Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3221Q691946 | Química, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

“– Estruturalmente o computador quântico de Edmond não era muito diferente do D-Wave – disse Winston. – Uma diferença é o cubo metálico ao redor. O cubo é coberto por ósmio, um elemento químico raro, ultradenso, que proporciona um maior isolamento magnético, químico e quântico.”. Nesse trecho do livro “Origem”, de Dan Brown, aparece, em destaque, um elemento químico. Sobre esse elemento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3222Q690420 | Psicologia, Psicólogo, UFPB, AOCP, 2019

Um dos fenômenos descritos pela técnica psicanalítica acontece quando o terapeuta, durante a sessão, fica confuso, com uma hipertrofia ou atrofia de seus desejos, com a memória atrapalhada e, por conseguinte, com um prejuízo de sua capacidade perceptiva em função de ataques aos vínculos deferidos pelo inconsciente do paciente. Assinale a alternativa que corresponde a esse fenômeno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3223Q204064 | Direito Processual Penal, Das Provas, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A busca domiciliar será realizada quando fundadas razões a autorizarem, EXCETO na hipótese de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3224Q671783 | Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

O Mozilla Firefox, versão 72 em português para computadores, possui um recurso que permite sincronizar histórico, senhas, favoritos, extensões instaladas e até abas abertas. Esse recurso é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3225Q160313 | , Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

No Decreto nº 1.595-R/2005, que trata do Código de Ética dos Servidores Civis do Estado do Espírito Santo, são apresentados os seguintes elementos: competência, honestidade, imparcialidade, integridade, interesse público, respeito, responsabilidade e transparência. Esses elementos, no referido Decreto, dizem respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3226Q658506 | Não definido, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

As relações entre determinantes sociais e saúde consistem em estabelecer uma hierarquia de determinações entre fatores mais distais e mais proximais relacionados diretamente ao modo de vida, sendo distintos os fatores que afetam a situação de saúde de grupos e de pessoas. A análise dos determinantes sociais de saúde permite intervenções no sentido de ampliar políticas públicas que possam reduzir as iniquidades, desigualdades consideradas injustas e avançar para políticas de saúde no sentido da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3227Q656975 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, AOCP, 2020

Considerando a mensuração dos ativos nas entidades do setor público, o custo de reposição é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3228Q140111 | Informática, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Utilizando Windows XP professional Service Pack 3 instalação padrão português Brasil, qual dos programas abaixo NÃO vem instalados por padrão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3229Q670825 | Legislação Federal, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.


Para fins da Instrução Normativa 01/2019, SEGES/ME, considera-se 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3230Q675192 | Saúde Pública, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Considerando o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3231Q667521 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Analise o pronome destacado, em “O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante.”, e assinale o que for correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3232Q673157 | Administração Financeira e Orçamentária, Assistente Administrativo, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

O orçamento público contempla os recursos a serem usados pelo governo. Assinale a alternativa que apresenta o que é o orçamento público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3233Q657036 | Contabilidade Geral, Legislação de Contabilidade, AOCP, 2020

Referente ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3234Q671122 | Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Considerando o navegador Microsoft Edge, versão 44 em português, em sua instalação padrão para computadores, logo à direita da barra de endereços estão disponíveis dois botões, que também podem ser acessados através das respectivas teclas de atalho “Ctrl + i”, “Ctrl + Shift + M” e exercem respectivamente, as funções (Obs: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação da questão)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3235Q738985 | Economia, Outros temas de economia, Analista de Desenvolvimento, DESENBAHIA, AOCP

Assinale a alternativa correta. A teoria básica que associa o risco e o retorno para todos os ativos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3236Q670634 | Português, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.
Posfácio do livro Rio em Shamas (2016), de Anderson França, Dinho
Rafael Dragaud 

    NÃO PIRA! Foi com esse conselho, há cerca de seis anos, que começou minha história com o Dinho. Colaborávamos na mesma instituição social e vez ou outra nos esbarrávamos numa reunião, ele sempre ostensivamente calado. Por algum motivo da ordem do encosto, no sentido macumbeirístico mesmo, ou cumplicidade de gordos, vimos um no outro um elo possível de troca.
    Ele então começou a me enviar milhões de textos que eram uma mistura frenética de sonhos, pseudorroteiros cinematográficos, pedidos de desculpas, posts-denúncias, listas de exigências de sequestrador, tudo num fluxo insano de criação, que ele mesmo dizia que um dia iria sufocá-lo de vez — o que me fez proferir o dito conselho.
    O fato é que um dia passei em frente ao notebook dele e lá estava a tela quase inteiramente coberta de post-its, todos iguais, escritos: NÃO PIRA. E ele então me confidenciou: Cara, você resolveu minha vida. Eu só não posso pirar! É isso!
    Esse episódio obviamente fala muito mais sobre essa característica de esponja afetointelectual dele do que sobre alguma qualidade do meu conselho. E foi sendo assim, esponja que se enche e se comprime (deixando desaguar seus textos em redes sociais), que foi surgindo um escritor muito especial. Especial não pra mãe dele ou pra Su (a santa), mas para a cidade do Rio de Janeiro.
    Com uma voz e um estilo absolutamente singulares, Dinho flerta com a narrativa do fluxo do pensamento, o que poderia gerar textos apenas egoicos e herméticos, eventualmente mais valiosos pra ele do que para o leitor. Mas sei lá como, seus textos conciliam esse jeitão com uma relevância quase política, pois jogam luz sobre partes da cidade que merecem ser mais vistas, mais percebidas, e até mesmo mais problematizadas.
    Dinho “vê coisas”. E, consequentemente, tem o que dizer. Não só sobre o subúrbio, suas ruas, seus personagens e seus modos, numa linhagem Antônio Maria ou João do Rio, mas muitas vezes também sobre bairros já enjoativos, de tão submersos em clichês, como o tão adorado-odiado Leblon. Seu “olhar de estrangeiro” revela estranhas entranhas da Zona Sul do Rio de Janeiro. O fato é que, com este livro, a cidade fica muito maior, mais plural e consequentemente mais justa.
    Espero que este seja apenas o primeiro de uma série. Se é que posso dar mais algum conselho, o único que me ocorre ao vê-lo escrevendo hoje em dia é: NÃO PARE!

FRANÇA, Anderson. Rio em Shamas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.
A respeito do excerto “Colaborávamos na mesma instituição social e vez ou outra nos esbarrávamos numa reunião, ele sempre ostensivamente calado.”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3237Q668333 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Texto associado.


De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, as características de melhorias são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Em relação à característica da “verificabilidade”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3238Q669625 | Direito Administrativo, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Qual é o significado da expressão “Uso do Poder” na administração pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3239Q688322 | Português, Interpretação de Textos, Perito Oficial Criminal Área 8 CIÊNCIAS ECONÔMICAS, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Dicas de Segurança: Em casa
• Em sua residência, ao atender um chamado, certifique-se de quem se trata, antes mesmo de atendê-lo. Em caso de suspeita, chame a Polícia.
• À noite, ao chegar em casa, observe se há pessoas suspeitas próximas à residência. Caso haja suspeita, não estacione; ligue para a polícia e aguarde a sua chegada.
• Não mantenha muito dinheiro em casa e nem armas e joias de muito valor.
• Quando for tirar cópias de suas chaves, escolha chaveiros que trabalhem longe de sua casa. Dê preferência a profissionais estabelecidos e que tenham seus telefones no catálogo telefônico.
• Evite deixar seus filhos em casa de colegas e amigos sem a presença de um adulto responsável.
• Cuidado com pessoas estranhas que podem usar crianças e empregadas para obter informações sobre sua rotina diária.
• Cheque sempre as referências de empregados domésticos (saiba o endereço de sua residência).
• Utilize trancas e fechaduras de qualidade para evitar acesso inoportuno. O uso de fechaduras auxiliares dificulta o trabalho dos ladrões.
• Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa.
• Quando possível, deixe alguma pessoa de sua confiança vigiando sua casa. Utilize, se necessário, seu vizinho, solicitando-lhe que recolha suas correspondências e receba seus jornais quando inevitável.
• Ao viajar, suspenda a entrega de jornais e revistas.
• Não coloque cadeados do lado de fora do portão. Isso costuma ser um sinal de que o morador está viajando.
• Cheque a identidade de entregadores, técnicos de telefone ou de aparelhos elétricos.
• Insista com seus filhos: eles devem informar sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se forem para a casa de algum amigo. É muito importante dispor de todos os telefones onde é possível localizá-los.
• Verifique se as portas e janelas estão devidamente trancadas e jamais avise a estranhos que você não vai estar em casa.
Adaptado de https:<//sesp.es.gov.br/em-casa>. Acesso em: 30/jan./2019.
Assinale a alternativa cujo conectivo apresentado relaciona corretamente as seguintes frases, preservando-lhes o sentido: “Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3240Q426460 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Operacional Administrativo, FCP, AOCP

De acordo com a Constituição Federal de 1988, inciso LXXVIII, parágrafo 3º, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por ____________ dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.