Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2241Q201738 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O Poder Constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. A respeito do Poder Constituinte, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2242Q446009 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Administração, Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto SP, AOCP, 2018

Assinale a alternativa INCORRETA no tocante à Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2243Q160327 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considerando as seguintes alternativas, assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2244Q442450 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

II. Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

III. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

IV. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2245Q114516 | Informática, Windows, Analista de Projetos Agronomia, BRDE, AOCP

A utilização de atalhos e comandos no Windows XP faz com que o usuário tenha um acesso mais rápido e preciso a serviços que o sistema operacional fornece. Qual dos comandos abaixo o usuário pode utilizar no menu executar para acessar o painel de controle?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2246Q670560 | Português, Interpretação Textual 86 Funções da Linguagem Emotiva, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Em relação à linguagem empregada no texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2247Q205192 | Direito Penal, Tipicidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considera-se crime culposo quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2248Q677769 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em uma exumação realizada em um cemitério, o médico-legista se deparou com um caixão hermeticamente selado. Tão logo abriu a tampa superior, verificou que o corpo havia sofrido um fenômeno transformativo típico desse tipo de urna metálica. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2249Q687007 | Português, Interpretação de Textos, Tecnólogo Formação Gestão Pública, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
Mundo de mentira 
Paulo Pestana 
        Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. 
            Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. 
              A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. 
           E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. 
               Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. 
                Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê!
            Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). 
               Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. 
            As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. 
        Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. 

Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019. 
O texto apresentado é considerado uma crônica devido a diversos fatores, EXCETO por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2250Q669088 | Serviço Social, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Considerando as disposições da Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2251Q463019 | Direito Penal, Do Crime, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2252Q556220 | Informática, Virus, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Diferentemente do v??rus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. A que o enunciado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2253Q670175 | Português, Morfologia, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.

O cinzeiro

Mário Viana

Procura-se um martelinho de ouro. Aceitam-se indicações de profissionais pacientes e com certa delicadeza para restaurar um cinzeiro que está na família há mais de cinco décadas. Não se trata de joia de valor financeiro incalculável, mas de uma peça que teve seus momentos úteis nos tempos em que muita gente fumava. Hoje, é apenas o símbolo de uma época.

Arredondado e de alumínio, o cinzeiro chegou lá em casa porque meu pai o ganhara de presente de seu patrão, o empresário Baby Pignatari – como ficou mais conhecido o napolitano Francisco Matarazzo Pignatari (1917- 1977). Baby misturou na mesma medida as ousadias de industrial com as estripulias de playboy. No corpo do cinzeiro destaca-se um “P” todo trabalhado em relevo.

Nunca soube direito se meu pai ganhou o cinzeiro das mãos de Baby ou de sua mulher, a dona Ira – era assim que a princesa e socialite italiana Ira von Furstenberg era conhecida lá em casa. Só muitos anos depois, já adulto e jornalista formado, descobri a linha de nobreza que fazia de dona Ira um celebridade internacional.

[...]

Pois esse objeto que já passou pelas mãos de uma princesa – italiana, mas principessa, que diacho – despencou outro dia do 12º andar até o térreo. Amassou, coitado. A tampa giratória ficou toda prejudicada E o botão de borracha que era pressionado também foi para o devido beleléu.

Mesmo assim, não acredito em perda total. Tenho fé em que um bom desamassador dê um jeito e devolva o cinzeiro, se não a seus dias de glória, pelo menos a uma aparência menos miserável. É o símbolo de uma trajetória, afinal de contas, há que respeitar isso.

Praticamente aposentado – a maioria dos meus amigos e eu deixamos de fumar –, o cinzeiro ocupava lugar de destaque na memorabilia do meu hipotético museu pessoal. Aquele que todos nós criamos em nosso pensamento mais secreto, com um acervo repleto de pequenos objetos desimportantes para o mundo.

Cabem nessa vitrine imaginária o primeiro livro sério que ganhamos, com a capa rasgada e meio desmontado; o chaveiro que alguém especial trouxe de um rolê mochileiro pelos Andes; o LP com dedicatória de outro alguém ainda mais especial; uma caneca comprada na Disney; o calção usado aos 2 anos de idade... e o velho cinzeiro carente de reparo.

Adaptado de: . Acesso em: 10 set. 2020.


Assinale a alternativa em que a sílaba em destaque, em ambas as palavras, é um prefixo com o significado de “negação, ação contrária”. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2254Q552415 | Informática, Word, Oficial Combatente, Polícia Militar ES, AOCP, 2018

No Microsoft Word (Versão 2013, instalação padrão em português), é possível salvar um arquivo compatível com o Word 97-2003. Assinale a alternativa que apresenta a extensão desse arquivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2255Q471010 | Direito Tributário, Legislação Tributária, AOCP, 2020

Sobre a interpretação da lei tributária prevista no Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2256Q707088 | Contabilidade Geral, Patrimônio Público, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, um ativo intangível é um ativo não monetário, sem substância física, identificável, controlado pela entidade e gerador de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços. Nesse contexto, o reconhecimento inicial de um ativo intangível pode ocorrer das seguintes formas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2257Q685078 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFPB, AOCP, 2019

Os fatos contábeis podem alterar o patrimônio em quantidade e/ou em qualidade e alterar ou não o resultado. Assim, quanto às classificações em permutativos, modificativos e mistos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Os fatos permutativos são aqueles fatos contábeis que podem ou não alterar o patrimônio em quantidade, mas geralmente o alteram em qualidade, bem como jamais alteram o patrimônio líquido em quantidade.
II. Os fatos modificativos são aqueles fatos contábeis que alteram o patrimônio líquido em qualidade e não em quantidade.
III. Os fatos mistos são aqueles fatos contábeis que são permutativos e modificativos, simultaneamente. E, por isso, também podem ser aumentativos ou diminutivos.
IV. Todos os tipos de fatos contábeis sempre alteram o patrimônio em qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2258Q675099 | Contabilidade Geral, Sistema Contábil, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, para possibilitar a consolidação nacional das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado, no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Esse mecanismo consiste na utilização do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2259Q672028 | Economia, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Em uma situação de déficit, além das medidas tradicionais de política fiscal, o governo pode financiar seu déficit por meio de recursos extrafiscais. Assinale a alternativa que apresenta as fontes desses recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2260Q817201 | Legislação Federal, Lei 4595 1964, Analista Financeiro, DESENBAHIA, AOCP

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.