Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q160613 | Direito Administrativo, Regime previdenciário, Auditor, TCE PA, AOCP

No que se refere ao Regime Previdenciário dos Agentes Públicos, de acordo com a Constituição Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria, e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.

II. Os proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão calculados com base na remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria e, na forma da lei, corresponderão à totalidade da remuneração.

III. É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios estabelecidos em lei.

IV. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q46261 | Português, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Texto associado.
Uma tomatada no colesterol

Cientistas constatam que o tomate combate as consequências do excesso de gorduras no sangue.
Mônica Tarantino

      A medicina procura incansavelmente opções para proteger o organismo dos danos impostos pelo colesterol elevado, como o risco aumentado de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Uma das alternativas pode ser o consumo de porções mais generosas de licopeno, um nutriente encontrado em boas quantidades no tomate cozido (o calor aumenta sua biodisponibilidade) e em vegetais vermelhos. A conclusão é de um grupo de cientistas da Universidade do Leste da Finlândia. Eles mediram os níveis de licopeno no sangue de 1031 homens com idades entre 46 e 65 anos e constataram, depois de mais de uma década de acompanhamento, uma redução de até 59% nas chances de AVC entre os voluntários da pesquisa que mantiveram níveis mais elevados da substância.
      A diminuição observada pelos pesquisadores foi atribuída à ação antioxidante do licopeno, capaz de preservar as moléculas do colesterol e outros tecidos dos estragos promovidos pela elevação da quantidade de radicais livres (moléculas responsáveis por uma espécie de enferrujamento dos tecidos) no organismo. “Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a menor risco de derrames cerebrais”, concluiu Jouni Karppi, coordenador da pesquisa com o licopeno. O levantamento finlandês não avaliou, porém, quanto tomate é necessário comer para usufruir da salvaguarda cardiovascular e tampouco os riscos dos agrotóxicos usados para seu cultivo. Um dos motivos pode ser o fato de que os países escandinavos estão entre os maiores produtores, consumidores e exportadores de comida orgânica, cultivada sem agrotóxicos.
      O tomate também pode elevar o bom colesterol. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um tipo geneticamente modificado para conter um peptídeo chamado 6F (uma parte da proteína), presente na fração boa do colesterol humano. Em laboratório, ratinhos alimentados com esse tomate rico em 6F apresentaram níveis mais altos de colesterol bom, menos aterosclerose (acúmulo de placas de gordura no interior das artérias) e menores quantidades de ácido lisofosfatídico, uma substância que pode acelerar a formação das placas nas artérias em modelos animais. “Como os limites do colesterol considerados seguros são cada vez mais baixos, estudos como esses só reforçam a ideia de que a comida pode ser uma excelente aliada nessa batalha. É algo que as pessoas precisam lembrar todo dia na hora de fazer o prato”, observa o cardiologista Múcio Oliveira, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo.

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/333872_UMA+TOMA-TADA+NO+COLESTEROL+.
Em “O levantamento finlandês não avaliou, porém, quanto tomate é necessário comer...”, a expressão destacada estabelece relação semântica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q672517 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

O caderno de uma prova de um concurso público é composto de 3 páginas, tal que cada página é dividida em duas colunas e cada uma dessas colunas tem 18 linhas, onde cada linha tem 12 letras. O total de letras dessa prova é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1004Q160520 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Um dos marcos do início do Movimento de Reconceituação do Serviço Social em 1965 foi a realização do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q453139 | Direito do Trabalho, Comissões de Conciliação Prévia, Analista de Desenvolvimento, DESENBAHIA, AOCP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q32545 | Português, Advogado, DESENBAHIA, AOCP

Texto associado.
Obrigado, Tarso Genro

O ministro dá refúgio a terrorista condenado, cria terremoto diplomático e é acusado de agir movido só por ideologia – mas pode ter tido boas razões 

A decisão do titular da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao italiano Cesare Battisti abriu uma fenda diplomática nas relações do Brasil com a Itália e empurrou o ministro para o paredão: Tarso, metralharam seus críticos, teria se precipitado e tomado a decisão com base em simpatias ideológicas. Faz sentido. Battisti foi condenado em seu país à prisão perpétua pela morte de quatro pessoas quando encabeçava um grupo extremista de esquerda, os Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ao recusar-se a extraditá-lo para a Itália como criminoso, optando por abrigá-lo no Brasil na condição de perseguido político, Tarso Genro dispensou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e contrariou dois pareceres, ambos emitidos por órgãos técnicos e insuspeitos: o Comitê Nacional para os Refugiados e a Procuradoria-Geral da República. Além disso, o ministro já havia dado mostras recentes de que, se ninguém o segura, ele se deixa facilmente levar pelo caminho obscuro das convicções esquerdistas. Em outubro, ele propôs a revisão da Lei da Anistia com o intuito de punir torturadores do regime militar, um surto de revanchismo e inoportunidade que provocou reações até mesmo dentro do governo. Tarso só recuou depois de um puxão de orelhas dado pelo presidente Lula. Tudo isso somado contribuiu para que se concluísse que a concessão do refúgio ao italiano foi mais uma das reações ideológicas automáticas do ministro. Nesse caso, no entanto, a hipótese de que Tarso Genro tenha tomado uma decisão correta não pode ser descartada sem um exame mais minucioso. 

Battisti nega que tenha participado ou ordenado os assassinatos pelos quais foi condenado. “Não matei ninguém e abandonei o grupo quando o PAC se decidiu pela luta armada”, vem repetindo Battisti há mais de dez anos. Tarso afirma ter estudado o processo do italiano a fundo, durante seus quatorze dias de férias de fim de ano (é de esperar agora que tenha o mesmo cuidado quando lhe chegar às mãos um processo contra alguém acusado de ter sido torturador da ditadura). Diz ter terminado a análise convencido de que “exceções legais”, criadas pelo estado italiano no ambiente de convulsão social que aquele país vivia no fim dos anos 70, podem ter prejudicado a defesa de Battisti. Cita como exemplo o fato de sua condenação ter se baseado unicamente no depoimento de uma pessoa – Pietro Mutti, também integrante do PAC, que fez suas acusações no contexto de um programa de delação premiada. Se o ministro estiver certo, terá ajudado a reparar uma injustiça que dificilmente poderia ser corrigida pela Justiça italiana, uma vez que Mutti mudou de identidade e hoje vive em lugar não sabido. Se estiver errado, porém, terá deixado à solta um assassino que executou pessoas apenas por discordarem de sua organização terrorista. Tarso deixou a porta aberta para rever o caso se surgirem provas mais contundentes contra o italiano.

Texto extraído da Revista Veja, edição 2096, ano 42, n. 3, de 21 de janeiro de 2009. p. 73
Assinale a alternativa correta. Em “...terá deixado à solta um assassino que executou pessoas apenas por discordarem de sua organização terrorista....", temos, em destaque, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1007Q32556 | Informática, Advogado, DESENBAHIA, AOCP

Utilizando Microsoft Office Excel 2000, instalação padrão, português Brasil, para configurar uma célula para validar o valor de entrada, há vários tipos possíveis. Assinale a alternativa que apresenta o tipo que NÃO está previamente disponível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q668979 | Português, Acentuação Gráfica Oxítonas, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam acentuadas graficamente pelo mesmo motivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1009Q688453 | Biologia, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Segundo Whatson e Crick, tanto o DNA de procariotos quanto o de eucariotos podem apresentar três conformações estruturais, sendo elas: A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Tais conformações estruturais podem ser influenciadas por fatores endógenos e exógenos. Entretanto existe uma delas que contribui diretamente no processo de transcrição gênica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1010Q684374 | Engenharia Elétrica, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação às ondas eletromagnéticas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q38487 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

É ato de im probidade adm inistrativa que causa enriquecimento ilícito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1012Q677724 | Contabilidade Geral, Execução Orçamentária e Financeira, Perito Oficial Criminal Área 1, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A dívida ativa na entidade pública abrange os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1013Q38500 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, no que tange às cláusulas pétreas, NÃO será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1014Q158611 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Qual é o caráter do inquérito policial no direito brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1015Q46266 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Se calcularmos 6,5% de 130, obtemos o valor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1016Q658135 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, AOCP, 2020

Considere as seguintes informações extraídas do sistema de gestão patrimonial de uma determinada sociedade anônima:
Custo Histórico (Aquisição)___________________
R$ 10.000,00
Depreciação Acumulada______________________R$ 2.000,00
Valor Justo Líquido das Despesas de Venda____R$ 6.000,00
Valor em Uso______________________________
__R$ 7.000,00
Com base nessas informações, ao aplicar o teste de redução ao valor recuperável desse ativo,fica evidenciada a ocorrência de uma perda por desvalorização no valor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1017Q32552 | Informática, Advogado, DESENBAHIA, AOCP

Utilizando o Navegador Microsoft Internet Explorer 6.0, instalação padrão, português Brasil, assinale a alternativa que apresenta a tecla de atalho utilizada para parar uma página em processo de carregamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q2607 | Direito Administrativo, Assistente Legislativo, Câmara de Salvador BA, AOCP

De acordo com as normas da Constituição Federal, acerca da Administração Pública, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

II. Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

III. A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respecitivas ações de ressarcimento.

IV. As pessoas jurídicas de Direito Público e as de Direito Privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q672050 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Ao prescrever regras sobre a obrigação tributária, o Código Tributário Nacional afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1020Q712276 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Dentre as correspondências oficiais, há um documento que deve adotar nomenclatura e diagramação únicas, visando à sua uniformização. Como é conhecido esse documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.