Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q709440 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Uma lata de suco de 350 ml possui somente 10% de suco natural de fruta diluído igualmente em toda a lata de suco. Despejando em uma jarra duas dessas latinhas de suco, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1502Q102216 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Leia o texto abaixo e complete ambas as lacunas com apenas uma resposta única.

"Por outro lado vemos, chocados, o surgimento de um fenômeno surpreendente, desta vez vindo do Japão, denominado Karoshi, cuja tradução é "morte por excesso de trabalho". Ou seja, pessoas, sem nenhuma doença somática identificada, simplesmente "apagam". Este é um fenômeno que já começa a preocupar as autoridades sanitárias, que registraram na década de 1990 mais de 10.000 vítimas. Um fator que chama a atenção é que, segundo o Dr. Yoshinori Hasegawa, vice diretor do Chiba Kensei Hospital, essas vítimas eram da elite da classe gerencial, e não recebiam qualquer pagamento extra por seu trabalho intenso. Elas simplesmente se exauriam no trabalho, levadas por um orgulho do tipo "samurai".
Temos detectado e apontado os riscos destas tendências, que têm se insinuado no incremento de certo fundo de aridez e frieza nos relacionamentos, tanto entre as pessoas, como entre as pessoas e as empresas. O espaço para escutar e compartilhar as questões pessoais/profissionais no dia-a-dia do trabalho, seja sobre a satisfação pelos sucessos alcançados, seja pelos problemas encontrados, fica cada vez mais estreito. "Temos que ser objetivos, não podemos perder o foco..." é o mote preponderante do momento no universo dos negócios.
(...) Não queremos com isto diminuir a importância do cuidado pessoal quanto a questões com as quais uma pessoa se sente incapaz de lidar. Há momentos em que uma ajuda profissional se torna imprescindível para que possamos retomar a nossa energia e os nossos rumos. No entanto, é preciso considerarmos que muitas dessas situações de mal-estar não são simplesmente uma questão individual. Circunscrevê-las ao âmbito tão somente individual pode nos impedir de ver que este mal-estar ou perturbação pode ser uma espécie de emergente, um sintoma daquilo que se passa em um nível mais amplo, de uma desarmonia no próprio campo do trabalho. É aí, então, que precisamos nos lembrar que a saúde não se mantém somente com consultas a um médico, a um psicanalista ou a qualquer outro tipo de especialista. A saúde se adquire e se mantém através de práticas que levam em consideração não apenas as pessoas, individualmente, mas os contextos em que elas vivem, uma vez que o contexto, o meio, é crucial tanto na produção da saúde quanto do mal-estar e do sofrimento.
A influência do meio como responsável por efeitos deletérios às pessoas tornou-se, já há vários anos, uma questão fundamental no campo da saúde.
(...) O meio passou a ser considerado como um fator fundamental na promoção e manutenção da saúde das pessoas, sejam elas crianças ou adultos, tendo como um de seus pontos centrais os aspectos páticos do meio (de pathos). Um meio que impede a manifestação da energia humana é um meio patoplástico, um meio que produz desconforto e mal-estar nas pessoas. Por esta razão é que afirmamos hoje, com insistência, que, para que haja sucesso no tratamento em uma instituição de saúde, é preciso tratar de todos: dos que cuidam e dos que são cuidados.
Uma empresa, uma instituição de cuidados ou mesmo um hospital, não importa que tipo de instituição, constituem-se sempre num meio cultural particular, cujas relações e processos serão determinantes para a qualidade deste meio ou, como costumo chamá-lo, desta __________. Na realidade, o que produz a ___________, não são as palavras nem as ações em si, mas aquilo que se passa entre elas."
(Extraído do artigo "A Energia Humana" no site www.ddic.com.br/arquivos/outros)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q684627 | Engenharia Elétrica, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre o princípio da superposição em circuitos elétricos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q672891 | Português, Interpretação Textual, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Texto associado.

TEXTO I

Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

Projeto de psicólogo pega carona no começo do ano para estimular pessoas a refletirem sobre seu bem-estar emocional

Marilia Marasciulo

      O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo: são 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade por aqui. E nós já fomos os primeiros dessa lista. Dá para entender, portanto, porque o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão decidiu criar, em 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda.

      Um dos principais focos da campanha — que conta com palestras, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações em diferentes estados brasileiros — são os jovens. De acordo com os idealizadores, nos últimos três anos o número de atendimentos no SUS a jovens com depressão aumentou 118%.

      A escolha do mês de janeiro não é por acaso: o período de fim de ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças. Embora seja liderada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/ janeiro-branco-campanha-chama-atencao-para-saude-mental-dosbrasileiros. html. Acesso em: 13 jan. 2020.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1505Q668331 | Português, Interpretação Textual, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
De acordo com o texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1506Q708025 | Português, Fonética e Fonologia, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras “surrealismo” e “psicanálise”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q339193 | Raciocínio Lógico, Assistente Técnico Administrativo, MPE BA, AOCP

Uma editora publicou um livro com 95 páginas. Neste livro, quantas vezes aparece o algarismo 6?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1508Q22538 | Direito Civil, Advogado, CASAN SC, AOCP

À respeito da Transação no Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q689163 | Português, Interpretação de Textos, Perito Oficial Criminal, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Projetos e Ações: Papo de Responsa
            O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
            O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
            O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe  introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes  reagiram diante das novas informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. Acesso em: 30/jan./2019.

Assinale a alternativa em que as alterações feitas no excerto do 2o parágrafo do texto mantenham a correção gramatical, quanto à concordância verbal, no trecho apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q670481 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município. Para os efeitos desse imposto, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal, observado o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2(dois) dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1511Q668440 | Direito Tributário, Legislação Tributária e Aplicação, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Sobre a interpretação da lei tributária prevista no Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1512Q688685 | Português, Interpretação de Textos, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como    músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,     mostrando     a
percepção    deles    sobre  a  problemática abordada.
        No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais  civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e   trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e   músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela   instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com   familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a   percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes   reagiram   diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
De acordo com o Texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q374067 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP, 2017

Assinale a alternativa em que o termo em destaque apresenta uma inadequação em relação à regência verbal, com base na norma padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q38518 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

Ainda em relação à Lei da ficha limpa, Lei Complementar n° 64/90, fica inelegível, por oito anos, para qualquer cargo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q448394 | Direito Constitucional, Saúde, Assistente Social, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

?É direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acervo universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.? O enunciado se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q691409 | Português, Fonética e Fonologia, Investigador, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
                              Dicas de Segurança: Em casa
• Em sua residência, ao atender um chamado,
certifique-se de quem se trata, antes mesmo
de atendê-lo. Em caso de suspeita, chame a
Polícia.
• À noite, ao chegar em casa, observe se há
pessoas suspeitas próximas à residência. Caso
haja suspeita, não estacione; ligue para a polícia
e aguarde a sua chegada.
• Não mantenha muito dinheiro em casa e nem
armas e joias de muito valor.
• Quando for tirar cópias de suas chaves, escolha
chaveiros que trabalhem longe de sua casa. Dê
preferência a profissionais estabelecidos e que
tenham seus telefones no catálogo telefônico.
• Evite deixar seus filhos em casa de colegas
e amigos sem a presença de um adulto
responsável.
• Cuidado com pessoas estranhas que podem
usar crianças e empregadas para obter
informações sobre sua rotina diária.
• Cheque sempre as referências de empregados
domésticos (saiba o endereço de sua residência).
• Utilize trancas e fechaduras de qualidade para
evitar acesso inoportuno. O uso de fechaduras
auxiliares dificulta o trabalho dos ladrões.
• Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso
significa que não há ninguém em casa.
• Quando possível, deixe alguma pessoa de
sua confiança vigiando sua casa. Utilize, se
necessário, seu vizinho, solicitando-lhe que
recolha suas correspondências e receba seus
jornais quando inevitável.
• Ao viajar, suspenda a entrega de jornais e
revistas.
• Não coloque cadeados do lado de fora do
portão. Isso costuma ser um sinal de que o
morador está viajando.
• Cheque a identidade de entregadores, técnicos
de telefone ou de aparelhos elétricos.
• Insista com seus filhos: eles devem informar
sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se
forem para a casa de algum amigo. É muito
importante dispor de todos os telefones onde é
possível localizá-los.
• Verifique se as portas e janelas estão
devidamente trancadas e jamais avise a
estranhos que você não vai estar em casa.
Adaptado de https:. Acesso em: 30/jan./2019.
A acentuação é de suma importância ao entendimento do texto. Nesse sentido, assinale a alternativa em que a retirada dos acentos gráficos não configura erro isoladamente, mas pode gerar alterações no sentido ou na classe das palavras, quando em um texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q705767 | Matemática, Conjuntos Numéricos, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.
Sete candidatos a uma vaga em uma empresa (identificados pelas iniciais de seus nomes: A, B, C, D, E, F e G) foram convocados para uma dinâmica. Três desses candidatos já estavam previamente contratados, porém nenhum deles sabia desse fato. Havia ainda mais duas vagas para serem preenchidas. Para a primeira dinâmica proposta pela empresa, foi formado um grupo com cinco pessoas, sendo que os candidatos A e B não foram incluídos. Em seguida, foi formado um segundo grupo para participar da segunda dinâmica, também com cinco pessoas, sendo que os candidatos C e D não foram incluídos.
Sabendo que os três candidatos previamente contratados fizeram parte dos dois grupos citados anteriormente, então as outras duas vagas poderão ser preenchidas pelos candidatos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q117228 | Informática , Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Em gerência de memória, temos vários tipos de alocação. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) sobre alocação contígua simples.

I. A alocação contígua simples foi implementada nos primeiros sistemas operacionais desenvolvidos, porém ainda está presente em alguns sistemas monoprogramáveis.

II. Com a alocação contígua foi eliminado o conceito de partições de tamanho fixo.

III. Neste tipo de alocação, o tamanho das partições eram estabelecidas no momento da inicialização do sistema, em função do tamanho dos programas que executariam no ambiente.

IV. Na alocação contígua simples a memória principal é divida em duas partes: uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q694004 | Medicina, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O pH da solução obtida pela mistura de 0,10 mol de ácido acético (Ka = 1,8x10-5) e 0,20 mol de acetato de sódio, sendo dissolvidos em água até obter o volume de 500 mL de solução, é igual a
Dados: Kw = 1,0x10-14; log 1,8 = 0,26; log 3,6 = 0,56; log 5,6 = 0,75; log 9,0 = 0,95.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q800246 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

?O é o principal músculo respiratório. Ele sustenta _______, separando a cavidade da cavidade _______.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.