indústria ao longo de décadas, como se o simples fato de serem novas tecnologias justificasse o não enquadramento a essas normas, e em que medida se justifica a defesa de uma suposta liberdade comercial cujo objetivo último é garantir o lucro máximo apenas para essas plataformas, sem observar a sustentabilidade de toda a cadeia, e com impacto direto sobre agências e veículos de comunicação.

Esse comportamento fragiliza essa indústria e gera um impacto negativo sobre os negócios da própria imprensa e a liberdade de expressão, que só pode existir com veículos fortes e independentes.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/03/as-polemicas-que-rondam-as-grand es-plataformas-digitais.shtml Acessado em 30/03/2021

A partir da leitura do texto jornalístico acima, é CORRETO considerar que o mesmo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

909Q834395 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma década em guerra

Urge que potências redobrem pressão para sustar tragédia humanitária na Síria

O que a Folha pensa - 17 mar. 2021

Ao longo de dez anos, o conflito na Síria produziu uma das maiores catástrofes humanitárias já vistas desde a Segunda Guerra Mundial.

Conforme estimativas conservadoras, os combates deixaram quase 400 mil mortos, embora outras fontes apontem até 600 mil. Para além dos óbitos, cerca de 2 milhões de civis sofreram ferimentos graves ou deficiências permanentes.

O uso maciço de armas explosivas e os bombardeios em áreas urbanas reduziram algumas das principais cidades do país a pouco mais que escombros, além de destruir boa parte da infraestrutura nacional. Mais da metade dos 22 milhões que viviam na Síria antes da guerra tiveram de deixar suas casas, gerando um dos maiores êxodos populacionais da história recente.

Hoje, 6,6 milhões de refugiados sírios estão espalhados por 130 países, segundo a ONU, embora cerca de 90% deles tenham se estabelecido em condições precárias em nações vizinhas -Líbano, Jordânia e Turquia. Existem, ademais, 6,7 milhões de deslocados internos, a maioria em campos improvisados.

O que começou em 2011 como uma revolta popular contra o governo tirânico de Bashar al-Assad, surgida no contexto da Primavera Árabe, aos poucos degringolou para uma guerra ainda em curso envolvendo potências regionais e globais, uma facção terrorista e o uso de armas químicas contra civis.

Desafiando as previsões de que não resistiria por muito tempo, Assad logrou manter-se no poder e, escudado por Rússia e Irã, vem-se impondo militarmente. Sua sobrevivência, contudo, esconde o fracasso representado pela perda de mais de um terço do território e a ruína econômica. Estima-se que nada menos que 90% da população viva abaixo da linha da pobreza.

Não obstante o estado terminal em que se encontra o país, o regime sírio se recusa a aceitar a solução política oferecida pela ONU, que prevê a redação de uma nova Constituição por um comitê formado por membros do governo, da oposição e da sociedade civil, seguida de eleições livres e limpas.

Urge, portanto, que as potências mundiais se engajem no processo de paz e intensifiquem a pressão sobre Assad -só assim será possível cessar a carnificina e dar início à hercúlea tarefa de reconstrução.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/03/uma-decada-em-guerra.shtml Acessado em 30/03/2021 

Com base na leitura do texto, é CORRETO AFIRMAR que a tese do autor é a de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

910Q847053 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Prefeitura de Palma Sola SC Engenheiro Sanitarista, AMEOSC, 2020

Em relação às condições hidrológicas que influenciam a ocorrência de enchentes, assinale a que corresponde a um fator artificial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

911Q831969 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente Comunitário de Saude, AMEOSC, 2021

Sobre o tema: "Aleitamento materno", marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância da criança esvaziar bem a mama.

( ) O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microrganismos presentes nas superfícies mucosas.

( ) Aleitamento materno exclusivo é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

912Q835066 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

TEXTO

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma década em guerra

Urge que potências redobrem pressão para sustar tragédia humanitária na Síria

O que a Folha pensa - 17 mar. 2021

Ao longo de dez anos, o conflito na Síria produziu uma das maiores catástrofes humanitárias já vistas desde a Segunda Guerra Mundial.

Conforme estimativas conservadoras, os combates deixaram quase 400 mil mortos, embora outras fontes apontem até 600 mil. Para além dos óbitos, cerca de 2 milhões de civis sofreram ferimentos graves ou deficiências permanentes.

O uso maciço de armas explosivas e os bombardeios em áreas urbanas reduziram algumas das principais cidades do país a pouco mais que escombros, além de destruir boa parte da infraestrutura nacional. Mais da metade dos 22 milhões que viviam na Síria antes da guerra tiveram de deixar suas casas, gerando um dos maiores êxodos populacionais da história recente.

Hoje, 6,6 milhões de refugiados sírios estão espalhados por 130 países, segundo a ONU, embora cerca de 90% deles tenham se estabelecido em condições precárias em nações vizinhas -Líbano, Jordânia e Turquia. Existem, ademais, 6,7 milhões de deslocados internos, a maioria em campos improvisados.

O que começou em 2011 como uma revolta popular contra o governo tirânico de Bashar al-Assad, surgida no contexto da Primavera Árabe, aos poucos degringolou para uma guerra ainda em curso envolvendo potências regionais e globais, uma facção terrorista e o uso de armas químicas contra civis.

Desafiando as previsões de que não resistiria por muito tempo, Assad logrou manter-se no poder e, escudado por Rússia e Irã, vem-se impondo militarmente. Sua sobrevivência, contudo, esconde o fracasso representado pela perda de mais de um terço do território e a ruína econômica. Estima-se que nada menos que 90% da população viva abaixo da linha da pobreza.

Não obstante o estado terminal em que se encontra o país, o regime sírio se recusa a aceitar a solução política oferecida pela ONU, que prevê a redação de uma nova Constituição por um comitê formado por membros do governo, da oposição e da sociedade civil, seguida de eleições livres e limpas.

Urge, portanto, que as potências mundiais se engajem no processo de paz e intensifiquem a pressão sobre Assad -só assim será possível cessar a carnificina e dar início à hercúlea tarefa de reconstrução.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/03/uma-decada-em-guerra.shtml Acessado em 30/03/2021

Com base na leitura do texto acima, é CORRETO AFIRMAR que seu gênero textual é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q833299 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar de Dentista, AMEOSC, 2021

"Estudo indica que pessoas que tiveram a forma branda da doença podem não ter desenvolvido a imunidade necessária para evitar uma reinfecção. Pesquisador diz que parcela da população já infectada pode sustentar nova epidemia." (https://g1.globo.com/)
É fato que todos os dias recebemos novas informações sobre a covid e, às vezes, até contraditórias, mas uma palavra denomina aquilo que se tornou o maior anseio de todas as pessoas no mundo. O que significa IMUNIDADE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

914Q856095 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Iporã do Oeste SC Professor de Português, AMEOSC, 2020

“São denominadas de figuras de construção porque alteram de alguma forma a construção regular da frase, da oração, do período, do verso. Buscam, com essa alteração, conferir maior expressividade, maior elegância à construção textual.”
(Fonte adaptada: BEZERRA, R. - Nova Gramática da Língua Portuguesa, 8ª edição> Acesso em 09 de novembro de 2020)
Com base nas figuras de construção ou de sintaxe, assinale a alternativa que representa corretamente um claro exemplo de “zeugma”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

915Q833829 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Prefeitura de São José do Cedro SC Procurador Municipal, AMEOSC, 2021

Em relação aos contratos administrativos, conforme a Lei 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

917Q832074 | Engenharia Civil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Engenheiro Civil, AMEOSC, 2021

Entre as alternativas a seguir, assinale a CORRETA no que se refere as disposições que o Código de Posturas do Município de São Miguel do Oeste estabelece para as Casas de Diversões Públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

918Q848206 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Prefeitura de Descanso SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2020

Leia a notícia a seguir:

Sarampo: Pará vira o epicentro da doença no Brasil em 2020. Baixa cobertura vacinal é uma das principais explicações.

Em seu mais recente boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde calcula que, só em 2020, foram 8.217 casos e sete mortes pela doença no país. Os dados compreendem o período de 29 de dezembro de 2019 a 17 de outubro de 2020.

(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/bemestar/> Acesso em 24 de novembro de 2020).

A respeito do sarampo, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

919Q856918 | Português, Morfologia Pronomes, Contador, AMEOSC, 2020

“Hão de jogá-lo na lixeira se todas as tentativas falharem

Com base na colocação pronominal, assinale a alternativa que apresenta a reescrita correta do período, mantendo-se o tempo e o modo verbal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q861296 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

Um servidor público que descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas pratica ato de improbidade que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.