Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3661Q672696 | Saúde Pública, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

A importância da influenza como questão de saúde pública cresceu enormemente após o ano de 2009, quando se registrou a primeira pandemia do século XXI, com milhares de casos e óbitos pela doença denominada influenza pandêmica A (H1N1) 2009. Em relação ao tema, é estabelecido que a notificação compulsória por novo subtipo de influenza deve ser realizada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3662Q657851 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

                                                   Texto I

                                                    Culpa

                                                                                                                 Mario Prata


      Por que a culpa? É o que eu tenho perguntado à minha psicanalista.

      No princípio era o verbo e eu achava que só eu me sentia culpado. Com o passar do tempo (e da verba), fui descobrindo que todo criador tem culpa. Não no cartório. Mas na consciência.

      Vou tentar explicar.

      Todo mundo acha que a pessoa que vive de criar, ou seja, um criador, não faz nada o dia inteiro. Fica só pensando. É verdade. O problema é que ninguém considera o trabalho de pensar como ofício. Daí a culpa ensimesmada. Será que só pode ser considerado trabalhador o sujeito que fica o dia inteiro numa mesa de escritório, ouvindo pela janela olha a uva de Atibaia, melancia barata, melancia barata?

      Você vê uma frase num out-door tipo refresca até pensamento. São três palavrinhas mágicas. O sujeito que inventou isso deve ganhar uma fortuna por mês. O que ninguém entende é que ele trabalha há vinte neste ofício. Pode ser que a frase tenha saído de um estalo. Mas um estalo vinte anos depois. Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas. Ou precisa? Mas o povo pensa: ganhar essa fortuna para escrever uma bobagem dessas?

      Para aliviar meu sofrimento, penso no Romário que trabalha umas dez horas por mês e ganha 100 mil dólares. Será que ele tem culpa? O Chico Buarque, que fica meses sem trabalhar, jogando futebol, será que ele acorda com culpa? E o Erasmo Carlos? Tem uma culpa tremendona?

      Vou almoçar fora e quase emendo com o fim do dia. Bebendo cerveja. Mas pensando. Pensando nessas besteiras que vocês estão a ler agora. Juro que eu trabalho, gente. Penso, invento, crio. E esses funcionários fantasmas, que trabalham em várias repartições e nunca comparecem? Será que eles não têm culpa? Será que só eu me sinto culpado neste país?

      Uma vez perguntei para o Chico Buarque, que acabava de acordar às duas da tarde, se ele não tinha culpa. Já tive. Superei. E o Caetano Veloso que nunca acorda antes das quatro (da tarde)?

      Foram anos e anos de culpa para conseguir escrever esta crônica. Mas saiu. Mas não adiantou nada. Continuo com culpa. Acho que eu nunca deveria ter saído do Banco do Brasil. Não bater ponto desnorteia a minha vida.

Adaptado de:<https://marioprata.net/cronicas/culpa/> . Acesso em: 13 Jan. 2020. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3663Q159174 | Informática, Correio eletrônico, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no envio de e-mails, e normalmente é utilizado em conjunto com outros protocolos, pois sua capacidade de enfileirar mensagens no ponto receptor é limitada. Qual das alternativas abaixo apresenta somente protocolos que normalmente são utilizados em conjunto com o SMTP para o recebimento de e-mails?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3664Q787400 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Sobre motores elétricos de indução, assinale a alternativa que apresenta o valor do escorregamento de um motor de IV polos operando em uma frequência de 60 Hz e que a velocidade em seu eixo é de 850 rpm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3665Q711118 | Saúde Pública, Psicólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3666Q669652 | Português, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.
Posfácio do livro Rio em Shamas (2016), de Anderson França, Dinho
Rafael Dragaud 

    NÃO PIRA! Foi com esse conselho, há cerca de seis anos, que começou minha história com o Dinho. Colaborávamos na mesma instituição social e vez ou outra nos esbarrávamos numa reunião, ele sempre ostensivamente calado. Por algum motivo da ordem do encosto, no sentido macumbeirístico mesmo, ou cumplicidade de gordos, vimos um no outro um elo possível de troca.
    Ele então começou a me enviar milhões de textos que eram uma mistura frenética de sonhos, pseudorroteiros cinematográficos, pedidos de desculpas, posts-denúncias, listas de exigências de sequestrador, tudo num fluxo insano de criação, que ele mesmo dizia que um dia iria sufocá-lo de vez — o que me fez proferir o dito conselho.
    O fato é que um dia passei em frente ao notebook dele e lá estava a tela quase inteiramente coberta de post-its, todos iguais, escritos: NÃO PIRA. E ele então me confidenciou: Cara, você resolveu minha vida. Eu só não posso pirar! É isso!
    Esse episódio obviamente fala muito mais sobre essa característica de esponja afetointelectual dele do que sobre alguma qualidade do meu conselho. E foi sendo assim, esponja que se enche e se comprime (deixando desaguar seus textos em redes sociais), que foi surgindo um escritor muito especial. Especial não pra mãe dele ou pra Su (a santa), mas para a cidade do Rio de Janeiro.
    Com uma voz e um estilo absolutamente singulares, Dinho flerta com a narrativa do fluxo do pensamento, o que poderia gerar textos apenas egoicos e herméticos, eventualmente mais valiosos pra ele do que para o leitor. Mas sei lá como, seus textos conciliam esse jeitão com uma relevância quase política, pois jogam luz sobre partes da cidade que merecem ser mais vistas, mais percebidas, e até mesmo mais problematizadas.
    Dinho “vê coisas”. E, consequentemente, tem o que dizer. Não só sobre o subúrbio, suas ruas, seus personagens e seus modos, numa linhagem Antônio Maria ou João do Rio, mas muitas vezes também sobre bairros já enjoativos, de tão submersos em clichês, como o tão adorado-odiado Leblon. Seu “olhar de estrangeiro” revela estranhas entranhas da Zona Sul do Rio de Janeiro. O fato é que, com este livro, a cidade fica muito maior, mais plural e consequentemente mais justa.
    Espero que este seja apenas o primeiro de uma série. Se é que posso dar mais algum conselho, o único que me ocorre ao vê-lo escrevendo hoje em dia é: NÃO PARE!

FRANÇA, Anderson. Rio em Shamas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.
Assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem hipérbole, caracterizada pelo exagero.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3667Q668889 | Não definido, Analista de Recursos Financeiros, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta algumas das maneiras de se realizar um ajuste fiscal com a realização de cortes orçamentários em um único ano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3668Q722398 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 10 de março de 2010, declarou à imprensa que respeita as decisões da Justiça cubana em relação aos presos políticos que entram em greve de fome no país, um dos quais acabou morrendo. Em sua defesa à sabedoria cubana, o presidente brasileiro acabou comparando os dissidentes a bandidos ao afirmar seu pensamento de que não se pode utilizar greve de fome como pretexto para libertar pessoas. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3669Q146657 | Informática, Windows, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Utilizando Microsoft Windows professional Service Pack 3 instalação padrão português Brasil, assinale a alternativa que apresenta a função executada quando pressionada a tecla F1.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3670Q447726 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

João é servidor público do TRT e está no exercício de mandato eletivo. Tendo essa situação hipotética em vista e considerando apenas o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3671Q687639 | Direito Penal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em uma análise do local de crime em que há feridos, o perito vai em busca de possíveis vestígios de sangue. Para essa investigação, serão utilizados agentes oxidantes que auxiliarão na confirmação da presença ou não de sangue. Esses agentes oxidantes revelarão uma reação de oxidação quando em contato com um componente sanguíneo, o qual emitirá cor ou quimiluminescência. Assinale a alternativa que apresenta esse componente sanguíneo capaz de reagir com tais agentes oxidantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3672Q861727 | Música, Técnico em Música, UFPB, AOCP, 2019

Como se denomina a cadência em que o acorde de IV grau resolve no I grau?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3673Q657700 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AOCP, 2020

As despesas públicas são classificáveis segundo vários critérios. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses critérios de classificação das despesas públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3674Q669236 | Governança de TI, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.


Considerando as recomendações do COBIT 4.1 para adquirir e manter Software Aplicativo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O gerenciamento deve aprovar as especificações de projeto para assegurar que o projeto de alto nível atenda aos requisitos. 
( ) Deve-se assegurar que as funcionalidades automatizadas sejam desenvolvidas em conformidade com as especificações de projeto. 
( ) Deve-se acompanhar a situação individual dos requisitos com exceção dos requisitos rejeitados. 
( ) Deve-se garantir que não haja mudanças nos requisitos levantados inicialmente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3675Q787510 | Engenharia Elétrica, Teoria de Controle, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Ao analisar o sistema especificado pela equação: D²(D+3)y(t)=(D+5)x(t), um Engenheiro Eletricista, ao localizar suas raízes características no plano complexo, determinou que esse sistema é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3676Q814390 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

De acordo com a Lei n° 4.320, de 17/03/1964, e suas alterações, as dotações destinadas à aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital classificam-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3677Q677431 | Direito Econômico, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

A receita pública pode ser corrente, incluindo a arrecadação de tributos e de capital que incluem empréstimos. Assim, são algumas das bases tributárias sobre as quais são calculados e cobrados os tributos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3678Q668993 | Português, Engenheiro de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.
Posfácio do livro Rio em Shamas (2016), de Anderson França, Dinho
Rafael Dragaud 

    NÃO PIRA! Foi com esse conselho, há cerca de seis anos, que começou minha história com o Dinho. Colaborávamos na mesma instituição social e vez ou outra nos esbarrávamos numa reunião, ele sempre ostensivamente calado. Por algum motivo da ordem do encosto, no sentido macumbeirístico mesmo, ou cumplicidade de gordos, vimos um no outro um elo possível de troca.
    Ele então começou a me enviar milhões de textos que eram uma mistura frenética de sonhos, pseudorroteiros cinematográficos, pedidos de desculpas, posts-denúncias, listas de exigências de sequestrador, tudo num fluxo insano de criação, que ele mesmo dizia que um dia iria sufocá-lo de vez — o que me fez proferir o dito conselho.
    O fato é que um dia passei em frente ao notebook dele e lá estava a tela quase inteiramente coberta de post-its, todos iguais, escritos: NÃO PIRA. E ele então me confidenciou: Cara, você resolveu minha vida. Eu só não posso pirar! É isso!
    Esse episódio obviamente fala muito mais sobre essa característica de esponja afetointelectual dele do que sobre alguma qualidade do meu conselho. E foi sendo assim, esponja que se enche e se comprime (deixando desaguar seus textos em redes sociais), que foi surgindo um escritor muito especial. Especial não pra mãe dele ou pra Su (a santa), mas para a cidade do Rio de Janeiro.
    Com uma voz e um estilo absolutamente singulares, Dinho flerta com a narrativa do fluxo do pensamento, o que poderia gerar textos apenas egoicos e herméticos, eventualmente mais valiosos pra ele do que para o leitor. Mas sei lá como, seus textos conciliam esse jeitão com uma relevância quase política, pois jogam luz sobre partes da cidade que merecem ser mais vistas, mais percebidas, e até mesmo mais problematizadas.
    Dinho “vê coisas”. E, consequentemente, tem o que dizer. Não só sobre o subúrbio, suas ruas, seus personagens e seus modos, numa linhagem Antônio Maria ou João do Rio, mas muitas vezes também sobre bairros já enjoativos, de tão submersos em clichês, como o tão adorado-odiado Leblon. Seu “olhar de estrangeiro” revela estranhas entranhas da Zona Sul do Rio de Janeiro. O fato é que, com este livro, a cidade fica muito maior, mais plural e consequentemente mais justa.
    Espero que este seja apenas o primeiro de uma série. Se é que posso dar mais algum conselho, o único que me ocorre ao vê-lo escrevendo hoje em dia é: NÃO PARE!

FRANÇA, Anderson. Rio em Shamas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2016.
Sobre o uso das aspas no texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3679Q677715 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Um corpo foi encontrado carbonizado em um acidente automobilístico, restando apenas o tronco, parte dos membros inferiores sem as extremidades e a cabeça. Para realizar sua identificação, qual dentre os seguintes métodos seria o mais indicado, considerando que existem informações ante mortem disponíveis para os métodos propostos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3680Q800343 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

A resistência das vias aéreas pode ser definida como a capacidade inerente do sistema de condução do ar e tecidos para resistir ao fluxo aéreo. A mesma pode ser expressa por qual das equações matemáticas a seguir? Sendo: R= resistência das vias aéreas; ?P= variação de pressão nas vias aéreas; C= complacência das vias aéreas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.