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Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2841Q667744 | Economia, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o que abrange o estudo das finanças públicas.
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2842Q435296 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Consoante ao Art. 37 da Constituição Federal, “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também”, entre outros, ao disposto no Parágrafo II – “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”. Em relação à(s) razão(ões) pela(s) qual(is) alguns cuidados têm sido historicamente adotados no recrutamento, seleção e na gestão da carreira desses profissionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A proposta de concursos públicos que contivessem provas escritas e a exigência de diplomas e certificados para atestar escolaridade e aptidão para o desempenho de determinadas funções.

II. A ideia era que, se funcionários leais podem ser usados por políticos clientelistas como recurso de poder ou de ampliação de espaço, seria fundamental se estabelecerem regras e controles rígidos que tornassem quase impossível a captura ideológica da máquina.

III. A exigência de tempo de serviço para evolução na carreira.

IV. A estabilidade do funcionário público, para se evitarem demissões de caráter político.

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2843Q690786 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Os principais processos prescritos pelo CMMI para gerenciar riscos sa?o denominados a?reas de processos. Assim, sobre processos e categorias de processos, é correto afirmar que as a?reas de processo do CMMI podem ser agrupadas em quais das seguintes categorias?
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2844Q674152 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

                                                                                              ENTENDENDO DIALETOS                                                                           Clara Braga 

Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias. As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças. O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”. “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo. Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom. Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos. A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte! Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2020. 

São acentuadas graficamente, a partir da mesma regra, todas as palavras de qual das alternativas a seguir?
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2845Q677736 | Português, Sintaxe, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
Assinale a alternativa que reescreve a seguinte oração em destaque, utilizando um conector adequado ao sentido que ela expressa.
“[…] os alunos são os protagonistas e produzem materiais [...], mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.”
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2846Q677742 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.
Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
O nome escolhido para o projeto revela uma variante linguística escolhida com o objetivo comunicativo de
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2847Q677234 | Contabilidade Geral, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

As contas do ativo e as despesas possuem natureza devedora, pois o saldo
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2848Q795527 | Finanças, Analista Financeiro, DESENBAHIA, AOCP

Dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN), a atribuição da autoridade monetária, além de responsável pela fiscalização e cumprimento das disposições que regulam o funcionamento do SFN de acordo com as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), possui ainda determinadas atribuições. Analise as assertivas e assine a alternativa que aponta corretamente essas atribuições.

I. Emitir, comprar e vender títulos públicos federais;

II. receber depósitos compulsórios e voluntários, e fazer operações de desconto;

III. estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros;

IV. executa a política oficial de crédito rural.

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2850Q226184 | Legislação Municipal, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Camaçari, o Município tem sede na cidade que lhe dá nome e é composto pelas vilas, distritos e povoados nele situados,

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2851Q708237 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra QUE, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Assinale a alternativa em que o “que” destacado possui a mesma função exercida pelo “que” presente em: “[...] distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva.”.
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2852Q711566 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Umuarama PR, AOCP, 2019

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios para fins alimentícios.
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2853Q672145 | Direito Constitucional, Dos Servidores Públicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

O servidor público estável só perderá o cargo em quais situações?
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2854Q468640 | Direito Tributário, Disposições Gerais, Analista de Desenvolvimento, DESENBAHIA, AOCP

Assinale a alternativa que apresenta o correto significado da palavra extrafiscalidade.
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2855Q668845 | Informática, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.


Um administrador de banco de dados do MJSP necessita migrar dados de uma tabela para outra. Para isso, ele irá utilizar a instrução SQL ANSI INSERT. Sabe-se que a tabela de onde virão os dados chama-se SERVIDOR_PUB e que ela possui os seguintes atributos: Nome, Nacionalidade e DataNascimento. Sabe-se também que a nova tabela irá se chamar SERVIDOR_PUB_IMP. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a instrução SQL ANSI correta para que o administrador efetue essa migração. 
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2856Q707525 | Redes de Computadores, Técnico de Informática, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


OSI é um modelo de rede de computadores de referência da ISO dividido em camadas. Foi criado com o objetivo de ser um padrão para os protocolos de comunicação. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta as camadas 6 e 3 do Modelo OSI que estão suprimidas na relação a seguir.
7. APLICAÇÃO 6. 5. SESSÃO 4. TRANSPORTE 3. 2. ENLACE 1. FÍSICA
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2857Q689113 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a ação administrativa que tem por objetivo a criação de condições para que a empresa opere com eficácia diante de ameaças ou restrições ambientais e possa, também, capitalizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.
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2858Q435426 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Em consonância com a Seção II DOS SERVIDORES PÚBLICOS da Constituição Federal, a Administração Pública tem suas próprias formas de recrutamento e seleção, que é realizado com base em dispositivos legais muito específicos e detalhados. Quando se trata de dotar o núcleo estratégico, responsável pela coordenação de políticas públicas, ou o setor de atividades exclusivas de Estado, envolvido com regulação, fiscalização, administração de benefícios previdenciários ou policiamento, são três os tipos de situação: acesso a cargos ______, acesso a cargos ______ e acesso a cargos ________.
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2859Q710632 | Saúde Pública, Psicólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada pela ONU, assinale a alternativa correta.
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2860Q711402 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Umuarama PR, AOCP, 2019

Um auxiliar de serviços gerais da Prefeitura de Umuarama foi encarregado de efetuar a limpeza do piso de algumas salas de aula em uma escola municipal. A orientação da coordenação do serviço foi que poderiam ser utilizados, para limpeza do piso cerâmico rodos, esfregões, panos ou esponjas umedecidos em solução de detergente com enxágue posterior com pano umedecido em água limpa, todavia a orientadora informou também que esse tipo de limpeza é apenas para a remoção de sujidades não muito aderidas. Dessa maneira, o tipo de limpeza a ser efetuada nas salas de aula é
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