Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q700439 | Matemática, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Em um bairro de uma cidade existem 10 casas, numeradas de 1 a 10. Duas pessoas visitaram algumas dessas casas, para divulgação de um novo produto no mercado. Sabe-se que a primeira pessoa visitou as casas de número ímpar e a segunda visitou as casas cuja numeração era um número par e divisor de 8. Dessa forma, as casas que NÃO foram visitadas foram as que possuem as respectivas numerações iguais a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1482Q374067 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP

Assinale a alternativa em que o termo em destaque apresenta uma inadequação em relação à regência verbal, com base na norma padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1483Q377921 | Administração Pública, Governabilidade, Operacional Administrativo, FCP, AOCP

Sobre Governo e Administração, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Governo comanda com responsabilidade constitucional e política, mas sem responsabilidade profissional de execução.

( ) Administração é conduta hierarquizada.

( ) A constante do Governo é a sua expressão política de comando, de iniciativa, de fixação de objetivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1484Q38495 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Em relação aos servidores públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1485Q377968 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Agente de Administração, Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto SP, AOCP, 2018

Assinale a alternativa correta referente à organização da Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1486Q676514 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Estatuto da Pessoa Deficiência, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

A respeito do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1487Q116431 | Redes de Computadores , Modelo OSI, Analista de Sistemas Suporte, BRDE, AOCP

Sobre o Modelo OSI, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Este modelo baseia-se em uma proposta desenvolvida pela ISO como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos usados nas várias camadas.

II. O modelo OSI possui sete camadas.

III. A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão normal em uma linha que pareça livre de erros de transmissão.

IV. A camada de apresentação permite que os usuários em diferentes máquinas estabeleçam sessões de comunicação entre eles.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1488Q677129 | Contabilidade Geral, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1489Q554012 | Informática, Sistemas de Backup, Assistente Técnico Administrativo, MPE BA, AOCP

O Backup e Restauração criam cópias de segurança dos arquivos pessoais mais importantes, para que o usuário esteja preparado para o pior. Assinale a alternativa correta. Obs: Considere o Sistema Operacional Windows 7 (instalação padrão português – Brasil)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1490Q102216 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Leia o texto abaixo e complete ambas as lacunas com apenas uma resposta única.

"Por outro lado vemos, chocados, o surgimento de um fenômeno surpreendente, desta vez vindo do Japão, denominado Karoshi, cuja tradução é "morte por excesso de trabalho". Ou seja, pessoas, sem nenhuma doença somática identificada, simplesmente "apagam". Este é um fenômeno que já começa a preocupar as autoridades sanitárias, que registraram na década de 1990 mais de 10.000 vítimas. Um fator que chama a atenção é que, segundo o Dr. Yoshinori Hasegawa, vice diretor do Chiba Kensei Hospital, essas vítimas eram da elite da classe gerencial, e não recebiam qualquer pagamento extra por seu trabalho intenso. Elas simplesmente se exauriam no trabalho, levadas por um orgulho do tipo "samurai".
Temos detectado e apontado os riscos destas tendências, que têm se insinuado no incremento de certo fundo de aridez e frieza nos relacionamentos, tanto entre as pessoas, como entre as pessoas e as empresas. O espaço para escutar e compartilhar as questões pessoais/profissionais no dia-a-dia do trabalho, seja sobre a satisfação pelos sucessos alcançados, seja pelos problemas encontrados, fica cada vez mais estreito. "Temos que ser objetivos, não podemos perder o foco..." é o mote preponderante do momento no universo dos negócios.
(...) Não queremos com isto diminuir a importância do cuidado pessoal quanto a questões com as quais uma pessoa se sente incapaz de lidar. Há momentos em que uma ajuda profissional se torna imprescindível para que possamos retomar a nossa energia e os nossos rumos. No entanto, é preciso considerarmos que muitas dessas situações de mal-estar não são simplesmente uma questão individual. Circunscrevê-las ao âmbito tão somente individual pode nos impedir de ver que este mal-estar ou perturbação pode ser uma espécie de emergente, um sintoma daquilo que se passa em um nível mais amplo, de uma desarmonia no próprio campo do trabalho. É aí, então, que precisamos nos lembrar que a saúde não se mantém somente com consultas a um médico, a um psicanalista ou a qualquer outro tipo de especialista. A saúde se adquire e se mantém através de práticas que levam em consideração não apenas as pessoas, individualmente, mas os contextos em que elas vivem, uma vez que o contexto, o meio, é crucial tanto na produção da saúde quanto do mal-estar e do sofrimento.
A influência do meio como responsável por efeitos deletérios às pessoas tornou-se, já há vários anos, uma questão fundamental no campo da saúde.
(...) O meio passou a ser considerado como um fator fundamental na promoção e manutenção da saúde das pessoas, sejam elas crianças ou adultos, tendo como um de seus pontos centrais os aspectos páticos do meio (de pathos). Um meio que impede a manifestação da energia humana é um meio patoplástico, um meio que produz desconforto e mal-estar nas pessoas. Por esta razão é que afirmamos hoje, com insistência, que, para que haja sucesso no tratamento em uma instituição de saúde, é preciso tratar de todos: dos que cuidam e dos que são cuidados.
Uma empresa, uma instituição de cuidados ou mesmo um hospital, não importa que tipo de instituição, constituem-se sempre num meio cultural particular, cujas relações e processos serão determinantes para a qualidade deste meio ou, como costumo chamá-lo, desta __________. Na realidade, o que produz a ___________, não são as palavras nem as ações em si, mas aquilo que se passa entre elas."
(Extraído do artigo "A Energia Humana" no site www.ddic.com.br/arquivos/outros)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1491Q676194 | Português, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Texto associado.

 Texto I

                                                    Culpa

                                                                                                                 Mario Prata

 

      Por que a culpa? É o que eu tenho perguntado à minha psicanalista.

      No princípio era o verbo e eu achava que só eu me sentia culpado. Com o passar do tempo (e da verba), fui descobrindo que todo criador tem culpa. Não no cartório. Mas na consciência.

      Vou tentar explicar.

      Todo mundo acha que a pessoa que vive de criar, ou seja, um criador, não faz nada o dia inteiro. Fica só pensando. É verdade. O problema é que ninguém considera o trabalho de pensar como ofício. Daí a culpa ensimesmada. Será que só pode ser considerado trabalhador o sujeito que fica o dia inteiro numa mesa de escritório, ouvindo pela janela olha a uva de Atibaia, melancia barata, melancia barata?

      Você vê uma frase num out-door tipo refresca até pensamento. São três palavrinhas mágicas. O sujeito que inventou isso deve ganhar uma fortuna por mês. O que ninguém entende é que ele trabalha há vinte neste ofício. Pode ser que a frase tenha saído de um estalo. Mas um estalo vinte anos depois. Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas. Ou precisa? Mas o povo pensa: ganhar essa fortuna para escrever uma bobagem dessas?

      Para aliviar meu sofrimento, penso no Romário que trabalha umas dez horas por mês e ganha 100 mil dólares. Será que ele tem culpa? O Chico Buarque, que fica meses sem trabalhar, jogando futebol, será que ele acorda com culpa? E o Erasmo Carlos? Tem uma culpa tremendona?

      Vou almoçar fora e quase emendo com o fim do dia. Bebendo cerveja. Mas pensando. Pensando nessas besteiras que vocês estão a ler agora. Juro que eu trabalho, gente. Penso, invento, crio. E esses funcionários fantasmas, que trabalham em várias repartições e nunca comparecem? Será que eles não têm culpa? Será que só eu me sinto culpado neste país?

      Uma vez perguntei para o Chico Buarque, que acabava de acordar às duas da tarde, se ele não tinha culpa. Já tive. Superei. E o Caetano Veloso que nunca acorda antes das quatro (da tarde)?

      Foram anos e anos de culpa para conseguir escrever esta crônica. Mas saiu. Mas não adiantou nada. Continuo com culpa. Acho que eu nunca deveria ter saído do Banco do Brasil. Não bater ponto desnorteia a minha vida.

Adaptado de: . Acesso em: 13 Jan. 2020. 

Assinale o trecho em que o jogo de palavras utilizado pelo cronista cria uma aparente contradição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1492Q668905 | Ética na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Sobre a Ética Profissional, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1493Q403211 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

Acerca da Intervenção na Propriedade, quando a atuação do Poder Público, por meio de norma geral e abstrata, impõe obrigações a proprietários indeterminados, definindo o número de andares em construções verticais, caracteriza-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1494Q205343 | Direito Penal, Antijuricidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

No Direito Penal brasileiro, o chamado estado de necessidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1495Q2608 | Direito Administrativo, Assistente Legislativo, Câmara de Salvador BA, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, o servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1497Q712025 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Foram extraídas as seguintes informações orçamentárias de um determinado ente público:
Taxas pela Prestação de Serviços R$ 700.000,00 Contribuição de Melhoria R$ 2.000.000,00 Receita com Remuneração das Disponibilidades do Tesouro R$ 220.000,00 Receita com Cessão de Direitos R$ 280.000,00 Receita com Valores Mobiliários R$ 750.000,00 Receita com Indenizações, Restituições e Ressarcimentos R$ 800.000,00 Receita com a Integralização do Capital Social R$ 150.000,00 Alienação de bens imóveis R$ 150.000,00 Operações de crédito R$ 200.000,00 Amortização da dívida R$ 100.000,00 Contribuição para Custeio de Iluminação Pública R$ 5.000.000,00 Receita com exploração do Patrimônio Intangível R$ 500.000,00 Contribuições Sociais R$ 1.500.000,00
Com base no exposto, o montante das receitas correntes será no valor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1498Q733070 | Direito Processual Penal, Prova, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Assinale a alternativa correta acerca da prova pericial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1499Q668332 | Direito Constitucional, Dos Servidores Públicos, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Nos termos da Constituição Federal de 1988, o regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Assim sendo, o servidor abrangido pelo regime próprio de previdência social será aposentado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1500Q338403 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Segurança do Trabalho, HUJB UFCG PB, AOCP

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.