Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2341Q688649 | Português, Interpretação de Textos, Perito Oficial Criminal, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Projetos e Ações: Papo de Responsa O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes> . Acesso em: 30/ jan./2019.
Assinale a alternativa em que as alterações feitas no excerto do 2o parágrafo do texto mantenham a correção gramatical, quanto à concordância verbal, no trecho apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2342Q685078 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFPB, AOCP, 2019

Os fatos contábeis podem alterar o patrimônio em quantidade e/ou em qualidade e alterar ou não o resultado. Assim, quanto às classificações em permutativos, modificativos e mistos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Os fatos permutativos são aqueles fatos contábeis que podem ou não alterar o patrimônio em quantidade, mas geralmente o alteram em qualidade, bem como jamais alteram o patrimônio líquido em quantidade.
II. Os fatos modificativos são aqueles fatos contábeis que alteram o patrimônio líquido em qualidade e não em quantidade.
III. Os fatos mistos são aqueles fatos contábeis que são permutativos e modificativos, simultaneamente. E, por isso, também podem ser aumentativos ou diminutivos.
IV. Todos os tipos de fatos contábeis sempre alteram o patrimônio em qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2343Q478274 | Farmácia, Bioquímica, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP

Uma fórmula requer 0,1 mol de hidróxido de sódio (NaOH). Calcule a massa em gramas que se deve pesar de NaOH. (considere a massa molar de NaOH = 40,0 g).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2344Q805475 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

O Decreto n° 5.296/2004 determina que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras devem dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Nesse sentido, com base no diploma legal citado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2345Q712291 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Sobre os transtornos mentais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2346Q692326 | Contabilidade Geral, Análise das DCASP, Perito Oficial Criminal Área 1 Ciências Contábeis, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A respeito das variações patrimoniais e o resultado patrimonial nas entidades do setor público, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): correspondem a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade oriundos de contribuições dos proprietários.
II. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): correspondem a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade oriundas de distribuições aos proprietários.
III. O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2347Q657003 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, AOCP, 2020

Um periférico de computador do tipo entrada está representado de forma correta em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2348Q159349 | Serviço Social, Matricialidade Sociofamiliar, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O(a) Assistente Social, no desenvolvimento das suas atividades junto à Política de Assistência Social atual, tem a incumbência de realizar o trabalho com famílias. Essa prática é anterior à Política de Assistência Social de 2004. Independente do espaço sócio-ocupacional, é importante que o profissional tenha a compreensão do trabalho ofertado pela rede de serviços, para que haja um fortalecimento das ações realizadas junto às famílias. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do trabalho com famílias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2349Q694135 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como   músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,    mostrando     a
percepção    deles   sobre  a  problemática abordada.
       No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e  trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e  músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela  instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com  familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a  percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes  reagiram  diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
Considere a regência dos verbos em destaque e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2350Q671614 | Economia, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a política pública que tem por objetivo utilizar a política econômica de forma a garantir plenos níveis de emprego e obter uma taxa de crescimento econômico adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2351Q677769 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em uma exumação realizada em um cemitério, o médico-legista se deparou com um caixão hermeticamente selado. Tão logo abriu a tampa superior, verificou que o corpo havia sofrido um fenômeno transformativo típico desse tipo de urna metálica. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2352Q687007 | Português, Interpretação de Textos, Tecnólogo Formação Gestão Pública, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.
Mundo de mentira 
Paulo Pestana 
        Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. 
            Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. 
              A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. 
           E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. 
               Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. 
                Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê!
            Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). 
               Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. 
            As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. 
        Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. 

Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019. 
O texto apresentado é considerado uma crônica devido a diversos fatores, EXCETO por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2353Q814756 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

De acordo com a Lei n° 4.320, de 17/03/1964 e suas alterações, NÃO integram a Lei do Orçamento, mas acompanharão a referida lei
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2354Q463019 | Direito Penal, Do Crime, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2355Q225229 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

A Emenda Ibsen causou grande agitação entre os cidadãos cariocas levando, inclusive no dia 18 de março de 2010, centenas de pessoas de várias partes do estado do Rio de Janeiro às ruas para participarem de uma manifestação pública contra tal emenda. Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2356Q743639 | Economia, MICROECONOMIA, Administrador, FCP, AOCP

A Microeconomia é uma das principais áreas da Economia. Baseando-se nos conceitos e definições de Microeconomia, é correto afirmar que se trata da parte da Economia voltada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2357Q668642 | Informática, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.

Em um BI, existem grandes desafios para descrição e visualização dos dados. Assinale a alternativa que apresenta o principal desses desafios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2358Q707613 | Informática, Técnico de Informática, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Considerando o Microsoft PowerPoint 2010, versão em português, a opção “Novo Comentário” permite adicionar um comentário sobre a seleção e está disponível em qual guia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2359Q657951 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, AOCP, 2020

No Balanço Patrimonial, as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo que os demais passivos serão ajustados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2360Q671529 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

João comprou uma casa dando de entrada 1/3 do valor total pedido. O restante parcelou em 48 vezes sem juros. Sabendo que o valor de cada parcela é R$ 6.250,00, então qual é o valor que João deu de entrada nessa casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.