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Questões de Concursos AOCP

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1321Q418379 | Direito Civil, Pessoas, Advogado, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Em relação aos direitos da personalidade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. São instransmissíveis, irrenunciáveis, ilimitados e absolutos.

II. São imprescritíveis, ilimitados, relativos e eternos.

III. São inalienáveis, impenhoráveis, imprescritíveis e vitalícios.

IV. São vitalícios, limitados e transmissíveis.

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1322Q38517 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Em relação às alterações promovidas pela Lei Complementar n° 135, a denominada Lei da Ficha Limpa, assinale a alternativa correta.
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1323Q143330 | , Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Considere os seguintes argumentos lógicos. I. Premissa 1: Todo candidato a cargo político que sabe propor projetos conhece a Constituição Brasileira.
Premissa 2: Ubiratã é candidato a cargo político e não conhece a Constituição Brasileira.
Conclusão: Ubiratã não sabe propor projetos.
II. Premissa 1: Todo cidadão honesto vota nas eleições.
Premissa 2: Sílvio vota nas eleições. Conclusão: Sílvio é um cidadão honesto.
III. Premissa 1: Alguns candidatos a cargo político são intelectuais.
Premissa 2: Todos os escrivães são intelectuais.
Conclusão: Alguns candidatos a cargo político são escrivães.

A sequência que corresponde à atribuição correta de validade para os argumentos é, respectivamente,

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1324Q687079 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

É esperada maior resistência de união das resinas compostas quando se realiza uma restauração devido
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1325Q114928 | Português, Analista de Projetos Agronomia, BRDE, AOCP

Texto associado.

Condenados à tradição

O que fizeram com a poesia brasileira

Iumna Maria Simon

Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80. Pode parecer um paradoxo que a poesia desse período, a mesma que tem continuidade com ciclos anteriores de vanguardismo, sobretudo a poesia concreta, e se seguiu a manifestações antiformalistas de irreverência e espontaneísmo, como a poesia marginal, tenha passado a fazer um uso relutantemente crítico, ou acrítico, da tradição. Nesse momento de esgotamento do moderno e superação das vanguardas, instaura-se o consenso de que é possível recolher as forças em decomposição da modernidade numa espécie de apoteose pluralista. É uma noção conciliatória de tradição que, em lugar da invenção de formas e das intervenções radicais, valoriza a convencionalização a ponto de até incentivar a prática, mesmo que metalinguística, de formas fixas e exercícios regrados. Ainda assim, não se trata de um tradicionalismo conservador ou "passadista", para lembrar uma expressão do modernismo dos anos 20. O que se busca na tradição não é nem o passado como experiência, nem a superação crítica do seu legado. Afinal, não somos mais como T. S. Eliot, que acreditava no efeito do passado sobre o presente e, por prazer de inventar, queria mudar o passado a partir da atualidade viva do sentimento moderno. Na sua conhecidíssima definição da tarefa do poeta moderno, formulada no ensaio "Tradição e talento individual", tradição não é herança. Ao contrário, é a conquista de um trabalho persistente e coletivo de autoconhecimento, capaz de discernir a presença do passado na ordem do presente, o que, segundo Eliot, define a autoconsciência do que é contemporâneo. Nessa visada, o passado é continuamente refeito pelo novo, recriado pela contribuição do poeta moderno consciente de seus processos artísticos e de seu lugar no tempo. Tal percepção de que passado e presente são simultâneos e inter-relacionados não ocorre na ideia inespecífica de tradição que tratarei aqui. O passado, para o poeta contemporâneo, não é uma projeção de nossas expectativas, ou aquilo que reconfigura o presente. Ficou reduzido, simplesmente, à condição de materiais disponíveis, a um conjunto de técnicas, procedimentos, temas, ângulos, mitologias, que podem ser repetidos, copiados e desdobrados, num presente indefinido, para durar enquanto der, se der. Na cena contemporânea, a tradição já não é o que permite ao passado vigorar e permanecer ativo, confrontando-se com o presente e dando uma forma conflitante e sempre inacabada ao que somos. Não implica, tampouco, autoconsciência crítica ou consciência histórica, nem a necessidade de identificar se existe uma tendência dominante ou, o que seria incontornável para uma sociedade como a brasileira, se as circunstâncias da periferia pós-colonial alteram as práticas literárias, e como. Não estou afirmando que os poetas atuais são tradicionalistas, ou que se voltaram todos para o passado, pois não há no retorno deles à tradição traço de classicismo ou revivalismo. Eles recombinam formas, amparados por modelos anteriores, principalmente os modernos. A tradição se tornou um arquivo atemporal, ao qual recorre a produção poética para continuar proliferando em estado de indiferença em relação à atualidade e ao que fervilha dentro dela. Até onde vejo, as formas poéticas deixaram de ser valores que cobram adesão à experiência histórica e ao significado que carregam. Os velhos conservadorismos culturais apodreceram para dar lugar, quem sabe, a configurações novas e ainda não identificáveis. Mesmo que não exista mais o "antigo", o esgotado, o entulho conservador, que sustentavam o tradicionalismo, tradição é o que se cultua por todos os lados. Na literatura brasileira, que sempre sofreu de extrema carência de renovação e variados complexos de inferioridade e provincianismo, em decorrência da vida longa e recessiva, maior do que se esperaria, de modas, escolas e antiqualhas de todo tipo, essa retradicionalização desculpabilizada e complacente tem inegável charme liberador.

Revista Piauí, edição 61, 2011.

Todos os fragmentos abaixo foram extraídos do texto e alterados em sua pontuação. Leia-os e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta o(s ) fragmento( s) que se mantém( êm) correto(s ) após essa alteração. I.Não é uma projeção de nossas expectativas ou aquilo que reconfigura o presente (4.ºparágrafo) II.Afinal, não somos mais como T. S. Eliot que acreditava no efeito do passado (3.ºparágrafo) III. Ficou reduzido, simplesmente, à condição de materiais disponíveis a um conjunto de técnicas (4. ºparágrafo) Está(ão) correto(s)

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1326Q158482 | Matemática, Razões, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Se dois números na razão 5:3 são representados por 5x e 3x, assinale a alternativa que apresenta o item que expressa o seguinte: duas vezes o maior somado ao triplo do menor é 57.

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1327Q658460 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                                 TEXTO II

                                    Como se livrar da culpa


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1328Q160554 | Português, Auditor, TCE PA, AOCP

Texto associado.
Bad boy com toque patético
O afã de afrontar conveniências parece condição necessária para que Lars von Trier consiga se expressar

Eduardo Escorel

Usar o prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, como trilha musical é prova da audácia de Lars von Trier, roteirista e diretor de Melancolia. Recorrendo a tamanho lugar-comum para dar tom solene e impressão de grandiosidade ao filme, Trier corre o alto risco de ultrapassar o limite que separa ambição legítima de artifício pretensioso.

Trier consegue, porém, escapar pela tangente dessa armadilha que preparou para si mesmo, e evita a gratuidade formal, apesar de, além de recorrer a Wagner, dedicar os dez minutos iniciais de Melancolia a imagens alegóricas de instantes descontextualizados, reproduzidas em câmera lentíssima. Em retrospecto, o sentido dos planos da abertura fica claro, constituindo figura de linguagem conhecida - antecipação estilizada do desfecho da narrativa para criar expectativa pelo que virá.

Depois de dois anos de trabalho, horrorizado com o resultado, Trier declarou estar pronto para rejeitar Melancolia “como um órgão mal transplantado" por ter “chantili em cima de chantili" e ser “um filme de mulher!". Ele quisera “mergulhar de cabeça no abismo do romantismo alemão. Wagner ao quadrado". Isso estava claro para ele, mas ainda assim se perguntava: “Essa não será apenas outra maneira de expressar derrota? Derrota para um dos denominadores comuns mais baixos do cinema? O romantismo é maltratado de tudo quanto é forma no insuportavelmente entediante cinema industrial." Tinha esperança, contudo, que “em meio a todo o creme houvesse uma lasca de osso que pudesse afinal quebrar um dente frágil".

A primeira reação de Trier a Melancolia denota senso crítico incomum e pode tê-lo ajudado a fazer um filme mais a seu gosto - ácido, pessimista e opressor -, evitando um estilo meloso e ornamental. Mesmo frustrado, por não ter sido capaz de incluir um pouco da feiura que tanto aprecia em meio às belíssimas imagens, Trier não deixa de provocar inquietação no espectador. Nem o uso de câmera instável, estilo já banalizado pela linguagem corrente, nem o elenco de estrelas internacionais apagam sua marca autoral, fácil de reconhecer desde O Elemento do Crime, seu primeiro filme, realizado em 1984 - qualquer que seja o enredo, os personagens devem percorrer sua via dolorosa.

Inconformado com a própria maturidade, há algo de patético na resistência de Trier em deixar de ser, aos 55 anos, um bad boy. Nostálgico das transgressões da juventude, parece ter orgulho da coleção de notas zero em comportamento recebidas ao longo da sua premiada carreira. Propenso a ser sempre do contra e a causar sofrimento, foi irresponsável na entrevista coletiva do último Festival de Cannes. Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler, que “fez algumas coisas erradas, sim, com certeza. […] Eu sou, é claro, muito a favor dos judeus, não, não muito porque Israel não presta". Arrematou dizendo, depois de um suspiro: “O.k., eu sou um nazista."

Declarado persona non grata pela direção do evento, no qual Melancolia foi exibido na mostra oficial, é possível que Trier tenha recebido a notícia como um prêmio por sua leviandade. O paradoxo é que seu compromisso de afrontar conveniências, traço que imprime a seus consiga se expressar.

Revista Piauí, Edição 59, 2011.

Da leitura do texto depreende-se que

I. as críticas desfavoráveis a seu filme Melancolia se referem à presença de um elenco de estrelas internacionais e ao emprego do prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner.

II. as marcas de Trier em seus filmes são tão marcantes que o elenco de estrelas internacionais e a câmera instável não apagaram suas marcas autorais.

III. o tão esperado tema romântico ficou longe do filme de Trier, o que, para o autor do texto, provocou a inquietação do público telespectador.

IV. Trier é sempre premiado devido ao seu comportamento transgressor, característica que imprime também a seus personagens.

Está(ão) correta(s)
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1329Q337719 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EBSERH, AOCP

Um mini-mercado fez uma pesquisa sobre a preferência de seus clientes sobre duas marcas de café que são vendidas lá. Dos 150 entrevistados, 25 responderam que usam ambas as marcas, A e B, 75 entrevistados responderam que usam apenas a marca B. Sabendo que todos os entrevistados optaram por pelo menos uma das marcas de café, quantos optaram somente pela marca A?
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1330Q692282 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A madeira é um dos mais importantes materiais empregados na construção civil, portanto o conhecimento de suas propriedades físicas é de fundamental importância para o Perito Criminal da Polícia Civil. Sobre a madeira e suas características, assinale a alternativa correta.
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1331Q157261 | Português, Assistente Operação, PRODEB, AOCP

Em "Apesar da idéia atraente de começar cedo o processo educacional da criança, especialistas, como Silvia Zornig, professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio e presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, defendem que estímulos externos à família podem ser desnecessários.", o que está grifado pode ser classificado como

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1332Q38497 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Referente à organização político administrativa, é correto afirmar que
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1333Q671843 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

A respeito do arrendamento mercantil, é correto afirmar que 
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1334Q708460 | Enfermagem, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Texto associado.


De acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), é correto afirmar que, em seu primeiro nível, são incorporadas ações de
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1335Q702582 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Se não é verdade que, se o carro é um Fiesta, então sua cor não é azul, é correto afirmar que
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1336Q561795 | Informática, Word, Técnico em Informática, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Este editor de texto é o aplicativo, ou programa com função específica, que tem como objetivo criar e modificar textos. Possui recursos de formatação e é classificado não apenas como editor e sim como um processador de texto. Tal processador, que faz parte do pacote Microsoft Office, é conhecido como
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1337Q657578 | Informática, Software, AOCP, 2020

Considerando que é necessário anexar um arquivo de 12 bytes em um sistema Web que aceita apenas arquivos com tamanho máximo de 10 bytes, qual programa deve ser utilizado para resolver esse problema?
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1338Q667875 | Raciocínio Lógico, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.

Na lógica de argumentação, um argumento é uma sequência de enunciados na qual um dos enunciados é a conclusão e os demais são premissas. Considere os argumentos listados a seguir:
1. Abel é mineiro, pois nasceu em Minas Gerais. 2. O competidor possui 15 pontos e, portanto, ainda participa da competição. 3. Todo retângulo é equiângulo. Portanto, cada um dos seus ângulos internos mede 90°.
Com base na lógica de argumentação e nos argumentos citados anteriormente, é correto afirmar que
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1339Q159740 | Informática, Memórias, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Qual é o tipo de memória RAM que é uma memória estática, que tem baixo consumo de energia e é extremamente rápida?

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1340Q116783 | Finanças Públicas, Analista de Projetos Jurídica, BRDE, AOCP

De acordo com as Normas gerais de direito financeiro (Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.


II. Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.


III. As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.


IV. A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para realizar, em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

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