Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q688154 | Economia, Perito Oficial Criminal Área 8 CIÊNCIAS ECONÔMICAS, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Coeteris paribus, quando ocorre uma mudança no preço do papel A4, de forma a alterar o poder de compra do consumidor (Estado), tal mudança de consumo que daí resulta intitula-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1662Q411203 | Direito Administrativo, Contratos, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP, 2017

Dentre outras, são características dos contratos administrativos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1663Q735057 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Procurador, Câmara de Paranavaí PR, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Os crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de direito, a queixa ou a denúncia será instruída com documentos ou justificação que façam presumir a existência do delito ou com declaração fundamentada da impossibilidade de apresentação de qualquer dessas provas.

II. Nos crimes afiançáveis, estando à denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de dez dias.

III. Se não for conhecida a residência do acusado, ou este se achar fora da jurisdição do juiz, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá apresentar a resposta preliminar.

IV. durante o prazo concedido para a resposta, os autos permanecerão em cartório, onde poderão ser examinados pelo acusado ou por seu defensor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1664Q690513 | Português, Sintaxe, Contador, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.

                                                                                                                                    Mundo de mentira 

                                                                                                                                                                                                                                                                       Paulo Pestana 
          Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. 
        Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. 
           A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. 
        E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. 
         Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. 
       Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê! 
        Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). 
        Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. 
        As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. 
        Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. 

Disponível em: .> Acesso em: 18 fev. 2019

Analise os trechos a seguir retirados do texto e assinale a alternativa que apresenta uma oração com sujeito oculto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1665Q413522 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Assinale a alternativa INCORRETA no tocante aos princípios que regem a Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q672086 | Legislação Municipal, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


Segundo o Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG), Lei Municipal nº 884/1969, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q668533 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto dos Servidores Públicos Federais, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


O retorno à atividade do servidor aposentado, no interesse da Administração ou quando cessar a invalidez temporária, é uma forma de provimento do cargo denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1668Q711807 | Arquivologia, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


“Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados.” (CHATIER, 1994, P. 187). A partir do trecho citado, Gutemberg promoveu mudanças sociais, econômicas e de difusão do conhecimento, popularizando os livros. A escrita e suas variações na evolução da imprensa são objeto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1669Q683185 | Contabilidade Geral, Demonstração do Valor Adicionado DVA CPC 09, Perito Oficial Criminal Área 1 Ciências Contábeis, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), as variações cambiais ativas serão classificadas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q45537 | Português, Assistente de Alunos, INES, AOCP

Texto associado.
                                            Monteiro Lobato?
                                     Não com o nosso dinheiro

                                                                                                        Leando Narloch

    1.§    O movimento negro me odeia. Desde que mostrei, com o livro Guia do Politicamente Incorreto da História do Brasil, que Zumbi mantinha escravos no Quilombo de Palmares, os ativistas das cotas não estão contentes comigo. Do lado de cá, eu também me irrito com boa parte do que eles defendem. Mas, existe um ponto em que eu preciso concordar com eles: a polêmica dos livros do Monteiro Lobato.
    2.§    Se você acaba de despertar de um coma, o que aconteceu foi que, em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu impedir a distribuição do livro Caçadas de Pedrinho em bibliotecas públicas. Disseram que esse clássico da literatura infantil era racista por causa de frases como “Tia Anastácia trepou que nem uma macaca de carvão” ou “Não vai escapar ninguém, nem Tia Anastácia, que tem carne preta”. Muita gente esperneou contra a decisão, afirmando que se tratava de um exagero, uma patrulha ideológica e um ato de censura contra um dos maiores autores brasileiros.
    3.§    É verdade que é preciso entender a época de Monteiro Lobato, quando o racismo era regra não só entre brancos, mas mesmo entre africanos. Até Gandhi, o líder mundial do bom-mocismo, escreveu e repetiu frases igualmente racistas nos 20 e poucos anos que viveu na África do Sul.
    4.§    A questão, porém, é outra: o governo deve investir em obras que parecem preconceituosas a parte da população? O Conselho Nacional de Educação não defendeu a proibição dos livros de Monteiro Lobato: foi contra apenas a distribuição bancada pelo governo. Pois bem: o Ministério da Educação deve gastar seu disputado dinheiro com esses livros? Eu acredito que não.
    5.§    Os negros que pagam impostos e os outros contribuintes que consideram Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA. Defensor da ideia de que o Estado deve se meter o mínimo possível na vida, nas escolhas e no bolso das pessoas, esse economista negro prega a liberdade de se fazer o que quiser desde que isso não implique violência a terceiros. Se um grupo quiser, por exemplo, criar um clube de tênis só para brancos, ou só para negros, tudo bem – desde que não use verba pública e não tente proibir manifestações de repúdio. Se tiver verba pública, não pode discriminar.
    6.§    Para libertários como Williams, ninguém, nem o governo, tem o direito de ameaçar ou praticar violência contra indivíduos pacíficos. Não é correto ameaçar um indivíduo de prisão por sonegação fiscal se ele não topar contribuir com essa ou aquela prática do governo. Um grupo de políticos que defende uma guerra com o Iraque não deve obrigar os cidadãos a contribuir para essa guerra. Do mesmo modo, se uma turma acredita ter uma boa ideia ao criar uma universidade, um estádio de futebol ou um festival de curtas-metragens, essa ideia deixa de ser boa quando implica a ameaça contra aqueles que não querem contribuir.
    7.§    Nada impede, é claro, que os autores dessas ideias tentem convencer as pessoas de que seus projetos merecem contribuições. É o que fazem há séculos as melhores universidades americanas, as instituições de caridade, alguns tipos de fundos de investimento e, há poucos anos, os sites de crowdfunding, o “financiamento coletivo”. Nada impede, também, que os admiradores de Monteiro Lobato se organizem, reúnam doações e publiquem quantas edições quiserem das ótimas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
 
                       Revista Superinteressante, edição 312, de dezembro de 2012.
Em “Se você acaba de despertar de um coma...”, o enunciador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1671Q203797 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

No Direito Penal brasileiro, é considerado o lugar do crime, tanto o lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado (art. 6º do Código Penal). A junção dessas hipóteses é chamada de teoria da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1672Q688422 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Devem ser de domínio do Perito Criminal Da Polícia Civil as diretrizes gerais para a execução de serviços de Instalações Elétricas. Sobre tais diretrizes, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q683047 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação aos conceitos da metalurgia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1674Q116803 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas Suporte, BRDE, AOCP

Sobre a segurança dos arquivos no IIS, instalado no Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A segurança dos arquivos acessados por meio do IIS se classifica em várias categorias: autenticação, autorização por meio das permissões e permissões do IIS.

II. O processo de autenticação no IIS é o processo de avaliação de credenciais na forma de um nome de usuário e senha.

III. A autenticação Digest oferece a mesma funcionalidade da Autenticação básica, e fornece segurança avançada, pois as credenciais de um usuário são enviadas através da rede.

IV. A autenticação integrada ao Windows adiciona a segurança SSL por meio de certificados de cliente ou servidor, ou de ambos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1675Q339027 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Se a proposição simples ?P? é verdadeira e a proposição simples ?Q? é falsa, podemos dizer que as proposições compostas ?P e Q?, ?P ou Q? e ?se P, então Q? são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q677794 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Perito Oficial Criminal Área 1, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Acerca da apresentação de transações em moeda estrangeira na moeda funcional, analise a seguinte situação:
A empresa X obteve, em 31/12/2015, um empréstimo bancário internacional, no valor de 20 mil dólares, com vencimento para 05 anos, sabendo que não há incidência de juros sobre o empréstimo.
Dados complementares da transação:
Cotação do dólar em 31/12/2015 R$ 3,10
Cotação do dólar em 31/12/2016 R$ 3,20
Cotação do dólar em 31/12/2017 R$ 3,50
Cotação média do dólar R$ 3,27
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o valor do empréstimo registrado no balanço patrimonial em 31/12/2017.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1677Q228286 | Legislação Municipal, Lei Orgânica do Município de Camaçari, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Camaçari, o regime dos servidores públicos municipais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1678Q688097 | Legislação Estadual, Investigador, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Tendo como base a Lei Complementar no 46, de 31 de janeiro de 1994, do Estado do Espírito Santo, assinale a alternativa INCORRETA no que se refere aos direitos e vantagens do servidor do Estado do Espírito Santo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q703538 | Matemática, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

No último recenseamento de um bairro em uma grande cidade, foram utilizadas folhas de sulfite, com um questionário impresso em cada folha, e canetas esferográficas para preencher os questionários, tal que foram utilizadas 1000 canetas e a quantidade de folhas de sulfite utilizada foi o quádruplo da quantidade de canetas. O custo de cada caneta foi de R$ 2,00 e o custo de cada folha de sulfite foi de R$ 0,10. Em um novo recenseamento nesse mesmo bairro, ficou estipulado que serão utilizados 1/4 a menos de canetas e a metade de folhas de sulfite utilizadas no recenseamento anterior, mantido o custo de cada folha de sulfite, porém com um aumento de R$ 0,05 no custo de cada caneta. Dessa forma, a economia no custo total para esse novo recenseamento será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1680Q677735 | Contabilidade Geral, Perito Oficial Criminal Área 1, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, os restos a pagar processados em liquidação compreendem o valor dos restos a pagar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.