Início

Questões de Concursos AOCP

Resolva questões de AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3981Q160540 | , Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A Lei Complementar n° 46/1994 institui o Regime Jurídico Único para os servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes, e dá outras providências, em seu artigo 142, que diz respeito à Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3982Q671043 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (RS), classificam-se como receitais patrimoniais, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3983Q797000 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Sobre a descrição do movimento de pronação do pé, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3984Q800347 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Um recém-nascido a termo, em ventilação pulmonar mecânica invasiva, apresenta cardiopatia que cursa com hiperfluxo pulmonar. Quais são os sinais clínicos esperados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3985Q677729 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em uma avaliação de lesão corporal em uma mãe e em seu filho, no IML, o médico-legista notou equimose e escoriação na face da mãe e uma marca de mordida no pescoço do filho. As ações/meios que causaram as lesões na mãe e no filho são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3986Q443233 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Servidor público é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3987Q427367 | Direito Constitucional, Previdência Social, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, acerca da Previdência Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3988Q408682 | Direito Administrativo, Parte Geral, Assistente Administrativo, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Para clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação, será dada publicidade, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta. Qual é a periodicidade dessa publicidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3989Q558955 | Informática, Software, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Sobre Unidade de Medida nos computadores digitais convencionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O sistema de medidas de distância é base 10, como os computadores trabalham apenas com 0 e 1 seu sistema de medida é base 2 ou binário.

II. O sistema de medidas de um computador pode ser base 2 e também base 8.

III. A primeira medida de um computador é o kilobyte.

IV. A maior medida encontrada em um computador é o Petabyte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3990Q669295 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.

Em relação à reavaliação do ativo imobilizado, nas entidades do setor público, quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3991Q657040 | Informática, Redes de Computadores, AOCP, 2020

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

O _____ é uma aplicação que funciona sobre o protocolo TCP e pode ser utilizada para copiar arquivos entre máquinas ligadas à Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3992Q705953 | Gestão de Pessoas, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Analisando o cenário do serviço público federal, incluindo o IBGE, é correto afirmar que, por ser absolutamente imprescindível ao país, o custeio dos servidores públicos deve ser tratado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3993Q708769 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Os estágios de regeneração de florestas nativas ocorrem em áreas onde a floresta original foi suprimida para usos alternativos da terra e em florestas primárias que sofreram perturbações antrópicas ou naturais. O controle desses efeitos pode favorecer a recuperação ao estágio clímax e o manejo florestal. Dentre as ações para regeneração, inclui-se 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3994Q670370 | Legislação Federal, Analista de Governança de Dados Big Data, MJSP, AOCP, 2020

Texto associado.


Segundo o que prevê a Instrução Normativa 01/2019, SEGES/ME, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser juntado aos autos do processo administrativo, pelo menos, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3995Q676258 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

A respeito do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3996Q656819 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, AOCP, 2020

Na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro,as características qualitativas da informação contábil-financeira são divididas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3997Q658374 | Não definido, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Referente aos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes, autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

II. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

III. Posicionamento em favor da igualdade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

IV. Garantia da hegemonia, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3998Q685523 | Veterinária, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

De acordo com a OIE, para uma campanha de vacinação contra a raiva ser efetiva, ela deve cobrir ao menos uma parcela da população de cães em zonas onde a raiva está presente. Essa parcela deve representar, em porcentagem dessa população, o valor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3999Q707298 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

Insignificâncias indomáveis

Carla Dias


    Eu tenho medo de lagartixa e de atravessar rua quando o sinal está vermelho, ainda que não haja carros por perto. Meu medo é um algo estupendo, com suas pequenas armadilhas. Faz com que eu tema a alegria, enquanto me preencho de coragem ao lidar com desesperos indeléveis.

    Eu tenho medo de errar a palavra, de sair a outra, a mais torta, a menos a ver com o que eu, de fato, gostaria de dizer. E ainda tem o tom... sou desprovida de talento, quando dele depende o tudo do momento. Aquela coisa de a voz sair rascante, de se entregar à possibilidade de se aventurar no impossível, envergonhando-se dessa ousadia no segundo seguinte.

    Envergonhamento feroz é este.

    (...)

    Tenho medo reverberante de nunca chegar. Não a um lugar, a um destino. Falo sobre chegar ao ser invadida pelo pertencimento. Zerar a ansiedade desconcertante de não ter sido escolhida pela sensação plena de estar onde, tornar-se quem.

    Há quem diga que meus medos são banalidades travestidas de tragédias. Há os que não suportam meus dramas, de tão ridículos os tantos lhes parecem. Contudo, tenho certa dificuldade em compreender a irrelevância de se sentir deslocada no tempo e no espaço, desprovida de identidade, além daquela criada para atender à necessidade de tocar a vida, sem direito a toque que não seja o de recolher-se na própria impotência de provocar o movimento.

    Estagnar-se em conluio com um adiantamento robusto de arrependimentos.

    Meus dramas, essas insignificâncias indomáveis, embebidas em esperança desmilinguida de, dia desses, a vida me oferecer e entregar o oferecido.

    Que susto será!

    Que prazer de curar azedumes!

    Que loucura eficaz!

    Reviravoltas constantes me deixam com desejo aguçado de parar à porta da insanidade, para observar obsoletos santos sendo pessoas em busca de pessoas para conversar sobre seus desvios de conduta, ao se proclamarem heróis, enquanto comentem suas covardias e benevolências.

    Falar mal, fazer bem, desacreditar para então identificar o que vale a pena.

    Amar... odiar... amar odiar. Odiar a mando do tempo perdido com o vazio.

    Mas que o ser humano é de uma incoerência que encanta, enquanto aflige.

    (...)

    A mente tem seus truques, e como ótima equilibrista de absurdos que é, acontece de ela projetar na nossa história uma proteção que acaba por se mostrar precipício. Então, há vezes em que ela se desapega de nós, inventando uma realidade alternativa na qual nos enveredarmos, feito o filme que assisti, sobre a mente de um homem mudando todo o enredo do ocorrido, a fim de protegê-lo do impossível que ele acabara de cometer.

    Sim, ela também comete benevolência, improváveis realizações, descobertas necessárias.

    Sim, ela tem seu lado sórdido.

    A mente me mete medo. Ainda assim, é ela que mais me fascina. Não a minha, que dela eu nunca vou saber ao certo. A tal vai seguir os seus delírios e, talvez, eu nem me dê conta da existência deles ou venha a saber quais provocações eles lideraram.

    A do outro...

    A mente que para mim é mistério, que me provoca a curiosidade sobre o que não sou ou penso. Sobre as versões do que conheço. Basta um espaço que a mente injeta na certeza para se construir aquela pausa onde moram frágeis pontes que conectam improváveis, porém compatíveis buscas.

    Tenho medo de viver busca que é tempo perdido disfarçado de exuberante conquista. É ali, no limiar das suas agonias, que eu me esparramo. Meu corpo vibra buscas e medos e perdas e fantasias.

    Minha mente diz que não tenho saída.

    Permaneço.

    Meu sentimento diz que minha mente mente.

    Fujo.

    Meu medo, ah, meu medo...

    Ele me coloca cara a cara com a vida.

    Vivo.


Adaptado de: . Acesso em: 17 nov. 2019.



Ao analisar o fim do texto “Minha mente diz que não tenho saída. Permaneço. Meu sentimento diz que minha mente mente. Fujo. Meu medo, ah, meu medo... Ele me coloca cara a cara com a vida. Vivo.”, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4000Q668908 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Em relação à linguagem empregada no texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.