Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3141Q748181 | Economia, Outros temas de economia, Analista de Desenvolvimento, DESENBAHIA, AOCP

Considere o texto a seguir: ?Muitos bens intermediários podem passar pelo comércio atacadista antes de atingir a empresa que irá utilizálos na produção. Plástico, ferro e aço são exemplos desses bens. Entretanto, são os bens finais que mais freqüentemente passam pelo comércio atacadista e pelo comércio varejista antes de chegarem ao consumidor. No estudo de mercado, quando da elaboração de um projeto, os canais de comercialização geralmente são analisados sob determinados aspectos.? Em relação a esses aspectos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Práticas comerciais usuais.

II. Políticas de estoque adotadas.

III. Porte financeiro dos agentes envolvidos.

IV. Capacidade financeira dos agentes envolvidos.

V. Possibilidades de mudanças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3142Q669850 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis Setor Publico, Contador, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A Prefeitura Municipal de Betim (MG), por meio de seu ordenador de despesas, empenhou, em 01/12/2017 despesa corrente no valor de R$ 18.700,00, referente à aquisição de material de consumo, para uso nas suas atividades administrativas. Sabe-se que, em 22/12/2017, o material de consumo adquirido foi entregue pelo fornecedor e, nessa mesma data, após a conferência e ateste do documento fiscal, a despesa foi liquidada pelo valor total do empenho registrado. A Tesouraria da Prefeitura informou que a despesa foi paga pelo valor total de R$ 18.700,00, em 20/01/2018, ou seja, foi paga somente no exercício seguinte.

Conforme as informações apresentadas, a despesa corrente orçamentária foi registrada em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3143Q689569 | Veterinária, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

De acordo com a recomendação do MAPA, em seu Decreto n° 9.013 de 2017 (Art. 470), para a realização das análises fiscais, respeitadas as particularidades, deve ser coletada amostra da matéria-prima, do produto ou de qualquer substância que entre em sua elaboração. Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3144Q790182 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

De acordo com as definições de ondas TEM, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3145Q673195 | Contabilidade Geral, Legislação Complementar de AFO, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as operações de crédito mobiliárias são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3146Q143540 | Português, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Texto associado.

Separados pela cama Pesquisa indica que dividir os lençóis pode prejudicar o sono do casal e causar problemas de saúde crônicos

Ao menos duas vezes por semana, a cena se repete. A publicitária Renata Lino, 27 anos, e o marido, o cirurgião dentista Sandro Ferreira, 32 anos, dormem tranquilos até Renata começar a roncar. Sandro tenta cutucá-la, arrisca até uns tapinhas de alerta. "Eu tenho que usar artifícios para tentar dormir", argumenta o marido. "Mas, em último caso, vou para outro cômodo mesmo", confessa. Segundo uma pesquisa da Universidade de Surrey, na Inglaterra, a solução é simples: é só oficializar as camas separadas.
O estudo concluiu que, em média, 50% dos casais que compartilham o leito têm dificuldade para dormir e desenvolvem algum problema de saúde em decorrência dessas noites insones. E não é só o ronco que atrapalha. Um constante puxar de lençóis ou um companheiro com sono agitado, que se mexe muito, também podem fazer o merecido descanso se transformar num filme de terror.
Ainda assim, pelo menos entre Renata e Sandro, casados há cinco anos, o romantismo prevalece. "Comprei o pacote completo e a fuga noturna com o edredom veio junto", brinca Sandro. "Sinto falta dela quando durmo sozinho." A publicitária já fez exames de sonoterapia para detectar as causas da apnéia - termo médico para o ronco. "Boa parte da minha família sofre com o problema", afirma Renata. Situações assim são comuns. No Brasil, 40% da população têm distúrbios do sono, de acordo com um estudo da Academia Brasileira de Neurologia. O problema é que dormir mal pode levar a problemas mais graves, como depressão, doenças cardíacas e derrame.
As consequências de uma noite mal dormida são imediatas. "Já compromete a capacidade de funcionamento intelectual no dia seguinte", diz Flavio Alóe, médico especialista em distúrbios do sono do Hospital das Clínicas de São Paulo. "E quem ouve o ronco sofre os mesmos efeitos de quem dorme mal cronicamente." Ainda assim, Alóe acredita que seriam necessários estudos mais profundos para se recomendar dormir em camas separadas. "Casais que se entendem bem sentem falta se cada um dorme sozinho."
A advogada Neutra Magalhães, 67 anos, aderiu há dez à separação de leitos, porque o marido vê televisão até tarde. "A gente dorme bem melhor, mas atrapalhou a intimidade", reconhece Neutra. Tanto sacrifício não é necessário. "É preciso sincronizar as rotinas. Se um deles tiver algum problema, pode e deve ser tratado", diz a especialista em medicina do sono Luciane Fujita, do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo. Vale tudo para que o sonho de dormir juntinho não vire um pesadelo.
Disponível em . Acesso em 20 out 2009.

Assinale a alternativa correta quanto ao conteúdo do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3147Q677053 | Contabilidade Geral, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Consoante ao Livro Diário nas sociedades, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3148Q441026 | Direito Constitucional, Ministério Público, Analista Técnico, MPE BA, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São princípios institucionais do Ministério Público: I. Unidade. II. Indivisibilidade. III. Independência funcional. IV. Vinculação aos Poderes Judiciário e Executivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3149Q669125 | Direito Urbanístico, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Acerca do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada 05 (cinco) anos.

II. No caso de cidades com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, deverá ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido.

III. Dentre outras situações, o plano diretor é obrigatório para cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e integrantes de áreas de especial interesse turístico.

IV. A elaboração e a respectiva aprovação do estudo de impacto de vizinhança (EIV) dispensa a elaboração e a aprovação do estudo prévio de impacto ambiental (EIA).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3150Q352728 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, HUJB UFCG PB, AOCP

Considerando os balanços e Demonstrações Contábeis apresentadas pelo setor público, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.

( ) O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior.

( ) O Balanço Financeiro evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise.

( ) O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público.

( ) O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3151Q688089 | Psicologia, Psicólogo, UFPB, AOCP, 2019

O programa de treinamento NÃO envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3152Q685277 | Veterinária, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Um perito criminal da polícia civil participou da perícia para apurar uma denúncia em que o denunciante (comprador de leite) afirmava que, no leite, havia a presença do vírus da febre aftosa. O vendedor de leite, por sua vez, argumentou que a denúncia não procedia, já que se tratava de leite que havia passado por tratamento térmico. Em relação às afirmações do denunciante e do denunciado e à sobrevivência do vírus da febre aftosa no leite, é correto afirmar que o vírus da febre aftosa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3154Q688634 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Um dos objetivos da Odontologia contemporânea é a preservação das estruturas dentárias. A detecção rotineira das lesões de cárie sem cavidade é um instrumento indispensável para atingir esse objetivo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3155Q523519 | Auditoria, Auditoria Independente, AOCP, 2020

O auditor deve determinar o tamanho da amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível minimamente aceitável. Esse nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigida. Assim, quanto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3156Q691976 | Informática, Psicólogo, UFPB, AOCP, 2019

O Microsoft Office Word 2016 possui a possibilidade de tornar textos ou elementos gráficos em um elemento “clicável”, o qual, ao ser clicado, permite acesso a informações em outra parte do mesmo documento ou fora dele. Assinale a alternativa que descreve o nome desse recurso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3157Q204064 | Direito Processual Penal, Das Provas, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A busca domiciliar será realizada quando fundadas razões a autorizarem, EXCETO na hipótese de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3158Q686114 | Português, Morfologia, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Mundo de mentira                                                                                                                                                                                                                                        Paulo Pestana Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê! Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. Disponível em: < http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/mais-lei-tor/2018/12/28/noticia-mais-leitor,160970/cronica-de-paulo-pestana>. Acesso em: 18 fev. 2019.  Assinale a alternativa em que todas as palavras retiradas do texto possuem o mesmo processo de formação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3159Q670777 | Auditoria, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Uma empresa, localizada no Município de Novo Hamburgo (RS), possui 90 empregados registrados e mantém creche exclusiva para os filhos de seus empregados. Sabe-se que essa empresa é conveniada com o Município para a elaboração do projeto de implantação e orientação pertinente ao estágio de profissionais atendentes. Nesse caso, essa empresa terá a possibilidade da concessão à isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3160Q160572 | Legislação Estadual, Auditor, TCE PA, AOCP

De acordo com a Lei nº 5.810, de 24/01/1994, e posteriores atualizações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Pará), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O servidor autorizado a afastar-se para estudo em área do interesse do serviço público, fora do Estado do Pará, com ônus para os cofres do Estado, deverá, sequentemente, prestar serviço, por igual período, ao Estado.

II. O servidor preso em flagrante, pronunciado por crime comum, denunciado por crime administrativo, ou condenado por crime inafiançável, será afastado do exercício do cargo, até sentença final transitada em julgado.

III. Em caso de condenação criminal, transitada em julgado, não determinante da demissão, continuará o servidor afastado até o cumprimento total da pena, com direito a um terço do vencimento ou remuneração, excluídas as vantagens devidas em razão do efetivo exercício do cargo.

IV. O servidor no exercício de cargo de provimento efetivo, mediante a sua concordância poderá ser colocado à disposição de qualquer órgão da administração direta ou indireta, da União, do Estado, do Distrito Federal e dos Municípios, com ou sem ônus para o Estado do Pará, desde que observada a reciprocidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.