Início

Questões de Concursos AMEOSC

Resolva questões de AMEOSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q832445 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Em relação a assistência da enfermagem a pacientes portadores de doenças crônicas e os conceitos envolvidos, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

962Q851423 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Prefeitura de Descanso SC Médico, AMEOSC, 2020

Em outubro de 2020 a Bolívia foi às urnas em meio a uma instabilidade política gerada pelo último processo eleitoral que levou o ex-presidente Evo Morales a sair do país em 2019. As eleições de 2020 tiveram como resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q832743 | Direito Ambiental, Responsabilidade ambiental, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Advogado, AMEOSC, 2021

Acerca da responsabilidade em matéria ambiental, marque a alternativa CORRETA, nos termos da jurisprudência sumulada do Superior Tribunal de Justiça.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q847079 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC Engenheiro Sanitarista, AMEOSC, 2020

São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q832328 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Princesa SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, a proteção social deve garantir as seguintes seguranças, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q852312 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Câmara de Guarujá do Sul SC Tesoureiro, AMEOSC, 2020

Na área de contas a pagar, devem estar segregadas as funções de aprovação, registro e pagamento de obrigações. Alguns aspectos de controle interno a serem considerados são os seguintes:
(__) - Controle de duplicatas ou outras obrigações por data de vencimento; (__) - Critérios definidos para formação de um processo de pagamento, o qual deverá ser revisado antes de seu encaminhamento para aprovação; (__) - Conciliação de extratos de fornecedores por elemento independente e análise das pendências; (__) - Controle numérico das Notas de Débito, decorrentes de ajustes ou devoluções, e autorização das mesmas à vista de documentos comprobatórios, por elemento não relacionado com o processamento das faturas, compras ou recepção de mercadorias; (__) - Revisão dos documentos comprobatórios no que se refere a cálculos, somas, etc.
Dos aspectos listados acima, defina verdadeiro ou falso para cada item:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q834147 | Português, Sintaxe, Prefeitura de São José do Cedro SC Procurador Municipal, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

As polêmicas que rondam as grandes plataformas digitais

Comportamento fragiliza publicidade, imprensa e liberdade de expressão

Dudu Godoy, 25.mar.2021

As transformações promovidas pela tecnologia, destacadamente com o surgimento das grandes plataformas digitais, já garantiram a alcunha de que este é o novo capitalismo, composto por gigantes que atuam com buscadores e redes sociais.

Movimentando bilhões de dólares globalmente, essas plataformas tornaram-se não só um negócio bilionário, mas também alvo de questionamentos sobre os deveres e direitos de suas atividades, com implicações nas práticas de concorrência e no cumprimento das regras e normas que regem mercados em âmbito global.

Uma dessas polêmicas diz respeito à remuneração do conteúdo jornalístico por parte dessas plataformas, que reproduzem os conteúdos da imprensa e angariam publicidade e anunciantes com base neles, mas sem remunerar os veículos -batalha que também ocupa a cena nacional devido ao inquérito administrativo aberto pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) contra o Google.

Mas há outra questão que afronta a regra que ajudou a fortalecer essa indústria: a de que a publicidade deve remunerar veículos e agências com base nas normas-padrão estabelecidas pelo sistema de autorregulação do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que, até aqui, impediu a concorrência predatória e garantiu a sustentabilidade da atividade, com transparência e ética. 

É conhecido que cerca de 80% do faturamento dessas plataformas provêm da publicidade, e o restante, de serviços. Basta ver o número de anúncios que perseguem os usuários para saber que acessar essas plataformas tem um custo, e ele é coberto pelos anunciantes.

Embora seja visível que atuam como veículos de comunicação -ou seja, veiculam conteúdo e vendem publicidade-, o modelo de operação das plataformas contraria as normas-padrão de remuneração praticadas há mais de duas décadas sob a alegação de que não são veículos. Mas como definir um negócio cuja receita provém 80% da venda de publicidade e veiculação de conteúdo? Se não são veículos, parece se tratar de falácia de nomenclatura -assim como alguns termos mudaram sem que a essência da atividade deixasse de ser a descrita pelas novas nomenclaturas.

Com o agravante de que, aqui, falamos de regras estabelecidas para definir obrigações financeiras com as partes de toda uma cadeia e, assim, evitar que o poder dos mais fortes se sobreponha a um sistema justo e sustentável.

Mesmo ignorando o impacto financeiro sobre os negócios das agências e dos veículos -desfavorecidos por uma concorrência fora do parâmetro da indústria-, ainda temos a questão da liberdade de expressão, ameaçada sob o aspecto econômico, pois a sobrevivência dos veículos e da imprensa depende dos anúncios, e os veículos que seguem as regras acabam ameaçados de perder receita, ao contrário dos que não as seguem.

Está em questão em que medida a disrupção tecnológica que essas plataformas trouxeram justifica a implosão de normas aprimoradas por toda uma indústria ao longo de décadas, como se o simples fato de serem novas tecnologias justificasse o não enquadramento a essas normas, e em que medida se justifica a defesa de uma suposta liberdade comercial cujo objetivo último é garantir o lucro máximo apenas para essas plataformas, sem observar a sustentabilidade de toda a cadeia, e com impacto direto sobre agências e veículos de comunicação.

Esse comportamento fragiliza essa indústria e gera um impacto negativo sobre os negócios da própria imprensa e a liberdade de expressão, que só pode existir com veículos fortes e independentes.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/03/as-polemicas-que-rondam-as-grand es-plataformas-digitais.shtml Acessado em 30/03/2021

Sabe-se que o sujeito sintático da oração é muito importante na construção dos objetos de discurso de um texto. Assinale abaixo, portanto, a alternativa que NÃO apresenta o sujeito sintático dentre as orações recortadas do texto jornalístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

968Q840827 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir: “No voleibol indoor, a zona de saque é uma área de ____________ de largura, situada após cada linha de fundo.” Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q834177 | Português, Crase, Prefeitura de São José do Cedro SC Auxiliar Dentista, AMEOSC, 2021

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Uma crônica sobre o vazio deixado pelas festas de Natal durante a pandemia

domingo 03 janeiro 2021 0:00 Por Italo Wolff

Pela primeira vez em minha vida, eu passei a noite do dia 24 de dezembro distante de minha família. Sendo órfão e tendo sido criado pelos avós em uma casa marcada pela tragédia, o Natal sempre foi para mim uma reafirmação dos laços de parentesco e da normalidade. Nunca fomos religiosos, mas o pinheiro cheio de enfeites, o presépio com seus pequenos camelos de plástico e o forro de mesa verde e vermelho e dourado pareciam querer dizer que, apesar de tudo, estávamos juntos - éramos uma família unida por tradições estranhas, mas capaz de demonstrar o amor que sentimos uns pelos outros.

Neste ano, a celebração seria mais do que bem-vinda. A estoica matriarca da família, de 94 anos, hoje viúva e solitária, disse que não se importava com pandemia alguma; preferia contrair uma doença mortal do que admitir em seus últimos anos que o caos e a tragédia do mundo haviam vencido. Na­tura­lmente, o restante da família desconsiderou a ideia e obrigou o amor, desajeitado, a procurar outras vias para se manifestar: telefonemas, chamadas de vídeo e entrega de presentes a distância.

Entretanto, percebemos - eu percebi, na voz da matriarca da família - que alguma coisa se rompeu neste Natal. Não houve o reassegurar de normalidade nenhuma - porque nada está normal - e nem a tranquilização da presença dos parentes que, de uma forma ou outra, calharam de sobreviver juntos e decidem continuar unidos. Talvez a matriarca não esteja mais por aqui no ano que vem; talvez os primos decidam aproveitar essa suspensão temporária para interromper o Natal de vez, passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges.

Famílias que vivem espalhadas em duas casas ou mais precisam de oportunidades para elaborar sua identidade enquanto grupo. Ainda que o afeto esteja presente no dia a dia, as datas comemorativas fazem parte de quem somos. Individualmente, sei que o núcleo de minha família perdeu membros demais e começou a ganhar novos integrantes distantes demais para que consiga permanecer unida por mais muito tempo, com pandemia ou sem. Mas, em larga escala, me pergunto o impacto geral que um ano de Natal proibido teve na sociedade.

https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/o-ultimo-natal-304313/ Acessado em 29/03/2021

Considere os dois trechos retirados da crônica:
I."entrega de presentes a distância." II."passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges."
Considerando que as duas possuem a preposição "a", assinale abaixo a alternativa que explica a acentuação, ou não, das mesmas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q858167 | Português, Ortografia, Prefeitura de Descanso SC Professor de Língua Portuguesa, AMEOSC, 2020

Com base na Ortografia Oficial, analise as principais regras para o emprego do hífen:
I. Nas formações em que o segundo elemento começa por “h”, ou seja, não importa o prefixo: se o segundo elemento iniciar-se por “h”, deve-se empregar o hífen. Exemplo: Extrahumano; II. Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm em geral os prefixos “des-” e “in-”, nas quais o segundo elemento perdeu o “h” inicial. Exemplo: inumano, inábil, etc; III. Não se emprega hífen nas formações em que o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplo: contralmirante. Dos itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q843485 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre o Músculo Esternocleidomastoideo, é correto afirmar que sua função, quando age individualmente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q834034 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

"Em reunião ampliada nesta quarta-feira, 17, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) descartou lockdown neste momento em Santa Catarina."

A notícia divulgada no site do governo do estado de Santa Catarina traz um termo muito ouvido nos últimos tempos, em todo o mundo. Qual é o significado da palavra inglesa LOCKDOWN, que hoje reflete uma necessidade imposta em muitos lugares como forma de conter a proliferação do coronavírus?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

974Q834298 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Princesa SC Auxiliar Administrativo, AMEOSC, 2021

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"
João Guimarães Rosa
A partir do texto citado acima, assinale abaixo a alternativa cuja análise sintática está INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q833533 | Arquivologia, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Técnico Administrativo, AMEOSC, 2021

A tramitação dos documentos é a trajetória que o documento cursa desde a sua produção ou entrada na instituição até ser efetivamente resolvido. No seu curso, quando ocorre o devido registro dos documentos e, se preciso, autuados, já foi feita a identificação da área responsável por aquele assunto, a quem deverá ser entregue. A separação dos documentos de acordo com o destinatário é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q833330 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Sobre o Sistema Único de Saúde - SUS é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

977Q861290 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

Com relação à disciplina dos bens públicos, assinale a afirmativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q861291 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

A colocação, em imóveis privados, de placas com nome de ruas e o uso de bens ou serviços particulares pelo Poder Público em caso de perigo público iminente, correspondem, respectivamente, às seguintes modalidades de intervenção do Estado na propriedade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q861293 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

Quanto ao instituto da desapropriação, analise:

I - A desapropriação pelo Poder Público é uma forma originária de aquisição, não estando, assim,

vinculada à nenhuma situação jurídica anterior, de modo que o bem ingressa no domínio público livre de quaisquer ônus e gravames;

II - Na fase judicial, é vedado ao Poder Judiciário interferir no mérito da decretação de utilidade pública;

III - A desapropriação indireta ou apossamento administrativo ocorre quando o Estado se apropria de bem particular, sem a observância dos requisitos legais. Dos itens acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

980Q861297 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2018

São princípios informativos específicos dos serviços públicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.