Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2761Q157331 | Português, Assistente Operação, PRODEB, AOCP

Em "Apesar da idéia atraente de começar cedo o processo educacional da criança, especialistas, como Silvia Zornig, professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio e presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, defendem que estímulos externos à família podem ser desnecessários.", o que está grifado pode ser classificado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2762Q674460 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

“O que desejo é provocar o leitor a desenvolver seu senso crítico diante da informação que se consome e, com isso, não tomar como verdade tudo aquilo que o impacta. O mesmo “poder” que a tecnologia nos dá para disseminar informações também nos proporciona a possibilidade de investigá-las, contestá-las, analisá-las. No entanto, investigar, contestar e analisar é trabalhoso, exige esforço de pensamento e queima de fosfato”. Levando em consideração a função coesiva dos elementos destacados no texto apresentado, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Os pronomes “seu” e “o” fazem referência a um mesmo termo. II. O pronome “que” retoma o substantivo antecedente “poder” e introduz a oração adjetiva: “que a tecnologia nos dá”. III. O pronome pessoal do caso oblíquo “las”, nas três vezes em que é empregado, refere-se ao termo “informações” e tem função sintática de objeto indireto. IV. Tal pronome “las” refere-se à 2ª pessoa do plural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2763Q684189 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

A Redação Oficial pode ser entendida como a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Com base no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, cuja terceira edição foi publicada em 2018, aplicado à Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2764Q688544 | Contabilidade Geral, Execução Orçamentária e Financeira, Perito Oficial Criminal Área 1 Ciências Contábeis, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A dívida ativa na entidade pública abrange os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2765Q732069 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Orlando, empregado doméstico devidamente representado no processo por procurador constituído, obteve sentença de parcial procedência em reclamatória trabalhista ajuizada perante a Justiça do Trabalho em face de Eustáquio, a qual transitou em julgado em 26 de mar. de 2018. Liquidada a sentença, obteve-se o importe total de R$ 35.500,00, aí incluso principal, encargos, custas, contribuições previdenciárias e honorários. Diante do exposto, no que se refere à execução dos créditos perseguidos na reclamatória em análise, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2766Q707525 | Redes de Computadores, Técnico de Informática, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


OSI é um modelo de rede de computadores de referência da ISO dividido em camadas. Foi criado com o objetivo de ser um padrão para os protocolos de comunicação. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta as camadas 6 e 3 do Modelo OSI que estão suprimidas na relação a seguir.
7. APLICAÇÃO 6. 5. SESSÃO 4. TRANSPORTE 3. 2. ENLACE 1. FÍSICA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2767Q802502 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUJB UFCG PB, AOCP

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

?Do nascimento até o 3° mês de gestação, ocorre o __________________________ que é o padrão de sucção inicial do bebê caracterizado por anteriozação e posteriorização de língua. O bebê, nessa fase, não apresenta maturidade neurológica para movimentos refinados, e a língua preenche toda a cavidade oral.?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2768Q676830 | Enfermagem, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Um dos elementos fundamentais das Redes de Atenção à Saúde (RASs) é o Modelo de Atenção à Saúde. O enfrentamento da organização do sistema de atenção à saúde, para responder às necessidades colocadas pelas condições agudas e pelos eventos agudos das condições crônicas, implica, na perspectiva das RASs, a construção de uma linguagem que permeie todo o sistema, estabelecendo o melhor local para a resposta a uma determinada situação. Para isso, um modelo que tem sido amplamente utilizado é o sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2769Q158699 | , Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Ao realizar uma visita domiciliar, o(a) Assistente Social se deparou com a seguinte composição familiar: pai, mãe, 5 filhos (todos com idade menor a 12 anos), avós paternos e 2 tios das crianças. Considerando esse relato hipotético, o(a) Assistente Social deverá indicar em seu relatório de visita domiciliar que se trata de uma família classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2770Q670731 | Português, Morfologia 329 Pronome 3293 Colocação Pronominal, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Analise o pronome destacado, em “O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante.”, e assinale o que for correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2771Q693016 | Português, Interpretação de Textos, Contador, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.

                                                                                                                                    Mundo de mentira 

                                                                                                                                                                                                                                                                       Paulo Pestana 
          Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. 
        Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. 
           A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. 
        E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. 
         Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. 
       Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê! 
        Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). 
        Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. 
        As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. 
        Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. 

Disponível em: .> Acesso em: 18 fev. 2019
O texto apresentado é considerado uma crônica devido a diversos fatores, EXCETO por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2772Q789788 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Um Analista Judiciário, ao visitar uma instalação e analisar seu sistema de automação predial, encontrou uma série de motores, em sua maioria, utilizados para bombeamento de água e abertura de portões. De acordo com os circuitos de comandos elétricos e acionamento de motores elétricos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2773Q686375 | Contabilidade Geral, Sistema Contábil, Perito Oficial Criminal Área 1 Ciências Contábeis, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Acerca do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2774Q785959 | Engenharia Elétrica, Teoria de Controle, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Sobre elementos de circuitos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2775Q733229 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Técnico, MPE BA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal. II. A queixa, ainda quando a ação penal for privativa do ofendido, poderá ser aditada pelo Ministério Público, a quem caberá intervir em todos os termos subsequentes do processo. III. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. IV. O prazo para o aditamento da queixa será de 3 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos, e, se este não se pronunciar dentro do tríduo, entender-se-á que não tem o que aditar, prosseguindo-se nos demais termos do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2776Q669751 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Assinale a alternativa que apresenta a aplicação de elementos da gramática à redação oficial que disciplina as relações entre as palavras, contribuindo de modo fundamental para a clareza da exposição e para a ordenação do pensamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2777Q672322 | Legislação Municipal, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


Sobre a Lei Orgânica do Município de Betim, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2778Q669774 | Informática, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.


Assinale a alternativa que apresenta a situação em que NÃO se aplica o “direito a ser esquecido”, descrito no GDPR.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2779Q427854 | Direito Constitucional, Orçamentos, Administrador, FCP, AOCP

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é de periodicidade anual, de hierarquia especial e sujeita a prazos e ritos peculiares de tramitação, destinada a parametrizar a forma e o conteúdo com que a lei orçamentária de cada exercício deve se apresentar e a indicar as prioridades a serem observadas em sua elaboração. O encaminhamento para discussão e aprovação do Congresso Nacional do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser feito no prazo de até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2780Q677733 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

As diretrizes e estratégias de atuação na área de assistência à saúde mental no Brasil envolvem o Governo Federal, Estados e Municípios. Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que existem no país, onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde de cada paciente. Nos casos em que o município não possua um CAPS, qual dos serviços a seguir será responsável pelo atendimento de saúde mental? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.