Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q48016 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

As principais ações do setor nuclear brasileiro estão distribuídas em três ministérios. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério das Minas e Energia (MME) e o Ministério da Defesa, que através da Marinha Brasileira, pesquisa e desenvolve o uso de energia nuclear para propulsão naval. No MME está a Eletronuclear, que opera as duas usinas nucleares do Brasil e aguardam a liberação para a construção e funcionamento de uma terceira. A respeito da tecnologia nuclear brasileira, assinale a alternativa que apresenta o nome das duas usinas nucleares do nosso país.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q340653 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Na sequência a seguir, simplificamos a forma de nos referirmos aos dias da semana. Podemos dizer que o oitavo termo da referida sequência é

(Terça, Quinta, Sábado, Segunda, Quarta, ____)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q682248 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células, é correto afirmar que a prática de juntar duas ou mais conexões físicas como se fossem uma única conexão lógica, formando uma espécie de canal, refere-se a qual técnica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q539691 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

A produtividade é definida como a taxa de produção de uma pessoa ou de uma equipe ou equipamento, ou seja, a quantidade de trabalho produzida em um intervalo de tempo especificado. A produtividade é um dos elementos a serem considerados na composição dos custos unitários. Sendo assim, no preparo do orçamento para uma obra, qual dos seguintes critérios deve ser considerado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q115499 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Nos fragmentos abaixo, extraídos do texto, a colocação pronominal foi alterada. Assinale a única alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q157484 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Operação, PRODEB, AOCP

Texto associado.

GRANDES ANTES DA HORA

Para auxiliar o desenvolvimento, bebês fazem aulas de músicas, inglês e teatro A vida mansa dos bebês pode estar com os dias contados. Para auxiliar o desenvolvimento, escolinhas oferecem atividades para crianças de até um ano, como aulas de música, teatro e inglês, que associam o aprendizado a recursos lúdicos. De olho numa diversão educativa e no futuro, os pais correm atrás das novidades. Mas especialistas alertam: esses estímulos não são essenciais e o excesso pode prejudicar a criança. [...] Apesar da idéia atraente de começar cedo o processo educacional da criança, especialistas, como Silvia Zornig, professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio e presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, defendem que estímulos externos à família podem ser desnecessários. "Fazem diferença os que vêm da relação entre os adultos significativos para o bebê", ressalta. CABRAL, R. GRANDES ANTES DA HORA. Isto é, n.º 2034. Editora Três: São Paulo, 2008.

Quanto ao texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q2610 | Direito Administrativo, Assistente Legislativo, Câmara de Salvador BA, AOCP

Acerca das características dos Órgãos Públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1148Q47953 | Legislação Municipal, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

O direito assegurado aos servidores da administração direta para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores do Poder Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou local de trabalho, para que tenham os mesmos valores de vencimentos, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q676247 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

                                                                                              ENTENDENDO DIALETOS                                                                           Clara Braga 

Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias. As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças. O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”. “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo. Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom. Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos. A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte! Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2020. 

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que possui um encontro e um dígrafo consonantal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1150Q204720 | Direito Penal, Sanções penais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Em relação às espécies de penas aplicadas pelo Direito Penal, tem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q688837 | Português, Pontuação, Investigador, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
                   Dicas de Segurança: Em casa
• Em sua residência, ao atender um chamado,
certifique-se de quem se trata, antes mesmo
de atendê-lo. Em caso de suspeita, chame a
Polícia.
• À noite, ao chegar em casa, observe se há
pessoas suspeitas próximas à residência. Caso
haja suspeita, não estacione; ligue para a polícia
e aguarde a sua chegada.
• Não mantenha muito dinheiro em casa e nem
armas e joias de muito valor.
• Quando for tirar cópias de suas chaves, escolha
chaveiros que trabalhem longe de sua casa. Dê
preferência a profissionais estabelecidos e que
tenham seus telefones no catálogo telefônico.
• Evite deixar seus filhos em casa de colegas
e amigos sem a presença de um adulto
responsável.
• Cuidado com pessoas estranhas que podem
usar crianças e empregadas para obter
informações sobre sua rotina diária.
• Cheque sempre as referências de empregados
domésticos (saiba o endereço de sua residência).
• Utilize trancas e fechaduras de qualidade para
evitar acesso inoportuno. O uso de fechaduras
auxiliares dificulta o trabalho dos ladrões.
• Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso
significa que não há ninguém em casa.
• Quando possível, deixe alguma pessoa de
sua confiança vigiando sua casa. Utilize, se
necessário, seu vizinho, solicitando-lhe que
recolha suas correspondências e receba seus
jornais quando inevitável.
• Ao viajar, suspenda a entrega de jornais e
revistas.
• Não coloque cadeados do lado de fora do
portão. Isso costuma ser um sinal de que o
morador está viajando.
• Cheque a identidade de entregadores, técnicos
de telefone ou de aparelhos elétricos.
• Insista com seus filhos: eles devem informar
sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se
forem para a casa de algum amigo. É muito
importante dispor de todos os telefones onde é
possível localizá-los.
• Verifique se as portas e janelas estão
devidamente trancadas e jamais avise a
estranhos que você não vai estar em casa.
Adaptado de https:<//sesp.es.gov.br/em-casa>. Acesso em: 30/jan./2019.
Considere o trecho “Caso haja suspeita, não estacione; ligue para a polícia e aguarde a sua chegada.” e assinale a opção correta quanto ao uso de pontuações alternativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q46793 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, AOCP

O método ideal de diagnóstico para detecção de dentes supranumerários na região anterior da maxila é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q694259 | Geografia, Perito Oficial Criminal Área 3 Engenharia Agronomica, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre as características e as funcionalidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q458739 | Direito Penal, Do Crime, Policial Penal Agente Penitenciário, Secretaria de Estado da Justiça CE, AOCP, 2017

Assinale a alternativa correta a respeito do crime e seus substratos (fato típico, ilícito e culpável), nos termos dos artigos 13 a 25, do Código Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1155Q331013 | Matemática, Engenheiro de Segurança do Trabalho, EBSERH, AOCP

Se 1 kg de um determinado tipo de carne custa R$ 45,00, quanto custará 7/5 desta mesma carne?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q445445 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Oficial Combatente, Polícia Militar ES, AOCP, 2018

Assinale a alternativa INCORRETA, tendo em vista a Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q818444 | Legislação Federal, Lei 5700 1971, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta. De acordo com os termos da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, no art.10 que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e suas disposições gerais, constituem infração aos dispositivos desta Lei

I. o recebimento pelo patrocinador ou doador de qualquer vantagem financeira ou material em decorrência do patrocínio ou da doação que com base nela efetuar.

II. adiar, antecipar ou cancelar, sem justa causa, atividade desportiva beneficiada pelos incentivos nela previstos.

III. o descumprimento de qualquer das suas disposições gerais ou das estabelecidas em sua regulamentação.

IV. desviar para finalidade diversa da fixada nos respectivos projetos os recursos, bens, valores ou benefícios com base nela obtidos.

V. agir o patrocinador, o doador ou a proponente com dolo, fraude ou simulação para utilizar incentivo nela previsto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q27207 | Arquivologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, AOCP

Assinale a alternativa que apresenta os termos que completa a definição de gestão de documentos, na respectiva ordem, de acordo com a Lei Nacional de Arquivos.

Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase ___________ e ___________, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda _____________,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q162155 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Auditor, TCE PA, AOCP

Assinale a alternativa que retrata corretamente o princípio da Administração Pública mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q160141 | Português, Morfologia, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.

Projetos e Ações: Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.



Dentre os processos existentes para formar novas palavras, verifica-se que o substantivo “responsa” é formado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.