Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q678075 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra SE, Auxiliar Perícia Médico Legal, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Texto I
                                                                                             Policiamento comunitário
        A polícia pode adotar diferentes formas de policiamento. Uma delas é o policiamento comunitário, um tipo de policiamento que se expandiu durante as décadas de 1970 e 1980 quando as polícias de vários países introduziram uma série de inovações em suas estruturas e estratégias para lidar com o problema da criminalidade.
        Apesar de essas experiências terem diferentes características, todas tiveram um aspecto comum: a introdução ou o fortalecimento da participação da comunidade nas questões de segurança.
        Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região. Essas mudanças tiveram como objetivo melhorar as respostas dadas aos problemas de segurança pública, tornando tanto a polícia mais eficaz e reconhecida como também a população mais ativa e participativa nesse processo.
        É interessante notar que a Constituição brasileira ratifica esse tipo de policiamento ao estabelecer, em seu artigo 114, que a segurança pública não é apenas dever do Estado e direito dos cidadãos, mas responsabilidade de todos.
        Essa nova forma de “fazer a segurança pública” é também resultado do processo de democratização das polícias. Em sociedades democráticas, as polícias desempenham várias outras funções além de lidar com o crime. Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também pró-ativa (prevenção).
        Os cidadãos, por sua vez, têm o direito e a responsabilidade de participar no modo como esse policiamento é realizado SÃO PAULO. 
Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança [recurso eletrônico] / Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). – Dados eletrônicos. - 2009.
Disponível em https://jundiai.sp.gov.br/administracao-e-gestao-de-pessoas/wp-content/uploads/sites/16/2016/02/Manual-Policiamento-
Comunitario-SENASP-MJ.pdf > Acesso em 12 fev. 2019.
Em “Exige-se que [...]”, é correto afirmar que o “se” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1882Q340944 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Certa música foi escrita mantendo o seguinte padrão:

- O primeiro verso pode ser escolhido convenientemente, desde que satisfaça às demais restrições.

- O segundo verso deve ter dois terços do número de sílabas do primeiro verso.

- O terceiro verso deve ter três quartos do número de sílabas do primeiro verso.

- O quarto verso deve ter metade do número de sílabas do primeiro verso.

Para que a música seja feita seguindo as restrições citadas, o número de sílabas do primeiro verso pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1883Q156880 | Informática, BrOffice Calc, Assistente Operação, PRODEB, AOCP

Considere o Br.office Calc 2.2 instalação padrão, português Brasil, com um documento aberto, o conjunto de teclas Ctrl + End é responsável por qual função nesta planilha eletrônica? (Obs: O caracter + serve somente para fins de interpretação.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1884Q690204 | Português, Interpretação de Textos, Perito Oficial Criminal Área 1 Ciências Contábeis, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.

Utilize o Texto I para responder a questão.

Projetos e Ações: Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Disponível em . Acesso em: 30/jan./2019.

De acordo com o Texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1885Q818211 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

Diante das disposições da Lei 4.898/65 que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, considerando a hipótese de um policial militar em serviço praticar contra um cidadão (civil) qualquer atentado à liberdade de locomoção, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1886Q412459 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Necropsia, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

É/são dever(es) do servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1887Q710203 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais DVP, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


As variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e que afetam o resultado. Acerca desse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. As variações patrimoniais aumentativas correspondem a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade pública, não oriundos de contribuições dos proprietários. II. As variações patrimoniais diminutivas correspondem a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade pública, não oriundas de distribuições aos proprietários. III. O reconhecimento da variação patrimonial aumentativa pode ocorrer em três momentos, antes, depois ou no momento da arrecadação da receita orçamentária. IV. O reconhecimento da variação patrimonial diminutiva pode ocorrer em três momentos, antes, depois ou no momento da liquidação da despesa orçamentária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1888Q671808 | Informática, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.

Um dos desafios do Big Data é o volume de dados. Sabendo que um profissional de tecnologia da informação necessita utilizar um Big Data, assinale a alternativa que apresenta um tipo de banco de dados que é utilizado em soluções baseadas em Big Data.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1889Q339822 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP, 2017

Considere as seguintes proposições compostas e assinale a alternativa que apresenta as verdadeiras.

I. 2 é par e 8 é ímpar.

II. 5 é par ou 3 é ímpar.

III. Se 5 é ímpar então 4 é ímpar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1890Q723077 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Mundo, Procurador, Câmara de Paranavaí PR, AOCP

Embora o mais lido, a “Bíblia” não é o único livro sagrado que a humanidade produziu ou pretendeu produzir. Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1891Q668557 | Direito Tributário, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Um sistema tributário existe para executar ou assegurar a arrecadação em um país. Assinale a alternativa que apresenta o nível de rigidez do sistema tributário brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1892Q657559 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

Consoante ao Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, na aplicação das sanções éticas, pode ser considerada atenuante a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1893Q669344 | Auditoria, Documentação de Auditoria Papeis de Trabalho, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


A documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais. Entre outras, inclui-se a de permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.
II. Um limite de tempo apropriado para concluir a montagem do arquivo final de auditoria geralmente não ultrapassa 60 dias, após a data do relatório do auditor.
III. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não é inferior a cinco anos, a contar da data do relatório do auditor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1894Q669603 | Português, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.
Posfácio do livro Rio em Shamas (2016), de Anderson França, Dinho
Rafael Dragaud 

    NÃO PIRA! Foi com esse conselho, há cerca de seis anos, que começou minha história com o Dinho. Colaborávamos na mesma instituição social e vez ou outra nos esbarrávamos numa reunião, ele sempre ostensivamente calado. Por algum motivo da ordem do encosto, no sentido macumbeirístico mesmo, ou cumplicidade de gordos, vimos um no outro um elo possível de troca.
    Ele então começou a me enviar milhões de textos que eram uma mistura frenética de sonhos, pseudorroteiros cinematográficos, pedidos de desculpas, posts-denúncias, listas de exigências de sequestrador, tudo num fluxo insano de criação, que ele mesmo dizia que um dia iria sufocá-lo de vez — o que me fez proferir o dito conselho.
    O fato é que um dia passei em frente ao notebook dele e lá estava a tela quase inteiramente coberta de post-its, todos iguais, escritos: NÃO PIRA. E ele então me confidenciou: Cara, você resolveu minha vida. Eu só não posso pirar! É isso!
    Esse episódio obviamente fala muito mais sobre essa característica de esponja afetointelectual dele do que sobre alguma qualidade do meu conselho. E foi sendo assim, esponja que se enche e se comprime (deixando desaguar seus textos em redes sociais), que foi surgindo um escritor muito especial. Especial não pra mãe dele ou pra Su (a santa), mas para a cidade do Rio de Janeiro.
    Com uma voz e um estilo absolutamente singulares, Dinho flerta com a narrativa do fluxo do pensamento, o que poderia gerar textos apenas egoicos e herméticos, eventualmente mais valiosos pra ele do que para o leitor. Mas sei lá como, seus textos conciliam esse jeitão com uma relevância quase política, pois jogam luz sobre partes da cidade que merecem ser mais vistas, mais percebidas, e até mesmo mais problematizadas.
    Dinho “vê coisas”. E, consequentemente, tem o que dizer. Não só sobre o subúrbio, suas ruas, seus personagens e seus modos, numa linhagem Antônio Maria ou João do Rio, mas muitas vezes também sobre bairros já enjoativos, de tão submersos em clichês, como o tão adorado-odiado Leblon. Seu “olhar de estrangeiro” revela estranhas entranhas da Zona Sul do Rio de Janeiro. O fato é que, com este livro, a cidade fica muito maior, mais plural e consequentemente mais justa.
    Espero que este seja apenas o primeiro de uma série. Se é que posso dar mais algum conselho, o único que me ocorre ao vê-lo escrevendo hoje em dia é: NÃO PARE!

FRANÇA, Anderson. Rio em Shamas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.
Quanto às expressões “NÃO PIRA!” e “NÃO PARE!”, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1895Q116909 | Informática , Independência de dados, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Em Banco de Dados, temos o conceito de Independência de Dados. Sobre esse conceito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.

II. A Independência física de dados refere-se à capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Consequentemente, o esquema externo também não precisa ser modificado.

III. A Independência topológica de dados é a capacidade de persistência, variando as rotas para acessar o mesmo banco de dados.

IV. A Independência redundante de dados é a capacidade de acesso por mais de um tipo de tecnologia ao mesmo banco de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1896Q479443 | Farmácia, Farmacotécnica, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

O processo de purificação da água para uso farmacêutico é baseado na eliminação de impurezas físico-químicas, biológicas e microbianas até se obterem níveis preestabelecidos em compêndios oficiais aprovados pelas autoridades sanitárias. Sobre a água purificada, sua obtenção e controle, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O controle da contaminação da água para uso farmacêutico é fundamental, uma vez que a água tem grande susceptibilidade para agregar compostos diversos e para sofrer recontaminação, mesmo após a etapa de purificação.

II. O controle de qualidade microbiológico não é prioridade, pois uma vez purificada não é possível a recontaminação.

III. Os métodos mais comuns e confiáveis para obtenção de água purificada são a troca iônica, a osmose reversa e a ultrafiltração.

IV. No Brasil, os requisitos de qualidade da água para uso farmacêutico são estabelecidos em normas técnicas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e também na Farmacopeia Brasileira.

V. O reservatório utilizado para armazenar a água deve ser construído com material inerte, para que não seja fonte de contaminação de seu conteúdo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1897Q677845 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

De acordo com Espindula (2009), “O laudo pericial é uma peça técnica-formal, por meio do qual é apresentado o resultado de uma perícia, [...], feito por peritos”. Referente às partes desse documento, considerado um relatório médico-legal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1898Q554985 | Informática, Memória, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Sobre informações armazenadas nos computadores digitais convencionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Todos os dados são armazenados em uma unidade de armazenamento, da mesma maneira que são visualizados pelo usuário, isso protegem os arquivos para não serem corrompidos.

II. Em armazenamento e processamento de dados, um carácter pode ser um algarismo, uma letra, um sinal de pontuação ou símbolos matemáticos.

III. Para que caracteres sejam armazenados em um computador, eles devem ser submetidos a um processo de decodificação.

IV. Cada carácter é convertido a uma cadeia de símbolos binários para que sejam compreendidos e armazenados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1899Q670454 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 
Disponível em:
clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.
No contexto em que se insere a palavra “dialeto” no texto, é correto afirmar que ela significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1900Q558845 | Informática, Modalidade de Transmisssão, Técnico em Informática, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

De acordo com o modelo de referência ISO OSI (Open Systems Interconnection), qual é a camada cuja principal tarefa é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão, sendo que, para executar essa tarefa, a camada em questão faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados e transmita os quadros sequencialmente, e se o serviço for confiável, o receptor confirmará a recepção correta de cada quadro, enviando de volta um quadro de confirmação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.