Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q677758 | Contabilidade Geral, Legislação Complementar de AFO, Perito Oficial Criminal Área 1, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as transações com contraprestação são aquelas em que a entidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q12165 | Informática, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

A segurança das informações é algo muito importante na informática, por isso nos dias atuais a utilização de rotinas de backup tem aumentado. Ao contrário do que muitos pensam que backup é apenas copiar e colar em um outro local, existem alguns tipos de backup, e cada um tem suas características. Assinale a alternativa correta a respeito dos tipos de backup.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q553184 | Informática, Certificado Digital, Analista Fundiário, CODEM, AOCP

Com relação aos certificados de segurança para navegação de internet, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q709634 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
A sustentabilidade dos sistemas de produção agroflorestal na pequena propriedade está relacionada com a capacidade de suporte do meio em que estão inseridos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O uso das espécies fruteiras conhecidas popularmente como coco (Cocus nucifera L.), graviola (Annona muricata L) e urucum (Bixa orellana L) inviabilizam a produtividade na agricultura familiar. 
( ) Há de se quantificar anualmente a produção/produtividade de cada uma das espécies componentes dos seus respectivos sistemas agroflorestais. 
( ) A cobertura do solo garantirá todo o aporte nutricional necessário à sustentabilidade da produção.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q685589 | Geografia, Perito Oficial Criminal Área 3 Engenharia Agronomica, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A respeito do manejo da adubação em sistemas de produção, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q709925 | Matemática, Regra de três, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Em um escritório, trabalham 10 pessoas e cada uma delas faz 4 intervalos durante um dia de trabalho, sendo que esses intervalos nunca ocorrem no mesmo horário. Considerando que cada intervalo é de 10 minutos, então o tempo total gasto com intervalos por essas 10 pessoas, em 25 dias de trabalho, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1227Q562484 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Para movimentar um arquivo entre dois diretórios, de modo que não fique uma réplica desse arquivo no diretório onde ele estava inicialmente, qual é a sequência de atalhos de teclado que deve ser executada após selecionar o arquivo através do mouse? (Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q685392 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
A4 é um tamanho de papel, definido pela Norma ISO 216:2007, com as dimensões de 210 mm de largura e 297 mm de altura. Um Perito Criminal da Polícia Civil do Espírito Santo, no desempenho de suas atividades, precisa esboçar um croqui, em escala reduzida, de uma planta baixa de uma edificação (um barracão retangular que, em medidas reais, apresenta 18 metros de comprimento por 16 metros de largura). 
Qual é a melhor escala, dentre as seguintes alternativas, para representar essa edificação, de modo que o croqui caiba em uma única folha do tamanho A4?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q47958 | Legislação Municipal, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com o Estatuto dos Servidores do Município de Camaçari, são requisitos básicos para investidura em cargo público:

I. a nacionalidade brasileira ou estrangeira, na forma da lei. 
II. a idade mínima de dezoito anos. 
III. o gozo dos direitos políticos. 
IV. a quitação com as obrigações militares e eleitorais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q38505 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Em relação ás súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q38512 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Qual das disposições penais a seguir constitui crime eleitoral somente no dia da eleição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1232Q99487 | Marketing, Analista Marketing, PRODEB, AOCP

Segundo Elisa Kopplin, assinale a alternativa que melhor apresenta as diferentes etapas, na ordem, do processo de projeção das atividades de uma assessoria de imprensa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q45543 | Português, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Texto associado.
                                            Monteiro Lobato?
                                     Não com o nosso dinheiro

                                                                                                        Leando Narloch

    1.§    O movimento negro me odeia. Desde que mostrei, com o livro Guia do Politicamente Incorreto da História do Brasil, que Zumbi mantinha escravos no Quilombo de Palmares, os ativistas das cotas não estão contentes comigo. Do lado de cá, eu também me irrito com boa parte do que eles defendem. Mas, existe um ponto em que eu preciso concordar com eles: a polêmica dos livros do Monteiro Lobato.
    2.§    Se você acaba de despertar de um coma, o que aconteceu foi que, em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu impedir a distribuição do livro Caçadas de Pedrinho em bibliotecas públicas. Disseram que esse clássico da literatura infantil era racista por causa de frases como “Tia Anastácia trepou que nem uma macaca de carvão” ou “Não vai escapar ninguém, nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Muita gente esperneou contra a decisão, afirmando que se tratava de um exagero, uma patrulha ideológica e um ato de censura contra um dos maiores autores brasileiros.
    3.§    É verdade que é preciso entender a época de Monteiro Lobato, quando o racismo era regra não só entre brancos, mas mesmo entre africanos. Até Gandhi, o líder mundial do bom-mocismo, escreveu e repetiu frases igualmente racistas nos 20 e poucos anos que viveu na África do Sul.
    4.§    A questão, porém, é outra: o governo deve investir em obras que parecem preconceituosas a parte da população? O Conselho Nacional de Educação não defendeu a proibição dos livros de Monteiro Lobato: foi contra apenas a distribuição bancada pelo governo. Pois bem: o Ministério da Educação deve gastar seu disputado dinheiro com esses livros? Eu acredito que não.
    5.§    Os negros que pagam impostos e os outros contribuintes que consideram Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA. Defensor da ideia de que o Estado deve se meter o mínimo possível na vida, nas escolhas e no bolso das pessoas, esse economista negro prega a liberdade de se fazer o que quiser desde que isso não implique violência a terceiros. Se um grupo quiser, por exemplo, criar um clube de tênis só para brancos, ou só para negros, tudo bem – desde que não use verba pública e não tente proibir manifestações de repúdio. Se tiver verba pública, não pode discriminar.
    6.§    Para libertários como Williams, ninguém, nem o governo, tem o direito de ameaçar ou praticar violência contra indivíduos pacíficos. Não é correto ameaçar um indivíduo de prisão por sonegação fiscal se ele não topar contribuir com essa ou aquela prática do governo. Um grupo de políticos que defende uma guerra com o Iraque não deve obrigar os cidadãos a contribuir para essa guerra. Do mesmo modo, se uma turma acredita ter uma boa ideia ao criar uma universidade, um estádio de futebol ou um festival de curtas-metragens, essa ideia deixa de ser boa quando implica a ameaça contra aqueles que não querem contribuir.
    7.§    Nada impede, é claro, que os autores dessas ideias tentem convencer as pessoas de que seus projetos merecem contribuições. É o que fazem há séculos as melhores universidades americanas, as instituições de caridade, alguns tipos de fundos de investimento e, há poucos anos, os sites de crowdfunding, o “financiamento coletivo”. Nada impede, também, que os admiradores de Monteiro Lobato se organizem, reúnam doações e publiquem quantas edições quiserem das ótimas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 
                       Revista Superinteressante, edição 312, de dezembro de 2012.
Assinale o que for INCORRETO quanto ao que se afirma acerca do emprego dos sinais de pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q421397 | Direito Civil, Pessoas, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

De acordo com o Código Civil, são absolutamente incapazes de exercerem pessoalmente os atos da vida civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q385330 | Biologia, Biomedicina, Biomédico, HUJB UFCG PB, AOCP

Qual é a diferença entre os testes de gravidez BHCG quantitativo e BHCG qualitativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q2612 | Direito Administrativo, Assistente Legislativo, Câmara de Salvador BA, AOCP

De acordo com as normas da Constituição Federal, acerca das Emendas à Constituição, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervençao federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

II. A proposta de emenda à constituição será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois terços dos votos dos respectivos membros.

III. A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

IV. A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q114486 | Inglês, Analista de Projetos Agronomia, BRDE, AOCP

Texto associado.

Mr. Law´s invention

Less than a year ago the judges on the reality programme Dragon´s Den rejected his invention. Now inventor Rob Law is having the last laugh after a product considered "worthless" on the BBC television programme for young entrepreneurs has proved a huge commercial hit. Mr. Law, 29, from Bath, spent 11 years – and 17,000 pounds of his own money – refining his design for a wheelie suitcase which doubles up as a child´s ride-on toy. The plastic Trunki case is designed to allow youngsters aged three to six to take their own bag on holiday – and sit on it when they are tired. But when Mr. Law appeared on Dragons´ Den last September, he was given a hard time by the famously unfriendly panel of investors. Businessman Theo Paphitis ridiculed the product after managing to pull off one of the straps. His colleague Deborah Meadon, head of a holiday firm, declared bluntly that there was no market for the case. And the notoriously brusque tele-communications tycoon Peter Jones declared: "I meet people like you all the time – you think you have something. I tell you, you don´t". The panel declined Mr. Law´s offer to give up 10 percent of his new company in return for a 100,000 pounds investment – an offer which valued the firm at 1 million. However, it now appears that the experts were wrong. After a succession of positive press reviews, Mr. Law has sold 85,000 of his trunki suitcases. It is marketed in 22 countries via a network of distributors. Retailing at 25 pounds, it has proved a hit at several high street stores. Mr Law said: "When I went on to the programme I was full of confidence that I was going to get the investment I needed. But they were rude and obnoxious and just focused on the strap, which was actually something that was easily fixed. I was terrified that by appearing on the programme I may have ruined my company before it even started. But afterwards we had loads of hits on the website from people who said they thought it was a brilliant idea. Now I am absolutely delighted to have proved the Dragons wrong. It just goes to show you should never give up. Mr. Law also revealed that during filming he managed to sell two of the suitcases to Australian panellist Richard Farleigh, who wanted to invest 100,000 pounds in return for half of the company. But Mr. Law rejected the deal. He declined to say exactly how much the company – which is 100% owned by him - is now worth, but said it was more than a million.

(Adapted from New English File Upper, Oxford, 1996)

Read the text above and choose the best alternative. The general and final verdict about Law´s invention was...

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q550711 | Informática, Virus e Anti Vírus, Técnico em Informática, HUJB UFCG PB, AOCP

São pequenos pedaços de programas que se copiam sozinhos e se agregam (infectam) a outros programas quando são executados. Alguns não são prejudiciais, outros, por sua vez, podem danificar um sistema operacional e os programas do computador. O tipo de vírus em questão normalmente tem extensões como: .COM, .EXE, .VBS, .PIF. Esse tipo de vírus é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1239Q464204 | Direito Penal Militar, Crimes militares, Oficial Combatente, Polícia Militar ES, AOCP, 2018

No que concerne ao Código Penal Militar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q38482 | Português, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Texto associado.
Leia o texto e responda a questão que se segue.

Exemplo de cidadania: eleitores acima de 70 anos fazem questão de votar Eleitores com mais de 70 anos foram, espontaneamente, às urnas para ajudar a escolher seus representantes 
                                                                                                                                                                                                                                                          Luh Coelho
    Exemplo de cidadania é o caso de pessoas como o aposentado Irineu Montanaro, de 75 anos. Ele diz que vota desde os 18, quando ainda era jovem e morava em Minas Gerais, sua terra natal, e que, mesmo sem a obrigatoriedade do voto, vai até as urnas em todas as eleições. “É uma maneira de expressar a vontade que a gente tem. Acho que um voto pode fazer a diferença”, diz. 
    Eles questionam a falta de propostas específicas de todos os candidatos para pessoas da terceira idade e acreditam que um voto consciente agora pode influenciar futuramente na vida de seus filhos e netos.
    O idoso afirma que sempre incentivou sua família a votar. E o maior exemplo vinha de dentro da própria casa. Mesmo que nenhum de seus familiares tenha se aventurado na vida política, todos de sua prole veem na vida pública uma forma de mudar os rumos do país.

Fonte: http://www.vilhenanoticias.com.br/materias/news popljp. php?id"16273. Texto adaptado.
Em “Eleitores com mais de 70 anos foram, espontaneamente, às urnas para ajudar a escolher seus representantes" , a crase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.