Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q46255 | Português, Assistente Administrativo, UFS, AOCP

Texto associado.
Uma tomatada no colesterol

Cientistas constatam que o tomate combate as consequências do excesso de gorduras no sangue.
Mônica Tarantino

      A medicina procura incansavelmente opções para proteger o organismo dos danos impostos pelo colesterol elevado, como o risco aumentado de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Uma das alternativas pode ser o consumo de porções mais generosas de licopeno, um nutriente encontrado em boas quantidades no tomate cozido (o calor aumenta sua biodisponibilidade) e em vegetais vermelhos. A conclusão é de um grupo de cientistas da Universidade do Leste da Finlândia. Eles mediram os níveis de licopeno no sangue de 1031 homens com idades entre 46 e 65 anos e constataram, depois de mais de uma década de acompanhamento, uma redução de até 59% nas chances de AVC entre os voluntários da pesquisa que mantiveram níveis mais elevados da substância.
      A diminuição observada pelos pesquisadores foi atribuída à ação antioxidante do licopeno, capaz de preservar as moléculas do colesterol e outros tecidos dos estragos promovidos pela elevação da quantidade de radicais livres (moléculas responsáveis por uma espécie de enferrujamento dos tecidos) no organismo. “Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a menor risco de derrames cerebrais”, concluiu Jouni Karppi, coordenador da pesquisa com o licopeno. O levantamento finlandês não avaliou, porém, quanto tomate é necessário comer para usufruir da salvaguarda cardiovascular e tampouco os riscos dos agrotóxicos usados para seu cultivo. Um dos motivos pode ser o fato de que os países escandinavos estão entre os maiores produtores, consumidores e exportadores de comida orgânica, cultivada sem agrotóxicos.
      O tomate também pode elevar o bom colesterol. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um tipo geneticamente modificado para conter um peptídeo chamado 6F (uma parte da proteína), presente na fração boa do colesterol humano. Em laboratório, ratinhos alimentados com esse tomate rico em 6F apresentaram níveis mais altos de colesterol bom, menos aterosclerose (acúmulo de placas de gordura no interior das artérias) e menores quantidades de ácido lisofosfatídico, uma substância que pode acelerar a formação das placas nas artérias em modelos animais. “Como os limites do colesterol considerados seguros são cada vez mais baixos, estudos como esses só reforçam a ideia de que a comida pode ser uma excelente aliada nessa batalha. É algo que as pessoas precisam lembrar todo dia na hora de fazer o prato”, observa o cardiologista Múcio Oliveira, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo.

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/333872_UMA+TOMA-TADA+NO+COLESTEROL+.
De acordo com o texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q200886 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Em relação ao crime de estupro de vulnerável, é questão pacificada no Direito Penal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1303Q159740 | Informática, Memórias, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Qual é o tipo de memória RAM que é uma memória estática, que tem baixo consumo de energia e é extremamente rápida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q689925 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em um transistor bipolar, se polarizado em tipo emissor comum, com ?cc = 100 e corrente de coletor igual a 300 mA, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q159497 | Direito Processual Penal, Procedimento Penal, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Sobre processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, tais como os peritos criminais, assinale a alternativa correta de acordo com o que prescreve o Código de Processo Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q157710 | Técnicas de Vendas e Negociação, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Dentre os requisitos das pessoas que atendem ao público nas organizações, está a predisposição para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q673308 | Estatuto da Pessoa Idosa, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Sobre as garantias fundamentais para a realização da supervisão de estágio, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q673920 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Específicos, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

NÃO será considerada agravante na aplicação das sanções éticas, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1309Q678094 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A Lei n° 12.030/2009 dispõe sobre as perícias oficiais. Acerca dessa lei, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1310Q701155 | Administração de Recursos Materiais, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Luiza precisa incorporar e registrar um equipamento fotocopiador recebido pelo IBGE na forma de doação de uma indústria produtora. Para registrar esse bem, qual é o gênero patrimonial em que ele deverá ser classificado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1311Q658432 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                                 TEXTO II

                                    Como se livrar da culpa


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1312Q657156 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, AOCP, 2020

Em uma determinada entidade pública, as participações com investimentos permanentes, em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa, devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1313Q709895 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

Insignificâncias indomáveis

Carla Dias


    Eu tenho medo de lagartixa e de atravessar rua quando o sinal está vermelho, ainda que não haja carros por perto. Meu medo é um algo estupendo, com suas pequenas armadilhas. Faz com que eu tema a alegria, enquanto me preencho de coragem ao lidar com desesperos indeléveis.

    Eu tenho medo de errar a palavra, de sair a outra, a mais torta, a menos a ver com o que eu, de fato, gostaria de dizer. E ainda tem o tom... sou desprovida de talento, quando dele depende o tudo do momento. Aquela coisa de a voz sair rascante, de se entregar à possibilidade de se aventurar no impossível, envergonhando-se dessa ousadia no segundo seguinte.

    Envergonhamento feroz é este.

    (...)

    Tenho medo reverberante de nunca chegar. Não a um lugar, a um destino. Falo sobre chegar ao ser invadida pelo pertencimento. Zerar a ansiedade desconcertante de não ter sido escolhida pela sensação plena de estar onde, tornar-se quem.

    Há quem diga que meus medos são banalidades travestidas de tragédias. Há os que não suportam meus dramas, de tão ridículos os tantos lhes parecem. Contudo, tenho certa dificuldade em compreender a irrelevância de se sentir deslocada no tempo e no espaço, desprovida de identidade, além daquela criada para atender à necessidade de tocar a vida, sem direito a toque que não seja o de recolher-se na própria impotência de provocar o movimento.

    Estagnar-se em conluio com um adiantamento robusto de arrependimentos.

    Meus dramas, essas insignificâncias indomáveis, embebidas em esperança desmilinguida de, dia desses, a vida me oferecer e entregar o oferecido.

    Que susto será!

    Que prazer de curar azedumes!

    Que loucura eficaz!

    Reviravoltas constantes me deixam com desejo aguçado de parar à porta da insanidade, para observar obsoletos santos sendo pessoas em busca de pessoas para conversar sobre seus desvios de conduta, ao se proclamarem heróis, enquanto comentem suas covardias e benevolências.

    Falar mal, fazer bem, desacreditar para então identificar o que vale a pena.

    Amar... odiar... amar odiar. Odiar a mando do tempo perdido com o vazio.

    Mas que o ser humano é de uma incoerência que encanta, enquanto aflige.

    (...)

    A mente tem seus truques, e como ótima equilibrista de absurdos que é, acontece de ela projetar na nossa história uma proteção que acaba por se mostrar precipício. Então, há vezes em que ela se desapega de nós, inventando uma realidade alternativa na qual nos enveredarmos, feito o filme que assisti, sobre a mente de um homem mudando todo o enredo do ocorrido, a fim de protegê-lo do impossível que ele acabara de cometer.

    Sim, ela também comete benevolência, improváveis realizações, descobertas necessárias.

    Sim, ela tem seu lado sórdido.

    A mente me mete medo. Ainda assim, é ela que mais me fascina. Não a minha, que dela eu nunca vou saber ao certo. A tal vai seguir os seus delírios e, talvez, eu nem me dê conta da existência deles ou venha a saber quais provocações eles lideraram.

    A do outro...

    A mente que para mim é mistério, que me provoca a curiosidade sobre o que não sou ou penso. Sobre as versões do que conheço. Basta um espaço que a mente injeta na certeza para se construir aquela pausa onde moram frágeis pontes que conectam improváveis, porém compatíveis buscas.

    Tenho medo de viver busca que é tempo perdido disfarçado de exuberante conquista. É ali, no limiar das suas agonias, que eu me esparramo. Meu corpo vibra buscas e medos e perdas e fantasias.

    Minha mente diz que não tenho saída.

    Permaneço.

    Meu sentimento diz que minha mente mente.

    Fujo.

    Meu medo, ah, meu medo...

    Ele me coloca cara a cara com a vida.

    Vivo.


Adaptado de: <http://www.cronicadodia.com.br/2019/10/insignificancias-indomaveis-carla-dias.html>. Acesso em: 17 nov. 2019.



De acordo com o texto, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1314Q670473 | Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

As memórias de computador recebem denominações conforme suas tecnologias. Assinale a alternativa que apresenta três tipos de memórias existentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1315Q542479 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). Pretende-se implantar um sistema de transporte público na cidade. O ITM/Rede, indicador de quantidade de terminais/pontos em uma dada rede, fornece o número de pontos de ônibus que serão necessários para o deslocamento populacional do trecho específico. Quais são os itens que compõe este indicador?

I. Total de passageiros transportados no mês (em dias úteis) e total de dias úteis no mês.

II. Distância média pretendida entre terminais/pontos e extensão total da rede, ambos em metros.

III. Indicador de consumo médio diário de combustível e distância percorrida (em quilômetros).

IV. Tamanho da população e erro amostral tolerável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1316Q158482 | Matemática, Razões, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Se dois números na razão 5:3 são representados por 5x e 3x, assinale a alternativa que apresenta o item que expressa o seguinte: duas vezes o maior somado ao triplo do menor é 57.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1317Q38488 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Em relação à responsabilidade Civil do Estado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1318Q677996 | Raciocínio Lógico, Associação Lógica, Auxiliar Perícia Médico Legal, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

André, Bernardo, Caíque, Durval e Estevan são amigos de infância. Certo dia, eles se encontraram pra conversar e disseram:

• André: Eu sou mais baixo do que o Caíque, mas sou maior do que o Durval!
• Estevan: Só um de vocês é maior do que eu!
• Durval: Só sei de uma coisa: eu não sou o mais baixinho!
Sabendo que todas essas afirmações são verdadeiras e que esses amigos fizeram uma fila, do menor para o maior, segundo suas alturas, que eram distintas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1319Q159881 | Direito Penal, Tipicidade, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

João subtrai para si um pacote de bolachas no valor de R$ 10,00 de um grande supermercado e o fato se encaixa formalmente no art. 155 do Código Penal. Em virtude da inexpressividade da lesão causada ao patrimônio da vítima e pelo desvalor da conduta, incide o princípio da insignificância que tem sido aceito pela doutrina e por algumas decisões judiciais como excludente de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1320Q478900 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP

Sobre os critérios de qualidade e ensaios de identificação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.